Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem


faller

Posts recomendados

Em 2017-5-23 às 22:38, Picco disse:

Da uma olhada nesse vídeo, talvez te ajude a entender melhor.

 

 

Também tenho os vídeos dos testes práticos.

 

Se você vai montar essa fonte, faça o teste da limitação de corrente curto circuitando a saída e nos conte o que aconteceu.

 

Só um pitaco em relação aos diodos ligados em paralelo para aumentar a corrente suportada, eles funcionam sem resistores, mas o correto é usar os resistores, alias, isso não é uma coisa descente para se fazer até porque os preços dos diodos não são tão caros assim para ter que ligar em paralelo para economizar $$$$.

 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/8494-usando-corretamente-os-diodos-art1459

 

Já conhecia este vídeo e este artigo do "velho e bom" Newton Braga. Mas obrigado assim mesmo.

adicionado 30 minutos depois

Faller, lendo alguns livros sobre transistores, com muita poeira, comecei a relembrar sobre a explicação que lhe pedi (Mas se ainda estiver disposto a explicar...fico muito agradecido), pois em nenhum havia exemplo de regulador de tensão com shunt de corrente. Não consigo decifrar o problema da minha fonte que fiz utilizando um TIP147 e um LM350 (Não possui PCI, os fios são 1,5mm o mais curto possível e as soldas bem feitas). Ulilizei um resistor amostrador de 4,7Ohm de 5W e um resistor no emissor de 0,22Ohm de 5W. Capacitores de tântalo, diodos de proteção e tudo mais. Trafo de 24V 5A, diodos 10A10, dois capacitores eletrlíticos de 4700uF (Já adicionei mais um e também retirei um para testar). O que acontece: quando coloco uma carga (Não importa a tensão ajustada e a corrente. Pode ser 12V 1A, por exemplo) a tensão às vezes cai (Raramente), mas na maioria das vezes aumenta!!! Creio que isto tenha a ver com o transistor. Po isto lhe pedi a explicação.

 

*** Como posso colocar um led indicando que a corrente na saída da fonte atingiu os 4A? Como a tensão e variável, não consigo montar o esquema com o transistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente faller.

Faz um tempo essa postagem, rsrsrsrs

Se ainda estiver por ai tenho uma dúvida:

Caso eu só tenha TIP41, 4 por exemplo, eu consigo o mesmo resultado que o TIP147, Montando os TIP41 em uma topologia Darlington, como mostrado no DataSheet do TIP147?

Anexei uma figurinha pra facilitar:

 

Agradecido.

Comparacao_TIP.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, SlackMIPS disse:

Excelente faller.

Faz um tempo essa postagem, rsrsrsrs

Se ainda estiver por ai tenho uma dúvida:

Caso eu só tenha TIP41, 4 por exemplo, eu consigo o mesmo resultado que o TIP147, Montando os TIP41 em uma topologia Darlington, como mostrado no DataSheet do TIP147?

Anexei uma figurinha pra facilitar:

 

Agradecido.

Comparacao_TIP.png

É possível sim mas só testando mesmo para se ter certeza..

Certo que não é pelo preço e muito mais pela comodidade essa sua alteração.. Um TIP 147 custa coisa de 4,00

http://www.soldafria.com.br/advanced_search_result.php?keywords=tip147&osCsid=a4ui7ljue764102ckc59t79ou0&x=0&y=0

 

http://proesi.com.br/catalogsearch/result/?q=tip147

 

Testar é o melhor modo de se saber se vai dar certo. Pelo custo quase que empatam...

E cuide da dissipação dele. Tente avaliar a temperatura que ele anda chegando. Note que se ele chegar a 75 graus centígrados sua dissipação tolerável cai dos 65 Watts para míseros 26 Watts.. Fosse em um TIP 147, com a mesma temperatura, cairia para coisa de 110 Watts.

O que não entendo muito é porque usar os piores, quase no mesmo custo abrindo mão da qualidade...

 

E claro, tem a questão ainda do fantasma do componente recarimbado, fake, fajuto. Essa fica difícil de se resolver..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente não é o Valor Faller... rsrsrs graças a deus.

 

É que fui comprar e só tinha um TIP147, também não tinham o Amperímetro Analógico, que é o charme da fonte.

 

E como tenho um monte desses TIP41... Sou do tipo que valor em sucata, reutilizo componentes de outros circuitos, guardo os que acho interessantes e como não comercializo o que faço, não vejo problema em ser sucateiro, kkkk

 

Mas acabei achando besteira fazer essa gambiarra dos TIPs, pretendo utilizar esta fonte, também, para carga rápida de baterias de chumbo ácido o que só a corrente do lm338 da conta.

Acredito que montar com só um TIP147 me atende, em termos de corrente.

 

Para aquelas horas que você não tem tempo e seu carro ou moto não pega. sabemos que não é o correto Mas.... tem horas que a bateria é mais barata, kkkk, mas calma, não vou dar a partida com o carregador ligado nela, kkkk é pra dar uma carga rápida.

 

Para este uso inadequado da fonte, o Sr. deve ter varias recomendações, gostaria de "ouvi-las", antes que queime alguma coisa. rsrsrs

 

Agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não  entendo porque os circuitos lineares são sempre feitos com bipolares. Os fets tb tem região linear, não são só para chaveamentos. E ainda podem ser polarizados com qualquer tensão. Na proposta abaixo, a polarização é negativa e o diodo impede uma viagem á polarização positiva. Como vantagem, a possibilidade de serem comancircuito.thumb.png.be33ffb9d66686108c2ab40a059b7ece.pngdados com baixa energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tópico que eu iria sanar esta dúvida estava encerrado. Como aqui se fala em reguladores de tensão, então resolvi perguntar aqui mesmo. Caso esteja no lugar errado, peço para que seja redirecionado para o local correto.

 

Em um outro tópico ficou meio dúbio o uso do LM338 como limitador de corrente. Por exemplo, um carregador de bateria de 5A que eu queira usar para carregar uma bateria de moto de 14A. Eu não poderia utilizar um LM350 na saída do carregador para limitar a corrente para 1,4A???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Altrano disse:

O tópico que eu iria sanar esta dúvida estava encerrado. Como aqui se fala em reguladores de tensão, então resolvi perguntar aqui mesmo. Caso esteja no lugar errado, peço para que seja redirecionado para o local correto.

 

Em um outro tópico ficou meio dúbio o uso do LM338 como limitador de corrente. Por exemplo, um carregador de bateria de 5A que eu queira usar para carregar uma bateria de moto de 14A. Eu não poderia utilizar um LM350 na saída do carregador para limitar a corrente para 1,4A???

Pode sim, é só montar uma topologia dessas aqui:

cv0Ik.jpg

Usando naturalmente o LM350 no lugar do LM317 e colocando um resistor de 1,25/1,4 = 0,89 Ohms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, faller disse:

Pode sim, é só montar uma topologia dessas aqui:

cv0Ik.jpg

Usando naturalmente o LM350 no lugar do LM317 e colocando um resistor de 1,25/1,4 = 0,89 Ohms

Obrigado. É que no outro tópico tu falou algo que me deixou em dúvida quando se trata de carregadores. Eu uso esta topologia com cargas fixas mas nunca usei com com baterias. Mas caso encerrado. Valeu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Estou montando uma fonte com este regulador buck step down: https://m.pt.aliexpress.com/s/item/32760917735.html?trace=wwwdetail2mobilesitedetail&productId=32760917735&productSubject=DC-DC-Buck-Converter-4V-40V-1-2V-36V-8A-100W-Step-Down-Voltage-Power-Module&spm=2114.42010708.4.93.on0zoz .Porém, já vi em vídeos no youtube a mesma coisa, mas ninguém se liga neste fato, a sua saída é de 1,25V (Medida no miltímetro). Até aqui tudo correto, mas em um display voltímetro ele marca quase 3,5V (Calibrado). O potenciômetro possui a função liga desliga. Quando desligado, marca uma tansão proporcional a tensão de entrada. Por exemplo, se a tensão de entrada for de 24V a saída desligada será de aproximadamente 0,356V. Mas com um resistor em paralelo na saída, consegui resolver isto. O que não consigo resolver é a diferença de leitura. Ele utiliza uma topologia precida descrita no datasheet do XL4016E1 (XLSEMI), mas com um MBR20100CT a mais que parece estar conectado ao feedback. Ainda não decifrei todo o crcuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia...

 

Deve haver alguma coisa errada com essa peça...
Uso duas dessas numa fonte dupla, e a tensão na saída no mínimo é de 1,25v, tanto no multímetro quanto no display que uso com Tensão e Corrente...

Funciona maravilhosamente bem...Pode fechar curto sem problemas...

Uso com uma tensão de entrada de 38,5V por 5A...A variação vai de 1,25 à 37,5V

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-13 às 13:40, Sidnei Berti disse:

Bom dia...

 

Deve haver alguma coisa errada com essa peça...
Uso duas dessas numa fonte dupla, e a tensão na saída no mínimo é de 1,25v, tanto no multímetro quanto no display que uso com Tensão e Corrente...

Funciona maravilhosamente bem...Pode fechar curto sem problemas...

Uso com uma tensão de entrada de 38,5V por 5A...A variação vai de 1,25 à 37,5V

 

Olá. Qual peça você se refere? O regulador ou o voltímetro? Alguns já vem com voltímetro acoplado e não possuem este problema. Não é o meu caso. O meu voltímetro esta funcionando bem e o regulador também. O que acontece é que o display voltímetro não marca a tensão inicial correta. No restante, tudo certo. Já testei com outros displays e também acontece o mesmo. Como mencionei antes, no multímetro a tensão esta correta. Quanto ao ajuste de tensão, o regulador é muito bom e ja testei com várias correntes. Esta dentro do previsto no projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/06/2017 às 19:13, Altrano disse:

Desculpem a minha ignorância quanto à circuitos com transistores. Monto, calculo, mas a questão de base comum, emissor comum, às vezes, quando não é injetado e retirado um sinal eu me enrolo. Já montei fontes com shunt de corrente, mas qual a configuração do transistor shunt?

Alguém tira essa minha dúvida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • mês depois...

Suponha que eu use uma fonte(de notebook) como base para o transformador(e até a ponte retificadora), de 19,5V e 3,62, o que já é suficiente para mim, quais componentes eu teria de modificar, e quais cálculos eu terei de fazer para saber.

Ainda não sei ao certo como é essa fonte, amanha mando fotos e detalhes dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/12/2017 às 23:52, Vulcanos disse:

Suponha que eu use uma fonte(de notebook) como base para o transformador(e até a ponte retificadora), de 19,5V e 3,62, o que já é suficiente para mim, quais componentes eu teria de modificar, e quais cálculos eu terei de fazer para saber.

Ainda não sei ao certo como é essa fonte, amanha mando fotos e detalhes dela.

Na verdade é 4.62, eu "montei" esse circuito a partir do faller.

Vocês acham que ficou bom? Se não o que eu devo mudar.

image.png.1f0f82d38c77d1cff56468385e34e8cb.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas, terminando a fonte posto fotos aqui.

6 horas atrás, Mestre88 disse:

Sua fonte deve ser dessas de notebook

É sim.

6 horas atrás, Mestre88 disse:

A tensão de saída da fonte será de 16V, pois o LM338 "rouba" 3V.

Disso eu não sabia kk mas de certa forma dá para imaginar.

2 horas atrás, faller disse:

Diria para aumentar o resistor de 120 ohms para 330 ohms.

Certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ola Faller, eu estava procurando um circuito de uma fonte para usar um pequenos projetos e acabei encontrando esta sua fonte que você compartilhou conosco a tantos anos. Parabéns pelo trabalho e a atenção que voce da membros. 

 

Eu estou quase concluindo minha fonte, comprei a maioria dos componentes no ferro velho, achei um transformador de 20V 10A, retificado ficou quase 25V, usei os 2 TIP's coloquei um em cada dissipador e adaptei ao lado do CI,  achei uma placa de prototipagem que deu certinho pra colocar alguns componentes, nem precisava mas me valeu um espaço a mais. Testei o ajuste da tensão e esta funcionando direitinho, Mas na hora de testar ela com carga eu calculei mal a  resistência e acabei queimado o CI e um TIP .

 

Vou colocar as imagens ai pra voce da uma olhada:

IMG-20171230-WA0039.thumb.jpeg.d71388644435be610bf3a8bc5e311aa2.jpeg

 

IMG-20171230-WA0044.thumb.jpg.7a53c7ea852aed7aca07be5973fc6833.jpg

 

IMG-20171230-WA0041.thumb.jpeg.1542b75e3e71e56efdbe435368761356.jpeg

 

ainda não conclui, quero fazer um carregador flutuante na mesma caixa para carregar uma bateria selada de chumbo ácido, mas ainda não achei um circuito simples que faça isso se voce puder me passar um circuito por favor. Tenho aqui ainda um transformador de 15V 4A retificado.

 

Alias o voltímetro está zerado porque eu tirei a foto depois de queimar o CI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

bom dia a todos,sou técnico em eletrônica a quase 20 anos, mas não sou aprofundado em teorias feito engenheiro e coisa e tal,tipo....fazer cálculos etc,estou atinando pra isso de uns tempos pra cá, porém gostaria que de saber se  algum dos senhores pode me esclarecer o porque dessa fonte,não só esta mas diversas outras que fiz, elas queimam o transistor auxiliar ou o regulador lm317,lm350,lm338.......já queimou em outro projeto o 2n3055 e por aí vai, quando faço o teste em um motor de parafusadeira, que , na verdade nao sei qual tensão dele e acho que independe!!!? poderiam me informar o porque desse fato???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardov disse:

Um motor de parafusadeira não pecisa de uma fonte regulada. Possivelmente é a corrente de partida elevada ou a tensão reversa gerada pela indutância dos enrolamentos. Coloque um diodo em anti-paralelo com o motor.

no caso eu coloquei um diodo sim na saida da fonte e mesmo assim queima!!! coloquei em paralelo....queimou,coloquei em serie na saida positiva....queimou!!!!  tens mais uma informação doq possa ser,,,,,o tipo de diodo,como foi colocado....?? ou outra coisa.....? no caso só usei o motor da parafusadeira  pra testar a fonte,pra ver o desempenho e......puffff toda vez queima!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!