Introdução
A AMD anunciou ontem detalhes da nova arquitetura que será usada em seus processadores a partir de 2011. Chamada Bulldozer, esta arquitetura é completamente diferente da atual arquitetura AMD64 que a AMD vem usado desde o lançamento do primeiro processador Athlon 64 em 2003. Neste tutorial nós explicaremos em detalhes como esta nova arquitetura funciona.
Para uma melhor comparação entre a arquitetura Bulldozer e a arquitetura AMD64, nós sugerimos que você leia antes o nosso tutorial Por Dentro da Arquitetura AMD64.
A arquitetura Bulldozer herdará alguns recursos introduzidos com a arquitetura AMD64, tais como controlador de memória integrado e o uso do barramento HyperTransport para comunicação entre o processador e o chipset.
Bulldozer é o codinome da arquitetura, não de um processador específico. Como é de praxe, a AMD primeiro lançará os processadores voltados para o mercado de servidores baseados nesta nova arquitetura e em seguida lançará os modelos para o mercado de micros de mesa topo de linha, para o segmento de micro de mesa intermediário e, finalmente, para o mercado de entrada.
Embora a AMD não tenha divulgado informações específicas de quais processadores serão lançados, eles mencionaram que os primeiros processadores para micros de mesa baseados na arquitetura Bulldozer terão um novo padrão de pinagem, chamado AM3+, que também será compatível com os atuais processadores soquete AM3. Os processadores soquete AM3+, no entanto, não serão compatíveis com placas-mãe soquete AM3.
A arquitetura Bulldozer terá um equivalente da tecnologia Intel Turbo Boost, que permitirá ao processador fazer overclock automático caso você esteja rodando programas pesados e se a dissipação térmica ainda estiver dentro da especificação.
Antes de falarmos sobre os detalhes internos da arquitetura Bulldozer, vamos primeiro falar dos conjuntos de instruções suportados por esta nova arquitetura.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora