Ir ao conteúdo

Problema na hora de soldar

akumaevil

Posts recomendados

Postado

Já tentei soldar e reparar alguns equipamentos meus diversas vezes, mas o resultado nem sempre fica satisfatório.

O problema que eu enfrento é que a ponta do soldador é incapaz de derreter a solda,mesmo tendo sido aquecido por mais de 20 minutos, mas as partes laterais da ponta as vezes conseguem derreter a solda, então fico num malabarismo tentando usa-lo de lado e perco muito da precisão necessária pra fazer a solda.

Os ferros de solda que eu usei são os chineses[40w] vendidos por menos de R$20, e o ultimo que comprei foi um de 25w da tramontina, achei que pela marca seria melhor,mas parece que dá na mesma,todos 110v.

A solda que eu uso é de estanho com resina ativa,marca black bull 170 4metros.

Então eu gostaria de saber se esse problema é normal, de a ponta nunca conseguir derreter o estanho, se é algo com a solda ou se um ferro de solda de marca melhor já resolve,ou tem alguma manha pra solucionar isso?

A minha intenção é a pena soldar eventualmente arrumar alguma coisa, por isso não tenho a intenção em grandes investimentos como uma estação de solda, principalmente coisas que não valem a pena levar pra consertar.

Postado

Não, esse problema não é normal. A solda tem que derreter facilmente. Compre solda da marca Best, própria para eletrônica e use com o ferro Tramontina. Não dá para confiar nesse ferros de soldar chingling.

Postado

Eu comprei o meu ferro num kit que tinha o essencial para trabalhar com solda e ci.

O ferro é 30W 240V o cabo de ligar a corrente é grosso, próprio para altas tensões e aquece em 5min e derrete a solda sem problema. Acho que também deve levar-se em conta a expessura do cabo.

Postado

Ja cheguei a usar essa marca black bull e é uma m****, ela ate serve para soldar fios, se voce tiver uma machadinha de solda de uns 100W ou um maçarico:)... solda de boa qualidade geralmente tem um brilho metalico, devido a boa percentagem de estanho. tipicamenete 60% de estanho / 40% chumbo. enquanto essas soldas baratas são meio fosca. devido a alta concentração de cumbo.

Outra coisa basica é estanhar a ponteira do soldador antes do primeiro uso e apos cada uso. se possivel mante-la estanhada. isso evita a oxidação da ponteira, que atrapalha na hora de soldar.

Postado
Já tentei soldar e reparar alguns equipamentos meus diversas vezes, mas o resultado nem sempre fica satisfatório.

O problema que eu enfrento é que a ponta do soldador é incapaz de derreter a solda,mesmo tendo sido aquecido por mais de 20 minutos, mas as partes laterais da ponta as vezes conseguem derreter a solda, então fico num malabarismo tentando usa-lo de lado e perco muito da precisão necessária pra fazer a solda.

Os ferros de solda que eu usei são os chineses[40w] vendidos por menos de R$20, e o ultimo que comprei foi um de 25w da tramontina, achei que pela marca seria melhor,mas parece que dá na mesma,todos 110v.

A solda que eu uso é de estanho com resina ativa,marca black bull 170 4metros.

Então eu gostaria de saber se esse problema é normal, de a ponta nunca conseguir derreter o estanho, se é algo com a solda ou se um ferro de solda de marca melhor já resolve,ou tem alguma manha pra solucionar isso?

A minha intenção é a pena soldar eventualmente arrumar alguma coisa, por isso não tenho a intenção em grandes investimentos como uma estação de solda, principalmente coisas que não valem a pena levar pra consertar.

Parece que essa solda é apenas de estanho? Se sim, ela só serve para soldar com maçarico. Acho que é usada em soldas para tubos de gás em refrigeradores e ar condicionados.

A solda para eletrônica é composta de uma liga de estanho e chumbo. Ela vem em rolo de tubo com 1mm de diâmetro ou menos. No meio dela já tem a resina para “molhar” a solda (derrete a solda mais facilmente e escorre melhor sem ficar aquelas bolinhas sobre o que você quer soldar.

Meus ferros são todos XingLing e são suficientes para o trabalho.

Bom. Tem que estanhar a ponta deles para ter um bom desempenho.

Antes de alcançar alta temperatura normal de trabalho, passe uma faquinha velha na ponta, raspando a sujeira até deixar o cobre a vista. Aí coloque um pouco da solda na ponta até que ela fique prateada. Faça um movimento brusco para retirar o excesso e pronto. Cuidado com o salpico da solda. Proteja os olhos. Com o tempo você fica bom de mira. Se a ponta do ferro já estiver estanhada, mas com sujeira, use a faquinha de leve, o suficiente para retirar a sujeira e deixar o prateado à mostra. Coloque um pouco de solda na ponta como no procedimento anterior.

Uso ferro de 30W para pequenas soldas SMD ou transistores pequenos, ou diodos de sinal ou resistores de 1/4W.

Uso ferro de 60W para peças um pouco maiores, como resistores de 1/2W.

Para reparar soldas já feitas e que se encontram sem resina.

Compre um pouquinho de Breu nas lojas de tinta. O mínimo que eles vendem já dá para muitos anos.

Roube um esmalte velho da patrôa e limpe bem o seu interior. Amasse um pouco de breu e coloque uma ou duas pitadas de breu no vidro VAZIO e LIMPO do esmalte. Acrescente álcool até uns 75% do volume total do vidrinho. Sacuda durante uns 5 minutos. O breu vai dissolver no álcool. Caso você tenha colocado breu demais, vai ficar um pouco sem dissolver. Tudo bem. Deixe assim mesmo.

Para reparar ou derreter soldas velhas, pegue o pincel do pote de esmalte e coloque um pouquinho da solução na solda. Espere secar, caso contrário o álcool roubará o calor do ferro e vai demorar mais.

Ao encostar a ponta do ferro de soldar a solda vai derreter e brilhar como nova. Escorre fácil fácil.

Só tem uma solda que é bem difícil derreter. Peguei um aparelho XingLing, que para economizarem ao máximo, usaram uma solda que não derrete depois. Tive que usar um ferro bem mais potente e apliquei um pedacinho de breu direto na solda. Consegui derretê-la, mas mesmo assim foi bem difícil.

MOR

Postado

A ponta do seu ferro de soldar pode estar sem estanho para trocar melhor o calor. Antes de aquecer o ferro de solda, lime a sua ponta e depois limpe tudo com esponja de aço. Passe pasta de solda na ponta. Aqueça o ferro de solda e antes dele chegar na temperatura máxima, vá tentando derreter estanho na sua ponta até a hora que o estanho derreta e se una a ponta. ai ficará melhor a transferência de calor, não só dos lados. Por outra vez, se o que você estiver tentando derreter for uma massa muito grande de solda, ai sim você tem que usar a lateral da ponta do ferro de solda por ter uma área de contato maior, distribuindo melhor e mais eficiente o calor.

Postado

Sempre veja bem na hora de comprar: tem que ser uma liga de 63% estanho e 37% chumbo, que é a mistura com o menor ponto de fusão. Já comprei dessas marcas bem toscas, e nunca chegou a não derreter. Uso um ferro de 40w, daqueles de menos de 20 reais também. Antes eu usava um de 7 reais, nem lembro a potência(acho que era 30w) e usei por um bom tempo, derretia a solda sem problema. E com as soldas da marca best, melhor ainda. Eu aprendi sozinho a soldar... nas primeiras vezes... vish , eu as vezes ficava apertando o ferro contra uma solda para que ela derretesse. Principalmente em dessoldamentos. E limpava a ponta do ferro raspando com um estilete. Os resultados eram bolas de solda cheias de pontas, mas depois fui melhorando... heheheh eu não sabia onde comprar o arame de estanho e chumbo, então eu pegava umas placas antigas e ia acumulando bolinhas disso em um pote, para depois poder usar.

Enfim, é simples: se o ferro nem chega a derreter a solda facilmente, a marca de um dos dois é uma grande porcaria, ou não é feita para o seu caso. Em soldas para instalações na rede elétrica, até pode ser uma liga diferente, com ponto de fusão mais alto. Mas são usados ferros mais potentes, e você geralmente vai encontrá-los em lojas de ferragem. Pode notar que a ponta é mais grossa, e consequentemente, uma área maior de contato. Se você for comprar um ferro para SMD, vai notar que é completamente diferente, a ponta muito mais fina.

Postado

Ja tentou regular a ponta do ferro um pouco mais pra dentro ?? Se a ponta estiver muito pra fora ela fica mais longe da resistência e então aquece menos.

Postado

andre30, já mexi nisso, já tentei por mais pra dentro,mas não resolveu.

Na duvida da solda ou do ferro troquei os dois, adquiri um ferro de solda hikari 30w[no mesmo preço que paguei no tramontina R$20] e soldas novas[marca cast R$5 e soft 3], e é outra coisa!

A solda derrete toda, antes nem derreter a solda conseguia, estanha a ponta então nem sonhando.

Obrigado a todos que responderam realmente deram dicas muito boas.

Esse topico ficou cheio de informações uteis aos mais iniciantes na soldagem, muito bom.

Ainda vou voltar aqui pra dizer qual era o problema, a solda o ferro ou outra coisa,assim que testar mais aqui e descobrir.

• Coordenador
Postado

Obrigado a todos que responderam realmente deram dicas muito boas.

Esse topico ficou cheio de informações uteis aos mais iniciantes na soldagem, muito bom.

Ainda vou voltar aqui pra dizer qual era o problema, a solda o ferro ou outra coisa, assim que testar mais aqui e descobrir.

Destaquei uma parte de sua mensagem para te alertar:... Para uma boa aderência da solda, as duas partes, (a serem soldadas), tem que ser aquecidas antes de aplicar o estanho!...

Abaixo tem dois sites com muita informação a respeito!...

http://www.soldabest.com.br/tecnicas_soldagem.htm

http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CC/aparte1/Tecnicas%20de%20Solda/soldando2.htm

Espero que ajude!.

Postado

Bom, so pra complementar o q os amigos falaram, quando vou soldar, costumo da uma raspada nos contatos com o estileto, assim a solda fixa q e uma beleza..rsrs

• 5 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
Em soldas para instalações na rede elétrica, até pode ser uma liga diferente, com ponto de fusão mais alto. Mas são usados ferros mais potentes, e você geralmente vai encontrá-los em lojas de ferragem. Pode notar que a ponta é mais grossa, e consequentemente, uma área maior de contato. Se você for comprar um ferro para SMD, vai notar que é completamente diferente, a ponta muito mais fina.

Será que se a pessoa afinar uma ponta de cobre, limá-la, e estanhá-la devidamente, conseguirá fazer algo em SMD usando um ferro de solda ching-ling? Não que eu queira fazê-lo... pergunto apenas para nosso conhecimento.

De que são as pontas com as quais você está acostumado? Quais são as peculiaridades de cada uma? Já ouvi falar em pontas de:

• Cobre
  • Cobre (fio elétrico de bitola "adequada")
  • Cobre tratado com ferro e alumínio
  • Banhada de prata
  • Cerâmica

Alguém conhece outras?

Gostaria de saber de que é a ponta de um simples Western 100W. Esse produto está mais para pirógrafo, não é?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!