Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tomada 220v fase-fase


Jorno
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Que eu saiba 220 V é bifásico composto de duas linhas de 110 v e desconheço 220 V composto de uma fase de 220 e um neutro.

Se cada fase tiver 220 então teremos 440 V; existe também 380 V mas não é muito usual, de resto cada equipamento tem sua tensão específica que pode ser monofásico, bifásico ou trifásico nesse caso denomidas R, S, T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Essa questão fase-fase ou fase-neutro é determinada pela topologia da ligação do transformador rebaixador na rua, responsável pela transformação dos 13 mil volts da alta tensão geralmente usada dentro das cidades, para distribuição nos bairros, nas ruas, para a tensão de uso residencial:

Veja ai uma ligação típica Triângulo Estrela de um transformador, bem como o referenciamento de seu secundário ao aterramento. Esse tipo de ligação, na distribuição é das mais usadas, embora se tenha outras..

 

Transformadortrianguloestrela_zps128fcb5

 

Como nesse tipo de ligação cada fase fica a exatos 120 graus deslocada da outra, a relação entre fase e neutro é raiz de 3 ou 1,73...  Desse modo se entre fases se tem 220 Volts se terá entre fase e neutro 220 Volts divididos por raiz de 3 ou 220 Volts /1,73 = 127 Volts e não 110 Volts como muita gente pensa.. Essa mesma topologia pode ser usada mas com uma relação de transformação tal que resulte em 220 Volts entre fase e neutro e, nesse caso, a tensão fase-fase será de 220 Volts x 1,73 = 380 Volts..

Um equipamento qualquer, ou dispositivo, não diferencia se for alimentado com 220 Volts, como exemplo, entre fase e neutro ou se alimentado por 220 Volts entre fases.

Dou um exemplo:

Um equipamento de ar condicionado 220 Volts, de 10.000 BTU's que em Florianópolis deve ser ligado entre fase e neutro, se ligado em Porto Alegre deverá ser ligado entre fases.. O rendimento do equipamento será absolutamente o mesmo em qualquer dos casos..

Isso porque em Florianópolis a tensão fase-neutro é de 220 Volts e fase fase 380 Volts e em Porto Alegre a tensão fase-neutro é de 127 Volts e fase-fase de 220 Volts..

 

Existem diversas topologias de ligação da última milha em eletricidade, visando a distribuição em baixa tensão. Essa dai é somente a mais usada, mas não a única..

 

Certa feito me pus a pesquisar o porque da colcha de retalhos que é nosso Brasil nesse tocante das tensões e topologias de ligação de baixa tensão, uniformizada por exemplo nos EUA, que de cabo a rabo é de 115 Volts ou na Europa onde é de 230 Volts, totalmente padronizada..

 

O resultado da busca dessa definição foi a herança histórica...  No Brasil do início da eletrificação cada companhia que aqui se estabelecia, vinda de um diferente país, adotava o que melhor lhe conviesse, o que mais se assemelhava ao seu pais de origem, o que mais ela tinha de equipamentos para trazer sem ter de inventar nada, afinal, não existia padrão a respeitar. Dai essa colcha de retalhos que ficou o Brasil, aonde, por exemplo, o Rio Grande do Sul adotou distribuição de última milha parte 127/220 outra parte do estado 220/380 Volts. Já Santa Catarina é toda 220/380 Volts, Paraná todo 127/220 Volts e assim vai..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

..... Sao paulo é 127/254V....

Bom, pelo menos onde eu morava lá... Aqui no parana e 127/220V mesmo!

Isso não está certo.

 

Se a tensão fase neutro é 127V, a tensão fase fase tem que ser 220V.

 

Do mesmo jeito que se a tensão de fase para neutro for 120V, a tensão de fase para fase tem que ser 208V.

Para saber a tensão fase-fase de um sistema trifásico, basta multiplicar a tensão fase-neutro pela raiz quadrada de 3, que é 1.73205080757 

Isso não muda, pois tem haver com o defasamento de 120 graus que existem entres as fases. Estes defasamento é gerado lá nas usinas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

..... Sao paulo é 127/254V....

 

Acho difícil..

A Própria ANEEL, em seu sistema de informação diz isso dai sobre São Paulo, SP e suas diferentes topologias de distribuição da baixa tensão conforme empresa distribuidora. Repare que não tem nenhuma que leve a tensão para 127/254 Volts..

 

ANEELSaoPauloSP_zpsaf05b529.jpg

 

Ademais, para não falar sem conhecimento de causa, pode ser usado esse importante sistema de informação da própria ANEEL a vontade. Tem o registro de todas as topologias bem como das tensões a disposição no Brasil inteiro..

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller2/ANEELSaoPauloSP_zpsaf05b529.jpg~original

 

Aquelas topologias cujo resultado fase fase é o dobro da tensão fase neutro é muito usado em distribuições bifásicas, típicas de eletrificação rural e tem as fases separadas em 180 graus uma com relação a outra

e por isso que a tensão fase fase é 2 x a tensão fase neutro..

 

 

 

 

 

Que eu saiba 220 V é bifásico composto de duas linhas de 110 v e desconheço 220 V composto de uma fase de 220 e um neutro.

Se cada fase tiver 220 então teremos 440 V; existe também 380 V mas não é muito usual, de resto cada equipamento tem sua tensão específica que pode ser monofásico, bifásico ou trifásico nesse caso denomidas R, S, T

Aqui no RS a maior parte das cidades do interior tem uma distribuição trifásica com 220 Volts Fase-neutro e 380 Volts fase-fase.

Veja por exemplo a cidade de Caxias do Sul:

 

ANEELCaxiasdoSul_zpsf7dc12ce.jpg

Uma dica: Sempre que a relação entre tensões fase neutro e fase-fase for 2, a distribuição será bifásica com 180 graus entre as fases

Sempre que a relação entre essas for 1,73 (raiz de 3) a distribuição será trifásica com 120 graus entre fases..

Não tem como ser diferente, é física pura..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho difícil mas é isso mesmo! Ja cansei de medir e sempre dava isso:

124/248V

126/252V

Quando estivesse baixa:

120/240V...

Albert, quem falou que la era trifasica? Hehehheh com certeza deve ser trafos ligados em apenas 2 fases dos 13kV...

Eu acho errado, 250V e muito alta... É praticamente o limite dos carregadores de celular por exemplo..

Nao sei sao paulo inteiro, mas o de eu morava era exatamente assim... O mesmo multimetro medi a tensão aqui no parana e deu como devia: 127/220v

configuração la devia ser, um trafo simples com center tap ligado em 2 das 3 fases de 13kV, center tap sendo neutro e os extremos sendo duas fases defasadas em 180° e nao 120°...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu também acho difícil mas é isso mesmo! Ja cansei de medir e sempre dava isso:

124/248V

126/252V

Quando estivesse baixa:

120/240V...

Albert, quem falou que la era trifasica? Hehehheh com certeza deve ser trafos ligados em apenas 2 fases dos 13kV...

Eu acho errado, 250V e muito alta... É praticamente o limite dos carregadores de celular por exemplo..

Nao sei sao paulo inteiro, mas o de eu morava era exatamente assim... O mesmo multímetro medi a tensão aqui no parana e deu como devia: 127/220v

configuração la devia ser, um trafo simples com center tap ligado em 2 das 3 fases de 13kV, center tap sendo neutro e os extremos sendo duas fases defasadas em 180° e nao 120°...

Quando tem 3 fases, independentemente se puxada todas as três para o transformador ou somente duas delas OBRIGATORIAMENTE a defasagem deverá ser de 120 graus, vindo lá da geração desse modo. Não dá criar diferença de fase ao longo do caminho, a não ser regerando a energia que exigiria algum conversor inversor..  E não dá de se ter trifásico balanceado sem que seja 120 graus entre elas..

 

Como poderias ter 3 fases nos 13 KV separadas em 180 graus??? 3 x 180 não fecha 360 graus... Poderias no máximo, em três fios ter dois diferentes caminhos para uma mesma fase, separada dela mesmo por zero graus..

 

Sempre que se tenha 3 fases a tensão entre fase-fase será 1,73 Vezes maior que a tensão fase-neutro. Até pode ter alguma variação de tensão mas não que possa vir a confundir essa relação de 1,73 com 2 vezes o valor.. Isso tem a ver com a física, com o ângulo entre as fases, e nunca com a tensão em si..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando tem 3 fases, independentemente se puxada todas as três para o transformador ou somente duas delas OBRIGATORIAMENTE a defasagem deverá ser de 120 graus, vindo lá da geração desse modo. Não dá criar diferença de fase ao longo do caminho, a não ser regerando a energia que exigiria algum conversor inversor.. E não dá de se ter trifásico balanceado sem que seja 120 graus entre elas..

Como poderias ter 3 fases nos 13 KV separadas em 180 graus??? 3 x 180 não fecha 360 graus... Poderias no máximo, em três fios ter dois diferentes caminhos para uma mesma fase, separada dela mesmo por zero graus..

Sempre que se tenha 3 fases a tensão entre fase-fase será 1,73 Vezes maior que a tensão fase-neutro. Até pode ter alguma variação de tensão mas não que possa vir a confundir essa relação de 1,73 com 2 vezes o valor.. Isso tem a ver com a física, com o ângulo entre as fases, e nunca com a tensão em si..

Mas la a tensão nao era trifasica! Era apenas 2 fases defasadas em 180° e um neutro!

Neutro é o center tap do trafo, as duas fases sao os extremos!

E quando se coloca um trafo em duas fases defasadas em 120°, um primario simples de dois polos, você pode ter esse resultado sim!

Pois esse primario nao esta vendo se e 120° a defasagem do sinal, so esta vendo a diferença de potencial, induzindo no primario uma UNICA corrente e consequentemente gerando no secundario esses 3 sinais, dois sinais defasados em 180° e um neutro...

Agora se fosse um trafo com 3 fios no primario (3 primarios, 3 trafos ligados em estrela ou triangulo), ai sim, qualquer que seja os sinais de saida, deverao ser defasados em 120°!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe algum tipo de equipamento que não pode ser ligado em uma tomada 220v fase-fase? (e especificamente, um Variac?)

 

 

Não, se o aparelho ou equipamento foi projetado para 220v, 230v, 240v ou 256v ele funcionará em uma tomada 220v com fase-fase ou fase-neutro sem prejuízos algum para o aparelho, o importante é a tensão estar dentro do tolerado pelo aparelho.

 

A duvida é se existe alguma limitação de tomadas 220v fase-fase em relação a uma tomada 220v fase-neutro.

Não existe limitação.

 

Nota: ainda existe em muitos lugares no Brasil a tensão de 256V, principalmente nas zonas rurais onde a rede de alta tensão é monofásica.

 

O Faller está certo em relação a defasagem entre as fases, o que o Roberto mediu provavelmente foi queda de tensão por neutro deficiente. (neutro da rede)

Isso acontece muito onde o solo não é propício para um bom aterramento.

 

Mas realmente a proporção de 2x realmente não bate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, se o aparelho ou equipamento foi projetado para 220v, 230v, 240v ou 256v ele funcionará em uma tomada 220v com fase-fase ou fase-neutro sem prejuízos algum para o aparelho, o importante é a tensão estar dentro do tolerado pelo aparelho.

Não existe limitação.

Nota: ainda existe em muitos lugares no Brasil a tensão de 256V, principalmente nas zonas rurais onde a rede de alta tensão é monofásica.

O Faller está certo em relação a defasagem entre as fases, o que o Roberto mediu provavelmente foi queda de tensão por neutro deficiente. (neutro da rede)

Isso acontece muito onde o solo não é propício para um bom aterramento.

Mas realmente a proporção de 2x realmente não bate.

Ue por que nao bate?

La onde eu morava era bifasica somente! Nunca era exata, mas sempre que media dava proporcao de 2x

123/123/246V

126/126/252V...

As vezes uma fase dava maior em relação ao neutro:

126/127/253V..

Desbalanceado devido as cargas mais pesadas em uma das fases, mas o que importa é que entre fase dava sempre a soma das duas!

O defasamento de 120°, em trifasica, é ate os 13kV do poste, entra duas fases defasadas em 120°, e o que vai para as casas na saida do trafo é bifasica, duas fases defasadas em 180°. (na regiao que eu morava)

Agora aqui onde moro é trafo trifasico, entra os 13kV trifasico e sai 3 fases de 127V trifasicos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

....O defasamento de 120°, em trifasica, é ate os 13kV do poste, entra duas fases defasadas em 120°, e o que vai para as casas na saida do trafo é bifasica, duas fases defasadas em 180°. (na regiao que eu morava) ...

 

Gostaria de conhecer esse transformador que recebe, na entrada, 13.000 Volts com fases separadas de 120 graus  e larga, em seu secundário, duas fases, separadas agora em 180 graus..

Jamais vi ou soube de transformador que conseguisse mudar a base de tempo (fase entre duas formas de onda implica em tempo no qual cada uma foi gerada). Esse transformador dai é meio que de volta para o futuro???  É isso???  Me explique como funciona isso dai pois, sinceramente, desconheço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de conhecer esse transformador que recebe, na entrada, 13.000 Volts com fases separadas de 120 graus e larga, em seu secundário, duas fases, separadas agora em 180 graus..

Jamais vi ou soube de transformador que conseguisse mudar a base de tempo (fase entre duas formas de onda implica em tempo no qual cada uma foi gerada). Esse transformador dai é meio que de volta para o futuro??? É isso??? Me explique como funciona isso dai pois, sinceramente, desconheço..

@faller,

Na mesma tabela que voce deu da eletropaulo, observe a tensão nomenal 3 e 4:

230/115, relação de 2x

220/127, essa é trifasica!

Certo, então a eletropaulo e outras estão usando trafos do futuro faz tempo kkkkk

eu lhe pergunto como esse trafo sempre entregara duas fases de 12V defasadas em 180° mais neutro em qualquer que seja a tomada que a ligue!

post-668745-0-75495200-1423399566_thumb.

Onde pode entrar 127/0V, 240V com duas fases de 120V, ou mesmo 220V com duas fases de 127V em 120°.

Em qualquer que seja a tomada que o liguem, saira 0V, e duas fases de 12V defasadas em 180°!

Kkkkkkkk

Eu so errei quando disse que aqui no parana é 3 fases de 127, na verdade aqui é configuração estrela, 3 fases de 127 mais neutro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!