Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito VU Meter Analógico


Posts recomendados

Boa noite,

 

Preciso desenvolver um sistema que parece ser simples. Não entendo muita coisa de eletrônica, então estou atrás de ajuda.

 

Quero ligar um VU Meter Analógico na saída de som da Interface de Áudio. Conectando os polos do VU num P10 e este ligado na Interface, existe modulação da aguilha, porém, preciso dar muito volume. 
Quero fazer com que o VU tenha um ganho separado, assim, se o volume de saída de áudio estiver em 5, o ponteiro se movimente como se tivesse em 10. ( em escala de 0 a 10 ).
 

Adicionei um potenciômetro, mas não resolveu. Ele serviu apenas para baixar, não para levantar.
Em minha mente, acredito que seja necessário adicionar alguma tensão a mais no VU, mas não sei como fazer.

Aguardo retorno de quem puder me ajudar.

 

Grato. 

post-714528-0-93577300-1439172034_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora Ferraz

 

Olá,

Tenho em mãos o transistor TIP41. Isso poderia ser útil?

Se sim, como exatamente faço a ligação?

SAÍDA DE ÁUDIO > PLUG P10 > POTENCIÔMETRO ( estou usando de 100k, não sei se é suficiente ou até demais ) > VU ANALÓGICO

Onde encaixo o transistor e em quais terminais?

Desculpe, não tenho conhecimento na área.

Grato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o tip41 é matar passarinho com canhão. Mas vejamos outra abordagem...

 

Não sou do ramo de áudio.  Neste caso peço desconsiderar temporariamente as dicas acima até que alguma boa alma do ramo sonorização se manifeste. Mas acho que este vu foi projetado pra ligar direto na saída de som. Não sei se é ac ou dc. Se dc um diodo em um capacitor pode da conta. Neste caso seu potenciômetro 100K pode estar impedindo a movimentação do ponteiro. Coloque o som no volume desejado e vá girando o pot bem devagar pra ver se movimenta. Tente um de menor valor. Chute 4,7K com um R 1K ou menos em série. De novo, se você caro leitor já teve contato com isso, gentileza dar sua opinião pra não queimar o vu do garoto!

 

Meça o valor da resistência do vu. Mas sabe o que eu (eu) faria? Com um R chute 1K em série, aplicaria uma tensão dc a partir de 0 e veria com qual o ponteiro chega no fim e colocaria um diodo zener pra proteger o vu


Ah e só pra constar, não me preocupo com unidades db, watts e etc que o vu indica. Apenas quero ver o trem mexendo. Se sua intenção for medir ou mostrar estes valores com exatidão, sinto não poder te ajudar... A matemática pra isso não me pertence mais...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora Ferraz

 

Olá,

 

Como disse, o potenciômetro serviu apenas para diminuir a movimentação da agulha. Aumentar, não.

Agora fiz o seguinte:

 

P10: Polo positivo indo até a base do Transistor NPN TIP41. Polo negativo não sei onde colocar.
Transistor: No coletor, deixei um cabo para ligar uma fonte externa. No emissor, liguei o polo positivo do VU.
VU: Polo negativo que sobrou, ligo junto a fonte externa.

 

Assim, me sobra: 2 polos para ligar numa fonte e o negativo do P10, sem rumo.

Como havia dito, não entendo disso.
Estou querendo fazer um sistema que parece simples, só ainda não sei os passos que preciso seguir.
Tenho em mente que só falta maior corrente, pois se dar muito volume, funciona.

 

Como você mesmo disse, também quero ver o trem mexendo. Não me apego muito aos dados.

Aguardo teu retorno.
Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Queira considerar aquele primeiro desenho.

Sinal de entrada='positivo' de P2

gnd(aqueles underlines)='negativo' do P2

C=1uF,

R1=10k,

R3=1K,

R2=seu vu em serie com potenciometro 100K (ou 0K). Deixe no máximo e vá diminuindo. Sugiro 1ªmente colocar um led em série com 220R e ver se pisca de acordo com o som.

fonte (+)=3V

fonte (-)=gnd aqueles underlines um em cima do outro

Tenta medir a resistencia do seu vu com multimetro se souber usar

Lembrando que são valores 1/2 que chutados que devem precisar de ajustes. Aguarde uma outra boa alma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...

Uma vez tive um VU Meter analógico, desmontado de alguma coisa, e andei xeretando... acabei não usando, mas a página que encontrei na Internet parecia bem legal: um esquema bem simples, com 4 diodos, como se fosse um bolero, hehe... "dois prá lá, dois prá cá." Olha aí: http://sound.whsites.net/project55.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Viu gente, esse link tirou todas as minhas duvidas:

https://newtoncbraga.com.br/index.php/projetos/17626-vu-meter-art2028.html

 

Não sei onde seria ligado esse circuito.

Sabe eu estou fazendo um tecnico em eletronica, mas ainda não sei se esse circuito seria ligado na entrada do pre-amplificador ou em outro lugar do som. Mas eu ja ouvi muito falar que existe um tipo de circuito com vu meter que é especialmente para ligar na entrada do pre-amplificador. Não sei se é o caso do circuito do link que mandei, mas acredito que seja sim.

 

Mas eu analisei esse circuito de cabo a rabo e deu para entender componente por componente de como ele funciona.

 

Espero ter ajudado.

Circuito com vu meter.PNG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, moiseszanon disse:

Não sei onde seria ligado esse circuito

 

Está escrito lá no artigo:

Citação

O sinal de saída do amplificador de áudio é aplicado à entrada do transistor amplificador Q1 via P1, que dosa sua intensidade.

.... Os pontos X1 e X2 são ligados nos terminais de saída (para os alto-falantes) do sistema de som.

Embora esteja bem explícito que é nas saídas do amplificador creio que também deve funcionar no pré, basta ajustar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Baseando no preço de um vu meter analógico, chego a cogitar um feito com leds + 1 barato mc e quase só isso. Deve existir mas não pesquisei projeto vu meter com mc na net. Uma opção minimamente curiosa para os amantes do ramo que têm tempo, disposição, vontade aprender algo novo que dê suporte ao ramo, ou simplesmente pela adrenalina 😁

8 horas atrás, moiseszanon disse:

analisei esse circuito de cabo a rabo e deu para entender componente por componente de como ele funciona

Diga-se de passagem, está no caminho certo amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, .if disse:

Baseando no preço de um vu meter analógico, chego a cogitar um feito com leds + 1 barato mc e quase só isso. Deve existir mas não pesquisei projeto vu meter com mc na net. Uma opção minimamente curiosa para os amantes do ramo que têm tempo, disposição, vontade aprender algo novo que dê suporte ao ramo, ou simplesmente pela adrenalina

A intenção do velho Newton em seu artigo é usar um micro amperímetro para trabalhar como VU. Esses instrumentos não são tão caros se procurar bem. O ruim é que vai ficar a escala errada no papel atrás do ponteiro. 

 

VU Meter de ponteiro bonitinho com a escala em dB, vale a pena pra quem tem uma sucata. Eu por exemplo, ainda tenho um par retirado de um tape deck dos anos 80. Ainda não usei, mas pretendo ainda montar algum equipamento de áudio "retrô" e colocar os danados por lá. Antigamente se usava só aquela luzinha amarelada sem graça, mas hoje da pra colocar uns leds coloridos e fazer uma graça com eles. 

 

Mas se tratando de preço, uma montagem com leds vai bem com um CI dedicado como por exemplo os LM3914, tem outros ainda que são mais usados em equipamentos comerciais (família LB14xx por exemplo) que por esse motivo são caros. De qualquer forma forma, um LM desses é mais barato e simples de montar do que um com MC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!