Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Arctic Islands / Polaris Radeon RX 4** e RX 5**


Evandro

Posts recomendados

@OCCT Você não entendeu o que eu disse. Eu disse que o Hitman é um jogo otimizado para AMD, quando um jogo é otimizado para AMD ou NVIDIA, eles favorecem aquela empresa e fazem "cambalacho" para as placas da outra ter menor desempenho. O jogo The Rise of The Tomb Raider é otimizado NVIDIA, no DirectX 12 as placas AMD e NVIDIA têm quase o mesmo desempenho. Um jogo que não favorece nenhuma das duas é comum a AMD ter mais desempenho mesmo, mas no Hitman é roubado.

 

A razão pela qual a AMD tem melhor suporte ao DirectX 12 é que eles são praticamente os criadores do DirectX 12, essa nova API é baseada na antiga Mantle (exclusiva AMD), eles fizeram pareceria com a Microsoft para lançar o novo DirectX. Além do suporte das placas AMD serem melhores, os processadores também serão beneficiados por isso.

 

Atualmente o DirectX 11 exige muito do processador, além disso, ele não é tão bem otimizado para múltiplos núcleos, os processadores Intel por serem mais potentes se dão bem, já os da AMD apanham na maioria dos jogos mais pesados. O DirectX 12 trará uma redução na exigência da CPU, terá uma comunicação mais direta entre o jogo e a placa de vídeo, e agora o processo será divido entre todos os núcleos do processador, no DirectX 11 a maior parte do trabalho fica concentrada em um só núcleo e algumas outras partes iam para os núcleos restantes (se o jogo for otimizado para vários núcleos).

 

Muita gente se engana achando que agora os processadores AMD terão melhor desempenho do que dos Intel só porque têm mais núcleos, engano deles, o DirectX 12 vem exatamente para tirar essa história de gargalo, para que as pessoas não precisem se preocupar com processador na hora de montar seu sistema, em jogos mais exigentes um processador potente ainda fará diferença se for exigido ao máximo, Ashes of The Singularity é um exemplo, ele tem uma física muito pesada, mesmo sendo em DirectX 12 ele ainda exige muito do processador. Se você pegar um Core i7 entusiasta e comparar o desempenho em DirectX 11 e DirectX 12, não verá muita diferença, apenas um pequeno ganho, mas se pegar um FX-8350 verá uma super boost no desempenho, mas ele ainda não supera o Core i7. Os mais leigos vêem essa diferença e vão dizer que os processadores AMD têm melhor suporte ao DirectX 12, mas isso é só questão de otimização na utilização da CPU mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

Verdade, mas assim como Rise of The Tomb Raider em DX 12 com selo Nvidia como você disse roda bem em AMD e Nvidia, o Tomb Raider 2013 DX 11 nós sabemos que usa tecnologia Tress FX(ligado) da AMD e roda bem nas duas(código aberto e Nvidia tem disponibilidade), outro exemplo é o Crysis 3 tem selo gaming evolved AMD mas roda bem em Geforce e Radeon, já no The Witcher 3(hairworks e HBAO + ligado) é natural não rodar bem nas Radeon porque tecnologia proprietária é algo exclusivo e envolve direitos, mas tem a opção de desativar o hairworks e HBAO+ e rodando com bom desempenho na Radeon, Project Cars usa tecnologia Nvidia e roda péssimo nas Radeon, agora o Total War Warhammer eu não sei se tem patrocínio da AMD ou Nvidia ou se é só desenvolvido mesmo otimizado para DX 12.

 

Na minha humilde opinião todos os processadores de vários núcleos Intel e/ou AMD vão se beneficiar da API DX 12.

Já em GPUs o DX 12 inspirado no Mantle tem features que usam os async shaders(software) explorando os async computer units(hardware) presentes na arquitetura GCN Radeon onde na api DX 11 é usado de forma ineficiente.

No Mantle no jogo Battlefield 4 já tivemos bons ganhos em configurações diversas, processadores i7,i5,i3, FX na parte do Multiplayer que exige bastante processador devido o número de NPCs:

Tem alguns testes aqui em DX 11 vs Mantle onde há ganhos em até 50%:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/benchmarks-entre-mantle-e-direct-x-11-em-battlefield-4.509595/

 

No jogo Civilization Beyond Earh usando Mantle também houveram ganhos de até 40% nos fps mínimos que dão estabilidade nos jogos:

68442.png

 

 

O DX 12 inspirado no Mantle que usa melhor a arquitetura GCN vão poder extrair mais a potência das Radeon que por sua vez é a continuação do DX 11 usando features que foram usadas pela primeira vez no Mantle para o mercado de jogos de pc, ou seja, Nvidia também tem suporte, só que enquanto em DX 11 as Geforce já são preparadas em sua arquitetura desde a série 4xx; as Radeon GCN com mais potência são subutilizadas. No DX 12 assim como Mantle vai explorar a arquitetura GCN que não é usada em sua totalidade em DX 11.

 

Mas acima de tudo vai depender do esforço dos programadores, otimização nas engines etc.

 

Valeu e é bom sempre debater sobre isto e compartilhar conhecimentos.

 

Até mais!

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Isso ae, tb estou na torcida para as empresas parceiras da AMD com suas versões customizadas. Esta tambem parece estar sendo finalizada, na foto ela mostra so um conector de 8 pinos, aparentemente.

 

Mais review sobre o driver fix 16.7.1, (nao entendi porque publicaram este review pois nao confirma se a distribuição de energia foi corrigida)

http://www.guru3d.com/news-story/radeon-rx-480-performance-benchmarks-with-16-7-1-driver.html

 

 

, and obviously the benchmarks themselves don't confirm if the power distribution actually was fixed and within normal parameters.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é assunto pra um novo tópico, mas gostaria apenas de enfatizar que a Nvidia anunciou hoje oficialmente a GTX 1060 pra rivalizar diretamente com a RX 480, está prevista pra chegar ao mercado dia 19 desse mês, pelas especificações e pelo preço parece que a briga vai ser boa! 

http://adrenaline.uol.com.br/2016/07/07/44490/nvidia-geforce-gtx-1060-e-anunciada-oficialmente-e-promete-desempenho-de-gtx-980/

http://www.comboinfinito.com.br/principal/geforce-gtx-promete-o-desempenho-da-gtx-980-por-um-preco-mais-camarada/

 

E agora?! Façam suas apostas!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais detalhes do que foi corrigido nesta nova versão de driver da AMD:

 

Citação

As promised, AMD has released brand new Radeon Software Crimson Edition 16.7.1 drivers today. In addition to a handful of other fixes, these new drivers fix the excessive power draw issue. Here's a list of known issues as well as resolved issues:

Fixed Issues

Radeon™ RX 480 limited PCI-E Bandwidth (PCI-E bandwidth is now at the correct speed on the Radeon™ RX 480) with Radeon Software Crimson Edition 16.7.1.

Minor stuttering no longer occurs in Grand Theft Auto V on Radeon™ RX 480 with Radeon Software Crimson Edition 16.7.1.

Video corruption will not be observed in DOOM with resolutions above 1920x1080 with Radeon Software Crimson Edition 16.7.1.

Hitman™ graphical corruption no longer occurs when the game is set to use DirectX®12 API and using zoom with weapons with Radeon Software Crimson Edition 16.7.1.

Display will not exhibit minor flicker on Radeon™ RX 480 when Freesync is enabled on a games launch or exit with Radeon Software Crimson Edition 16.7.1.


Known Issues

 

A few game titles may fail to launch or crash if the AMD Gaming Evolved overlay is enabled. A temporary workaround is to disable the AMD Gaming Evolved "In Game Overlay".

Radeon™ Pro Duo may experience a black screen in Total War™: Warhammer with the games API set to DirectX®12 and V-Sync enabled.

DiRT™ Rally may experience flickering terrain in some races when the advanced blending option is enabled in the games settings page.

Some Overdrive settings may not appear in Radeon Settings for Radeon™ Fury X when in AMD Crossfire mode.

Dota™2 may crash when using the Vulkan™ API and the user changes resolutions or quality settings.

Battlefield™ 4 may experience crashes when using Mantle. As a work around users are suggested to switch to DirectX®11.

Need for Speed™ may experience flickering on some light sources in AMD Crossfire mode.

Frame Rate Target Control gaming profiles may fail to enable for some games.

Radeon Wattman may retain settings of an overclock after it has failed. If you have failed an overclock with a system hang or reboot make sure to use the "Reset" option in the Radeon WattMan settings page when the system has rebooted.

Low frame rate or stutter may be experienced Wolfenstein®: The Old Blood™ on Radeon™ RX 480.

Assassin's Creed® Syndicate may experience a game crash or hang when in game settings are set to high or greater.

Disabling AMD Crossfire mode on Radeon™ RX 480 may disable the device in Windows® Device Manager. A workaround is to reboot the system to re-enable the device.

 

@Lucio Erglis Eu vi isso no fórum do overclockers gringo. Achei demais as cores e o logo.

 

Eu ainda estou esperando reviews onde mostram a queda de consumo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anjoed

Citação

Eu vi isso no fórum do overclockers gringo. Achei demais as cores e o logo.

 

Eu ainda estou esperando reviews onde mostram a queda de consumo...

 

Ficou muito bonita, mas acho muito grande esses 3 coolers, deve ficar bem barulhento, e tambem parece que ela vem com um pino de 8, gostei mais da discreta Sapphire com seus 2 fans e 2 conectores de energia (1x6 + 1x8) , ate porque depois desses problemas de energia, na minha opiniao os fabricantes tem de tomar proveito do maximo de cabos de energia da fonte, para suavizar a placa-mãe. Fico com receio de danificar a placa-mãe ( e todos os componentes nela instalados, principalmente o processador),

 

Pois é, sobre o fix, vi agora tambem o pessoal da Pc Perspective, fizeram um review, e a conclusao deles é que essa combinação de ajuste de carga de energia e modo de compatibilidade NAO  é suficiente para deixar a placa em um nivel seguro ou abaixo deste, apesar de no final ele dizer que nao acredita que os consumidores precisam se preocupar pois a AMD fez o seu melhor:atirador::(

 

http://www.pcper.com/reviews/Graphics-Cards/AMD-Radeon-RX-480-Power-Consumption-Concerns-Fixed-1671-Driver/Performance-Va

 

Should these issues have been discovered and fixed before releasing and selling the Radeon RX 480 to the consumer? Absolutely. Is the power phase weighting adjustment and Compatibility Mode combination enough to make the card at or under spec for ALL workloads? Based on my testing, no. But I do believe that AMD has done it’s best to address the power consumption concerns without a hit to performance, getting the RX 480 to a much more reasonable power situation. I no longer believe that consumers should be worried about the stability of their PCs running the RX 480 with the 16.7.1 driver installed.

 

 I no longer believe that consumers should be worried about the stability of their PCs running the RX 480 with the 16.7.1 driver installed.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis @anjoed ,tô até agora esperando alguém que anunciou o desastre desta placa vir aqui para comentar,só comentar sem discutir,sobre a solução encontrada pela fabricante.

Ficou beleza,não?

Agora o consumidor tem à disposição uma placa de vídeo boa e potente com um preço baixo compatível com DX12.

Vai vender como água!!!

E quando a RX 470 chegar,vai arrastar o resto dos usuários de baixo custo!!!

Ví por aí que o DOOM teve alta de 27% nos FPS com o VULKAN.

Será que finalmente acabou o problema?

Diz aí!!

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Evandro disse:

As especificações da RX 470 são as mesmas que "vazaram" no Videocardz e que eu postei aqui, já as especificações da RX 460 estão um pouco abaixo do que postaram lá. Pelo jeito a RX 470 oferecerá um desempenho pouca coisa abaixo da RX 480 por um preço bem melhor, $50 a menos, o que pode resultar em uns R$200 a menos aqui no Brasil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@oldnoob É, essa questão do consumo ficou de lado. Porém, o aumento de desempenho ficou evidente e há esperanças de que os novos games irão abusar do Vulkan (como o Doom), como a otimização dos drivers.

Eu ainda estou esperando a 1060 sair para ver em que patamar ficará a RX 480, contudo, por 199 dólares está valendo comprar a plaquinha. 

Amanhã, Teremos lançamento no Brasl dela.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RX 480 ainda pode se achada por 1389 reais:

http://www.kabum.com.br/produto/78825/pre-venda-placa-de-video-vga-pcyes-rx-480-8gb-gddr5-256-bits-pci-express-3-0-prx48025608d5/?tag=RX 480

 

Mas cadê o modelo 4GB GDDR5???

 

Quanto ao Doom ainda não testei usando o Vulkan, mas pelos reviews tem um bom ganho de fps, enquanto nas Geforce pouca coisa mudou:

http://www.guru3d.com/news-story/new-patch-brings-vulkan-support-to-doom.html

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, oldnoob disse:

@Lucio Erglis @anjoed ,tô até agora esperando alguém que anunciou o desastre desta placa vir aqui para comentar,só comentar sem discutir,sobre a solução encontrada pela fabricante.

Ficou beleza,não?

Agora o consumidor tem à disposição uma placa de vídeo boa e potente com um preço baixo compatível com DX12.

Vai vender como água!!!

E quando a RX 470 chegar,vai arrastar o resto dos usuários de baixo custo!!!

Ví por aí que o DOOM teve alta de 27% nos FPS com o VULKAN.

Será que finalmente acabou o problema?

Diz aí!!

Boa sorte!

Cara na boa, eu tava muito entusiasmado com a RX480 e confesso que fiquei assustado com o problema do consumo, e todos reviews q vi, ficou meio acorbertado isso, ou nao (mau) resolvido, sei la.

 

Mas ainda tenho muita esperança das RX480 dos fabricantes parceiros, a Founder Edition acho muito arriscado, comprometer a placa-mãe, processador e memorias (o que é lamentavel, uma placa tão boa, com uma solução aparente estão simples, de adicionar mais cabos de energia...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Contiusa disse:

Acho que só saberemos quando saírem reviews de modelos customizados das RX 480 (já saíram?), porque um dos motivos de comprar o modelo customizado são os overclocks de fábrica. Se ela está precisando de um undervolt, será que isso afeta o overclock? 

Mas os customizados, nao deverao cometer o vacilo da AMD e irao adicionar mais cabos de energia, o da Saphire parece que sao 2X6 pinos e o da Powercolor parace que é 1X8 , o que ja minimiza bastante o transito de energia pela PCIe. então um OC nao vai estar restrito.

 

Tava olhando, a 1070 Founder Edition tem somente 1X8 (?) e nao tem este problema

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis ,que isso chapa!

voce está com medo demais! O problema já foi resolvido,inclusive com uma opção para não deixar dúvidas,como é o tal modo de compatibilidade!!

Acho que foi justamente pensando em eliminar este tipo de dúvida que eles puseram aquilo.Realmente não pensei que alguém pudesse duvidar tanto,já que os mesmos sites que noticiaram a falha,não afirmam que ela continua.

Acha que eles perderiam a oportunidade de arrebanhar mais leitores se não tivessem resolvido o problema?

E o Ronaldo Buais ficaria calado e daria um migué,dizendo que Ama a AMD?(enquanto ganha dinheiro com Nvídia?)

O tal conector de 6 pinos leva até 150W sozinho,FORA o slot da placa-mãe,que aliás suporta mais de 75W,embora seja padrão 75W.(foi o ví por aí)

Pegar esta placa pra quem NÃO vai fazer over é lucrar muito,porque o  preço é bem menos salgado que do vem por aí.

voce pode se arrepender depois,inclusive por causa do Vulkan.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB  @OCCT ,valeu pelos links!!

Cara,o fato das outras placas não fazerem SLI já está fazendo seu efeito.Acho que foi uma mancada tentando jogar todo mundo para comprar as placas top.A moçada tá sem grana,não tem jeito;vai comprar o que couber no bolso.

O que é legal,é que o pessoal baixa renda vai usar uma placa forte sem gastar demais.

como este público é bem maior e tem muita gente esperando uma oportunidade como esta,talvez esta placa entre para a história como o grande custo benefício da AMD.

Vamos conferir com o tempo.

Boa sorte!

https://youtu.be/KUpB32BEoI4

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desempenho oficial das placas RX 460 e 470 foi revelado.

 

Segundo a AMD, a RX 470 é uma placa para rodar jogo no High 1080p 60 FPS, aqui mesmo tem uma foto com alguns jogos que a AMD garante 70+ FPS no High 1080p:

 

AMD-Radeon-RX-470-Performance.jpg

 

Disseram que ela é uma ótima opção de upgrade para quem tem uma R7 370 ou placa no mesmo nível (R9 270, R9 270x, GTX 950, GTX 760, por exemplo), mas não disse a qual placa se compara. Eu, desde o início, desconfio que seja algo próximo da R9 290.

 

A RX 460 é uma placa para 1080p 60 FPS, é mais dedicada a gamers de jogos e-Sports, como DOTA 2, LOL, Overwatch, etc. O desempenho dela é de 1.7~2.0x vez o desempenho da R7 260x:

 

AMD-Radeon-RX-460-Performance-635x355.jp

 

Com base nisso, eu arrisco dizer que o desempenho dela será entra a R9 280 e 280x, pelo menos nesse tipo de jogo.

 

Mais informações: http://wccftech.com/amd-radeon-rx-470-460-official-performance/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!