Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Arctic Islands / Polaris Radeon RX 4** e RX 5**


Evandro

Posts recomendados

Vamos falar um pouco sobre a diferença de desempenho da RX 470 e 480, a RX 480 chega a ter até 5.8 TFLOPs (no boost clock de 1266Mhz), de acordo com meus cálculos, se a RX 470 tiver um clock de 1206Mhz pelo menos (o clock especulado por aí, já que vazaram informações de um certo chip a 1206Mhz), já deixaria ela com 4.9 TFLOPs, uma diferença de 18% para uma diferença de preço de 25%.

 

Para uma RX 470 alcançar uma RX 480 em stock seria necessário cerca de 1.420Mhz, e podemos ver que a RX 480 consegue até 1.600Mhz em versões custom, então talvez não seja problema uma RX 470 pegar 1.420Mhz.

 

Podemos dizer que ela fica bem próxima à R9 290 que conta com quase 4.9 TFLOPs, mas por conta da diferente arquitetura e especificações, às vezes ela consegue ser superior à RX 480, por isso não podemos comparar placas de diferentes arquiteturas apenas por TFLOPs, principalmente se for NVIDIA vs AMD, aí muda mesmo, mas ainda sim serve para ter uma base se forem da mesma empresa, como no caso da R9 290 e RX 470.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anjoed Todos estão dizendo por aí que a RX 470 vai ser a nova rainha do custo x benefício. Para todo lado que faço conta não tem jeito, parece que é isso mesmo. Acontece que as especificações dela são exatamente iguais às da R9 380x, só que a 380x tem clock de 970Mhz, a RX 470 provavelmente virá com 1.206Mhz, ou seja, 24% mais rápida, o que deixa ela exatamente no nível da R9 290, que é 14% mais lenta que a RX 480. Bom, não tenho dúvidas que ela assumirá o espaço vazio entre R9 380x e 390. Lembrando também que atualmente a R9 380x está sendo vendida por até $230 (não tem um custo/benefício tão bom já que a R9 380 custa $180-200, sendo 10% inferior), a nova RX 470 será lançada por $150-180.

 

Vi também que as especificações da RX 460 é bem parecida com a R7 370, só que ela conta com 14% menos cores e uma memória bem mais lenta, só que o clock dela provavelmente será mais alto, o que compensará um pouco os cores a menos, mas dá pra ver que ela não ficará muito longe do que a R7 370 é atualmente, já que ambas contam com 2 TFLOPs. Mas o preço da RX 460 será de $100-120, a R7 370 é vendida por $140-150.

 

@ApoloBrz Sim, com certeza será a nova placa do PC baratinho, mas tem menos da metade do desempenho da RX 470, custando 50% a menos, então não terá o melhor custo x benefício, talvez a AMD esteja tendo prejuízo nas outras placas e ganhando nessa, já que com certeza será mais vendida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GuilhermeGB

https://www.reddit.com/r/Amd/comments/4tfovg/new_rx470_and_rx460_dx12_benches_vs_rx480gtx/

 

Parece que há rumores de que tua teoria está certa...

Ah, e a Nitro da Sapphire estará disponível em pouco tempo:

https://www.overclockers.co.uk/detail/index/sArticle/62146

Specs:

 

 

- GPU: Polaris
- Stream Processors: 2304 
- Compute Cores: 36
- Core Speed: TBAMHz 
- Boost Speed: 1306MHz
- Memory Speed: 8000Mhz 
- Memory interface: 256-Bit 
- Memory capacity: 8192MB GDDR5 
- PCI-Express X16 lane required 
- 400W or greater PSU required 
- 175W TDP
- Power Connectors: 1x 8-pin required 
- Display Outputs: 2x HDMI, 2x DisplayPort & 1x DVI
- Warranty: 3yr

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anjoed Ótimo! Nesse teste aí, a diferença média entre a R9 380x e RX 470 foi de 28%, talvez esse chip tenha uma otimização melhor para DirectX 12, quem sabe até vemos algo parecido no DirectX 11. A RX 460 pelo menos no DirectX 12 fica realmente no nível da GTX 960, se jogos como LOL, DOTA 2, Overwatch ganharem suporte a DirectX 12 ela vai tirar a GTX 750 Ti da reta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anjoed @GuilhermeGB ,mas a RX460 não é Polaris 11?Me parece que ela tem tecnologia mais nova que a RX470,não?

Seria uma bobagem fazer uma placa fraca,que destoasse das outras em desempenho.Seria estragar toda a estratégia de vendas!

A RX 460 pode ter alguma coisa experimental que poderá ser implementada na RX490;e assim serviria de teste,antes do lançamento das Top's saírem.

Parece uma demora proposital,se fosse algum problema já teria sido informado as consumidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@oldnoob RX 460 é Polaris 11 mesmo, mas isso não muda muita coisa além de uma melhor eficiência. Ela possui menos Cores do que a R7 370, mas a mesma quantidade de TMUs e ROPs, porém o chip Polaris possui clocks mais altos devido à melhor eficiência energética, o que compensa um pouco a falta de núcleos. Não temos informações sobre o clock stock dela, mas se alguma versão custom contar com ~1.2Ghz, teremos algo superior à GTX 950.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive vendo os reviews da GTX 1060, e realmente, ela é melhor que a RX 480 em tudo, exceto preço, visto que estão cobrando US$ 299 pela Founders Edition. Só achei ridículo por parte da NVIDIA não dar suporte a SLI numa placa dessas, só pra não canibalizar as vendas da GTX 1070 e 1080.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A RX 480 ainda é forte em várias questões: DirectX 12, Vulkan, melhor VRAM: mais espaço e maior largura de banda e amadurecimento de drivers futuramente, com o tempo as AMD conseguem passar suas concorrentes NVIDIA porque a NVIDIA começa a capar as placas e/ou param de otimizar os drivers, principalmente após o lançamento de uma nova série. Daqui uns anos é provável que a GTX 970 esteja sendo comparada com a R9 380x.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, biigsmooke disse:

Será que compensa tanto esperar pelos modelos customs ? A diferença vai ser tão gritante assim ? Nada que o OC resolva?

Não se trata só de desempenho, mas de temperatura. Uma placa que trabalha mais fria tem chance de durar mais.

 

Outra coisa, é sabido que ocorreu um problema com a distribuição de energia da placa, este problema foi resolvido com um undervolt. Só que para fazer overclock o caminho é exatamente o contrário, você geralmente aumenta as voltagens para poder estabilizar a placa em clocks maiores. Não sei até que ponto o OC da placa de referencia foi afetado por causa disso, mas embora tenha tido um "aumento" de desempenho abaixando as voltagens eu duvido que tenha sido aumentado o potencial de overclock, muito pelo contrario.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placas custom contam com melhor sistema de refrigeração, melhor sistema de distribuição de energia, que trazem também melhor potencial de overclock, entre outras coisas. Dizem que a RX 480 custom só por contar com 8-pin e melhor refrigeração já ganhou 15% de desempenho, quero ver testes para crer.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, eu venho acompanhando as discussões nos fóruns gringos e tenho algumas observações a fazer:

1) O Desempenho da 1060 é superior em vários pontos, como nos jogos dx11, DX12 e será no Vulkan. Anotem, a Nvidia já está trabalhando numa nova versão de driver onde suportará melhor o Vulkan;

2) A nvidia lançou a placa hoje e já temos disponíveis vários modelos Custom no mercado. AMD ? Até agora eu estou esperando pelos modelos e não há nem o stock;

3) Ok, o Freesync é uma das vantagens da AMD em relação a NVIDIA. Contudo, é uma pequena vantagem;

4) Apesar do undervolt ser um detalhe interessante em questão de aumento de desempenho, a NVIDIA com a sua eficiência energética leva uma baita vantagem. Com 125 watts e com uma capacidade maior de overclock, a AMD terá um problemão para superar;

5) O preço de US$ 249,99 é um bom preço.

 

Ah, vejam os outros reviews, mostra bem a diferença nos games.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anjoed  se tudo isso acontecer,a AMD vai falir! E seria ótimo se isso acontecesse,porque esta demora em aparecer jogos em DX12,em Vulkan me parece estranha.

Se mesmo quando a AMD inventa uma tecnologia que a favorece,as empresas de jogos não cooperam portando o jogo para o melhor desempenho,só porque a Nvídia fica defasada;então não tem mais jeito...

Tá na cara que os jogos aparecerã milagrosamente junto com uma placa Nvídia que vai rodá-los melhor que a AMD.

Não duvido nada que a AMD seja apenas uma empresa de fachada para simular uma concorrência falsa,porque não se vê um movimento sequer para mudar este quadro.

Quem se lembra do DX12 ativando todos os núcleos do processadores AMD e dando a eles uma grande melhoria nos jogos? E o número superior de drawcalls em testes de VGA,fazendo uma R9 290X ultrapassar uma GTX Titan nestes testes?

E como agora a GTX 1060 consegue ter uma melhor desempenho em DX12,se ela não tem a assincronia para usufruir do DX12 e Vulkan??

Conclusão: a Nvídia tem as desenvolvedoras de jogos na mão e a Microsoft também tem,então ou a AMD sai logo d mercado ou a gente vai ficar nesta farsa indefinidamente.

Pra mim,não há mais concorrência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMD parece estar focada em hardware de baixo custo para consoles, notebooks e PCs compactos (com APU), estão tentando reduzir os custos e melhorar a eficiência dos hardwares. No mundo high-end das placas de vídeo realmente a NVIDIA faz o que bem quiser, a AMD demora para lançar algo para concorrer com as high-end, enquanto isso a NVIDIA fatura muito dinheiro, não é nada para eles dar "super descontos" nas placas depois do lançamento das concorrentes.

 

Eu duvido muito também que a GTX 1060 ia ter o desempenho que tem hoje se não fosse pela AMD ter tomado frente, com certeza a GTX 1060 estaria abaixo ou no mesmo nível da GTX 970. E sobre GTX 1060 e DirectX 12, ainda tenho minhas dúvidas, NVIDIA não suporta nativamente as tecnologias exigidas pelo DirectX 12, apenas simula, o desempenho dela no DirectX 12 é praticamente o mesmo do DirectX 11, mas ainda sim é suficiente para superar a RX 480, mas vamos ver como a história se desenrola, se as versões custom da RX 480 realmente ganharem mais desempenho, tudo ficará diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, oldnoob disse:

Se mesmo quando a AMD inventa uma tecnologia que a favorece,as empresas de jogos não cooperam

 

Olha, vou te contar uma história para ver se você muda esse seu conceito...

 

Eu jogo Rise of Flight, um simulador de voo que ficou famoso pelo realismo. É um mercado pequeno (simuladores de voo de combate), mas é um pessoal muito fiel e os estúdios são de fanáticos, geralmente programadores russos (ROF / DCS / IL-2 Sturmovik entre outros). 

 

Um dia desses (há uns dois anos) começou a se discutir qual a melhor placa, AMD X Nvidia no fórum do jogo. Algumas pessoas reclamando do suporte da AMD, que os drivers da AMD não eram tão bons no jogo, isso e aquilo. E sempre tem alguém com esse seu discurso de que a AMD é injustiçada, que ninguém faz nada que favoreça a AMD, isso e aquilo.

 

Resposta do CEO do estúdio:

 

(mais ou menos com essas palavras) "...as placas da AMD não são tão boas para o nosso jogo porque não tivemos suporte da própria AMD. Quando desenvolvemos o jogo, tínhamos responsáveis para entrar em contato com a AMD e a Nvidia para nos dar feedback e soluções para problemas que encontrássemos. Com a AMD, era uma novela para sermos atendidos e nunca nos davam uma resposta. Com a Nvidia, nos foi designado um engenheiro específico para nos tirar dúvidas sempre que necessário. Sempre recebemos respostas pontuais, o mais rápido possível (isso para um estúdio pequeno). Resultado que o jogo roda melhor nas placas da Nvidia simplesmente porque não tivemos qualquer suporte da AMD."

 

Conclusão do fórum, e do próprio CEO do Studio 777 (que faz o Rise of Flight), é que a AMD só leva a sério jogos importantes, como BT4 que ela desenvolve em conjunto. E a minha experiência pessoal com a Nvidia é de um produto com essas características - que foi feito pensando nos mínimos detalhes. A prova está aí, placas superpotentes, econômicas e com margem grande de overclock. Eu acredito que o mercado em geral, em maior ou menor grau, passa ou já passou exatemente pelo que esse estúdio passou. 

 

GTX 1060 foi lançada ontem... Na Newegg já tem trocentos modelos customizados de todos os fabricantes à venda. Por que será?

 

Depois reclama. Eles também precisam rever os conceitos deles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o pessoal está comparando maçãs com laranjas aqui. A NVIDIA é uma empresa que fatura e lucra muito mais que a AMD, o que também explica o seu valor de mercado ser 10x maior. A NVIDIA tem muito mais recursos a sua disposição pra investir em R&D, o que também explica a questão de ela dispor de engenheiros específicos para darem suporte dedicado a seus potenciais clientes, como o colega @Contiusa citou acima. 

Acredito que a reestruturação da AMD e o fato de ela ter se desfeito de suas fábricas próprias é justamente para que ela possa voltar a lucrar, conseguir se reerguer e voltar a competir com NVIDIA e Intel. Portanto, para nós consumidores, é de suma importância que a AMD não venha a falir. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acredito que ela vá falir ou que mereça falir, mas eu acho que - mesmo que eu concorde que parte dessa falta de suporte é por falta de recursos - isso também é uma filosofia. A impressão que eu tenho sempre foi essa, e as empresas tem personalidade. Às vezes é uma pessoa. O Jobs morreu e a Apple já está com outra cara. Vemos isso também no trabalho. Eu já não sou novo e já passei por vários empregos, e cara lugar tem uma personalidade / um perfil, e isso não tem nada a ver com ter ou não ter recursos. 

 

Então eu acho que a AMD realmente precisa mudar alguns conceitos, até porque parece que esse problema de suporte é antigo. Esse jogo foi desenvolvido em 2007 eu acho, e continuou a ser desenvolvido (passou por uma reformulação em 2010) até 2013.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!