Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar 220v em 110v


unnam3d

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Tudo bem?

 

Sou totalmente leigo no assunto e por isso preciso de uma ajudinha de vocês.

 

Na minha residência a tensão é de 220V (fase/neutro) com disjunto de entrada bipolar / bifásico

 

Eu tenho uma aparelho eletrodoméstico (batedeira) que é 110V. 

 

Como a batedeira vai ficar na bancada da cozinha, ficaria inviável ligá-la através de um transformador abaixador de tensão, pois o aparelho teria que ficar exposto.

 

Tem alguma outra forma, sem ser através do trafo, que eu possa utilizar esse aparelho?

 

Preferencialmente gostaria de "criar" uma tomada exclusivamente 110V na minha casa

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for 220V bifásico, deve ter um neutro para você conseguir tirar 110V.

Se for 220V monofásico, não tem como você tirar 110V.

Você tem que olhar na entrada de energia (quadro de luz) da sua casa, se tem dois cabos grossos mais um cabo azul claro (também grosso) e mais um verde (ou listrado verde e amarelo) mais fino que os outros. Ou pode também ter um cabo nu (sem capa).

Geralmente, o cabo verde ou sem capa é o terra. Isso é só para informação e para não confundir.

Se, além do verde, tiver também o cabo azul grosso e ele estiver "de espera" em um barramento separado, que não tem mais nada ligado, provavelmente esse seja o neutro que você precisa para puxar 110V.

Nesse caso, chame um eletricista para confirmar e peça para ele puxar uma saída de 110V para a sua tomada da cozinha, usando uma fase e o neutro.

Compre um adesivo amarelo, vendido em casas de material de construção ou de segurança, indicando a tensão e cole em cima da tomada para identificar a tensão diferente, principalmente se houver mais tomadas nas proximidades. E cole outra etiqueta igual no fio do eletrodoméstico, próximo ao plugue que será conectado à tomada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites