Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar 220v em 110v


unnam3d

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Tudo bem?

 

Sou totalmente leigo no assunto e por isso preciso de uma ajudinha de vocês.

 

Na minha residência a tensão é de 220V (fase/neutro) com disjunto de entrada bipolar / bifásico

 

Eu tenho uma aparelho eletrodoméstico (batedeira) que é 110V. 

 

Como a batedeira vai ficar na bancada da cozinha, ficaria inviável ligá-la através de um transformador abaixador de tensão, pois o aparelho teria que ficar exposto.

 

Tem alguma outra forma, sem ser através do trafo, que eu possa utilizar esse aparelho?

 

Preferencialmente gostaria de "criar" uma tomada exclusivamente 110V na minha casa

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for 220V bifásico, deve ter um neutro para você conseguir tirar 110V.

Se for 220V monofásico, não tem como você tirar 110V.

Você tem que olhar na entrada de energia (quadro de luz) da sua casa, se tem dois cabos grossos mais um cabo azul claro (também grosso) e mais um verde (ou listrado verde e amarelo) mais fino que os outros. Ou pode também ter um cabo nu (sem capa).

Geralmente, o cabo verde ou sem capa é o terra. Isso é só para informação e para não confundir.

Se, além do verde, tiver também o cabo azul grosso e ele estiver "de espera" em um barramento separado, que não tem mais nada ligado, provavelmente esse seja o neutro que você precisa para puxar 110V.

Nesse caso, chame um eletricista para confirmar e peça para ele puxar uma saída de 110V para a sua tomada da cozinha, usando uma fase e o neutro.

Compre um adesivo amarelo, vendido em casas de material de construção ou de segurança, indicando a tensão e cole em cima da tomada para identificar a tensão diferente, principalmente se houver mais tomadas nas proximidades. E cole outra etiqueta igual no fio do eletrodoméstico, próximo ao plugue que será conectado à tomada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

New Nerd,

 

Vejo isso como? Tirando a capa da tomada?

 

 

 

 

Wal SJC,

 

Muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos! Foi muito claro na resposta.

 

Porém na minha residência o quadro de energia está assim:

 

quadro-de-distribuicao.jpg

 

Só dá pra ver os disjuntores e mais nada dentro. Tenho receio em mexer nessa caixa.

 

Há alguma outra forma de descobrir se é mono ou bifásico?

 

A construtora entregou um "manual do proprietário" que diz que a tensão é 220V (fase / neutro). Isso significa que é monofásico, ou estou errado?

 

Capture3.png

 

Obrigado mais uma vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Devagar ai cidadão..  Se realmente for bifásico o que consegues ganhar é que vais poder ter uma tomada de 380 Volts, nada mais do que isso. Isso de nada te adianta, certo???

 

A tensão resultante entre fases, de 220 Volts fase neutro, será esses 220 multiplicado por raiz de 3. Isso vai dar 220 x 1,7320 que resulta naqueles 380 Volts...

 

A solução mais barata para você é trocar sua batedeira por uma que opere em 220 Volts.  Poderia ser também colocar um transformador de 220 para 110 Volts mas conforme for sua batedeira pode que os preços desse transformador e da batedeira sejam equivalentes..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, unnam3d disse:

Poxa... então sem chance mesmo!

 

Minha única solução seria se fosse trifásico?

 

Vou ter que comprar um trafo mesmo, pois a diferença entre a batedeira de 110 para 220 é de mil reais!

Na verdade se você tivesse trifásico, seria trifásico 380v.

Na sua região, cada fase tem 220v então não há possibilidade de fazer 110v (120, 127v).

Agora, que diferença estranha no preço, tudo isso só pela tensão?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, unnam3d disse:

Na conta de luz está:

 

Tensão Nominal: 220v - 380v - Grupo B

Classificacao: 01 - RESIDENCIAL - CONVENCIONAL - BIFASICO

 

Temos esperança então??? Confirmado que é bifásico???

Não, porque aí você tem 220v / 380v como tensão nominal.

Ou seja, você já está usando a opção de tensão mais baixa, no caso 220V (uma fase + neutro).

Para ser possível você obter os 110V (na verdade 127V) teria que estar escrito assim:

Tensão nominal: 220 / 127V Bifásico.

Nesse caso seria 220V entre fases, se você usasse o neutro seriam 127V.

Infelizmente, melhor a saída será usar um transformador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você poderia instalar o transformador em um lugar escondido, como sobre o forro da casa, e fazer a instalação de 110v apenas para a tomada a ser utilizada e identificando-a claramente para evitar acidentes. Desta maneira seria possível utilizar a batedeira. Porém, como já dito, dependendo da batedeira o custo pode não valer a pena.

 

Enfim, o único modo de transforma 220v em 110v é com um transformador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, unnam3d disse:

Uma outra dúvida surgiu:

 

Quantos VA precisa ter o trafo, supondo que a batedeira seja de 300W?

 

Obrigado!

 

VA * fator de potência = Potência(Watts), se não me engano. Não tenho certeza, portanto aguarde mais sugestões.

 

Considerando uma eficiência de 0,6 você precisaria de 500VA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito acima, a potência em VA é o quociente entre a potência em W e o fator de potência. Se você não conhecer o fator de potência da sua batedeira, procure por informações técnicas da mesma F5Rua4D.gif.

 

 

 

Em último caso, meça com um amperímetro AC a corrente, em A, de entrada da sua batedeira e multiplique o valor mensurado pela tensão 110V. Esse cálculo fornecerá aproximadamente, para o seu equipamento, a potência em VA de operação.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!