Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comportamento do resistor mais capacitor em ligar led em 220 ac


Posts recomendados

  • Membro VIP

Essa é a minha primeira postagem aqui no fórum do CdH. Vou ser direto :

Eu quero ligar um led direto no 220v da tomada (para fins didáticos), e eu montei um circuito assim :

circuito 1.jpg

 

O circuito queimou (os resistores na verdade, que duraram uns 10 segundos em funcionamento).

Eu tinha montado outro circuito e coloquei um capacitor de 200 nF em vez do de 300 nF e o led (ele é branco e n azul como esta no circuito) acendeu mais fraco (a capacitância era maior, ai eu coloquei o de 300 para ver se o led ficava mais forte (e queimou).

Minha pergunta : Na simulação deu pra ver q a tensão sobre o resistor estava em 33.8v e a tensão no capacitor está em 217v. Mas como assim ??? Da onde q o resistor está com essa tensão ??? Por causa da potência reativa do capacitor ? Por causa da tensão de pico da senoide ??

Observem nessa outra simulação que eu fiz alterando o valor do resistor para 300 ohms :

circuito 2.jpg

 

como o circuito pode estar com a mesma corrente (quase 1mA de diferença) a tensão no capacitor estar um pouquinho maior e a tensão no resistor estar bem menor ?? Não era para pelo menos ter mais corrente no circuito ?? (porque se tem menos resistência no circuito...). Eu acabei fazendo esse circuito ai, mas ligando 2 resistores de 680 ohms em paralelo (no outro circuito tinha colocado os mesmos resistores em serie), e advinhem ?? Deu um estouro maior ainda (parecia q eu tinha olhado para o sol ) e um capacitor cerâmico (no circuito associei 3 capacitores em paralelo, 2 de cerâmica de 100nF cada e um de poliéster de 100nF) acabou estourando junto, provavelmente danificando o outro capacitor cerâmico também.

Mas aí eu vi este circuito que o Faller já postou em outros tópicos :

imageproxy.jpg

 

Minha pergunta : Como calcular o resistor nesse caso ? Da onde q vem a tensão dele (potência reativa ?) ? E se eu tiver um capacitor de (por ex: 400 nF), aí eu poderia colocar um resistor maior para compensar a baixa capacitância reativa ?? Estou com tantas dúvidas...

E mais uma coisa, eu já tentei liga também o circuito sem o resistor, só com o capacitor (200nF) e colocando 2 leds em antiparalelo (para aproveitar os 2 semiciclos da senoide). Deu uma piscada nos leds e eles deram adeus. Em outra simulação, como no primeiro circuito do tópico, eu so tirei o resistor e a corrente no circuito foi subindo sem parar !! E agora ? como q o resistor se comporta nesse circuito ? E o resistor então limita a corrente enquanto no capacitor fica a tensão ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - O capacitor tem a função de limitar a corrente no circuito. Sua impedância (resistência reativa) é dada por Xc = 1 / (2 x pi x 60 x C)

2 - Esta corrente tem que ser suportada pelo diodo e pelo led.

3 - A função do resistor é a de agir como um fusível barato, que queima se houver algum problema com o capacitor. Geralmente usa-se um valor de resistor que suporte dissipar até 1/2W.

4 - A soma das tensões é vetorial, já que a tensão entre o capacitor e o resistor estão defasadas de 90º. Para calcular as tensões e dar certo, tem que usar Pitágoras, em que a tensão sobre o resistor é um cateto e a tens~~ao sobre o capacitor é o outro cateto. A hipotenusa é a tensão da fonte. Isso descartando a tensão sobre os diodos.

No mais é a lei de ohm e P = V x I.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

seu capacitor cerâmico ou poliester  deveria ser de pelo menos 400Vdc ou 250Vac. Era-o? E outra, um resistor de uns 220K em paralelo com ele ia bem. É pra descarregá-lo para que eventualmente sua carga não se some à da rede e dê sobrecorrente além de proteger o usuário (norma)

 

220Vac e 1 led não combinam muito

não ligue sem resistor . Sem diodo: só se for baixíssima corrente. Neste caso nem capacitor precisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membro VIP

 Eu acabei dando uma sumidinha aqui mas voltei a ativa já. O capacitor cerâmico é este aqui:

capacitor.jpg@Isadora Ferraz O de poliéster so esta escrito 104J. Mas eu queria saber mesmo se pode ou não dar algum problema sem o resistor, porque eu n tenho ele também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já mencionei, use um resistor em série com o capacitor. Ele vai evitar que o capacitor exploda na sua cara. Ele vai queimar antes e abrir o circuito. É como uma chave de segurança, que interrompe a corrente quando o capacitor começar a pifar. Use um resistor de uns 100 ohms.

O capacitor redondinho, o cor areia de 104, com certeza não vai aguentar essa tensão. O outro não sei. provavelmente também não vai aguentar. 

Recomendo NÃO LIGAR ESTE CIRCUITO.:exorcize:

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, MOR disse:

Como já mencionei, use um resistor em série com o capacitor. Ele vai evitar que o capacitor exploda na sua cara. Ele vai queimar antes e abrir o circuito. É como uma chave de segurança, que interrompe a corrente quando o capacitor começar a pifar. Use um resistor de uns 100 ohms.

O capacitor redondinho, o cor areia de 104, com certeza não vai aguentar essa tensão. O outro não sei. provavelmente também não vai aguentar. 

Recomendo NÃO LIGAR ESTE CIRCUITO.:exorcize:

MOR_AL

valeu pelo conselho, vou colocar com certeza um resistor. Achei um capacitor aqui mas a leitura dele está complicada:

P_20161009_122955_1.jpg

Então, ele é da classe x2 (qual a diferença entre um normal e esse x2 ?), É de 220nF e tem duas tensões, 125v e 250v. N entendi essa parte. E não seria melhor pega um de 400V pela tensão de pico ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como iniciante você deveria começar com circuitos de baixa tensão. Para circuitos de 220 VCA o capacitor precisa ser de 400V, como a Isadora já explicou.

 

No diagrama de ligação do leds está em maiúsculo e negrito "CIRCUITO PARA 120 VCA". Não serve para ligar em 220 VCA.

 

Para saber o que é um capacitor X2 use o Google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Aproveitando o tópico no meu circuito preciso colocar resistor em paralelo com o capacitor? como a @Isadora Ferraz  mencionou...

teria de ser de 1w, 1/2w 1/4w?

R1 1w serve como proteção ? ou devo colocar esse de 100ohns? 1/2w , 1w ? 

Obrigado.

led 220v.png

O resistor em paralelo com o Capacitor pode ser até de 1/8 de W com resistência de 220K. 

O R1 pode ser de 100R mesmo, com 1/4 de W. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!