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Teste water coolers vs air coolers - resultado


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1 hora atrás, Contiusa disse:

 

Sim, se o barulho não incomodar, o H45 é bem forte. Mas depende do overclock e do orçamento. Porque tem water coolers mais fortes, só que mais caros.

@Contiusa Obrigado por responder, então tenho um I5 6600k, estou chegando em 4.5ghz com o 212 Evo (air), porém a temperatura ta ficando um pouco alta em quase 70º... em um orçamento até uns 500, se compensar muito, até um pouco mais. Qual o melhor?

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2 horas atrás, pollito_mf disse:

@Contiusa Obrigado por responder, então tenho um I5 6600k, estou chegando em 4.5ghz com o 212 Evo (air), porém a temperatura ta ficando um pouco alta em quase 70º... em um orçamento até uns 500, se compensar muito, até um pouco mais. Qual o melhor?

 

Cara, abaixo de 70ºC está tranquilo. Apenas acima de 75ºC você pode começar a abrir o olho. Se quiser, pode comprar um Thermaltake 3.0 Performer ou H80i V2, mas se não estiver passando de 70ºC, pode manter o Hyper 212X.

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  • 2 semanas depois...

Tensão correta das bombas de water cooler / com ou sem aplicativo de firmware

Dúvida interessante que eu nunca tinha encontrado a resposta.

 

Sempre ouvi falar que a bomba dos water coolers precisa rodar a 12V, inclusive ouvi isso dos engenheiros da Corsair no fórum da Corsair. Mas tem os water coolers mais caros, com apps de gerenciamento de velocidade com perfis da bomba Quiet, Performance, etc. Aí eu me perguntava: "Se a bomba precisa estar sempre a 12V, como a própria Corsair tem esses aplicativos nos quais a bomba varia de 1800rpm a 3000rpm, por exemplo, em algumas unidades?"

 

Encontrei a resposta de um engenheiro de sistemas da Corsair.

 

Primeiro ele fala de uma bomba simples, sem Corsair Link (H80i).

 

Citação

Do. NOT. Run the H80i at anything less than full speed, let alone any kind of variable speed. It was designed this way for a reason.

-------

Não USE o H80i a nada menos do que a velocidade máxima, muito menos com qualquer tipo de velocidade variável. Ele foi projetado dessa forma por uma razão.

 

Depois ele fala de uma bomba com Corsair Link (H80i GT).

 

Citação

With the H80i GT, you can only change the pump speed through Corsair Link. The header the H80i GT is connected to MUST receive the full 12V, otherwise the pump and fans can behave erratically as they're not being fed enough power.

-------

Com o H80i GT você só pode alterar a velocidade da bomba através do Corsair Link. O conector cujo H80i GT está conectado PRECISA receber todos os 12V, caso contrário a bomba e os fãs podem se comportar de forma errática, já que eles não estão sendo alimentados com tensão suficiente.

 

Ou seja, os water coolers com aplicativos de gerenciamento de bomba foram projetados apenas para receber 12V do conector da placa-mãe, nada menos do que isso, mas o hardware / bomba foi projetado para receber comandos dos aplicativos de variação de velocidade. No caso do H80i GT, esse engenheiro disse que só existem duas velocidades, Quiet e Performance, e o usuário não pode usar nada além disso, pois é como o projeto foi feito.

 

Então não muda nada. Bombas só podem funcionar a 12V. No caso de o hardware / firmware do fabricante ter sido feito para suportar opções de velocidade, o controle só pode ser feito de forma secundária, pelo aplicativo - Corsair Link, por exemplo. Mas pelo conector não pode haver qualquer tipo de controle.

 

Obs: nota interessante, ele parece estar envolvido diretamente nos projetos de water coolers, ao responder no post #20: "that's something we can definitely look into. Truth be told there are a lot of changes and improvements we want to incorporate into the next generation of coolers / isso é algo que podemos definitivamente considerar. Verdade seja dita, há várias mudanças e melhorias que queremos incorporar na próxima geração de coolers".

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Pessoal, algumas atualizações:

 

1 - Descobri recentemente que o tubo de DeepCool Z5 só tem 3g. eu tinha dito que tinha 7g (os valores foram atualizados nos respectivos posts). Razão do engano - antigamente o site da DeepCool não carregava direito no Brasil e os sites brasileiros estavam publicando o peso bruto do produto (7g). Há um tempo eu mandei um e-mail para o suporte da DeepCool reclamando do site e eles resolveram uma ou duas semanas depois. Não sei se foi por minha causa, mas não me surpreenderia. Eles parecem ter um bom CQ. Fui lá e encontrei a especificação de 3g. Como eu tinha dimensionado o volume da Fusion X1 em função da Z5, mudou tudo. Vendo pelo atual lançamento da CM, MasterGel Nano, o site indica tanto em ml (1,5ml, igual a X1) como em gramas (4g). Então a Fusion X1 deve ter 4g, assim como a da Noctua. Mas a Kryonaut de 1,5ml tem 5,5g, então eles devem medir pelo peso, não o volume, e cada pasta vai ter um valor diferente.

 

Ou seja, mudou o custo benefício. Com 3g, a Z5 já não fica tão interessante assim. Outras pastas como a Xigmatek PTI-G3606 (3g) ou PTI-G4512 (4g) e a linha Essential E1 e E2 (4g) da Cooler Master se tornam mais interessantes por terem condutividade maior por um preço similar, se bem que condutividade não costuma ser sinônimo de desempenho.

 

Desculpem a falha, mas eu não tinha como confirmar o volume no site da DeepCool (acho que nem vi depois na embalagem). Confiei nos sites brasileiros.

 

2 - encomendei hoje pelo eBay a Thermal Grizzly kryonaut, considerada a melhor pasta térmica composta do mercado (sem ser de metal / líquido). Ela tem condutividade de 12,5 W/mK, a maior de todas. Por exemplo, a Gelid GC-Extreme "só tem" 8.5 W/mK. Mas não espero nada de extraordinário além do que já vi com a Fusion X1 (a melhor pasta das que testei). Acredito que, para as pastas compostas, o limite fica na faixa da GC-Extreme e a Fusion X1. Vou me surpreender se a Thermal Grizzly abrir 0,5ºC.

 

Deve demorar mais de um mês para chegar. Depois, mais um tempo para testar (se pintar um final de semana mais fresco). Mas já está separado. Ou seja, vou ter testado o que há de melhor no mercado. Fora essas, só as metálicas, mas como ouvi dizer que às vezes elas corroem o alumínio da CPU, não devo testar tão cedo.

 

-------edit-------

Também encomendei a Prolimatech PK-3, outra pasta top com 11.2 W/mK de condutividade. Uma pechincha no eBay. Se passar pela receita sem taxa, se torna uma excelente opção.

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14 minutos atrás, Charles Decker disse:

Gente, vale a pena um mx4 por 60 frete grátis?

 

Estou achando meio caro. Acho melhor uma MasterGel Nano. Se o frete for caro, no ML costuma ser $10. Mas se ficar a mesma coisa ou for próximo, a MX-4 tem a vantagem de durar anos. Tive seringa que estava como nova depois de 4-5 anos.

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6 minutos atrás, Charles Decker disse:

Não achei por mais barato. Em outros locais chega ta 35, aí com frete da na mesma. A diferença que este é do RS aí chega rápido.

 

Então é isso mesmo. A MX-4 é uma pasta de qualidade. Vai ser pro i5-4440? Vai ficar legal. Se for para um sistema novo com overclock, pode até encomendar uma Prolimatech PK-3. Ou então uma Noctua NT-H1. As duas com frete grátis. Demora para chegar, mas é um produto melhor, especialmente a PK-3. Mas isso se for para um sistema topo de linha. 

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Em 11/19/2016 às 03:14, Contiusa disse:

@chroNo ah, legal, que bom que gostou dos testes! Realmente, o seu cooler está pressionando a memória e ele parece estar meio de lado. Mas esse fan parece ser um fan normal de 120mm. Você poderia trocar um por um de 120 slim, tipo o DPGS-FGS-GS120, que tem 20mm ao invés de 25mm. Aí eu acho que não bateria na memória. Você provavelmente vai perder 1-2ºC no máximo. Ou tentar encontrar outro modelo slim. Talvez no E-Bay ou Aliexpress.

 

Eu gostei muito do L32. Talvez você nem perca muita coisa, pois ele é parelho com o CNPS9900 NT, que parece ser igual a linha MAX e 10X.

 

Mas se trocar, a melhor maneira de saber se você perdeu alguma coisa é testar antes o CNPS10X. Mas não pode anotar as temperaturas máximas, pois elas oscilam demais e pode dar qualquer resultado, até mais fraco do que o L32. Você teria que usar a média em tempo real do HWiNFO64. Você deve ter visto nos testes que a variação é de menos 0,4ºC.

 

Se quiser eu passo uma metodologia rápida e simples. Você testa o CNPS10X e depois testa o L32. Você vai saber exatamente o que perdeu ou não. 

 

Eu digo para fazer o teste pois trocar de cooler engana muito. Eu troquei o 9900 NT pelo NH-U14S e achei que tinha ganhado 10ºC. Depois nos testes eu vi que tinha sido 2ºC. Acho que o 9900 NT não estava bem montado antes da troca e eu estava vendo pelas máximas, mas de qualquer forma rola um efeito placebo quando você compra um cooler novo. 



velho, fiz isso, comprei o fan que tu comentou, ficou show. 

Aqui umas fotos do antes e depois.

Ficou exatamente a mesma temperatura de antes, mas pode ser porque troquei a pasta térmica, parei de  usar a Coolermaster Thermalfusion 400 e passei pra Mastergel maker nano.

Mas agora tá show de bola sem me preocupar dessa ram forçando aí.
 

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2 minutos atrás, chroNo disse:

velho, fiz isso, comprei o fan que tu comentou, ficou show. 

Aqui umas fotos do antes e depois.

Ficou exatamente a mesma temperatura de antes, mas pode ser porque troquei a pasta térmica, parei de  usar a Coolermaster Thermalfusion 400 e passei pra Mastergel maker nano.

Mas agora tá show de bola sem me preocupar dessa ram forçando aí.

 

Ah, ficou legal! Gosto desse fan. Realmente, a pasta pode ter dado 1ºC de diferença, mas ou menos o que você poderia ter perdido com o fan de 1800rpm (o original é de 2150rpm eu acho). Deu elas por elas. Ou então nem é a pasta, pois eu já troquei o fan do Raijintek Evo (1600) por um Akasa Piranha de 1900rpm e não ganhei nem 1ºC. O mais importante nesses air coolers é ter uma boa pressão para ventilar. 

 

Aquela memória torta poderia dar problema depois. Nunca se sabe. Boa sorte aí :thumbsup:

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  • 3 semanas depois...

@multímetro O HWiNFO está provavelmente lendo os fans. Vocè pode ver no Corsair link que o fan está a 1421, igual ao HWiNFO. Mas o Corsair Link está certo.

 

Se quiser conferir em outro aplicativo como o HWiNFO, você teria que desplugar os fans e deixar só a bomba por um instante. Se você deixar a CPU em repouso, não tem problema ficar sem os fans por alguns segundos. Veja pelo HWmonitor também para monitorar a temperatura ao mesmo tempo. Se começar a subir muito, plugue os fans de volta. Mas não sei se o HWmonitor vai ler a rotação da bomba depois de você tirar os fans. Veja aí.

 

Mas o Corsair link está certo. Eu só gostaria de ver se a placa-mãe (HWmonitor / HWiNFO) vai ler pela metade, porque um fan costuma ter 4 pulsos e a bomba da Asetek tem 2 pulsos, então esses apps leem pela metade.

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@multímetro é, então é isso mesmo. O valor correto são os 2850rpm do Corsair Link, mas algumas placas-mãe vão ler a bomba pela metade, porque os fans tem 4 pulsos e a bomba da Asetek tem dois pulsos. Como o HWiNFO está setado para fans de 4 pulsos, ele acaba lendo a bomba pela metade.

 

Valeu aí pelo teste! Na prática, significa que o H55 e o H75 tem a mesma bomba do H80i e do H115i.

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58d5ea4f13f47_InkedWhatsAppImage2017-03-25at00_53.06_LI.thumb.jpg.5da328bbe7ea1ef357e3259f22ec813c.jpg@Contiusa Esses water coolers da corsair tem alguma resina pastosa na conexão entre a mangueira e radiador pra vedar ? Notei um pouquinho ... parece um pasta transparente.. bem pouco mesmo. Passei a ponta de papel na parte marcada de vermelho e saiu brilhando. Se for vazamento já vai pra terceiro RMA :mad:. vou vender ele e colocar um air cooler. Vou deixar ele quieto por enquanto.

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  • 2 semanas depois...

@Charles Decker tem o código dos produtos? Porque eles bagunçam muito. O H80i V2 (CW-9060024-WW) eu sei que é a ultima revisão do modelo da Asetek. Pela experiência que eu tive com o H75, eles são mais fracos do que as unidades da CoolIT, mas acho que o H80i agora só tem modelo da Asetek.

 

A letra "i" significa que eles tem o Corsair Link, software de gerenciamento da bomba, dos fans, medição de temperatura, led, etc. Eu pessoalmente prefiro sem nada, mas os que não são "i" vão ser mais antigos e desatualizados.

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@Charles Decker ah, mas esse é antigo demais. Ainda tem mangueira corrugada. Caríssimo também para um water cooler 'vovô'. Ele deve ter anos. Você pode já pegar com defeito ou ele dar defeito logo depois. 

 

Melhor comprar um Seidon de 120 novo em folha, ou então gastar um pouco mais e comprar um Maelstrom 240T.

 

EDIT: ainda faltando peças, sem a caixa... Esse pessoal do Mercado Livre viaja completamente na batatinha...

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@Charles Decker :D:P:) é, foge desses anúncios de coisa usada no ML. O pessoal enfia a faca.

 

Mas os water coolers de 120 não são muito indicados para over. Talvez dê para chegar nos 4.4Ghz se o core voltage for baixo, mas é uma loteria. E ainda tem a placa de vídeo que ajuda a esquentar. 

 

Melhor mesmo para overclock é começar a partir do Maelstrom 240T. Teria o H80i, mas ele é muito caro e vai ser pior do que o 240T. Depois só o H110i ou o H115i, mas também estão muito caros.

 

Air cooler eu não vejo muito sentido. Para over só os de duas torres que pesam 1.5kg. Mesmo assim um 240T vai ser melhor e mais barato. Talvez esses air coolers façam diferença no soquete 2011, porque o processador é bem mais largo, ocupando boa parte do dissipador do cooler, mas o water cooler vai aproveitar da mesma forma. Ou seja... O lance é water cooler mesmo.

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