Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de sombra


Posts recomendados

Construa um simplório circuito para acender uma luz quando o ambiente estiver escuro (ou com pouca luminosidade) e a apague no caso contrário. Adicione, também, uma forma de controlar a sensibilidade do circuito fazendo a luz apagar ou acender em outros limiares de luminosidade. Construa o circuito no simulador.

ja tentei de tudo e o led não acende.

 

circuito.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Uma outra opção é usar uma porta inversora algo como cd40106 ou 74c14. O circuito é tão simples que dá pra descrever em texto:

trimpot pro vcc---entrada do inversor----ldr----gnd e a saída... deduza.

Creia-me: seu professor há de saber a origem das ideias preferencialmente por você mesmo. Como bem disse o amigo @MOR pelo menos mecione o funcionamento no relatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera eu peguei como basei um ldr gl5528 ele tem resistencia maxima de 1M a 0 lux, e entre 8k e 20k a 10 lux, o que eu fiz foi calcular a variação para 1 lux fiz isso subtraindo 20K de 1M depois divide por 10 deu 98k daí calculei os valores de R1 e RV1 

0,7 = (20 / (R + 20) x 12

0,7 = 240 / (R + 20)

0,7R + 14 = 240

0,7R = 240 -14

R = 226 / 0.7 = 322.8 K

joguei no proteus e deu certinho o led começa a apagar quando chega em 10 lux

siru.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Higor Duarte de Oliveira disse:

galera eu peguei como basei um ldr gl5528 ele tem resistencia maxima de 1M a 0 lux, e entre 8k e 20k a 10 lux, o que eu fiz foi calcular a variação para 1 lux fiz isso subtraindo 20K de 1M depois divide por 10 deu 98k daí calculei os valores de R1 e RV1 

0,7 = (20 / (R + 20) x 12

0,7 = 240 / (R + 20)

0,7R + 14 = 240

0,7R = 240 -14

R = 226 / 0.7 = 322.8 K

joguei no proteus e deu certinho o led começa a apagar quando chega em 10 lux

siru.png

 

Nesse circuito ai acima falta o resistor limitador da corrente do led.. Usando desse modo vai ser um led a cada acendimento..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Higor Duarte de Oliveira ,

 

Além do que o Mestre Faller já disse, tem um probleminha :

 

quem te disse que a variação da resistência com os Lux é linear ?????

 

Olhe aqui :

 

http://gwcts3.blogspot.com.br/2012/03/voltage-dividers.html

 

Repare que o gráfico que mostra a resistência em função dos Lux é logaritmico, e não linear ..... vai ter de criar uma tabela de conversão ou usar uma equação mais apropriada do que uma simples regra de três ( reta kkkk ) !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!