Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligou e levei choque após queda de raio, como saber se queimou algo?


ByMath

Posts recomendados

Hoje ta chovendo bastante aqui na minha cidade, eu tava ouvindo música no youtube quando do nada cai um raio a alguns quilômetros da minha casa, nesse raio o meu PC desligou por completo, o meu mouse tem um LED que não desliga mesmo com o PC desligado, esse LED desligou na hora '-', e o mais estranho, um levei um enorme choque, eu não sei porque isso aconteceu, eu não sei da onde veio o choque mas suspeito que seja por causa do headset que eu tava usando na hora, só sei que depois disso minhas pernas começaram a doer, eu também ouvi um estalo bem alto vindo do meu pc quando o raio caiu, meu medo é de que tenha prejudicado algum componente, será que tem risco de isso ter acontecido? Como eu faço para saber?

Obs: no terreno da minha casa também tem mais 2 casas da minha tia e vó, todas ligadas no mesmo poste de força ( eu não entendo dessas coisas então não sei o termo pra explicar)

Obs: sabe quando a geladeira faz aquele "tek" para puxar energia e resfriar, então, quando ocorre isso as vezes o meu monitor fica em uma tela de estatica, ele fica algumas partes verdes outra cinza com listras começa a piscar, é como se eu tivesse jogado uma pedra nele.

Obs: geralmente quando da um raio meu mouse trava, e dependendo da distância do raio ele trava por uns 4 segundos, mas o estranho é que esses raios caem a muitos quilômetros de distância, tanto que eu só ouço eles uns 5 segundos depois, eu sei que a causa do travamento do mouse são os raios porque eu vejo eles da minha janela, e exatamente neste momento o mouse trava.

 

Obs: Apos eu ligar o pc, fiz alguns testes com os periféricos e percebi que o microfone do meu headset esta queimado ;-; R.I.P Philips SMH 1900/00 (15/01/2017 - 02/02/2017) morreu jovem, bom, pelo menos o microfone .


Façam suas apostas, devo chamar um exorcista para o meu PC? ou comprar alguma peça como filtro de linha (mais uma vez digo que não entendo dessas coisas por isso peço que me expliquei no idioma dos noobs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Internet disse:

Bom, a primeira coisa que temos que levantar então é por onde o raio está indo nessa história...

 

Vejamos: como é feita a ligação da internet no PC?

 

Existe algum tipo de aterramento aí?

 

Quanto às peças do PC, aí só testando...

É assim, a ligação é feita por cabo, no modem, quanto ao aterramento eu não sei informar, não entendo realmente NADA dessas coisas, e sobre as peças do PC, qual o método que eu posso usar para ver se danificou algo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ByMath disse:

É assim, a ligação é feita por cabo, no modem,

 

Cabo... que tipo de cabo que vem da ligação de internet? É coaxial, é cabo metálico, fibra óptica ou o que?

 

agora, ByMath disse:

 

quanto ao aterramento eu não sei informar, não entendo realmente NADA dessas coisas, e sobre as peças do PC, qual o método que eu posso usar para ver se danificou algo? 

 

Bom, em todo caso você pode tentar ligar o PC... e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ByMath

 

Você quer morrer ou ficar aleijado é ?

 

Cara, quando começam trovoadas ao longe deve-se desligar tudo das tomadas até telefone e ficar longe delas até a tempestade passar ( ano passado teve gente que morreu só de mexer na geladeira ao cair um raio e outro só de ficar no telefone ).

 

Deu sorte estar vivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Internet disse:

Cabo... que tipo de cabo que vem da ligação de internet? É coaxial, é cabo metálico, fibra óptica ou o que?

No modem há um cabo coaxial, do modem AO o pc é um cabo de rede normal mesmo.

@Henrique - RJ Gotcha! aprendi com os erros, morrer nunca mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você diz que o raio caiu longe certo.. Se sua internet vier sobre a linha telefônica, que viaja pela cidade inteira, bem pode ter trazido parte da energia desse raio de lá de onde ele caiu e de forma imediata, na velocidade da luz.. Mesma coisa vale para quando a internet chegar ai carregada pelo cabo da TV a cabo.Ele anda pela cidade inteira tal fosse uma grande antena coletiva. E o pessoal fica preocupado com raios que possam entrar pela rede de energia m,as nunca pelo transporte da internet..

Comece a se preocupar.

Por isso que tem filtros de linha que provem proteções para essas linhas de telefone ou de TV a cabo, como esses daqui:

 

fht1200.jpg

 

clamper_multiprotecao8_branco_5_1.jpg

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em alguns locais, por questões geográficas e geológicas, existem maiores incidências de descargas atmosféricas. Tudo que é metálico do lado externo servirá como captação de raios. Antigas antenas de tv e uhf, cabos de elétrica, telefone, tv a cabo, etc. A onda eletromagnética se propaga pelos cabos e acaba atingindo equipamentos.

 

Os pará-raios de linha/protetores de surto/filtro de linha - sejam para elétrica, telefonia ou tv - servirão para proteger os equipamentos e na pior das hipóteses, minimizar o(s) problema(s). Digo isso porque um raio líder pode chegar a mais de 200kA e contra isso é bem complicado se proteger. 

 

Em alguns países da Europa eram obrigatórios pará-raios de linha lá fora na rua, na entrada de telefone.

Então, se o local onde mora tem grande incidência de descargas, também pense em colocar um DPS na entrada de energia.

E para que toda essa proteção funcione adequadamente deverá ter um aterramento ou um aterramento em boas condições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!