Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen - Pré-lançamento


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP
22 minutos atrás, AmarildoJr disse:

O que seria esses "SR" que vocês comentam?

As classificações, SR3, SR5 e SR7. Como se fossem os I3, I5 e I7.

 

https://www.techpowerup.com/227905/amd-zen-processors-to-supposedly-carry-sr3-sr5-and-sr7-branding

http://adrenaline.uol.com.br/2016/11/29/47026/vaza-lista-de-precos-e-modelos-de-processadores-zen/

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação

New 3rd Party Thermal Solutions

For enthusiasts and PC builders focused on a premium, quiet, and effective cooling solution or wishing to overclock, AMD is working with 15 top cooler manufacturers and vendors to create an array of aftermarket CPU coolers for AM4 processors. For ultra-quiet air cooling, Noctua will offer both its NH-D15 and its slimmer counterpart the NH-U12S. In, addition, EKWB will offer AM4 support for its custom water cooling solutions.

AMD Ryzen processor-based PCs, AM4 motherboards, and compatible cooling solutions are expected to be available in Q1 2017.

Fonte: http://www.amd.com/en-us/press-releases/Pages/ready-for-ryzen-2017jan04.aspx

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/12/2016 às 14:28, AmarildoJr disse:

Eu :tw_heart:

 

Até porque já ficou provado que o IPC (Instruções por Clock) dessa geração está ótima. Então com os coolers novos que a AMD desenvolveu, com o histórico de clocks autos, e com o desempenho-por-watt ótimo dessa geração, eu não duvido que eles alcancem 5 GHz em ar. Mas eu sinceramente nem me importo se não conseguirem isso com o cooler box, por exemplo, se eles "só" baterem o 6900K como mostraram, e ainda manter 95W (versus 140 do lado da Intel) com clocks mais baixos, já estou muito feliz, é sinal que a empresa está de volta na jogada.

5GHz no ar é algo muito relativo, meio nada com nada.

 

Uso um FX 8320e @ 4,8GHz (Boost desativado e todos os 4 módulos/8 "cores" ativos com consumo de + ou - 215W) em um Zalman CNPS12X, é um air cooler e são quase os 5GHz aí, nada revolucionário.

Se fossem 6GHz com todos os 8 núcleos aí sim eu ficaria surpreso.

 

Mas tenho certa expectativa com zen, quero muito que bata mesmo o 6900K a um preço bem menor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ajr Alves disse:

5GHz no ar é algo muito relativo, meio nada com nada.

 

Uso um FX 8320e @ 4,8GHz (Boost desativado e todos os 4 módulos/8 "cores" ativos com consumo de + ou - 215W) em um Zalman CNPS12X, é um air cooler e são quase os 5GHz aí, nada revolucionário.

Pois é, ainda é cedo pra falar qualquer coisa. O que me interessaria é saber se esses 5 GHz são em todos os núcleos e com o cooler box. Seria muito legal se desse pra fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os AMD FX tem esta vantagem de subirem fácil em overclock, mas são processadores na arquitetura CMT.

 

Eu aqui com um FX 6300 e um cooler Rainjinteck Evo subi  em até 4.7 ghz, se eu tivesse um Water Cooler top de linha eu creio que seria possível subir 5ghz em diante.

 

Os CPUs Intel SMT atuais são difíceis de subir todos os núcleos em 5ghz, sejam da linha Skylake e Kaby Lake quanto a linha entusiasta de 6,8,10 núcleos.

 

Os Zen vão seguir esta mesma linha SMT dos Intel, só que apresentando menor tdp talvez com menor dissipação térmica seja possível subir mais eles que os Intel SMT.

 

O ipc dos Zen vão ser semelhantes a linha Haswell e Haswell-E, que temos como exemplos o i7 4790k e i7 5960x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, OCCT disse:

Os AMD FX tem esta vantagem de subirem fácil em overclock, mas são processadores na arquitetura CMT.

 

Eu aqui com um FX 6300 e um cooler Rainjinteck Evo subi  em até 4.7 ghz, se eu tivesse um Water Cooler top de linha eu creio que seria possível subir 5ghz em diante.

 

Os CPUs Intel SMT atuais são difíceis de subir todos os núcleos em 5ghz, sejam da linha Skylake e Kaby Lake quanto a linha entusiasta de 6,8,10 núcleos.

 

Os Zen vão seguir esta mesma linha SMT dos Intel, só que apresentando menor tdp talvez com menor dissipação térmica seja possível subir mais eles que os Intel SMT.

 

O ipc dos Zen vão ser semelhantes a linha Haswell e Haswell-E, que temos como exemplos o i7 4790k e i7 5960x.

Tive um i5 4670K e não conseguia ultrapassar os 4,5GHz com estabilidade, mesmo com overvoltage extremo, o que me irritava um pouco pois meu antigo i7 3770 sem K ficava em 4,1GHz só com BLCK OC e era substancialmente mais rápido que o i5 @ 4,5GHz.

adicionado 3 minutos depois
20 horas atrás, AmarildoJr disse:

Pois é, ainda é cedo pra falar qualquer coisa. O que me interessaria é saber se esses 5 GHz são em todos os núcleos e com o cooler box. Seria muito legal se desse pra fazer isso.

Esse Over de 5GHz foi com 1 core/ 2 Threads ativos e Wraith cooler(li muito sobre), acredito que com todos os 16 Threads ele não ultrapasse os 4,4-4,6GHz, o que mesmo assim está no mesmo patamar que vemos na intel atualmente(e isso é ótimo se colocado numa faixa de preço adequada).

 

Acredito que a melhor versão para subir frequência será a SR3 que terá 4 cores com SMT desativado.

adicionado 9 minutos depois
29 minutos atrás, Guilherme FW Xavier disse:

E logo vai aparecer mobo com desbloqueador de SMT. :P

SMT não é algo ruim só poque interfere no overclock, dois exemplos básicos são Pentium G3258 vs i3 4160 e o caso i5 e i7.

 

Um pentium G3258 rodando @ 4,8GHz pega 15-20% a mais que o i3 4160 em benchmarks, mas os 4 Threads do i3 são imbatíveis em jogos, e mesmo o pentium com tamanho overclock não consegue bater o i3 em games modernos que exigem muita CPU, o mesmo acontece com i5 e i7,  no borderlands 2 com a 270X(@ 1215MHz core/1500 Memória) em 900p eu pegava entre 120 e 150FPS com o 4670K em 4,5GHz, enquanto com o 3770 em 4,1GHz eu pegava entre 135 e 190 FPS, e estamos falando de um game DirectX 9, que teoricamente( e bota teoricamente nisso) nem beneficia de SMT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, AmarildoJr disse:

Onde você viu essa informação?

http://madzgamenews.blogspot.com.br/2017/01/amd-zen-cpu-overclock-1-core-up-to-5ghz.html

na verdade vi no youtube, mas não encontrei o vídeo...

adicionado 0 minutos depois
45 minutos atrás, MarcioPescador disse:

Será  que vai demorar pra lançar aqui no BR ? Tô com uma grana guardada , queria montar um PC , tô em dúvida em montar um Intel agora ou esperar os novos AMD...

 

Provavelmente você vai começar a encontrar por aqui uns 2 meses depois do lançamento, em maio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ajr Alves Acho difícil, se pegar como base os KabyLake, depois de algumas horas já tinha estoque de processadores e motherboards à venda, nem sequer teve uma pré-venda. Já devem, provavelmente, estar distribuindo as versões de engenharia, e logo em seguida, o lançamento, os kits de analise e as pré-vendas. Se pegar a GTX1050 que demorou 1 mês e meio para chegar ao BR, e já foi considerado um atraso "anormal" pelos varejistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a AMD vai seguir o mesmo ritmo da Intel quanto aos clocks:

 

Vai lançar os quad-core sem e com HT em clocks stocks maiores e os hexa e octa com clocks stocks menores.

 

Por parte da Intel enquanto um i7 6900k octa tem o clock padrão 3.2 ghz e turbo 3.7 ghz, um i7 7700k quad tem o clock padrão 4.2 ghz e turbo 4.5 ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 17/01/2017 às 10:36, Ajr Alves disse:

SMT não é algo ruim só poque interfere no overclock, dois exemplos básicos são Pentium G3258 vs i3 4160 e o caso i5 e i7.

 

A AMD tem tradição de aproveitar coisas, lembram do desbloqueio de núcleos dos processadores X3? Logo alguém descobre como desbloquear o SMT de processadores que vem bloqueados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Evandro disse:

http://www.guru3d.com/news-story/asus-am4-prime-x370-and-crosshair-vi-hero-motherboards-slides-leaked.html

 

E aparece um slide de apresentação sobre uma placa Asus topo de linha.

 

Tá chegando a hora!

Uma coisa que tá me animando com relação ao Ryzen são justamente as placas-mãe.. Essas X370 mais topo de linha, tem algumas coisas, que só via na plataforma X99 da Intel..

 

Que Ryzen confirme o hype..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu achei esta placa topo muito afrescalhada, é bem a cara de umas X99 como você disse. :D

 

Só espero que as intermediárias sejam interessantes, era tão bacana quando a plataforma 1366 estava em fim de linha e você conseguia montar um sistema bem bacana sem ter que vender os rins e a mãe junto.

Agora vem as 2011 tudo perto do milhar, enquanto tem uns x6 com preço razoável.

 

Uma coisa interessante do slide é quando falam que "meet the expectations".

A conferir.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 minutos atrás, OCCT disse:

@Evandro

 

Ultimamente só estão lançado mobos assim baseados na balada/discoteca/rave com luzes e luzes que só servem para deixar mais cara a mobo.

 

A maior parte do público que monta hardware top de linha de pc não faz tanta questão disto é apenas um público x.

Concordo, muita frescura que só encarece.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Contiusa disse:

@zOpek mas um hexacore com 12T na faixa do i5-7600K (quad core com 4T)? Então eles estão vindo bem fracos. Ou então eles estão falando de preços, não de desempenho.

Estava empolgado com a AMD tanto que deixei de compra o i7 6800k para aguarda o Zen, porem não to vendo muita coisa ultimamente, enfim vamos aguarda, porem as expectativas estão diminuindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juliano Kloss o problema é que a AMD parou no tempo na última década e a Intel continuou avançando passo por passo. Eles teriam que fazer um milagre para impressionar. Parece que eles vão continuar jogando com os preços, porque em termos de porcentagem é mais ou menos isso aí, 45-47% de melhora, mas ainda é pouco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...