Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen - Pré-lançamento


Evandro

Posts recomendados

1 hora atrás, Veloria disse:

Se overclocks no Ryzen chegarem nos 5GHz com air cooler, o Kaby Lake vai ter uma séria concorrência no nicho dos overclockers. Vi vários reviews do 7700K onde a maioria chega nos 4.9GHz com bastante dificuldade de estabilizar nos 5GHz.

Minha real curiosidade é ver o desempenho dos Ryzen quad core, visto que são poucos os jogos e programas (não profissionais) que conseguem fazer uso de mais de 4 núcleos. 

Outra questão bem animadora é que quem migrar para um Ryzen dual core, por exemplo, terá uma gama relativamente grande de possibilidades de upgrade, podendo migrar pra quad core, hexa core e octa core sem precisar mudar de placa-mãe/plataforma, ao contrário do que acontece com a Intel e o LGA1151/2011-3.

Também ouvi falar sobre os kaby lake, fiquei sabendo que eles precisam de muita tensão para estabilizar e mesmo assim é difícil conseguir over em 5 ghz, apesar de os processadores testados ainda serem "ES". Além de estarem esquentando muito, alguns dizem que a intel voltou a usar "TIM" de baixa qualidade entre o IHS e o Die da cpu, igual na época dos ivy bridge, resta esperar pra ver se vão melhorar nas versões finais, por enquanto, o ryzen parece mais promissor

 

Edit: http://adrenaline.uol.com.br/2017/01/06/47647/slides-mostram-mais-detalhes-das-placas-am4-e-seus-chipsets/

 

Mais detalhes dos chipsets am4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

https://www.techpowerup.com/229339/amd-ryzen-8-core-16-thread-cpu-es-now-run-at-3-6-ghz-base-3-9-ghz-boost

Além do que foi falado sobre os clocks do modelo de engenharia, fala-se em uma revisão F4, que pode trazer processadores de até 4 GHz em boost, e o mínimo esperado é 3.4 GHz.

 

Informações desencontradas, e se ainda vem revisão (uma F, quer dizer que amadureceram bastante o bicho ou tiveram muitos problemas), pode ser que fique pro final do trimestre mesmo.

Ainda espero algo em Fevereiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://www.extremetech.com/computing/242252-amd-declares-ryzen-will-four-year-architecture-details-overclocking-plans-emphasizes-hard-launch

 

Citação

Isso de acordo com o Diretor de Tecnologia Mark Papermaster, que estava à mão para discutir o chip. Antes de tudo - a AMD promete um lançamento integral para o Ryzen, sem paper launches, disponibilidade limitada ou introdução limitada de produtos. Quando o Zen for lançado, ele vai estrear em várias configurações (ainda desconhecidas), e não em um único modelo de oito núcleos.

 

Isso elimina os rumores de que o SR7 seria lançado no dia 17 de janeiro e o SR5 e o SR3 em fevereiro ou março. Mas, do que eles têm falado aqui e ali, passa a impressão de que nem eles sabem a data certa de lançamento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver nem importa "se o RyZen chega a 5 GHz em ar", porque já foi provado que a história recente se inverteu a favor da AMD: o RyZen consome MUITO MENOS, tem clock MENOR, mas é mais potente se comparado a um Intel equivalente com consumo e clock maiores. Então é muito provável que nem precise chegar a 5 GHz pra ter desempenho similar ou maior  a um Skylake/Kaby-Lake equivalente. Chegando a 4,4/4,6 GHz com o mesmo desempenho da concorrência já tá ótimo, porque o consumo vai ser bem menor de qualquer forma (e acredito que a temperatura também, ainda mais porque os Intel esquentam muito mais).

 

Se importar com clock agora é se importar com algo irrelevante, com números irrelevantes. Isso não importa mais para o desempenho da AMD, como foi na gloriosa era Athlon 64 XP :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Zucchini disse:

É até bom que eles façam todos os ajustes e revisões necessárias para poder entregar um produto digno, mas bem que eles podiam fazer isso mais rápido né? Êta demora... Esse lançamento do Zen já virou novela. Kkk

 

Isso não é fácil e nem rápido, se estão falando em revisão nova pra antes do lançamento, pode ter certeza que já estão fabricando estes chips.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Zucchini disse:

@Evandro sei que não é algo trivial, mas né, bem que poderiam dar um gás nisso aí. Hahaha 

 

Nós, consumidores, ficamos com grande expectativa e ansiedade ao vermos tantas boas promessas.

Acho que a nova administração da AMD (a.k.a. Lisa Su) está empenhada em não cometer os mesmos erros do passado, como o que ocorreu com os Phenom de primeira geração, que chegaram ao mercado com bug no TLB e fizeram o valor das ações da AMD despencar.

Eu particularmente acho isso bem positivo, porque dá a certeza ao consumidor que a empresa vai entregar um produto polido e que atende as expectativas.

A Intel já lançou sua nova família de processadores, e como a maioria deve saber, o ganho de desempenho foi somente em clock speed, o ganho de IPC é nulo. Portanto, a AMD não precisa ter tanta pressa. Visto que é uma arquitetura totalmente nova, eu como consumidor prefiro receber um produto final que esteja "pronto", do que receber um produto com antecedência mas com bugs.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 07/01/2017 às 12:41, Zucchini disse:

@Evandro sei que não é algo trivial, mas né, bem que poderiam dar um gás nisso aí. Hahaha 

 

Nós, consumidores, ficamos com grande expectativa e ansiedade ao vermos tantas boas promessas.

 

Falta la plata..

 

---

 

https://www.techpowerup.com/229399/amd-says-zen-cpu-architecture-is-expected-to-last-4-years

 

Arquitetura Zen é pra durar uns 4 anos.

Hum...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas e más notícias para quem tem um air cooler ou water cooler e quer migrar para o Ryzen:

 

http://www.pcworld.com/article/3155496/computers/amd-ryzen-cpus-7-all-new-details-revealed-at-ces-2017.html

 

Citação

 

The new AM4 socket contains 1331 pins—so close to 1337!—or about 100 more than the older AM3+ socket. Beefier CPU coolers that rely on bolts passing through the motherboard will indeed require new brackets. That said, any existing CPU coolers that use clips rather than those bolts should transfer over to AM4 systems and work right away, Prior told me.

---------------------

O novo soquete AM4 contém 1331 pinos - tão perto de 1337! - ou cerca de 100 a mais do que o soquete AM3+ mais antigo. CPU coolers mais volumosos e que dependem de pinos que atravessam a placa-mãe [backplate] na verdade exigem novos suportes [de fixação]. Dito isso, qualquer CPU cooler existente que usa os clipes em vez dos pinos devem ser transferíveis para os sistemas AM4 e funcionar de pronto, disse Jim Prior.

 

 

Ou seja, os coolers que usam o clipe do soquete vão ser compatíveis. Os coolers que usarem o backplate vão precisar de um kit adaptador que alguns fabricantes têm feito (Noctua e Thermaltake, por exemplo). A questão é arranjar esse kit aqui no Brasil. Mas com os Noctua eu acho que não teria problema, pois a Waz encomenda.

 

Vários air coolers da DeepCool e alguns da PCyes não teriam problema. Assim como o Hyper TX3 e o Blizzard T2. Mas o Hyper T4 e o Hyper 212X não serviriam (o Hyper T4 ainda tem a falha de só montar horizontalmente).

 

Dos water coolers, todos os Corsair com bomba CoolIT (H60, H110i GT e V2, por exemplo) devem ser compatíveis, pois eles usam os clipes do soquete. Já os com bomba da Asetek não são, como o H75, H115i, H80i V2, etc., que usam backplate.

 

Os water coolers da DeepCool e da Cooler Master também não parecem compatíveis. Dos que eu vi, todos têm backplate.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Anderson K disse:

@Contiusa mas mesmo assim dá medo disso acontecer no Brasil por conta do baixo suporte das empresas.

 

O problema é justamente esse. Sem contar que lá fora eles dão esses kits de graça. Aqui as lojas vendem (talvez pelo custo de envio?). Tem alguns kits (de coolers antigos) para o soquete 2011 que ainda são vendidos no Brasil.

 

Sem contar a multidão que vai comprar um Hyper 212X (muito popular) e depois descobrir que não encaixa. Imagine o inferno que vai ser o RMA desses fabricantes. Imagino que muita gente vai ficar na mão.

 

Ou pior ainda, o vendedor vai ter que ficar trocando cooler atrás de cooler por causa da lei de desistência do consumidor. E o que ele vai fazer com os coolers abertos, com lacres rasgados, usados? Alguns vão poder devolver para os fabricantes, outros vão ter que empurrar para outro cliente de algum jeito.

 

2017 será meio caótico no mercado de refrigeração brasileiro :P:D:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se eles vierem com o Wraith, é uma preocupação a menos. Claro, ele não é tão bom quanto um 212X, mas é um ótimo cooler (ainda mais por ser "box"). Isso SE vier com esse cooler e não com aquelas porcarias que geralmente vem :P Nem o do 8350 é bom, parece um secador de cabelo em full-RPM (já o Wraith é silencioso e eficiente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AmarildoJr disse:

Mas se eles vierem com o Wraith, é uma preocupação a menos. Claro, ele não é tão bom quanto um 212X, mas é um ótimo cooler (ainda mais por ser "box"). Isso SE vier com esse cooler e não com aquelas porcarias que geralmente vem :P Nem o do 8350 é bom, parece um secador de cabelo em full-RPM (já o Wraith é silencioso e eficiente).

 

O CDH testou o Wraith e ele só é 2ºC melhor do que o cooler box padrão da AMD e 18ºC mais fraco do que um Hyper 212 Evo.

 

Ou seja, está arriscado de você dar uma tunada no cooler box e ele se igualar ao wraith.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Contiusa disse:

O CDH testou o Wraith e ele só é 2ºC melhor do que o cooler box padrão da AMD e 18ºC mais fraco do que um Hyper 212 Evo.

 

Ou seja, está arriscado de você dar uma cuspida no cooler box e ele se igualar ao wraith.

Não lembro bem onde vi o teste, mas um Wraith rodando a 2900 RPM dissipa a mesma quantidade de calor que um cooler antigo girando a 5500 RPM (link), obviamente por conta do design superior do dissipador e fan maior.

5500 RPM é chato pra baralho :P Fica flutuanto conforme o uso, tira a concentração, é horrível. Tem alguns modelos que giram a 6500-7000 RPM (o meu era assim depois que eu arrumei o thermistor) e era impossível fazer qualquer tarefa que usasse CPU e ir dormir, por exemplo. É praticamente um secador de cabelo. Já a 2900 RPM é perfeitamente possível ir dormir e deixar a CPU trabalhando.

Claro, 2900 RPM não é muito silencioso, mas dissipar o mesmo calor com essa rotação em comparação a um cooler antigo a 5500 RPM, é um avanço e tanto.

 

E como um Ryzen topo de linha tem TDP de 95W e desempenho lado-a-lado com um Intel 6900K de 140W, vai ser melhor ainda pois os Wraith já dissipam uma boa quantidade de calor nos processadores de 125W. Tenho fortes convicções que o Wraith vai ser perfeito para quem não for fazer overclock, e ainda ser muito bom para quem fazer um overclock moderado, rodando aos seus 2900 RPM e deixando as temperaturas bem abaixo do Maximum Safe Temperature.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos 1:25 mins desse video, parece que o Ryzen vem com o cooler Wraith mesmo :thumbsup:

 

Logo depois o Linus mostra que essas são de fato as máquinas usadas na demonstração da AMD de um mês atrás, e que ambos sistemas rodam Battlefield 1 "quase idênticos", lembrando que o sistema Intel está rodando com Boost mas o AMD não.

 

"Looks like the KING of creation is back at it again".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Achei estranho tirarem o SMT do SR3, até o Pentium da Intel agora tem HT, mas é como diz a matéria, talvez eles lancem com Black Edition com a função ativada. 

 

Estou de olho no SR5, quero que sejam oficialmente lançados logo para ver comparativos com cada um deles, provavelmente no meio do ano que vem trocarei de kit e quem sabe não pego algo dá AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correção off-topic: O Hyper T4 tem ambos os sistemas de presilhas, com backplate e com clips. Vem o kit e você monta com o que for adequado. Mas, sim, ele fica na horizontal. O que acabou sendo uma boa coisa no meu caso, que tenho um gabinete com exaustor em cima. Ficou tão bem alinhado que parece que foi de propósito. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!