Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Flávio Santana Lima
Não seria por causa de não usar todos os 16 núcleos? :huh:
Esses programas que monitoram medem o uso todo do CPU, não apenas os núcleos utilizados em tal programa ou sua capacidade no mesmo.
Seria mais interessante esses testes mostrando o monitoramento de cada núcleo.

Postado

Alguém poderia fazer testes definindo "afinidade" no windows dos jogos/programas a um ccx apenas?
Como definir "afinidade" no windows:

1- Abrir o programa/jogo;

2- Definindo afinidade:
2.1 - no windows 10, no gerenciador de tarefas, aba detalhes, clicar com botão direito do mouse, definir a afinidade, escolher quais núcleos vão executar o programa/processo;
2.2 - no winodws 7, no gerenciador de tarefas, aba processos, clicar com botão direito do mouse, definir afinidade, escolher quais núcleos vão executar o programa/processo.

Postado

Na realidade os Ryzen 5 e 7 bateram em produtividade a Intel e conseguem rodar a maioria dos jogos com desempenho equivalente ou melhor por um preço bem menor; quero deixar claro que não é minha opinião mas sim o que vejo em testes com sistemas atualizados em jogos e produtividade, não há dúvidas, eu também gosto de CPU Intel usei exclusivamente por 12 anos, mas a verdade que seja dita.

JOGOS:

Testes em 1080p ultra:

Ryzen >= Core i5, i7:

Sniper Elite 4:
sniperelite4_1920_1080.png

Tomb Raider 2016:
rottr_1920_1080.png

Civilization VI:
civ6_1920_1080.png

Styx 2:
styx2_1920_1080.png

Deus Ex 2016:
deusex_1920_1080.png

Doom 4:
doom_1920_1080.png

RE7:
residentevil7_1920_1080.png

Shadow Warrior 2:
sw2_1920_1080.png

The Witcher 3:
witcher3_1920_1080.png

Anno 2205:
anno2205_1920_1080.png

Core i5, i7 > Ryzen:

BF1:
bf1_1920_1080.png

Dishonored 2:
dishonored2_1920_1080.png

Far Cry Primal:
farcryprimal_1920_1080.png

Fallout 4:
fallout4_1920_1080.png

Hitman 2016:
hitman_1920_1080.png

Total Warhammer:
warhammer_1920_1080.png

Watch Dogs 2:
watchdogs2_1920_1080.png

PRODUTIVIDADE:

3D Particle Movement v2.1
85866.png

Corona 1.3
85875.png

POV-Ray 3.7
85879.png

AES Encoding
85884.png

MySQL:

mysql.png

Blender:
blender.png

Cinema 4D(Cinebench R15)
cinebench_multi.png

Euler 3D:
euler3d.png

H.264 e H.265 Video Encoding
x264.png

x265.png

TrueCrypt / VeraCrypt
veracrypt.png

wPrime
wprime.png

7-Zip
7zip_pack.png

• Curtir 4
Postado
5 horas atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Brunno Márcio quero saber, porque o uso tão baixo nos ryzen?? E mesmo com uso baixo, o uso de gpu continua mais baixo também

Porque o jogo não está utilizando todos os núcleos. Isso já acontece desde o FX, e ironicamente é a causa de o FX ter melhorado o desempenho e diminuído a diferença nos jogos mais atuais. Há jogos aqui como SFV que chegam a rodar com 40% de uso, e outros que rodam com 50~70% e praticamente o mesmo desempenho de processadores i5. Esse ryzen tem 6 núcleos, mas os threads também contam como núcleos.

• Curtir 1
Postado

@Flávio Santana Lima   É verdade, eu também não sei o porque. Talvez seja porque esses núcleos físicos do ryzen já estejam fazendo mais diferença do que os virtuais em certas coisas...

Meu processador no cinebench (single) por exemplo faz 109 pontos , enquanto um i5 desses mais novos consegue cerca de 150. No cinebench (multi) ele consegue 719 pontos, ficando algo entre um 3770k e o 4770k com OC. E ainda sim ele consegue médias FPS próximas a desses processadores por causa dos núcleos.

Agora imagina o ryzen 1600 por exemplo que tem marcado 150~160 no cinebench (single), quase a mesma pontuação de um 6900k, e cerca de 40~50 pontos a menos do que um i7 7700k. E no cinebench(multi) o ryzen ta fazendo cerca de 1300, praticamente 400 pontos a mais do que um 7700k. Então esses processadores não são brincadeira.

A única vantagem que vejo da intel é que a quantidade de pessoas que utilizam processadores de 2 cores ainda é grande demais, e não sei até que ponto pode ser interessante pros desenvolvedores mudar.

Capturar.JPG.dd267f88e71be0f1286155c2853511ee.JPG

Postado

Pouca gente percebe, mas tanto o R5 1400 3.2 ghz quanto o R5 1500x 3.5 ghz são praticamente um i7 4790k 4ghz com downclock todos com 8 threads em smt; estamos vivenciando uma situação completamente diferente do que foi os FX vs Intel; agora Ryzen e Intel usam SMT e já que sabemos que o ipc dos Ryzen é semelhante a linha Haswell e Haswell-E.

O resultado que postei  do 1500x rodou melhor em alguns jogos que o i7 7700k deve ser alguma feature na arquitetura dos Ryzen ou por ele ter 16 MB de cache aliado as atualizações já lançadas.

• Curtir 4
Postado

@Flávio Santana Lima @Ryudo
Depois de analisar outra discussão aqui sobre os problemas de altos FPS em GTA V com processadores de 4 cores / 8 threads (página 27), creio ainda que o problema do i7 não segurar seja devido a limitação quando se usa boa parte dos núcleos físicos igual ao caso do i3. Assim o Hyper Threading se torna um meio de aliviar o processador, e não garantir um desempenho sólido superior.
Ryzen R5 1400 também poderia acontecer isto, mas por alguma razão a sua tecnologia em gerar mais threads deve ser bem mais trabalhada a ponto de não cometer o mesmo "erro" da Intel.
Claro que tudo isto é pelo ponto de vista apenas do processador.

Já na questão dos jogos, não existe um jogo 100% otimizado, ainda mais se for nível hype (odeio eles, 90% sempre é bugado no início e talvez nem se corrijam), por isto pode haver conflitos maiores em um componente do que em outro mesmo que seja superior em algum aspecto.

Possivelmente esta questão do i7 nem veríamos se não tivessem lançado o Ryzen e apenas aceitaríamos o fato concluindo que é apenas um problema no jogo. Acho até engraçado o povo ficar encabulado quando algo acontece com o i7, e os coitados do FX eram apenas algo "comum" se não desse conta de uma situação mesmo que tivessem potencial.

8 horas atrás, OCCT disse:

Pouca gente percebe, mas tanto o R5 1400 3.2 ghz quanto o R5 1500x 3.5 ghz são praticamente um i7 4790k 4ghz com downclock todos com 8 threads em smt; estamos vivenciando uma situação completamente diferente do que foi os FX vs Intel; agora Ryzen e Intel usam SMT e já que sabemos que o ipc dos Ryzen é semelhante a linha Haswell e Haswell-E.

Sim! Eu tenho um i5-4690 e estou satisfeito com seu desempenho em single thread, porém é um processador que aos poucos está morrendo devido aos seus únicos 4 núcleos. Eu poderia pegar um i7-4790K como upgrade, mas o R5 1400 seria uma melhor escolha, pois tem mais chances de evoluir.

Só para terminar este post, alguém sabe me dizer se é seguro utilizar o Windows 7 com um Ryzen? (contando com as burlagens do sistema aceitar o processador em tutoriais que se encontra por aí)

Postado

@Lost Byte se não me engano, recentemente este video foi postado aqui:

Se for reparar, mesmo o 2xXeon com 32 threads estão tendo load na maioria de seus threads e boa parte dos jogos.

Jogos de fato conseguem usar +16 threads, mas, provavelmente, otimizados para 4c8t que até o momento era o mainstream.

adicionado 27 minutos depois

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, Lost Byte disse:

Só para terminar este post, alguém sabe me dizer se é seguro utilizar o Windows 7 com um Ryzen? (contando com as burlagens do sistema aceitar o processador em tutoriais que se encontra por aí)

Eu não usaria windows 7 com ryzen. Primeiro por causa das atualizações, directx 12 e outras features o que na teoria já vejo como motivo suficiente pra utilizar o 10. 

Já na prática. Muitos dizem que é a mesma coisa, outros dizem que o 7 é melhor. Um amigo instalou em um i5 4460 e relatou não ter sentido diferença. Mas no meu caso, com o FX, senti uma diferença boa quando migrei pro windows 10, principalmente na suavidade com que as coisas rodam. Tudo fecha, minimiza e abre mais rápido, programas, jogos etc. Tudo roda extremamente liso se comparado ao 7. E ele melhora a cada atualização.

O windows 7 sequer tinha por padrão suporte a todos os núcleos do FX, era necessário patch... E com o ryzen que também tem vários núcleos não deve ser diferente.

Postado

@Atretador

Interessante o teste do Ryzen vs 7700k e Xeon, eu percebi que a maioria dos jogos que usaram melhor as 32 Threads foram exatamente games em apis de baixo nível, o Doom 4 no Vulkan, Ashes of Singularity DX 12, The Division DX 12 e o único jogo DX 11 que usou bem as 32 Threads foi o Metro Redux, mas a 4A games é um estúdio bastante competente quando falamos em otimização e a engine usada no Metro é boa, sem falar que ainda hoje trás ótimos gráficos.

Gosto dos testes do hardware unboxed, mas achei desleal testar um i7 7700k @ 4.8 ghz vs 1800x @ 4.1 ghz;  parece mais um teste para deixar o Intel na frente sendo que o i7 7700k já é melhor em jogos até mesmo que os Intel entusiastas; sabemos também que os games rodam melhor em cima do esquema quad-core e 8 Threads aliado ao ipc alto, clock alto e em SLI aí que exige mais clock e ipc elevados.

Deveriam ter testado ambos no mesmo clock.

E sinceramente se tivesse orçamento que batesse com o preço de um i7 7700k e R7 1700 na faixa dos 1400 Reais, eu levaria Ryzen sem pensar, paga-se o mesmo valor por um CPU moderno de 8 núcleos físicos e 16 Threads além do suporte a futuros upgrades para AM4.

Postado
6 horas atrás, Brunno Márcio disse:

O Core i5 vai ficando restrito, num nicho meio específico: pro pessoal do "1080p @ 60FPS" e pro pessoal que vai jogar apenas..

Pra quem vai fazer uma gravação de gameplay, dependendo do jogo e do programa utilizado, ou fazer stream de jogo, a coisa tá ficando complicada, pois tem uma opção com BEM mais reservas, do lado da AMD..

• Curtir 2
Postado

@OCCT discordo, acho que deve-se testar da forma que os users vão usar.

Pegando um proc para OC, as pessoas não vão fazer downclock, vão puxar para os 4.8~5Ghz, da mesma forma que os users de R7 vão puxar para o 3.8~4.1.

Falar para testar no mesmo clock para deixar "justo" é meio incoerente, afinal é um proc de 4c\8t contra um de 8c\16t, se fosse para deixar justo clock por clock core por core teria que comparar com o R5 1400\1500X.

Postado
2 minutos atrás, RS Faria disse:

O Core i5 vai ficando restrito, num nicho meio específico: pro pessoal do "1080p @ 60FPS" e pro pessoal que vai jogar apenas..

Pra quem vai fazer uma gravação de gameplay, dependendo do jogo e do programa utilizado, ou fazer stream de jogo, a coisa tá ficando complicada, pois tem uma opção com BEM mais reservas, do lado da AMD..

Tenho o mesmo pensamento.

Porém, com o i5 já está mais do que entendido que ele alcançou o seu limite. Na maioria dos jogos, está batendo 100% de uso da CPU enquanto a concorrente tem bastante folga, entregando desempenho/similar ou superior em casos específicos... A intel vai ser obrigada a sair desse loop infinito de quad cores e lançar no mínimo, um six core com os cannon.

Mas, sempre coloco da seguinte forma:
Se eu estou em 2017 e tenho a oportunidade de comprar um six core com 12 threads, me dando margem não apenas para jogar (entregando mesmo desempenho), mas também me servindo em tarefas que precise, por basicamente o mesmo valor de mercado em uma arquitetura totalmente nova, com maior longevidade, por que diabos escolheria obter um quad core requentado da geração anterior?

adicionado 9 minutos depois

Garimpando por ai, achei esse vídeo do R5 1400 levando uma GTX 1070 no ultra, sem NENHUM gargalo :huh:

• Curtir 5
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Atretador disse:

O mais estranho é a variação minúscula de performance entre os Ryzen independente do numero de threads\cores ativos, deve haver muito espaço para otimização.

É normal se o clock deles for parecido (como é), exatamente pelo que você estão discutindo. ;)

Não sei se otimização do scheduler vai melhorar muito, mas se virar 5% a mais, já encosta mais na concorrência.

Duro é ficar no "se" a vida toda.

• Curtir 2
Postado
16 horas atrás, Ryudo disse:

Já na prática. Muitos dizem que é a mesma coisa, outros dizem que o 7 é melhor. Um amigo instalou em um i5 4460 e relatou não ter sentido diferença. Mas no meu caso, com o FX, senti uma diferença boa quando migrei pro windows 10, principalmente na suavidade com que as coisas rodam. Tudo fecha, minimiza e abre mais rápido, programas, jogos etc. Tudo roda extremamente liso se comparado ao 7. E ele melhora a cada atualização.

O windows 7 sequer tinha por padrão suporte a todos os núcleos do FX, era necessário patch... E com o ryzen que também tem vários núcleos não deve ser diferente.

A diferença de uso de núcleos no Windows 10 é bem visível. Possivelmente se tenha que usar aquele unpark para os Ryzen no Win7 também.
Quando eu tinha um FX-6100 eu testei o Windows 8/8.1 por esta questão de núcleos estacionados. O resultado foi péssimo... No Windows em si melhorou a navegação de pastas, abrir programas, porém em jogos notei uma diferença de 10 FPS a menos, o que me fez voltar ao velho Windows 7.
Minha experiência com o 10 sempre me deu dor de cabeça. Só experimentei ele com o i5-4690 e foi uma luta para iniciar os programas nativos do sistema como aquele player de música que aparece na interface metro (acho que era isto). Outro incomodo é que por padrão algumas configurações causavam um desligamento automático a cada 1ª vez que ligava o PC, o que era haver com o boot rápido. Não vou nem falar das atualizações obrigatórias que podem bugar tudo. Claro que estou falando do sistema sem a devida configuração otimizada por parte do usuário. Como faz mais de um ano que não tenho contato com este sistema, não sei agora.

12 horas atrás, Atretador disse:

Se não me engano em um update futuro ou que ja aconteceu ter Ryzen ou Kabylake com Win 7 vai tornar o sistema inutilizável. Mas, não lembro onde ouvi para lembrar :v

Acho que já acontece. Li algo a respeito de que não tem drivers nativos para USB e o sistema não aceita o processador ao realizar uma instalação limpa, ou algo parecido, tendo que realizar um processo chato, o que gerou minhas dúvidas anteriores se mesmo assim o Win7 poderia ser usado sem problemas após as gambiarras a nível MacGyver.

Infelizmente o futuro nos obriga a conformar com o Windows 10, um sistema que para mim usam as desculpas de atualizações obrigatórias para não dizer que está em uma versão beta infinita. Pena que o Linux não tenha a mesma compatibilidade de jogos.

Voltando ao Ryzen... Sobre a pouca diferença de performance entre os seus modelos, além desta questão dos núcleos/threads que parece interminável, o Ryzen como já falado bem lá atrás, tende a ter menos FPS para garantir uma melhor estabilidade e assim não causar alguns pequenos atrasos (questão do frame time), fora que os jogos testados não estão preparados para essa novidade de processador, digo, sua otimização na produção do jogo não tinha como base o Ryzen para se adequar.
Mas pessoal, estamos na era de DX 12 e Vulkan que estão no início, somando com a nova tecnologia AMD e sabe lá o que a Intel pode estar planejando agora, teremos muita confusão e diversão com a galerinha coisa para ver.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!