Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eaew Galera! Estou querendo fazer um sistema de proteção pro meu carro, com um leitor biométrico. Atualmente ele ja tem uma chave manual, que corta a bomba de gasolina, que quando eu saio do carro abro essa chave. E quero substituir essa chave por um sistema biométrico, utilizando microcontrolador PIC (qualquer PIC serve).

Esse é o leitor biométrico. (dou preferência a este, mas caso outro seja melhor, podem me dizer tmb!!)

http://http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-713816327-sensor-leitor-biometrico-de-impresso-digital-arduino-_JM

E eu andei pesquisando e sei que esse leitor funciona com arduíno, mas eu gostaria de utilizar o bendito pic, pois acabei de comprar um pickit 3  :D além de que creio que o arduíno seja mais voltado a prototipagem.

Eu gostaria de saber se é possível utilizar esse leitor biométrico com PIC.

Além disso, vi nessa site:

http://www.tuxti.com.br/wiki/index.php/Arduino_-_Leitor_Digitais

o processo feito para armazenar e fazer a leitura com o arduíno, (o próprio leitor armazena nele as digitais), e depois quando estiver rodando o programa de leitura, lê as digitais (pelo o que eu entendi existem dois sketchs; um pra armazenar, e outro pra ler as digiais).

É possível fazer todo esse processo com ao invés de usar o arduíno, usar um microcontrolador PIC?

Postado

@locoxhun ,

Possível, é com certeza.

Mas, compensa o trabalho de ter de entender o datasheet, e escrever todas as rotinas você mesmo ?

A gigantesca vantagem que o Arduíno leva sobre os Pics é justamente o fato de que alguém já pesquisou, sofreu, aprendeu, e escreveu uma biblioteca para que qualquer outro possa utilizar em seus programas !

Esqueçe o fato de você ter comprado um gravador de Pic, porque o Arduíno não precisa de gravador : basta conectar ao seu computador e pronto !

Compre um Arduino Uno ou um Arduino 2560 e você estará muito melhor servido, usando tecnologia com mais recursos e bem mais desempenho do que os Pics comuns, além de poder encontrar milhares de programas prontos !

Paulo

• Curtir 2
Postado

Se não tiver nada pronto na net... e você tiver que desenvolver isso ... olha dá um ótimo tópico para conclusão de curso em uma faculdade ^^ 

@cesardelta1

Me metendo na conversa... Arduíno é a primeira coisa que vemos no curso de engenharia da computação de tão fácil e amigável. ^^ 

adicionado 21 minutos depois

@locoxhun

Achei até para o Raspberry Pi com esse sensor... nada de pic* diferenciado. 

Achei uma livraria Gihub e um carinha fazendo uma breve explicação sobre AQUI bom divertimento ^^ 

adicionado 31 minutos depois

Achei!

Em japonês Pic  

PIC16F1939

Postado

@cesardelta1  ,

Temos de entender que tudo evolui.

Na década de 90, até o comecinho dos anos 2000, tudo usava Pic... todos os projetos das revistas de Eletrônica incentivavam o uso dos Pics.

Em meados de 2000, com o advento da linha AVR e o lançamento dos Atmegas com muitos mais recursos, desempenho quatro vezes mais rápido, e preços mais baixos, começaram a surgir projetos com Avrs.

Percebendo a oportunidade, o pessoal do Arduino desenvolveu a plataforma, com uma IDE mais amigável, que logo foi adotada mundialmente, e até hoje ainda domina o mercado internacional.

Mais alguns anos e teremos os Arms e talvez os Raspberrys dominando da mesma maneira que os Arduinos dominam hoje.

Agora, respondendo direto à sua pergunta, eu recomendo o Arduino Uno para os iniciantes, pois é muito barato, tem em qualquer lugar, e voce encontra milhares e milhares de bibliotecas para poder usar outros hardwares, e milhares e mais milhares de exemplos de programas e projetos, até mesmo na lingua portuguesa !

Embora eu mesmo não consigo usar o Arduino com a linguagem projetada para ele, recomendo que aprendam muito bem essa linguagem, e claro que depois disso aprender um pouquinho de Assembly ajuda muito a fugir das limitações que essa linguagem impõe a todos , como I/O lento, dificuldade com vårias interrupções, etc.

Se olharem o meu tópico destacado sobre os Avrs, verão vários exemplos de coisas que mesmo o Bascom não permite eu conseguir, e tenho de usar Assembly para isto.

Mas aí já não é para principiantes....

Paulo

• Curtir 1
Postado
  Em 19/03/2017 às 21:51, aphawk disse:

Se olharem o meu tópico destacado sobre os Avrs, verão vários exemplos de coisas que mesmo o Bascom não permite eu conseguir, e tenho de usar Assembly para isto.

Expandir  

Pois é! Depois que eu fiz a pergunta a você, fui procurar esse tópico, más onde foi parar a sessão de MC que ficava aqui em cima, em eletrônica?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Vi recentemente na s.u. sobre o raspberry:um computador por 20,00 reais (dolar atual)

http://super.abril.com.br/blog/rebit/o-computador-de-16-reais/

Realmente uma boa alternativa pro arduino. A propósito, o arduino pode ser um shield dele.

@cesardelta1 me lembro de ter reclamado informalmente por trocarem a posição do

https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/217-programação-de-microcontroladores/

de lugar.

@locoxhun apesar de nunca ter trabalhado com tal sensor, pelo que vi ele conversa via serial portanto obviamente com qualquer mc que tenha tal interface, você consegue trabalhar. Escolha o que mais lhe atrai. Dica: os da linha STM8 fazem mais que 4x que o pic por preço mais que 4x mais barato. O programador dele também é mais em conta que um pickit. Pra mim (mim): AVR está na UTI e Microchip... R.I.P.

• Curtir 2
Postado

Eu eu nem sabia que tinha parte do forum para desenvolvimento em* mic aqui na comunidade lol 

Eita ^^ Vou olhar também ^^ 

Postado

@aphawk Obrigado por mais uma vez me ajudar hahaha!

Entendi! Ah, e eu ja tenho um arduino uno, e ja uso ele a algum tempo, é que eu só queria diversificar um pouco e utilizar um dos PICs! Claramente com o arduíno vai ser mais fácil, eu já ate achei o programa hahaha! E caso o PIC complique demais (que já to vendo que vai mesmo), eu compro um microcontrolador do arduíno, gravo ele e uso no meu protótipo final :D

Ah, tem como você compartilhar esse seu tópico aqui por favor? Procurei e tmb não achei aquela pagina de microcontroladores!!

Obrigado de novo cara, você é um mestre!!!

Vereor Nox

adicionado 17 minutos depois

@Bommu Perneta Vlwww cara, com certeza esse material que voce me mandou vai ser muito útil!!

adicionado 22 minutos depois

@Isadora Ferraz Sim, foi o que eu pensei!

Sim, sempre vale diversificar o conhecimento com os mais diversos microcontroladores!!

adicionado 31 minutos depois

@Isadora Ferraz E qual é o programador da linha stm8?

Postado

@Isadora Ferraz ,

Pois é, essa mudança do Programação de Microcontroladores para fora do tópico de Eletrônica diminuiu muito o acesso, quase ninguém posta mais nele.

Quem sabe o Bcpetronzio dá uma força pro pessoal voltar ao que era ?

@locoxhun ,

Repassar conhecimento é dever de todos, meu amigo ! 

Quase levei tudo para a cova recentemente kkkkk !

@Intrudera6 ,

Valeu pelo link ao tópico !

Paulo

• Curtir 2
Postado

Pois é...

Todo pai gostaria que os filhos seguissem os seus passos (e que façam melhor), alguns poucos tem a sorte de conseguirem, outros os filhos vão no caminho diferente. Os meus filhos não se interessam por eletrônica, e nem por controlador, matemática ou mecânica, às vezes eles nem parecem que são meus filhos de tão diferentes que eles são. Eu, meu pai e meus irmãos somos todos engenheiros mecânicos (eu sou o único que gosta também de programação e eletrônica), mas os meus filhos estão indo em caminhos diferentes, espero que melhor (mas tenho as minhas dúvidas). A única certeza que a gente tem é que não vai durar para sempre, e torce para que alguma coisa que a gente fez seja passada para frente, poucos tem esta sorte. Paulo talvez tenha conseguido deixar algum legado para sempre, que espero que ainda seja aperfeiçoado por ele mesmo.

• Curtir 4
Postado

@Isadora Ferraz Eu queroooo kkkk :o

Realmente muito barato! Andei pesquisando, e o software de programação e da escrita do programa desse programador é bem parecido com o MPLAB IDE!! Muito legal essa versão diminuida do programador, vi aquele V2 maiorzinho tmb, na caixa branca, mas pelo jeito ambos funcionam da mesma maneira, certo?

@aphawk kkkkkk sim! Sempre que possível o conhecimento passando a frente é sempre multiplicado por aqueles que escutam!! E pode ter certeza que o seu legado sempre será lembrado (por minha parte pode ter certeza kkkkk), e que a saúde ande sempre conosco kkkkkk

@Intrudera6 Imagino como é, mas o melhor é que sempre sejam boas pessoas e se apliquem a fazer o bem e desenvolver seus conhecimentos da forma que for.

• Curtir 1
Postado
  Em 20/03/2017 às 09:14, Intrudera6 disse:

Pois é...

Todo pai gostaria que os filhos seguissem os seus passos (e que façam melhor), alguns poucos tem a sorte de conseguirem, outros os filhos vão no caminho diferente. Os meus filhos não se interessam por eletrônica, e nem por controlador, matemática ou mecânica, às vezes eles nem parecem que são meus filhos de tão diferentes que eles são. Eu, meu pai e meus irmãos somos todos engenheiros mecânicos (eu sou o único que gosta também de programação e eletrônica), mas os meus filhos estão indo em caminhos diferentes, espero que melhor (mas tenho as minhas dúvidas). A única certeza que a gente tem é que não vai durar para sempre, e torce para que alguma coisa que a gente fez seja passada para frente, poucos tem esta sorte. Paulo talvez tenha conseguido deixar algum legado para sempre, que espero que ainda seja aperfeiçoado por ele mesmo.

Expandir  

Não tive filhos, e também não consegui convencer nenhum dos meus 3 sobrinhos a seguir Eletrônica.....  parece que o mais próximo que os adolescentes de hoje em dia chegam é aprender a ligar o video-game na TV e na Internet, e colocar uma placa de captura para que possam fazer aqueles vídeos idiotas mostrando como eles jogam com os amigos, adicionando um audio com comentários e compartilhar.....  e pelas escolhas que fizeram, apenas conseguem se manter, sem ver nenhum progresso financeiro.....   é duro, mas é a realidade.

Meu  legado vai ficar aqui no CDH e olhe lá kkkkkkk !

Paulo

• Curtir 1
Postado
  Em 20/03/2017 às 18:31, aphawk disse:

Não tive filhos, e também não consegui convencer nenhum dos meus 3 sobrinhos a seguir Eletrônica.....  parece que o mais próximo que os adolescentes de hoje em dia chegam é aprender a ligar o video-game na TV e na Internet, e colocar uma placa de captura para que possam fazer aqueles vídeos idiotas mostrando como eles jogam com os amigos, adicionando um audio com comentários e compartilhar.....  e pelas escolhas que fizeram, apenas conseguem se manter, sem ver nenhum progresso financeiro.....   é duro, mas é a realidade.

Paulo

Expandir  

Coincidência, os meus são assim mesmo. Os meninos e adolescentes de hoje em dia parecem que emburreceram, acho que é excesso de vídeo game, TV ou Facebook (ou até a qualidade do ensino que parece que está piorando muito). Fritaram o cérebro por completo. E eu que me acho bem pior profissionalmente do que meu pai (ele também era uma referência na área dele, muito difícil de superar ou igualar), mas parece que os meus talvez sejam piores do que eu, estamos andando para trás ao invés de evoluir.

• Curtir 1
Postado
  Em 20/03/2017 às 21:54, Intrudera6 disse:

Coincidência, os meus são assim mesmo. Os meninos e adolescentes de hoje em dia parecem que emburreceram, acho que é excesso de vídeo game, TV ou Facebook (ou até a qualidade do ensino que parece que está piorando muito). Fritaram o cérebro por completo. E eu que me acho bem pior profissionalmente do que meu pai (ele também era uma referência na área dele, muito difícil de superar ou igualar), mas parece que os meus talvez sejam piores do que eu, estamos andando para trás ao invés de evoluir.

Expandir  

Se você se lembrar de um famoso post em que eu discutia com o @MOR sobre o ensino de hoje, vai ver que eu afirmo fazem muitos anos que o ensino de hoje está muito pior do que o do passado, e cada vez mais saem profissionais formados que não tem a mínima condição de honrar o diploma, mesmo tendo "ganho" um diploma nesses cursos por aí ....

Estamos voltando para trás, basta entrevistar um engenheiro ou técnico recém-formado e vai se assustar....

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

você está certo Paulão . É aí que entra a importância de fóruns como este e de pessoas como você (e as d+) que contribuem com sementes e grãos de conhecimento. Vai que a terra é fértil. E de grão em grão...

Pena que você não deixou um filho melhor pra este mundo mas pelo menos está fazendo o contrário: um mundo melhor pros nossos....

• Curtir 3
  • 2 semanas depois...
Postado
  Em 20/03/2017 às 18:31, aphawk disse:

Paulo

Expandir  

A vida é muito doida mesmo! Eu sempre quis ter alguém próximo que tivesse conhecimento, para me orientar com o aprendizado da eletrônica. Sempre gostei, desde pequeno, tive pelo menos algum incentivo por parte da minha mãe.

Quem tem quem ajude não tem interesse, e quem tem interesse não tem quem ajude.

Quanto ao ensino; vem sim piorando assustadoramente, eu mesmo infelizmente senti isso na pele. Em DEZ/2015 concluí um curso técnico de eletrônica do SENAI, e saí de lá triste. A maior parte da turma só queria o diploma, não estavam preocupados em aprender de verdade. Eu consegui me destacar bastante por ter um interesse maior e noção prévia, mas mesmo assim sei que fiquei longe de dar o meu melhor; para resumir os professores não conseguiam passar o conhecimento mínimo de forma consistente e estavam empurrando os alunos para a próxima etapa, desde o início até o fim do curso assim. Eu mesmo acho que mereci ser reprovado em pelo menos umas duas ou três matérias durante o curso, mas consegui passar e isso cria uma falsa sensação de dever cumprido, que reduz a necessidade de aumentar o esforço pra aprender, isso me prejudicou e demorei pra perceber. O sistema de avaliação é muito ruim e o professor pra tirar o dele da reta não vai reprovar a maioria, mesmo que for necessário. Ouve situações onde percebi que a turma inteira era passível de reprovação, mas o professor deu um jeitinho. De quem será a responsabilidade?

Agora venho tentando correr atrás do prejuízo preenchendo as lacunas que ficaram, não consegui achar ainda uma oportunidade de emprego na área, mas conserto eletrônicos para os conhecidos para ganhar experiência e algum dinheiro.

Ainda bem que ainda moro com meus pais, se eu fosse depender imediatamente da profissão estaria ferrado, pois empresa nenhuma quer contratar sem experiência na carteira, e sabem que o ensino atual forma 99% de profissionais medíocres...

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...