Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Concordo com o @Mestre88 , os dados de consumo são apenas para dimensionamento de fonte, fazer um divisor resistivo em cima disso não presta. Quanto muito eu colocaria um resistor de 100R x 1W na entrada do 7812 para dividir o calor, afinal esses 24V vão para 28,8V quando o alternador girar.

Postado

Exato, já te dá a saída regulada, foi feito pra isso.

10x-ci-regulador-tenso-7812-lm7812-12v-t

Opcionalmente, para aquecer um pouco menos pode colocar um resistor de 100 Ohms entre o pino 1 e os 24V, vai dividir o calor entre o componente e o resistor, não aumenta o consumo. A parte metálica onde tem o furo de fixação pode ser colocada na lataria do veículo sem problema algum.

Postado

O resistor tem que ter no mínimo 1W ou então nem coloque ele, liga direto.

A instalação está correta.

Isso vai aquecer quando ligar a ré, vai ter que aparafusar o componente na lataria ou arrumar um pequeno dissipador.

• Curtir 1
Postado

Vou experimentar direto então, e parafuso direto no chassis do caminhão, e se de tudo n der, eu coloco uns 10 de 1k 1/8w que vai se tornar 100ohms 1.25w!! Obrigado vou experimentar!

Postado
2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Concordo com o @Mestre88 , os dados de consumo são apenas para dimensionamento de fonte, fazer um divisor resistivo em cima disso não presta. Quanto muito eu colocaria um resistor de 100R x 1W na entrada do 7812 para dividir o calor, afinal esses 24V vão para 28,8V quando o alternador girar.

Eu teria sugerido um lm7812.

Mais lembrei que tive problemas por causa dele. 

24V ainda pode funcionar. Mas a bateria em carga, quando cada uma dá 14.4V e o total atinge 28 ou quase 30V, o CI dá problema.

Entra em curto e tudo mais. 

Postado
32 minutos atrás, albert_emule disse:

Eu teria sugerido um lm7812.

Mais lembrei que tive problemas por causa dele. 

24V ainda pode funcionar. Mas a bateria em carga, quando cada uma dá 14.4V e o total atinge 28 ou quase 30V, o CI dá problema.

Entra em curto e tudo mais. 

Estranha essa informação, olhei o catálogo de 2 produtores e lá aparece entrada máxima de 35V, o que dá 6V a mais.

Postado

Estas linhas de regulador servem.

image.png.6e7dd446e3587f7a1738ded2493f5ce1.png

adicionado 0 minutos depois
2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Estranha essa informação, olhei o catálogo de 2 produtores e lá aparece entrada máxima de 35V, o que dá 6V a mais.

Lembrei que ruídos de chaveamento podem fazer estes 6V serem ultrapassados. 

Postado

Esse lm317N me serve? É a mesma coisa para instalar? Entrada de um lado, terra no meio, e saída do outro? Ele entra até 40v e sai 12v? Preciso destas informações, pois estou indo na cidade vizinha hoje, e verei se acho!

Postado
1 minuto atrás, João Victor 1 disse:

Esse lm317N me serve? É a mesma coisa para instalar? Entrada de um lado, terra no meio, e saída do outro? Ele entra até 40v e sai 12v? Preciso destas informações, pois estou indo na cidade vizinha hoje, e verei se acho!

Este é ajustável.

Tem que configurar dois resistores para fixar a tensão de saída em 12V. 

image.png.1b59c5a04b07b32af229716b39812cc7.png

Postado

No circuito postado, faça as seguintes substituições:

R2 = 240 Ohm

R1 = 2k2 em paralelo com 33K

Não é necessário uso de resistores de potência, pode ser de 1/8W.

adicionado 7 minutos depois

Ou também pode usar:

R2 = 220  Ohm

R1 = 2k

Nesse caso terá 12,6V na saída, compatível com  uma câmara para veículo de 12V.

Postado

Lembre-se: vai aquecer igual ao 7812, se faz a mesma coisa o resultado é o mesmo.

No caso do 7812 tem-se a opção de se usar a fixação dele direto na lataria do carro, no LM317 não vai ter essa opção, vai ter que ser bem isolado.

Voltando para a opção do 7812, já que há a preocupação com os picos de tensão, também dá para usá-lo com 3 diodos zener em série de 3V3 para roubar 10V e também dividir o calor gerado.

Sobre a tensão dos capacitores , mínimo de 36V, se passar disso, sem problema algum.

Postado

3V3 significa 3,3V. Existem várias séries, vou te confundir se for falar da diferença de cada uma delas. Para o seu caso, qualquer delas serve desde que suporte 400mW no mínimo.

Sem título.png

adicionado 4 minutos depois

Caso ache um resistor entre 100 Ohm e 120 Ohm com 1W ou mais, use-o no lugar desses 3 zeners.

• Membro VIP
Postado

Só + uma nóia ...

Se não saiu pra comprar ainda... Prefira zener de 1W. O de 0.4W suporta 0.4/3.3=120mA. Ou se preferir, torça pra não ter pico de corrente au ligar.

Caminho do meio...Eu iria de R em série com entrada 7812... Já que gostas de cálculo: calcule 1 pra que que dê 16V na entrada a 100mA. E também sua potência. Seja a que der, coloque R do dobro (d.j.v...).

Postado

Não poderia ser mais tranquilo usar algo como:

image.png.cb52cdc52a93f7a63d9a07a37b079295.png

O Resistor ai precisa calcular, o zener pode ser um 1N4743A o transistor algo pra aguentar a carga dele... tipo um bd139 só sujestões :P

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!