Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um PC velho da Dell. Muito bem construido. De uns tempos para cá deu para travar deixando a tela colorida, cada vez uma cor. Desconfiado que fosso aquecimento da CPU, abri a máquina e vi bem pouca poeira nas aletas do dissipador. Quando retirei o dissipador, notei que a pasta estava ressecada. Limpei a pasta do chip e do dissipador com alcool isopropílico e descobri que a minha pasta térmica tinha acabado.

A GAMBIARRA: passei uma fina camada de óleo de cozinha na superfície do chip e remontei o dissipador.. Já tem 1 semana. Instalei um programinha para monitorar a temperatura da CPU. Tem se mantido entre 23 e 27ºC com picos que não chegam aos 40ºC. Vou deixar como está.

• Curtir 1
  • Haha 3
  • Membro VIP
Postado

Deixe como está pra ver com é que fica...

Provavelmente a cpu está dormindo e você mora no polo norte. Ou no máximo você só roda paint. Tá frí d+ sô.

Tela colorida é sintoma de ausência de video. Também pode ser reset constante, maucontatos na cpu, fonte, capacitores cansados, memória (se não me falha a minha) e principalmente etc

• Curtir 2
Postado
38 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Provavelmente a cpu está dormindo e você mora no polo norte. Ou no máximo você só roda paint. Tá frí d+ sô.

Nada demais. Apenas o Firefox com 26 abas abertas, uma delas tocando música no You Tube, um simulador e o programa que monitora a CPU. Nesses últimos dias não tem feito muito frio em São Paulo. Comparando com a ambiente, a CPU está apenas uns 5ºC acima da ambiente com picos de 16ºC acima da ambiente quando se exige mais processamento.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Sérgio Lembo Não faça isso com o coitado do processador! O óleo de cozinha possui várias misturas de ácidos que a curto prazo vai começar um processo de corrosão que pode danificar seriamente o processador e se o óleo escorrer, vai danificar a placa também! 

É melhor deixar sem nada (Contato seco)....

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado

Sim, ácidos que são necessários para nosso organismo! Mas não vai fazer bem aos componentes eletrônicos...

https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070601113240AAGGg0L

Por via de dúvidas, não coloque o coitado do processador em risco!

Se bem que até manteiga e maionese foram testadas e funcionaram!!!...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/refrigeração/comparativo-de-pastas-térmicas-outubro-2011-r35759/

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/refrigeração/comparativo-de-pastas-térmicas-novembro-2011-r35791/

• Curtir 3
  • Haha 1
Postado
Em 09/08/2017 às 18:39, Sérgio Lembo disse:

assei uma fina camada de óleo de cozinha na superfície do chip e remontei o dissipador.. Já tem 1 semana. Instalei um programinha para monitorar a temperatura da CPU. Tem se mantido entre 23 e 27ºC com picos que não chegam aos 40ºC. Vou deixar como está.

Bem, o que eu faço no meu é: Hipoglós.

Eu até escrevi aqui no fórum uma vez minha experiência, MAS NE, apagaram...

Atualmente eu tenho a gt730 do meu irmão, o Phenom IIX2 dele em Hipoglós.

E o meu Phenom II X4 tb em Hipoglós.

Temperaturas normais, e já to há mais de 2 meses sem trocar. Sem problemas nenhum

• Curtir 1
Postado

Entendo que o objetivo da pasta térmica é manter um melhor contato entre o componente eletrõnico e o dissipador, pois ela preenche os pequenos espaços causados pelas pequenas deformações que existem nos metais.

Até agora só foram citados materiais comestíveis, mas estes já sabemos que contém ácidos. Será que outros materiais como óleo de máquina (do tipo lubrificante e não desengripante) ou graxa poderiam servir? Será que conduzem bem o calor de um metal a outro?

Que não vai corroer nada a gente já sabe, pois servem para proteger o metal e não destruir.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

o método da maionese...

Maionese aguenta 10minutos. Depois cozinha '-' (acredite eu já fiz) askdjçlaksfdja

adicionado 4 minutos depois

Em uma vez que eu tive que remontar a GT730 do meu irmão, eu tinha feito uma mistura de Hipoglós, pasta de dente e lustra moveis.

Deu certo, durou 3 meses.

MAS, como eu nunca consegui reproduzir a pasta outra vez, estou usando apenas a Hipoglós :sad:

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
1 minuto atrás, Bad Follen disse:

Maionese aguenta 10minutos. Depois cozinha '-' (acredite eu já fiz) askdjçlaksfdja

AEUHAUHEHAEUHAUEHAEUAHEUAHEAUEHHAEUHAEUAHUEHAUEAEHUAHE

3 minutos atrás, Mestre88 disse:

Entendo que o objetivo da pasta térmica é manter um melhor contato entre o componente eletrõnico e o dissipador, pois ela preenche os pequenos espaços causados pelas pequenas deformações que existem nos metais.

Até agora só foram citados materiais comestíveis, mas estes já sabemos que contém ácidos. Será que outros materiais como óleo de máquina (do tipo lubrificante e não desengripante) ou graxa poderiam servir? Será que conduzem bem o calor de um metal a outro?

Que não vai corroer nada a gente já sabe, pois servem para proteger o metal e não destruir.

Se eu n tivesse vendido meu processador antigo, eu até faria o teste porque de certa forma faz sentido... o que iria dar "problema" seria na hora de limpar só... deve fazer uma sujeirinha legal...

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Carlos Zanon disse:

o que iria dar "problema" seria na hora de limpar só... deve fazer uma sujeirinha legal...

Olha, por incrível que pareça, a Hipoglós não gruda '-'

Não sei do porquê ele gruda no nosso dedo dessa forma, mas no metal não gruda nem um pouco.

E eu sempre limpo com um pano úmido mesmo, sem mt frescura.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Bad Follen disse:

Olha, por incrível que pareça, a Hipoglós não gruda '-'

Não sei do porquê ele gruda no nosso dedo dessa forma, mas no metal não gruda nem um pouco.

E eu sempre limpo com um pano úmido mesmo, sem mt frescura.

Eita e sobre a hipoglós, tu n tem problema de aquecimento e etc... Teu uso no micro come muito processamento?

• Curtir 1
Postado
agora, Bad Follen disse:

Tenho problema nenhum. Sim, uso apenas pra jogos :D

Isso que é tratar o micro como uma criança kkkkkkkk

Eu acabei de trocar meu processador, faz uns 3 meses... Vou fazer o teste da hipoglós, se funcionar adeus pasta térmica kkkkk

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Carlos Zanon disse:

Vou fazer o teste da hipoglós, se funcionar adeus pasta térmica

Mas por exemplo, se você comparar a Hipoglós com uma pasta térmica TOP DOS TOP DOS TOP igual as dos testes aqui, a pasta térmica vence. Fora que tem que eu fico de 3 em 3 meses olhando se ta seca ou não, e to sempre monitorando com o speed fan (minha linda) se tem algo errado ou não.

Eu fiz over nesse Phenom II X2 e continuou  a mesma coisa

• Curtir 1
Postado

Hahahahahaha engraçado ler tudo isso, pior que eu já fiz coisa semelhante, usei pasta de dente apenas, mas deixei por alguns dias até chegar a pasta térmica.

O que eu percebi no meu foi que a quantidade tinha que ser MUITO menor do que o que eu usaria com pasta térmica, se na pasta térmica eu colocava o famoso grão de arroz com a pasta de dente era metade e ainda espalhei com o dedo, e ai ficou até que aceitável.

Tem um cara no youtube que ele fez testes semelhantes mas no WC, colocou leite, suco de laranja, gatorade etc... e engraçado que o suco de laranja pelo que eu lembro foi o melhor de todos.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

e engraçado que o suco de laranja pelo que eu lembro foi o melhor de todos.

Ou o pior de todos, já que tem ácido.

Engraçado isso, parece que o pessoal coloca substitutos que tem a mesma textura e cor a pasta térmica tradicional como pasta de dente e Hipoglós.

Eu penso que a melhor solução seja algo "gorduroso" mesmo como a graxa ou o óleo que eu citei acima, esses produtos foram feitos pra aguentar o calor de uma máquina, ainda vou fazer o teste.

• Curtir 2
Postado

O comentário dos ácidos e consequente ferrugem me assustou. Arranjei um pouco de pasta e normalizei a situação.

Fiquei surpreso que o post rendesse tantos comentários com tantas outras soluções alternativas, em especial de um usuário de jogos que é a aplicação que mais exige processamento.

Postado
27 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

em especial de um usuário de jogos que é a aplicação que mais exige processamento.

Sim XD eu continuo usando a hipoglós, já aderi, sempre com jogos e sem problemas já tem 3 meses

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!