Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Redução de tensão para alimentar CIs


Sr. Burns

Posts recomendados

Preciso reduzir 312VDC para 12VDC e 65mA

 

40mA é pra alimentar a corrente nominal de um zener de 12V e

25mA é para alimentar um CI (ou a base de um transistor de baixo ganho... Não decidi ainda)

 

Como fazer isso ?

Só tenho resistores de 1/4W e transistores de VCE máx 60V

 

Conversor DC-DC não serve como solução, pois, ironicamente, essa circuitaiada é pra fazer uma fonte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A uma potência constante (no caso, de valor máximo 1/4 W), a resistência cresce com o quadrado da tensão. Com tensões elevadas, há necessidade de resistências elevadas (para 1/4 W e 300 V, por exemplo, tem-se 360 kΩ) F5Rua4D.gif.

 

 

 

Respondendo sua dúvida, coloque vários transistores em série, de modo que as tensões coletor-emissor de cada um, de máximos 60 V, suportem juntas os 312 V de entrada. Em seguida acione esses transistores pelas bases, na configuração de seguidor de emissor, através de divisores de tensão com alta resistência.

 

 

 

Trata-se de um tipo pobre de regulação de tensão, mas que pode dar certo ! Recomendo que tente ajustar os valores por simulação computacional.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho q sendo 311V contínuo é difícil reduzir assim né. O unico jeito de reduzir então é com um baita resistor (isso se o consumo for constante). Acho q se essa fonte de 12v 65mah q você quer de pra ser alimentado por uma tensão 220AC então seria muito mais pratico e fácil fazer uma fonte daquelas sem trafo, que um capacitor e a reatância nele pra reduzir a tensão. Se quiser posto um esquema q tenho pronto aqui dessa fonte (copiada de uma placa).

adicionado 1 minuto depois

Ou fazendo uma fonte chaveada igual o @Mestre88 sugeriu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem duas fontes que quero fazer:

 

Uma com PWM

Outra com regulagem linear

Por isso citei que uma vai ser com CI (555) e a outra vai ser com transistor (MJE13003)

 

Nos esboços que incluí, circulei em vermelho a área onde iria essa coisa que estou perguntando. Ela é o gargalo.

 

Gostei da ideia de ir reduzindo a tensão de 60 em 60 usando transistor

 

Mas vai ser uma bagunça

 

Como sugeriu K.e.V.T.a.G, uma delas vai ser com capacitor. O problema é regular só com um zener toda aquela corrente que o capacitor deixa passar. Por isso os transistors. Esse MJE13003 aguenta 600V.

Não vai ser darlington, como na figura. Mas pra não ser darlington, precisa de 25mA na base.

 

sketch-1536962809877.png

sketch-1536962745289.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra que vai querer esse tipo de fonte, que não tem isolação?

Como imagino que saiba, dá choque na saída.

O primeiro circuito é possível, e nem precisa dos transistores. Com o capacitor de 1,5uF é só ligar um zener de 1W em série com um resistor de 100R-1/4W.

O segundo circuito não funciona, tudo que vai conseguir é queimar tudo. Completamente impossível diminuir 300V para 12V usando um transistor e alimentar um circuito de PWM.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Sr. Burns Aqui um esquema de uma placa q acionava um rele que eu copiei, bem simples mesmo, entra 220 alternado e sai 24V pro rele, acredito q mudando o zener pra 12V n precise mudar o capacitor também.

 

@Mestre88  Nao sei muito sobre calculo e tal, mas eu vejo em circuitos de fontes das maquinas industriais um resistor de 220k sendo usado pra diminuir a tensão de 311V pra 12 ou 13v, alimentando um UC3844 ou UC3845 e mais um capacitor de 100uF entre Vcc e gnd do UC. Dai quando liga a fonte o resistor da um start no UC38xx (ou qualquer outro CI chaveador) e dai o CI faz o PWM e alimenta o resto da placa. Mas nessa placa dava defeito de q n ligava nada, as vezes só trocava o capacitor da alimentação do UC38xx e dai a placa voltava a funcionar kkkkk. Mas usar um CI desse acho mais fácil.

IMG_20180914_212442[1].jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@K.e.V. T.a.G Já usei isso aí quando precisei substituir um relé com bobina de 220V de um Freezer, na época eu tinha disponível vários relés com bobina de 12V, então fiz essa gambiarra.

 

9 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Nao sei muito sobre calculo e tal, mas eu vejo em circuitos de fontes das maquinas industriais um resistor de 220k sendo usado pra diminuir a tensão de 311V pra 12 ou 13v, alimentando um UC3844 ou UC3845 e mais um capacitor de 100uF entre Vcc e gnd do UC. Dai quando liga a fonte o resistor da um start no UC38xx (ou qualquer outro CI chaveador) e dai o CI faz o PWM e alimenta o resto da placa. Mas nessa placa dava defeito de q n ligava nada, as vezes só trocava o capacitor da alimentação do UC38xx e dai a placa voltava a funcionar kkkkk. Mas usar um CI desse acho mais fácil.

Esse tipo de CI é desenvolvido para montagens de fontes chaveadas, é muito semelhante aos famosos STR5XXX encontrado noa televisores.

Não tem como fugir, a ligação para eles é essa mesmo.

 

Quanto as sugestões para o amigo @Sr. Burns não adianta ficar reinventando a roda. Na questão de fontes temos as chaveadas, as tradicionais com transformadores e essas capacitivas que não são muito recomendadas por não terem isolação e desperdiçam energia se a corrente for mais alta, pois o rendimento delas é baixo.

Resistor para tensões a partir de 30V nem pensar, a dissipação de calor fica muito grande.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dia!

 

Me espressei mal antes:
Aquelas áreas em vermelho que circulei quero trocar por algo que funcione

 

Sei que o que tá no desenho vira torrada instantânea

 

E os outros componentes, provavelmente nenhum esteja nos valores finais. Não passa de esboço

 

Citação

"não adianta ficar reinventando a roda

 

Na verdade é bem isso que quero :D, por vários motivos:

 

Inovar/aprender; usar os componentes que tenho (e que são populares); não simpatizo com transformador...

 

Alguma hora quero aprender os osciladores que só usam componentes passivos.

Imagino que a primeira figura (carregador de celular) do nosso Mestre trate disso.

 

Mas antes quero conseguir esses dois tipos aqui

Insisto nesse design. Acho elegante. Ao menos por hora.

 

Quanto à fonte de capacitor:

Na verdade eu quero toda a corrente que o capacitor permite

 

Pelos meus calculos, o 1,5uF gera uma impedância de 1,7k OHM

 

220/1,7k= 130mA AC

 

Isso queimaria o resistor de 100 OHM, não?
E sem o resistor, queimaria o zener, imagino

 

Por isso pensei no transistor. Se minha lógica tem algum fundamento, basta regulá-lo pela base.

Suponho que de bônus traga mais rendimento

Quem conhece a fonte transistor-zener sabe que nao precisa de capacitor lá na parte AC (vai trafo em vez disso), mas insisto em limitar a corrente daquele jeito e deixar que o transistor cuide de regular a tensão

 

Quanto à fonte chaveada:

Acho que pra resolver o problema do choque, eu colocaria a carga depois do MOSFET

 

Só me falta alimentar decentemente o driver então


Se entendi direito o datasheet, parece que o UC38xx ocupa 17mA a 30V
Imagino que por isso funciona com um resistor de 220k
Os 555 que tenho aqui são levemente mais famintos: 25mA a 15V

 

Mas é papo jogado fora, pois o UC está longe do meu alcance onde me encontro

 

O problema é fazer 25mA a 12V

Só vejo isso sendo possível com um zener de 12V, que pra funcionar, ocupa 40ma

 

Se não surgir uma solução melhor pro problema proposto, uso aquela dos transistores em série.
Mas aguardo outras enquanto invento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Sr. Burns disse:

Me espressei mal antes:
Aquelas áreas em vermelho que circulei quero trocar por algo que funcione

 

Sei que o que tá no desenho vira torrada instantânea

Ah bom. 

21 minutos atrás, Sr. Burns disse:

Quanto à fonte de capacitor:

Na verdade eu quero toda a corrente que o capacitor permite

 

Pelos meus calculos, o 1,5uF gera uma impedância de 1,7k OHM

 

220/1,7k= 130mA AC

 

Isso queimaria o resistor de 100 OHM, não?
E sem o resistor, queimaria o zener, imagino

O ruim disso é que não vai aproveitar toda a corrente que essa fonte consome, por se tratar de um circuito série, parte da corrente é desperdiçada no capacitor e quanto maior o capacitor maior a corrente na saída e maior a corrente não usada.

 

Quanto ao zener ele Não queima, o circuito que eu fiz e usa isso é um sensor de presença. Fica ligado o tempo todo, tá lá há mais de um ano. 

 

23 minutos atrás, Sr. Burns disse:

Por isso pensei no transistor. Se minha lógica tem algum fundamento, basta regulá-lo pela base.

Suponho que de bônus traga mais rendimento

Quem conhece a fonte transistor-zener sabe que nao precisa de capacitor lá na parte AC (vai trafo em vez disso), mas insisto em limitar a corrente daquele jeito e deixar que o transistor cuide de regular a tensão

Sobre controlar a tensão na base, tem razão. O ruim é que a diferença entre entrada e saída não pode ser muito grande, senão não tem transistor que aguente. Circuitos lineares tem as suas limitações. 

 

25 minutos atrás, Sr. Burns disse:

Quanto à fonte chaveada:

Acho que pra resolver o problema do choque, eu colocaria a carga depois do MOSFET

Não resolve. 

O problema de choque só é resolvido com transformador, é por esse motivo que ele está presente nos equipamentos mais modernos. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 17/09/2018 às 19:53, Renato.88 disse:

Quanto ao zener ele Não queima, o circuito que eu fiz e usa isso é um sensor de presença. Fica ligado o tempo todo, tá lá há mais de um ano. 

 

 

Voltei com esse projeto

 

Mas agora quero começar a partir do mais básico

 

(E se tivesse dado certo, eu não estaria nesse forum)

 

Fiz na protoboard EXATAMENTE como na figura anexada nesse post, mas:

1 - O Zener esquenta em segundos

2 - A tensão Anodo-Catodo fica diferente daquela do zener

 

Onde está o erro ?

SimpleTransformerless.png.c08f1e760286fdc2c5ecc5ebd25c2e48.png

1 - Não representei a carga na saída para não confundir. E também porque é variável

2 - A literatura e o desenho do colega KeVTaG dizem que há um resistor antes do zener, mas não posso colocar porque além de reduzir a corrente que eu preciso*, queimaria.

 

*1,5uF equivale a 1700 Ohm.

311V dividido por isso, resultam em 170mA, que é o que eu preciso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use zener de 1W e resistor de 100R em série com ele. 

Pra não atrapalhar a carga, você liga ela antes do resistor, a tensão fica acima de 12V, mas como a corrente é limitada sem problemas. Se preferir, pode usar zener de tensão menor, assim terá 12V na saída. 

Use capacitor de 470uF/25V pra filtrar a ac. 

 

Se bem que 170mA é uma corrente um pouco alta para o zener, uma solução melhor é usar um regulador paralelo com transistor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça sua fonte. Erre, ajuste, aprenda, se queime, tome um "choquinho" e etc. Faz parte do aprendizado e evolução. Depois compre uma desta

fontes-alimentacao-95-12-volts-D_NP_8932

que pode chegar a R$6,00 ou menos...

 

Certa feita comprei uma marca sagencom. O circuito é simplesmente excepcional. Placa FR4, dupla face, dissipador, regulador, não esquenta (d+) sobre carga, trabalha folgada, proteções, tem até uma proteção a+ com 2 (dois!) optoacopladores. Praticamente impossível ter aquela qualidade por aquele preço. Eis um bom alvo pra falsificadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 26/04/2019 às 07:47, Isadora Ferraz disse:

 

Certamente !

Se eu fosse alimentar circuitos sensíveis eu nem usaria fonte com menos proteções que essa

 

O caso que tenho em mãos aqui é um pouco diferente porque fonte com zener me permite alcançar outras voltagens, e a plaquinha cabe em meia caixa de fósforo...

 

E... Como tu percebeu... To aqui pra aprender

(Prefereria levar choque do que queimar a quantidade de componente que to queimando)

 

-----------------

 

Em 25/04/2019 às 20:03, Renato.88 disse:

Use zener de 1W e resistor de 100R em série com ele. 

 

Tentei, Renato, mas ainda esquenta.

Tentei mudar o resistor, mudar o zener, mudar a posição dos personagens...

Ou esquenta o zener, ou esquenta o resistor.

 

Mas desisti dessa corrente alta

 

Surgiu outra aplicação que quero fazer com o mesmo tipo de fonte simples. Dessa vez, 50mA.

 

Coloquei no AC um capacitor de 680nF

Só passa 50mA.

 

Na protoboard, botei só o Zener, sem resistor, e funcionou perfeitamente. Em paralelo com o zener botei um capacitor de 22uF pra ficar liso.

 

Porém, duas coisas estranhas acontecem: o Zener se degrada/danifica (perde tensão) conforme ligo e desligo da tomada.

Acho estranho porque 1: ou muito me engano, ou o capacitor em paralelo evita picos de tensão na hora de ligar e desligar.

 

E 2: o Zener suporta, de acordo com o datasheet, 250mA, e picos de até 1 Ampère !

 

A outra coisa estranha é que na placa impressa nem chega a funcionar, mesmo usando as mesmas peças da protoboard. Zener se danifica instaneamente, e sem esquentar.

 

Obs. 1: O Zener é 1N4728A, de 3V3

Obs. 2: Não falei ali em cima para não confundir, mas em série com o Zener botei um 1N4007 para aumentar a tensão de 3V3 pra 3V8. Porém duvido que seja a causa, pois o removi da placa e o zener degrada igual...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só cap em série com zener é bem a. (a riscado). Dá um picão de corrente quando liga e pode ser ainda maior se o cap estiver carregado=vai somar a V da rede com a V dele e vai tentar empurrar tudo pro zener e aff...

Sobre o pico que o cap tenta suportar: não conte com isso. No momento zero, a R do eletrolítico pode ser bem maior do que a do poliester da rede. Quem vai segurar é o zener mesmo.

 

Dica1: se é só 3v3 coloque alguns 1n400x em série. Uma meia dúzia cabe na caixa de fósforo. Por precaução, coloque +1 em antiparalelo com todos

Dica2: monte, analise, ve como funciona, tenha seus momentos de glória, depois descarte tudo e use uma fonte proposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Sr. Burns disse:

Porém, duas coisas estranhas acontecem: o Zener se degrada/danifica (perde tensão) conforme ligo e desligo da tomada.

Coloca de novo o resistor em série com ele, de quebra terá algo próximo a 3,8V.

adicionado 3 minutos depois

Se continuar queimando, faça um regulador paralelo com transistor:

images?q=tbn:ANd9GcSc3rE0_gwfiKVwmW4Hj5r

No seu caso pode eliminar o R1 do circuito. 

R2 pode ser de 1K e o transistor pode ser um BD139 ou equivalente. 

adicionado 5 minutos depois

Já vi esse circuito aí da figura, funcionando com capacitor de 3,3uF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/06/2019 às 11:40, Isadora Ferraz disse:

Só cap em série com zener é bem a. (a riscado). Dá um picão de corrente quando liga

 

Faz sentido.

Não tinha contado com isso

 

Em 09/06/2019 às 11:40, Isadora Ferraz disse:

Dica1: se é só 3v3 coloque alguns 1n400x em série. Uma meia dúzia cabe na caixa de fósforo. Por precaução, coloque +1 em antiparalelo com todos

 

Ideia boa

Só fiquei curioso pra saber o motivo do diodo com catodo no positivo.

 

Em 09/06/2019 às 14:06, Renato.88 disse:

Coloca de novo o resistor em série com ele, de quebra terá algo próximo a 3,8V.

 

Deu certo

Mas só com resistor de 10 Ohm

(Acho que suficiente pra reduzir o pico criado pelo capacitor.

 

E só da certo com zeners de baixa tensão (tipo 3V3, 3V6...), pois suportam alta corrente.

 

Para zeners como 12V, impossível, pois só aguentam 70mA, e pra estabelecer esta corrente a partir de 311V, só um resistor de 15k (que vira torrada).

 

 

Dei um passo a mais e fiz aquele em que o zener regula a base de um transistor. A princípio deu certo tambem, mas só funciona com transistor que aguente Vce de 400V, como por exemplo, o MJE13001, que consigo tirar de lampada compacta.

 

 

Em 09/06/2019 às 14:06, Renato.88 disse:

 

images?q=tbn:ANd9GcSc3rE0_gwfiKVwmW4Hj5r

No seu caso pode eliminar o R1 do circuito. 

R2 pode ser de 1K e o transistor pode ser um BD139 ou equivalente.

 

O problema desse, no meu caso, é que a corrente nem passa pelo R2, se esse R2 for de 1k.

Vai toda corrente pra base do transistor, e depois pro emissor, queimando tudo no caminho (foi o que aconteceu comigo - curtou a BE e continuava 0,6V entre BC)

 

Mas é um circuito promissor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Sr. Burns disse:

o motivo do diodo com catodo no positivo

Uma boberinha.Só pra simular um zener de verdade. Vai que vinda do além aparece uma V negativa em cima...

 

10 minutos atrás, Sr. Burns disse:

queimando tudo no caminho (foi o que aconteceu comigo

Altas tensões... altas 'tensões'. Eis mais um motivo pra tirar esta 'ideota' da cabeça. Ah e lembra daquele...

13 minutos atrás, Sr. Burns disse:

diodo com catodo no positivo.

?... pois é. Talvez esta boberinha no seu circuito pudesse ter evitado alguma -V do além... uma provável causa do seu dano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Eu de novo !

 

Algumas sugestões acima deram certo, em especial aquelas com capacitor antes da ponte retificadora e um simples diodo zener na saída.

 

Mas não funcionam sempre, portanto ainda busco uma solução caseira elegante e mais abrangente.

 

Anexei uma proposta nova. O design é basicamente um dimmer por deslocamento de fase.

 

NO LUGAR DO TRANSISTOR, na imagem que postei, IMAGINEM UM TIRISTOR (no caso, MCR 100-8).

No simulador não tinha tiristor...

 

Antes de eu sair queimando componentes, gostaria de saber se alguém enxerga algum defeito na proposta.

 

A imagem é de um simulador.

- Há dois diodos ali para evitar qualquer possibilidade de corrente voltar pelo gate durante o ciclo negativo. Se alguém me garante que é exagero, eu tiro eles;

- Pelo resistor de 470k o simulador acusou 200uA, o que é perfeito pro gate do tiristor;

- Na parte em vermelho, a tensão acusada orbita os 13,5 volts, que excede na medida certa o zener de 13V, ativando o gate;

- A imagem é apenas parte da fonte. A regulagem fina vem depois.

- O objetivo desse circuito é entregar algo não maior do que 20 volts na saída (cor verde na imagem), para que eu possa usar qualquer CI na regulagem fina.

- Importante: depois do tiristor pretendo colocar capacitores ou indutores para deixar tudo constante (na imagem, 1000uF, em verde). Pergunto pra quem entende de SCR se a corrente contínua no catodo permite que o tiristor se desligue quando o anodo cruza o zero.

 

Tentativa357629.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sugiro:

-não reinvente a roda. Ficar 'inventando' circuitos pro simulador rodar e pra experientes analisarem pra você não me parece ser uma ideia muito interessante. Mas claro, tem lôco pra tudo. P.ex. o que tenho a dizer: seu circuito está totalmente não funcional e totalmente incoerente com a proposta título e com quase zero uso prático.

-Procure na net circuitos que lhe atendam baseando na proposta título

-Nada contra você aprender. Aliás, muito pelo contrário: estamos aqui pra contribuir. Mas se não se importar: seu circuito está inanalisável tecnicamente falando. Bem... pelo menos pra minha visão prática.

-Continue tentando e não vá por mim não

-...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte capacitiva.

 

Precisa de um capacitor que limite a corrente AC em 70mA numa situação de menor tensão possível. Em 100Vac por exemplo.

 

Use um capacitor que limite a corrente em 70mA quando alimentado com 100Vac.

Depois retifica com 4 diodos 1N4007.

Filtra com um capacitor de 1000uF

Usa um diodo zener para limitar a tensão em 12V.

Pode até usar dois diodos zeners de 1W em paralelo para dividir a potência entre eles.

 

É uma fonte mais prática o possível. 

Vai consumir da rede apenas os 70mA nos 12V.

 

Não vai consumir 70mA em em 127Vac e nem em 220Vac, pois a corrente reativa do capacitor não conta como potência.

Só conta como potência a corrente que foi dissipada em resistência elétrica ou em reguladores, que neste caso dissipa 70mA em 12V. 

 

Se fosse fazer a sua versão reduzindo 312V para 12V direto de um regulador linear, ficaria muito menos eficiente. Dissiparia muito mais potência. Passaria muito fácil dos 20 watts de potência dissipada.

 

Com a versão em fonte capacitiva, a potência dissipada não chega nem a 1 watts 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, albert_emule disse:

Fonte capacitiva.

Pois é, já mostramos exemplos dessa fonte há seis meses. 

 

Só não entendi porque o amigo @Sr. Burns não conseguiu fazer funcionar. 

 

Eu já usei isso até mesmo pra aproveitar um contator de 24VCC na rede de 120VAC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente,

 

Aquele com zener funcionou (quem leu meu post sem correr o olho deve ter enxergado no primeiro parágrafo)

 

Mas essa proposta nova não tem limite de corrente, excetuando aquela do tiristor (que é de 800mA praquele modelo delicado, até 40A pra modelos mais robustos, a exemplo de um dimmer comum com BTA-42)

 

Só quem não conhece SCR não enxerga o absurdo potencial desse projeto: No mínimo da pra faze uma fonte ajustável de 40A com uma quantidade pífia de peças. Ou o dobro disso se começarmos a pensar em SCR em paralelo... Triplo... O limite é a imaginação.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Sr. Burns disse:

Só quem não conhece SCR não enxerga o absurdo potencial desse projeto: No mínimo da pra faze uma fonte ajustável de 40A com uma quantidade pífia de peças. Ou o dobro disso se começarmos a pensar em SCR em paralelo... Triplo... O limite é a imaginação.

 

Sim, dá pra fazer. Mas não é confiável. 

 

Só usam esse circuito pra coisas brutas, como regulador de temperatura. 

 

Nem pra motor é bom, pois traz um sinal pulsado que traz ruídos e é prejudicial aos motores, reduzindo sua vida útil. 

 

Em circuitos eletrônicos, nem pensar. Pois não dá pra tirar uma corrente contínua pura com essa quantidade pífia de peças, no final o molho sairá mais caro do que a macarronada. 

 

E ainda, tem o problema da isolação. Muitos circuitos se tornam perigosos se alimentado com a tensão direto da rede. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Sr. Burns disse:

Gente,

 

Aquele com zener funcionou (quem leu meu post sem correr o olho deve ter enxergado no primeiro parágrafo)

 

Mas essa proposta nova não tem limite de corrente, excetuando aquela do tiristor (que é de 800mA praquele modelo delicado, até 40A pra modelos mais robustos, a exemplo de um dimmer comum com BTA-42)

 

Só quem não conhece SCR não enxerga o absurdo potencial desse projeto: No mínimo da pra faze uma fonte ajustável de 40A com uma quantidade pífia de peças. Ou o dobro disso se começarmos a pensar em SCR em paralelo... Triplo... O limite é a imaginação.

 

 

Isso que você quer fazer seria um tipo de retificador controlado.

 

Mas imagine você reduzir de 220Vac para 12V DC com capacidade para 40 amperes?

Você teria apenas 480 watts disponível mas iria fazer circular 40 Ampéres na rede.

Ainda seria uma fonte sem isolação.

Iria precisar de filtros indutivo e capacitivos enormes para deixar os 12V com variações aceitáveis. 

 

Iria sair mais caro que uma simples fonte chaveada. 

Ficaria maior e menos eficiente. 

Ficaria sem isolação. 

 

Sua ideia não é nova. 

Já vi num vídeo no YouTube de uma fonte estabilizada por thyratron. O thyratron é o antecessor do SCR que funcionava com gás ionizado dentro de um tubo. Uma espécie de válvula termoiônica.

Era uma fonte de 120V DC que se mantinha estabilizada. Um trambolho enorme para alimentar equipamentos de rádio.

Observe que é uma ideia dos tempos das válvulas. Coisa antiga e ultrapassada. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!