Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Sr. Burns

Redução de tensão para alimentar CIs

Recommended Posts

Preciso reduzir 312VDC para 12VDC e 65mA

40mA é pra alimentar a corrente nominal de um zener de 12V e

25mA é para alimentar um CI (ou a base de um transistor de baixo ganho... Não decidi ainda)

Como fazer isso ?

Só tenho resistores de 1/4W e transistores de VCE máx 60V

Conversor DC-DC não serve como solução, pois, ironicamente, essa circuitaiada é pra fazer uma fonte

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ontem estavam falando num tópico a respeito de carregadores de celular, eu postei esse esquema de um carregador que eu modifiquei para sair 12V ao invés de 5V:

imagem54.GIF

Eu não entendi o propósito do seu projeto, poderia explicar melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

A uma potência constante (no caso, de valor máximo 1/4 W), a resistência cresce com o quadrado da tensão. Com tensões elevadas, há necessidade de resistências elevadas (para 1/4 W e 300 V, por exemplo, tem-se 360 kΩ) F5Rua4D.gif.

Respondendo sua dúvida, coloque vários transistores em série, de modo que as tensões coletor-emissor de cada um, de máximos 60 V, suportem juntas os 312 V de entrada. Em seguida acione esses transistores pelas bases, na configuração de seguidor de emissor, através de divisores de tensão com alta resistência.

Trata-se de um tipo pobre de regulação de tensão, mas que pode dar certo ! Recomendo que tente ajustar os valores por simulação computacional.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q sendo 311V contínuo é difícil reduzir assim né. O unico jeito de reduzir então é com um baita resistor (isso se o consumo for constante). Acho q se essa fonte de 12v 65mah q você quer de pra ser alimentado por uma tensão 220AC então seria muito mais pratico e fácil fazer uma fonte daquelas sem trafo, que um capacitor e a reatância nele pra reduzir a tensão. Se quiser posto um esquema q tenho pronto aqui dessa fonte (copiada de uma placa).

adicionado 1 minuto depois

Ou fazendo uma fonte chaveada igual o @Mestre88 sugeriu

Compartilhar este post

Link para o post

Tem duas fontes que quero fazer:

Uma com PWM

Outra com regulagem linear

Por isso citei que uma vai ser com CI (555) e a outra vai ser com transistor (MJE13003)

Nos esboços que incluí, circulei em vermelho a área onde iria essa coisa que estou perguntando. Ela é o gargalo.

Gostei da ideia de ir reduzindo a tensão de 60 em 60 usando transistor

Mas vai ser uma bagunça

Como sugeriu K.e.V.T.a.G, uma delas vai ser com capacitor. O problema é regular só com um zener toda aquela corrente que o capacitor deixa passar. Por isso os transistors. Esse MJE13003 aguenta 600V.

Não vai ser darlington, como na figura. Mas pra não ser darlington, precisa de 25mA na base.

sketch-1536962809877.png

sketch-1536962745289.png

Compartilhar este post

Link para o post

Pra que vai querer esse tipo de fonte, que não tem isolação?

Como imagino que saiba, dá choque na saída.

O primeiro circuito é possível, e nem precisa dos transistores. Com o capacitor de 1,5uF é só ligar um zener de 1W em série com um resistor de 100R-1/4W.

O segundo circuito não funciona, tudo que vai conseguir é queimar tudo. Completamente impossível diminuir 300V para 12V usando um transistor e alimentar um circuito de PWM.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Sr. Burns Aqui um esquema de uma placa q acionava um rele que eu copiei, bem simples mesmo, entra 220 alternado e sai 24V pro rele, acredito q mudando o zener pra 12V n precise mudar o capacitor também.

@Mestre88  Nao sei muito sobre calculo e tal, mas eu vejo em circuitos de fontes das maquinas industriais um resistor de 220k sendo usado pra diminuir a tensão de 311V pra 12 ou 13v, alimentando um UC3844 ou UC3845 e mais um capacitor de 100uF entre Vcc e gnd do UC. Dai quando liga a fonte o resistor da um start no UC38xx (ou qualquer outro CI chaveador) e dai o CI faz o PWM e alimenta o resto da placa. Mas nessa placa dava defeito de q n ligava nada, as vezes só trocava o capacitor da alimentação do UC38xx e dai a placa voltava a funcionar kkkkk. Mas usar um CI desse acho mais fácil.

IMG_20180914_212442[1].jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@K.e.V. T.a.G Já usei isso aí quando precisei substituir um relé com bobina de 220V de um Freezer, na época eu tinha disponível vários relés com bobina de 12V, então fiz essa gambiarra.

9 minutos atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Nao sei muito sobre calculo e tal, mas eu vejo em circuitos de fontes das maquinas industriais um resistor de 220k sendo usado pra diminuir a tensão de 311V pra 12 ou 13v, alimentando um UC3844 ou UC3845 e mais um capacitor de 100uF entre Vcc e gnd do UC. Dai quando liga a fonte o resistor da um start no UC38xx (ou qualquer outro CI chaveador) e dai o CI faz o PWM e alimenta o resto da placa. Mas nessa placa dava defeito de q n ligava nada, as vezes só trocava o capacitor da alimentação do UC38xx e dai a placa voltava a funcionar kkkkk. Mas usar um CI desse acho mais fácil.

Esse tipo de CI é desenvolvido para montagens de fontes chaveadas, é muito semelhante aos famosos STR5XXX encontrado noa televisores.

Não tem como fugir, a ligação para eles é essa mesmo.

Quanto as sugestões para o amigo @Sr. Burns não adianta ficar reinventando a roda. Na questão de fontes temos as chaveadas, as tradicionais com transformadores e essas capacitivas que não são muito recomendadas por não terem isolação e desperdiçam energia se a corrente for mais alta, pois o rendimento delas é baixo.

Resistor para tensões a partir de 30V nem pensar, a dissipação de calor fica muito grande.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Dia!

Me espressei mal antes:
Aquelas áreas em vermelho que circulei quero trocar por algo que funcione

Sei que o que tá no desenho vira torrada instantânea

E os outros componentes, provavelmente nenhum esteja nos valores finais. Não passa de esboço

Citação

"não adianta ficar reinventando a roda

Na verdade é bem isso que quero :D, por vários motivos:

Inovar/aprender; usar os componentes que tenho (e que são populares); não simpatizo com transformador...

Alguma hora quero aprender os osciladores que só usam componentes passivos.

Imagino que a primeira figura (carregador de celular) do nosso Mestre trate disso.

Mas antes quero conseguir esses dois tipos aqui

Insisto nesse design. Acho elegante. Ao menos por hora.

Quanto à fonte de capacitor:

Na verdade eu quero toda a corrente que o capacitor permite

Pelos meus calculos, o 1,5uF gera uma impedância de 1,7k OHM

220/1,7k= 130mA AC

Isso queimaria o resistor de 100 OHM, não?
E sem o resistor, queimaria o zener, imagino

Por isso pensei no transistor. Se minha lógica tem algum fundamento, basta regulá-lo pela base.

Suponho que de bônus traga mais rendimento

Quem conhece a fonte transistor-zener sabe que nao precisa de capacitor lá na parte AC (vai trafo em vez disso), mas insisto em limitar a corrente daquele jeito e deixar que o transistor cuide de regular a tensão

Quanto à fonte chaveada:

Acho que pra resolver o problema do choque, eu colocaria a carga depois do MOSFET

Só me falta alimentar decentemente o driver então

Se entendi direito o datasheet, parece que o UC38xx ocupa 17mA a 30V
Imagino que por isso funciona com um resistor de 220k
Os 555 que tenho aqui são levemente mais famintos: 25mA a 15V

Mas é papo jogado fora, pois o UC está longe do meu alcance onde me encontro

O problema é fazer 25mA a 12V

Só vejo isso sendo possível com um zener de 12V, que pra funcionar, ocupa 40ma

Se não surgir uma solução melhor pro problema proposto, uso aquela dos transistores em série.
Mas aguardo outras enquanto invento

Editado por Sr. Burns

Compartilhar este post

Link para o post
20 minutos atrás, Sr. Burns disse:

Me espressei mal antes:
Aquelas áreas em vermelho que circulei quero trocar por algo que funcione

Sei que o que tá no desenho vira torrada instantânea

Ah bom. 

21 minutos atrás, Sr. Burns disse:

Quanto à fonte de capacitor:

Na verdade eu quero toda a corrente que o capacitor permite

Pelos meus calculos, o 1,5uF gera uma impedância de 1,7k OHM

220/1,7k= 130mA AC

Isso queimaria o resistor de 100 OHM, não?
E sem o resistor, queimaria o zener, imagino

O ruim disso é que não vai aproveitar toda a corrente que essa fonte consome, por se tratar de um circuito série, parte da corrente é desperdiçada no capacitor e quanto maior o capacitor maior a corrente na saída e maior a corrente não usada.

Quanto ao zener ele Não queima, o circuito que eu fiz e usa isso é um sensor de presença. Fica ligado o tempo todo, tá lá há mais de um ano. 

23 minutos atrás, Sr. Burns disse:

Por isso pensei no transistor. Se minha lógica tem algum fundamento, basta regulá-lo pela base.

Suponho que de bônus traga mais rendimento

Quem conhece a fonte transistor-zener sabe que nao precisa de capacitor lá na parte AC (vai trafo em vez disso), mas insisto em limitar a corrente daquele jeito e deixar que o transistor cuide de regular a tensão

Sobre controlar a tensão na base, tem razão. O ruim é que a diferença entre entrada e saída não pode ser muito grande, senão não tem transistor que aguente. Circuitos lineares tem as suas limitações. 

25 minutos atrás, Sr. Burns disse:

Quanto à fonte chaveada:

Acho que pra resolver o problema do choque, eu colocaria a carga depois do MOSFET

Não resolve. 

O problema de choque só é resolvido com transformador, é por esse motivo que ele está presente nos equipamentos mais modernos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais