Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

eu gostaria de projetar um forno de resistecia com capacidade de temperatura 600 graus Celcius mais nao sei onde começar minha rede é 220 voltes

Postado

alguem poderia me ajudar no calculo desse forno eletrico como calcular a resistencia potencia tipo de fio  que temperatura essa resistencia  pode oferecer etc secçao do fio estou perdido

• Membro VIP
Postado

Bem quentinho. Sorry na matemática não posso te ajudar mas ....

Uma alternativa é comprar um forninho - usa ser barato - e tentar adaptar alguma proteção térmica nele - algo como lã de pedra, tijolo refratário e etc. Também pode ser necessário trocar os fios pra capa de silicone (seu tipo de fio) e a resistência. Consulte algum fabricante de resistência. Com palavras mágicas corretas e alguma sorte, de repente te dão algum suporte nisso. Não se espante se nem te derem bola pois afinal só querem vender e muito.

Se você informar a área cúbica do seu forno, de repente alguém bom na teoria possa te ajudar com a matemática. Chuto num forninho (que eu tenho) de ~ 30x10x20 6000cm3 (nem sei quanto dá em m3) e uma resistência de 1000W atinge uns 300º. Tem alguns depende p.ex. qualidade da isolação e etc.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se você falar sobre o uso do forno e der mais informações sobre o que tu queres, alguem pode saber te ajudar melhor. Mas acho que pra começar você precisa pra controlar a temperatura, primeiro ter um sensor de temperatura (J, K, PT-100, etc) e um controlador com set point, dai você poderá ver a temperatura e manter ela. 

Postado

entendi ta legal nao precisa completar o projeto e logo apressadamente  programando um Conversor analogico digital com displays kkkk calma por exemplo  a segunda lei de ohms que é pra calcular fio e pra chegar na temperatura? ,e encontrar a potencia watts ?eu converto em calor?nao sei estou chutando  p =E*i p 220*20A p 4,400watts como saber a potencia certa qye o fio aguenta ?nao encontrei  nada no google 

• Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, a ovelha disse:

p =E*i p 220*20A p 4,400watts como saber a potencia certa qye o fio aguenta ?nao encontrei  nada no google 

Impossível não achar algo no google. você não está sabendo é o que/como procurar. Os fios você acha googlando tabela fio awg corrente

tabela-awg-swg.gif

você acha mais de uma.

Já a potência e corrente você está no caminho certo. O que nos falta é saber o volume cúbico - ou o tamanho do seu forno - pra que alguém de boa vontade possa te orientar com relação à potência e resistência. Sugiro você falar exatamente o que vai fazer com este forno. As vezes aparece ideia que você nem fazia ideia - algo como 'porque não pensei nisso antes'

• Curtir 2
Postado

eu tenho um projeto que me veio a imaginação durante muito tempo mas so posso compartilhar a ideia se alguem aqui contribuir junto em equipe esse projeto é tão revolucionario  que vai tirar o meu pe da lama e ficar milionario kkkkkkkkkkkkk vocês aqui tem que me ajudar a fazer este forno ***** kkkkkkkkkkk por que so assim eu ensinarei o segredo da vitoria escepcionante kkkkkkkkkkkk

Postado

@a ovelha Ja pensou em algo mais simples? uma caixa com 1 ou 2 sopradores térmicos ligados no máximo e soprando ar a 500°C ou 600°C pra dentro do forno? claro que você teria que deixar uma saida de ar quente em cima pra evitar que o refluxo de ar quente derreta os sopradores...  você pode colocar um termopar ligado a um multímetro pra acompanhar a temperatura., se o troço funcionar, da pra pensar em usar um controlador PID de temperatura.

Dissipar calor suficiente pra atingir os 600°C dentro do forno exigiria uma resistência montada em algum meio de condução de calor, do contrario a resistência ficaria vermelha e queimaria. talvez uma venoinha interna...

• Curtir 2
Postado

@a ovelha , ainda não falaste da carga que será aquecida pelo forno, em quanto tempo deseja obter a temperatura, o valor da temperatura, o tamanho da carga e outras coisas necessárias para dimensionamento do forno. Falar de como fazer sem saber o que vai fazer fica conversa de louco.

• Curtir 2
Postado

kkkkk Já fiz, há uns 30 anos, um forno elétrico para derreter vidro. Ele passava de 1200ºC e tinha controle de temperatura.

Como você falou, só passo alguma informação, se você passar alguma, pois a lei de Ohm e a expressão da potência é a primeira fórmula que aprendemos, então estas informações são inteiramente supérfluas e desnecessárias.

Normalmente eu passo as informações de graça, mas decidi entrar no seu jogo.

Não tenho pretensões de ficar rico, estou feliz com o pouco que já tenho.

Sinceramente desejo que você enriqueça e se torne mais caridoso do que já é. 

Bons projetos.

Em tempo: 

Sr. administrador. Fique à vontade para apagar minha postagem.

MOR_AL

• Curtir 4
  • Amei 1
  • Coordenador
Postado

@a ovelha Como o colega @MOR Já disse, existem fornos já prontos que chegam até perto de 1800 Graus, Procure por fornos para protéticos, o outro problema que TODOS outros colegas PRECISAM saber para te ajudar, é o tamanho do ambiente que terá que ser aquecido!!! 10X10X10cm? ou 10metrosX10metrosX10metros? Sem esses dados, não tem como te indicar a resistência apropriada!...

Não se trata de revelar seu segredo! Só precisamos de mais dados desse "forno"!

Pelo menos as dimensões dele....

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!