Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado

@domingos87 Com a qualidade que vi que foi apresentada, ainda não vi nada igual! Já vi osciloscópios utilizando as postas de áudio do PC!, Mas não abrange essa gama de frequência que esse promete! (Se não for Fake), será uma boa aquisição...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, BCP disse:

@domingos87 Com a qualidade que vi que foi apresentada, ainda não vi nada igual! Já vi osciloscópios utilizando as postas de áudio do PC!, Mas não abrange essa gama de frequência que esse promete! (Se não for Fake), será uma boa aquisição...

É o que pensei também, se não for fake ...

É que o cidadão que fez o vídeo pode estar querendo elevar a importância da plaquinha para aumentar as suas próprias vendas dela. Devem ganhar um dinheiro razoável pela venda de cada um, cobrando em torno de 200 reais, uma coisa que cabe na palma da mão vinda da China e que usa tecnologia há muito me parece bem conhecida ou seja, nada de extraordinária, nada de ponta que nem acabamento estético ( design ) possui. 

Andei vendo mais material e já está me parecendo bem fácil de usar, eu que tenho pouco conhecimento de eletrônica e que muita coisa venho aprendendo aqui no fórum fazem anos principalmente com o @faller ás vezes até discordando dele, de outros e de mim mesmo já que vejo também em outras fontes pela internet e até em alguma publicação de papel ( sou mais um autodidata ).

Esse osciloscópio DSO 138 2.4TFT mixuruca estou é achando caríssimo para a porcaria da plaquinha de circuitos eletrônicos que é e que cabe no bolso da minha camisa. Ainda vou acabar comprando é pelo AliExpress porque aqui no Brasil me parece que estão metendo é a mão pra valer ( é só não ter pressa/ansiedade em ter o brinquedo rsrs ).

------------------------------

EDIT

Um post que publiquei na primeira página e que fez bastante confusão e que editei agora ( a minha cabeça ás vezes fica bem ruinzinha ... rsrs ) 

• Administrador
Postado
16 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Eu sei que certas linhas da fonte o limite considerado ideal é de 50mV umas e outras 120mV de ripple.

A especificação ATX12V determina 120 mV de pico-a-pico para a linha +12 V e 50 mV de pico-a-pico para as linhas +5 V, +3,3 V e +5VSB. Espero ter ajudado.

Não se esqueça que é necessário colocar um capacitor de desacoplamento para fazer essas medidas, mostro isso no artigo que linkei aqui: 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
8 minutos atrás, Gabriel Torres disse:

@Henrique - RJ Pode dar resultados diferentes. Temos de seguir a mesma metodologia usada pela especificação.

Mas de onde vem essa " especificação " ?

É que daí vai complicar a coisa aqui caso eu queira testar as fontes genéricas que passam por mim.

Postado
19 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Teve um que disse que ele mostra ripple até com as pontas de prova em *****rto. 

Isso acontece se o aparelho não estiver uma blindagem boa. 

Como é só essa plaquinha, ela deve ser colocada numa caixa de metal aterrada ao circuito. 

Assim aberta fica captando ruídos de 60Hz provenientes de tomadas, lâmpadas ou da própria fonte que alimenta o aparelho. 

Em tempo... 

Eu não conheço osciloscópio barato, foi com muita sorte que consegui um usado por R$50,00.

Estava com defeito, eu consegui arrumar. Agora deu defeito de novo e está bem complicado... 

Esse aí mesmo sendo chinês por 200 está barato. 

Querendo ou não medir as ondas é uma tarefa ainda complexa no mundo da eletrônica. 

Postado
1 minuto atrás, Mestre88 disse:

Isso acontece se o aparelho não estiver uma blindagem boa. 

Como é só essa plaquinha, ela deve ser colocada numa caixa de metal aterrada ao circuito. 

Assim aberta fica captando ruídos de 60Hz provenientes de tomadas, lâmpadas ou da própria fonte que alimenta o aparelho. 

Em tempo... 

Eu não conheço osciloscópio barato, foi com muita sorte que consegui um usado por R$50,00.

Estava com defeito, eu consegui arrumar. Agora deu defeito de novo e está bem complicado... 

Esse aí mesmo sendo chinês por 200 está barato. 

Querendo ou não medir as ondas é uma tarefa ainda complexa no mundo da eletrônica. 

Deve ser isso mesmo, falta de aterramento ...

Estou para receber esse brinquedinho hoje e vou testar com ele alimentado em uma tomada aterrada pra ver o que acontece.

Chegou a ver o vídeo que postei aqui no tópico ? O homem fez um teste dele comum smartphone com um aplicativo e constatou ter boa precisão. Se quiser dá uma olhada no vídeo senão eu nem iria querer comprar com essa dúvida na cabeça.

• Membro VIP
Postado

Dicas:

• -não use tomada aterrada. Se por acaso você for medir vac da rede, explode. se bem que:
  • -você deve usar a fonte 12V e esta provavelmente não tem terra. E esta:
  • -se for chaveada gera muito ruído. Este entra na telinha do osc e te confunde, mas você tem a alternativa de:
  • -usar fonte linear mesmo. Um trafinho e um 7812. Mas se mesmo assim der interferência, esta pode estar vindo das:
  • -lâmpadas, fluorecentes, led e qualquer aparato por perto com fonte chaveada pode interferir na telinha e até mesmo sua:
  • -fonte que está testando gera ruído. Uma alternativa não muito ortodoxa é você alimentar este osczinho com bateria 12V. Aí sim fica:
  • -isolado da tomada, você obtem  resultados melhores, sem muita interferência.

abç

Postado
2 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Então será que usando uma bateria de 9V para alimentar esse osciloscópio chinês eu evito esse falso ripple  ?

Com a plaquinha aberta não é certeza. 

Como o aparelho é muito sensível as interferências vem por rádio frequência.

Por exemplo, Esse osciloscópio antigo que eu tenho e mencionei acima se estiver sem a tampa fica mostrando esses sinais falsos mesmo com o botão de ajuste de zero ligado. 

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Com a plaquinha aberta não é certeza. 

Como o aparelho é muito sensível as interferências vem por rádio frequência.

Por exemplo, Esse osciloscópio antigo que eu tenho e mencionei acima se estiver sem a tampa fica mostrando esses sinais falsos mesmo com o botão de ajuste de zero ligado. 

Mas você concorda com o @Isadora Ferraz que o brinquedo pode explodir se eu for testar a corrente elétrica da tomada da parede com ele aterrado ? 

• Membro VIP
Postado

kk... e digo mais kkk. Tentemos... Vou escrever bem devagar pra você entender.... Um osc comum tem toda sua carcaça ou blindagem conectada ao terra e este terra é o mesmíssimo que vai na ponteira garra jacaré. Tendeu? Agora imagine que você quer medir a V de uma tomada 220Vac, você vai colocar a garra de um lado numa fase e a ponteira em outro outra fase esperando ver uma senoide linda na tela. Só que esqueceste que o terra da tomada está na carcaça ou parte metálica do osc e que é o mesmo da garra. Então você coloca em curto uma fase e o terra. Imaginou o que acontece?

Agora este osczinho usa uma

20 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

fonte 12V e esta provavelmente não tem terra

ainda + com a

12 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

bateria de 9V para alimentar esse osciloscópio chinês

... o risco acima você não corre.

Postado
2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

kk... e digo mais kkk. Tentemos... Vou escrever bem devagar pra você entender.... Um osc comum tem toda sua carcaça ou blindagem conectada ao terra e este terra é o mesmíssimo que vai na ponteira garra jacaré. Tendeu? Agora imagine que você quer medir a V de uma tomada 220Vac, você vai colocar a garra de um lado numa fase e a ponteira em outro outra fase esperando ver uma senoide linda na tela. Só que esqueceste que o terra da tomada está na carcaça ou parte metálica do osc e que é o mesmo da garra. Então você coloca em curto uma fase e o terra. Imaginou o que acontece?

Agora este osczinho usa uma

ainda + com a

... o risco acima você não corre.

Ma ma ma peraí ...

Mas isso deve acontecer só se eu setar o osc para DC, certo ?

• Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Como você chegou a esta brilhante conclusão? Errado. Acontece de qualquer maneira. Já vi que na próxima vou ter que escrever ainda mais devagar...

• Haha 1
Postado
45 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Ma ma ma peraí ...

Estamos falando do terra, o comum. Então tanto faz se está na escala ac ou DC. 

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Mestre88 disse:

15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Como você chegou a esta brilhante conclusão? Errado. Acontece de qualquer maneira. Já vi que na próxima vou ter que escrever ainda mais devagar...

12 minutos atrás, Mestre88 disse:

Mas eu esqueci de um detalhe, a minha tomada é de 127V ( fase e neutro ) e não de 220V ( fase fase ).

Dá problema no osc se o pino terra estiver aterrado neste caso ?

Postado

Na tomada você nem sempre sabe quem é a fase e quem é o neutro. 

Se colocar o terra do osciloscópio na fase terá um curto circuito. 

Não vai nem conseguir medir o primário de uma fonte chaveada com ele. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Neste caso, literalmente 50% de chance de explodir. To com preguiça de explicar agora. Mas ó... sua fonte - a que alimentará o osczinho - penso que não deve ter terra. É tipo destas de câmera de segurança né??

fonte01_ah_78_1_20140114143322.png

pois o tempo todo que falei fonte sem terra, foi nela que pensei ok? A sua que vai testar ripple, sei que tem terra e só daria os problemas que escrevi devagar se você fosse medir com o osc do @Mestre88 , aquele sucatão (o osc!) metálico E se usasse o terra conectado a ele E fosse medir a tomada ou primario da fonte do pc, capiste?

• Obrigado 1
Postado

Já estou com o brinquedinho aqui desde ontem ás 17h e só venho apanhando na carcaça ( paguei 200 reais já com a fonte de 9V ).

Andei até mexendo onde não devia ( nos trimpots ) que por sorte não esculhambei a configuração original de fábrica, acredito.

Vi dois vídeos para tentar aprender mas tá difícil de conseguir entender o tal ripple ou conseguir ele de modo aceitável ( parece que consegui só na situação abaixo ).

Achava que estava desregulado e, depois de usar e abusar dos 2 trimpots ( abusei demais mesmo, esfolei eles pra valer ... rsrs ), acabei descobrindo uma combinação de chaves que o deixou no ponto 0,0V ( SEN1 = 0,1V combinado com SEN2 = X1 e a 1s dando como resultados: Vmax: 0,01V Vmin: -0,01V    Vavr: 0,00V    Vpp: 0,02V    Vrms: 0,00V ). Isso com as pontas de prova livres ou não conectadas a nada. Essa pequena variação pra cima e pra baixo faz com que a linha não fique totalmente/perfeitamente linear o que me fazia pensar que era algum ripple ou leve ruído que até comentei aqui e que vocês disseram que deveria ser falta de aterramento.    

Nesta situação " Vrms: 0,00V " deve ser ripple zero volt , certo ?

Devo continuar vendo vídeos de como usar ( ontem fui das 17h até ás 23h ralando a paciência nesse osc ).

• Membro VIP
Postado
58 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Essa pequena variação pra cima e pra baixo faz com que a linha não fique totalmente/perfeitamente linear o que me fazia pensar que era algum ripple ou leve ruído

Sim é um leve ruído. Não sei se já falei mas isso é devido à algum dispositivo ligado aí do lado. Lâmpada led, fluoresc., pc, tv etc. Também não lembro se disse, a própria fonte do osc gera este ruidinho. Com memória ainda fraca, não lembro se te disse pra ligar com fonte linear ou bateria 12 ou 9v.

Não é só ficar mudando chave a revelia até achar o ponto certo. O certo é você entender um pouco do treco. P.ex. pra medir ripple coloque na escala ac e na menor escala de tensão. Quando começar a ver o traço meio que "engordar", ajuste o botão de trigger pra 1/2 que ficar no 1/2 da onda. Ela deve aparecer ao ajustar o botão de tempo. Tempo, você tem todo o do mundo ou pelo menos o do resto da sua vida.😁

• Obrigado 1
Postado

Acabei de ver um vídeo do Burgos e o que chamei de trimpots são na verdade trimmers disse ele e são para corrigir o formato da onda caso não esteja perfeita ao se fazer a calibração dos 3,3V de onda quadrada.

Estou procurando ver outros vídeos até gringos para ir entendendo cada vez mais. Teve um aqui que disse em 2016 que a versão do firmware estava na 60 ( ainda vou ver a minha ).

Estava com tanta dificuldade que cheguei a pensar que havia comprado um aparelho defeituoso.

Acabei de ver esse de baixo ajustando esses tais trimmers para acertar a onda quadrada:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!