Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a máxima corrente de base que o BC547b pode suportar?


Bills

Posts recomendados

@aphawk é pra um alarme que estou montando com peças tiradas de sucata... Utilizarei o BC547 e o BC557 funcionando como um SCR... E como sei que nessa configuração a corrente de saída é igual à soma das duas correntes de base, então me preocupei se poderia alimentar diretamente o relé com bobina de 70 ohms. Mas, como o amigo @BCP me mostrou que não pode ultrapassar 20 mA,, decidi colocar outro transistor no circuito. Pelo menos no simulador "deu certo"

Na simulação utilizei dois transistores com HFE de 200 pois sei que esse é o HFE mínimo deles... Um fato estranho é que, no simulador, o circuito funciona com alguns transistores e com outros não. O próprio BC547b, que tem na biblioteca do LTspice, funciona quando combinado com alguns transistores mas não funciona com outros (todos de baixa potência). Porque?

 

aaaaaa.thumb.JPG.6d7e0dcf4f80d1ec1be6547dda3fe6d4.JPG...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Bills disse:

Na simulação utilizei dois transistores com HFE de 200 pois sei que esse é o HFE mínimo deles... Um fato estranho é que, no simulador, o circuito funciona com alguns transistores e com outros não. O próprio BC547b, que tem na biblioteca do LTspice, funciona quando combinado com alguns transistores mas não funciona com outros (todos de baixa potência). Porque?

 

Bom, não posso falar sobre o LTspice pois nunca usei, eu uso apenas o Proteus, e principalmente a parte digital dele.

 

Não se fie tanto assim no Hfe ....  se essa fosse a única diferença entre os transistores de baixa potência, por que que fizeram mais de 1000 modelos diferentes, que em teoria poderiam ser usados no lugar dos outros ?

 

Por exemplo um BC547 suporta uma tensão VCE maior, e o restante é práticamente idêntico aos BC548 e BC549, certo ?

 

Já encontrei um circuito que não funcionava com um BC547A de jeito nenhum, mas funcionava com o BC548A e com o BC549A ! E não achei o porquê disso kkkkkkk !

 

O que é pior ainda : na prática, existem circuitos estranhos que funcionam , mas segundo os modelos Spice, não deveriam funcionar !

 

Quanto ao seu caso, esse SCR feito usando dois transistores é mais uma ilustração de funcionamento, pois se fosse possível ser feito com transistores comuns, ninguém iria fabricar , pelo menos nos modelos de baixa potência !

 

E hoje em dia existe um gigantesco problema que é a falsificação de transistores, isto é, te vendem como um BC548B um transistor que usa o mesmo invólucro e é NPN também, mas com características bem diferentes !

 

Cansei de ver até transistores cuja base tinha uma dobra feita para você montar o transistor de maneira que funcionasse, pois embora o invólucro era semelhante, o transistor original tinha os pinos C e E invertidos em relação aos BC548, então falavam para a gente ignorar o invólucro e montar de acordo com a pinagem, que com a dobra do pino da base para o outro lado acabava coincidindo com os pinos corretos do BC548 ....

 

Experimente procurar por um 2N3055 original, que aguente 15A mesmo ... ou um regulador de tensão de alta corrente ( 3 ou mais Ampéres ), pode apostar que irá comprar gato por lebre !

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, aphawk disse:

Quanto ao seu caso, esse SCR feito usando dois transistores é mais uma ilustração de funcionamento, pois se fosse possível ser feito com transistores comuns, ninguém iria fabricar , pelo menos nos modelos de baixa potência !

 

você está me dizendo que se eu montar esse circuito na protoboard ele não vai funcionar? 

vou testá-lo aqui e volto com os resultados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2018 às 22:09, aphawk disse:

E hoje em dia existe um gigantesco problema que é a falsificação de transistores, isto é, te vendem como um BC548B um transistor que usa o mesmo invólucro e é NPN também, mas com características bem diferentes !

Tenho tido muito medo disso ultimamente,  principalmente com a explosão chinesa...

Estou montando alguns aparelhinhos para vender, e pretendo entregar o melhor para meus clientes...

mas como saber se os componentes são falsificados???

como saber lojas oficiais?

não me importo de pagar mais caro...

mas não tenho a minima ideia de como achar os originais...

tenho comprado pelo mercado livre... mas fico sempre com um pé atrás...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto de ir pessoalmente à loja física, @BloodCeltics Lopes, o que nem sempre dá. Além disso muitas lojas já tradicionais - mais seguras que o ML, portanto - enviam material pelo correio. É o caso da Multi, Soldafria, Compomil, Dabi e outras tantas. Quase todas têm um valor mínimo para compras, não dá para comprar, sei lá... apenas um  transistorzinho. Mas vale dar uma pesquisada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 ,

 

Já comprei componentes "defeituosos"  ( ou será pior ??? )  de algumas dessas lojas que você citou, e quando fui reclamar, uma delas não aceitou trocar porque eu havia soldado os terminais... e outra trocou sem problemas e o vendedor me deu o componente de uma outra marca, a qual funcionou na hora.

 

Acho que nem eles sabem quando o componente é defeituoso ...

 

Paulo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ser lei, @aphawk, até devolver o dinheiro em compras pela Internet no prazo de uma semana sem nem ter que explicar porque da devolução, é sempre chato. E as despesas de remessa do retorno são do cliente.

 

Para quem mora em São Paulo e tem facilidade de se deslocar, a Compomil trabalha com retira - fica no bairro do Sumaré - e nesse caso negocia até a compre mínima.

 

Se bem que, como diz o ditado, "quem vê cara não vê coração", né? Ou seja, às vezes pode ser que uma falsificação seja tão bem apresentável quanto o original...

 

Você tem razão, tempos difíceis, esses...

 

FV7R7KBFBJIMT6A.LARGE.jpg.bc81f708f1113df79f0b9d3a00a79476.jpg

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, aphawk disse:

 comprei componentes "defeituosos"  ( ou será pior ??? )  de algumas dessas lojas que você citou, e quando fui reclamar, uma delas não aceitou trocar porque eu havia soldado os terminais... e outra trocou sem problemas e o vendedor me deu o componente de uma outra marca, a qual funcionou na hora.

 

Acho que nem eles sabem quando o componente é defeituoso ...

Isso já aconteceu igualzinho comigo. 

Comprei três LM338 de invólucro TO220 aqui na loja de Santo André. 

Um eu soldei na placa e não funcionou. 

Aí percebi e resolvi testar os outros dois na protoboard, também não funcionou. 

Eu nunca ia suspeitar que eram falsos por que pareciam ser velhos, estavam oxidados já. 

Fui lá devolver e o dono da loja só aceitou os dois sem a solda. 

 

Eu também acho que não sabem que são falsos, mas percebem depois de reclamações. 

Outro dia pedi nesse mesmo lugar o lm317 e o cara disse que não tinha porque ele devolveu o Lote, segundo ele não estavam bons. 

Uns dias depois comprei os CIs, fiz testes com eles e não pareceram ser falsificados, se forem pelo menos funcionam. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 ,

 

Infelizmente o fato de soldarmos o componente e cortarmos os terminais excedentes complicam muito, pois todos alegam que o componente teve problema com excesso de temperatura, ou que pifou por alguma pane no circuito, e nesse caso você vai ter de brigar na justiça para provar que o componente estava danificado ANTES de você soldar, e isso é uma briga que pode levar anos e anos...

 

Agora,esse aparelho que você mostrou .... que raiva que deve dar abrir e ver isso !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, aphawk disse:

@rmlazzari58 ,

 

Infelizmente o fato de soldarmos o componente e cortarmos os terminais excedentes complicam muito, pois todos alegam que o componente teve problema com excesso de temperatura, ou que pifou por alguma pane no circuito, e nesse caso você vai ter de brigar na justiça para provar que o componente estava danificado ANTES de você soldar, e isso é uma briga que pode levar anos e anos...

 

Agora,esse aparelho que você mostrou .... que raiva que deve dar abrir e ver isso !

 

Paulo

 

Pois é, @aphawk. Mas essa foto aí acho que é zoeria, rs... Será que não?

 

OFF TOPIC

 

Mas voltei porque achei que tinha sido injusto, fiquei pensando que pode ter alguém aqui, do fórum, que vende através do ML. De fato comprei uma 10 vezes ali e em nenhuma delas me arrependi ou me decepcionei com a mercadoria, sempre exatamente o que eu esperava.

 

Na verdade em duas delas fiquei foi impressionado com a solicitude do vendedor: em uma delas, optei por "retira" (PAM8610) e quando chegeui a moça estava me aguardando com marido, crianças, mala e papagaio, rs... no carro e, assim que eu peguei a compra, eles foram viajar: era feriado, 1 de Maio! E na outra (MP3, bluetooth, FM decoder), o moço me mandou duas por engano. Quando apontei o engano, ele disse: "Sorte sua, na próxima eu que prsete mais atenção", e deixou por isso mesmo, rs...

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Mas voltei porque achei que tinha sido injusto, fiquei pensando que pode ter alguém aqui, do fórum, que vende através do ML. De fato comprei uma 10 vezes ali e em nenhuma delas me arrependi ou me decepcionei com a mercadoria, sempre exatamente o que eu esperava.

 

Na verdade em duas delas fiquei foi impressionado com a solicitude do vendedor: em uma delas, optei por "retira" (PAM8610) e quando chegeui a moça estava me aguardando com marido, crianças, mala e papagaio, rs... no carro e, assim que eu peguei a compra, eles foram viajar: era feriado, 1 de Maio! E na outra (MP3, bluetooth, FM decoder), o moço me mandou duas por engano. Quando apontei o engano, ele disse: "Sorte sua, na próxima eu que prsete mais atenção", e deixou por isso mesmo, rs.

 

Eu compro bastante coisa do ML, e digo que em termos de eletrônica nunca recebí nada errado ou com defeito !

Compro muito mais no Ebay, e poucas vezes tive surpresa.

Mesmo nas lojas que compro aqui na região da Santa Ifigênia, não culpo a loja pelo problema, pois sei que mesmo fora daqui do Brasil esse problema existe.

 

No ML tem muita gente séria, querendo ganhar algum dinheiro, claro que eles também podem ter comprado algo que não funciona, mas não houve má-fé nisso.

 

Como em todos os ramos, existem a maioria de pessoas de boa fé, mas também existem algumas de má fé .... o que temos de fazer é tentar ao máximo fugir das pessoas erradas kkkk !

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!