Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entrada de 12 volts em Rádio


Pedro_1021

Posts recomendados

Olá pessoal mais uma vez aqui para tirar uma duvida com vocês, é sobre o meu rádinho (ou melhor radião) da polyvox o RG 800, certo, eu reparei que ele tem uma entrada de 12 volts no lado das saídas de fone e rca, (mais pra que serve isso se ele tem entrada para pilhas?!) bom, pesquisando pela internet eu achei uma foto que se chamava compact system 800 (tendo o rádio, uma radiola, um par de caixas, um headphone, uma bolsa para carregar o "radinho" e um cabo de 12 Volts com ligação em automóvel, pois antigamente a maioria dos carros tinha só o radio que tinha só a função de rádio) mais indo para o que interessa, sobre a entrada, com a evolução da tecnologia surgiram diversos tipos de cabos, eu acabei achando um cabo p4 usb, isso já foi uma alegria pois poderia eliminar de vez as pilhas (pois tá muito caro pilha hoje em dia!) mais para ficar portátil o que poderia usar? olhei baterias de 12 volts mais o bolso acabou gritando, então fui atrás dos carregadores portáteis, acabei ganhando uma de 10000 mah ela tem uma carga rápida (mais observações na foto) e pensei, e se eu usar o carregador junto com o cabo e ligar ao rádio daria certo! mais.... o carregador é de 10000 mah e a entrada de 12 volts tenho receio de dar "pau" e ferrar com o rádio, conto com a resposta de vocês! valeu.

polyvox 07 e 08.jpg

2019-01-20 (3).png

bateria-externa-power-bank-pineng-pn968-10000-mah-ate-6-cargas-completas-cinza-5660505.jpg

download (1).jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas que de corrente muito baixa o radio fica fraco com o som chiando.

Se for de corrente muito alta não tem problema, pode ligar sem medo.

Atente-se a fonte que deve ter 12V e a polaridade dos cabos pra não queimar o rádio, repare que o positivo é o terminal de fora, invertido da maioria das fontes e adaptadores que vendem por aí.

 

Aliás, esse rádio não tem fonte embutida como a maioria que se vê por aí? No anúncio diz que funciona em 110/220V.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Algo me diz que ele quer usar onde não há luz.

Sobre seu carregador portátil, pouca chance de sucesso: ele só libera 5V. Abra e veja quantas baterias ele tem em paralelo. Tens que ligar em série pra dar 12V e retornar pra paralelo pra recarregar. Relativamente complexo pelo seu "tom de voz". Alternativamente, podes adaptá-las onde vão as pilhas e recarregar com a própria fonte do aparelho. Igualmente "complexo".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Mestre88 disse:

 

 

Aliás, esse rádio não tem fonte embutida como a maioria que se vê por aí? No anúncio diz que funciona em 110/220V.

Bom, ele só funciona com pilhas e o cabo de força e com a entrada de 12 Volts e eu acho que não tem fonte embutida pois ele tem a saída para conectar a uma fonte

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Algo me diz que ele quer usar onde não há luz.

Sobre seu carregador portátil, pouca chance de sucesso: ele só libera 5V. Abra e veja quantas baterias ele tem em paralelo. Tens que ligar em série pra dar 12V e retornar pra paralelo pra recarregar. Relativamente complexo pelo seu "tom de voz". Alternativamente, podes adaptá-las onde vão as pilhas e recarregar com a própria fonte do aparelho. Igualmente "complexo".

pensei nisso que o carregador não iria aguentar , no caso, eu colocaria as baterias em serie como se fossem pilhas no compartimento onde as pilhas ficariam? ou iria construir uma fonte de 12 Volts?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gu1426 disse:

@Pedro_1021 Já experimentou abrir esse rádio? Tenha cuidado pois esses rádios mais antigos as vezes possuem algumas partes que se você tropeçar fica difícil arrumar depois. Mande fotos da placa, se possível. Tenha cuidado.

tentarei depois pois é como você disse, qualquer tropeçada fica complicado de ajeitar 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro_1021 Normalmente a parte sensível destes rádios antigos é a que faz a sintonia do rádio, muitas vezes usam uma cordinha (não sei se este é o nome correto), nos rádios de pilha mais atuais (daqueles baratinhos) a alimentação é de 3V, e a parte de sintonia é uma "cordinha" de plástico preso ao capacitor variável, quando você gira o capacitor variável (sintonia), ele puxa essa "cordinha" de plástico e mostra no visor em que frequência está sintonizado. Alguns usam até engrenagens. Nesses antigos provavelmente você vai encontrar uma polia por onde essa cordinha passa.

adicionado 7 minutos depois

Se o rádio não incluía fonte, não faz sentido colocar no anúncio que pode ser ligado em 110/220V, veja se há alguma entrada diferente no rádio. Se tiver entrada, deve ter um transformador aí dentro. Fonte chaveada acho que dá muito ruído em um rádio, difícil isso em um rádio antigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra fazer usando 4 baterias de lítio, um gerenciador de carregamento como o da foto abaixo e... agora não sei se o rádio vai pedir mais do que 2A, que é o limite do mais "poderoso" step-down ("abaixador de tensão") que conheço. Cada bateria dessas normalmente têm 3,7v. Então 4 baterias em série normalmente carregadas resultam em 14,8v. Mas as que tenho, quando estão full, tinindo de carregadas, ficam com até 4,2v, o que daria 16,8v!

 

Mas se precisar de mais de 2A, também dá prá fazer com um LM350, LM338...

 

E para carregá-las, uma fonte de notebook com uma pequena adaptada vai bem... Adaptada não na fonte mas entre a fonte e o sistema "carregador + baterias + 'abaixador de tensão'".

 

Dá prá se divertir bastante, rs... tanto fazendo quanto ouvindo o rádio, depois.

 

LK15V.thumb.jpg.0e743f6619aa39049e20b55ecd9f2734.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

A 1ª foto parece um trafo sim. Porque você deixou 1/2 escondido? Foi de propósito? 😡

não qualquer coisa eu tiro de novo

adicionado 0 minutos depois

Como assim trafo? nao estou entendendo 

adicionado 2 minutos depois

Gente eu tiro de novo a foto e mando mostrando o trafo ok?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gu1426 disse:

@Pedro_1021 Transformador. Vê se essa proteção metálica sai, se não sai, deixa.

ok, vou ver se tiro uma foto dele do jeito que está, eu só não tiro pois não tenho pra lá tanta habilidade em mexer com isso

adicionado 14 minutos depois

Pronto, tirei a foto, agora em um bom ângulo e bem claro.IMG_1263.thumb.JPG.daca6517957b593876361fbca95734fe.JPG

 

adicionado 17 minutos depois

Eu acho que essa parte metálica sai, da qui a pouco mando outra foto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Pedro_1021 disse:

Eu acho que essa parte metálica sai, da qui a pouco mando outra foto

Não precisa, já sabemos que é um transformador. 

 

Ainda não entendi sua dúvida. 

Pra ligar o rádio é só encaixar o cabo e ligar na tomada. 

 

Se colocando o cabo o rádio não funciona aí já é outra história. 

 

O conector de 12V você já entendeu que é apenas pra colocar no acendedor de cigarro do carro. Colocar fonte é bobeira, pois o rádio já tem. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma curiosidade, @Pedro_1021: quanto mede a frente do seu rádio? De um lado a outro na linha dos falantes?

 

Pergunto porque a bateria que falei é um tubo de 1,8cm x 6,5cm. Quatro enfileiradas são um tubo de 1,8cm x 26cm.

A placa carregadora é pequena. E tanto o circuito para transformar os 19v de uma fone de notebook quanto o que estabiliza a saída das baterias em 12v são pequenas. Se você for fazer isso talvez caiba tudo dentro do gabinete do rádio.

 

E lembrei de um detalhae: das ótimas, que custam uns R$ 35,00 cada, essas baterias fornecem até 2.200 mAh. Quer dizer, se os circuitos do rádio - que são circuitos antigos - usarem 2A, as baterias só durarão 1h, teoricamente. Sempre dá para duplicar, colocar mais um tubinho de 4 para dobrar essa hora... sei lá, só lembrei do consumo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Caso esteja visando somente a funcionalidade e deixando um pouquinho de lado a estética pode comprar uma bateria selada 12V 7Ah  e adaptar do lado de fora do aparelho. ( normalmente atrás ) 

 

Custa cerca de 60 R$ , e um carregador para ela custa em torno de 40 R$.

 

As dimensões dessa  bateria são 10cm x 16cm x 7cm .

 

A ideia do amigo @rmlazzari58 de somar 4 baterias 18650 é plenamente válida também no quesito 'aparência' , já que iria embutir todo o conjunto dentro do aparelho.  Só perderia na questão do tempo de funcionamento.   

 

 

 

bat12v7.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, caro @Tito Fisher, fiquei pensando... se a opção for pela bateria de 12v, que não só tem o preço bem melhor do que as de lítio, já tem os 12v necessários exatos e ainda tem carregador sem "gambiarra", se nosso amigo @Pedro_1021 quiser não é difícil "bolar" um gabinete bacana ou até uma caixinha de MDF que contenha tanto a bateria quanto o carregador. A caixa do rádio só tem ângulos retos, com cantos arredondados e é de um alumínio escovado cuja tinta tem de monte, como daquelas que a turma usa para fazer grafite e pixar.

 

Não é exatamente minha praia mas, ué... palpite a gente sempre dá, rs...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Matthwus disse:

Preste bastante atenção quanto a polaridade dos 12v, pela segunda foto no inicio do tópico, me parece que o positivo é na carcaça de fora, e o negativo no pino central, já vi esse tipo de ligação, porém é muito incomum...

Deve ser assim mesmo como você está dizendo, mais será tão incomum assim? não seria difícil achar o cabo apropriado para essa ligação?

 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Agora, caro @Tito Fisher, fiquei pensando... se a opção for pela bateria de 12v, que não só tem o preço bem melhor do que as de lítio, já tem os 12v necessários exatos e ainda tem carregador sem "gambiarra", se nosso amigo @Pedro_1021 quiser não é difícil "bolar" um gabinete bacana ou até uma caixinha de MDF que contenha tanto a bateria quanto o carregador. A caixa do rádio só tem ângulos retos, com cantos arredondados e é de um alumínio escovado cuja tinta tem de monte, como daquelas que a turma usa para fazer grafite e pixar.

 

Não é exatamente minha praia mas, ué... palpite a gente sempre dá, rs...

Ficaria bonito mesmo quem sabe?

 

3 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Caso esteja visando somente a funcionalidade e deixando um pouquinho de lado a estética pode comprar uma bateria selada 12V 7Ah  e adaptar do lado de fora do aparelho. ( normalmente atrás ) 

 

Custa cerca de 60 R$ , e um carregador para ela custa em torno de 40 R$.

 

As dimensões dessa  bateria são 10cm x 16cm x 7cm .

 

A ideia do amigo @rmlazzari58 de somar 4 baterias 18650 é plenamente válida também no quesito 'aparência' , já que iria embutir todo o conjunto dentro do aparelho.  Só perderia na questão do tempo de funcionamento.   

 

 

 

bat12v7.jpg

Tava vendo eu pensei mais na parte estética do que funcional, nessa historia eu tenho duas saídas: ou comprar uma fonte dessa ou juntar 4 baterias 18650 internamente.

adicionado 1 minuto depois

Obrigado Gente pela atenção, irei me basear em algum dessas saídas e futuramente darei resposta Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...