Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Estou Montando um Pc de entrada Ryzen 3 2200g Sem Placa por enquanto, e estou pensando em pegar uma fonte 600w para não precisar trocar de fonte por um BOM TEMPO, a pergunta é:Em Um Pc que não gasta nem 300watts, uma fonte de 600w Prejudicaria de algum modo ?

Postado
2 minutos atrás, Guilherme Soares P disse:

Olá! Estou Montando um Pc de entrada Ryzen 3 2200g Sem Placa por enquanto, e estou pensando em pegar uma fonte 600w para não precisar trocar de fonte por um BOM TEMPO, a pergunta é:Em Um Pc que não gasta nem 300watts, uma fonte de 600w Prejudicaria de algum modo ?

De forma alguma, só vai prejudicar o seu bolso e a natureza (teoricamente), pois a fonte trabalhar com carga de 15 ou 20% resulta em baixa eficiência energética.

• Curtir 2
Postado

@Guilherme Soares P Corsair CX 500. Pronto amigão você tem uma placa que aguenta praticamente tudo, caso você for colocar um configuração q ela não aguentar o setup será tão absurdo que não faz sentido você tem uma placa de entrada. Tenho a minha por 4 anos. Completamente perfeita. a quantidade de Wats é importante SOMENTE para o uso do PC se seu pc vai usar 200wats o minimo é uma fonte de 250 a 300w. Como você qr ter uma margem 500 a 600w esta de PERFEITO tamanho. Opte por marcas conhecidas eu indico sempre a Corsair (melhor RMA do setor na minha opinião) mas tem outras boas. O importante para consumo de energia é a Eficiência, Quanto melhor o selo 80 Plus mais eficiencia energética você tem. (Seu pc puxa menos energia para funcionar simplificadamente falando) 

• Membro VIP
Postado

Ter uma fonte que excede e em muito a real demanda de sua config não vai garantir em nada o aumento da longevidade da mesma. Do ponto de vista agressões de parte da energia elétrica (surtos de tensão e ruídos elétricos) e de fenômenos naturais (surtos derivados de raios etc) tanto afetarão e prejudicarão uma fonte bem dimensionada quanto uma superdimensionada quanto uma hyper dimensionada numa igual proporção. Tem de proteger a ambas e isso cabe a supressores de surto, no Brasil conhecidos como filtros de linha (mas tem de ser eficazes e não meras extensões de tomadas)

Por outro lado investir pensando em futuros ups é quase que uma verdadeira furada pois os dispositivos, sejam quais forem, quer cpu quer placas de vídeo, tendem a diminuir o consumo e aumentar o desempenho fazendo com que seu investimento venha a "micar"  em suas mãos..

Portanto calcule bem a demanda de pico de sua config e para isso podes usar o site https://outervision.com/power-supply-calculator

e com alguma folga especifique uma fonte com alguma (pouca, coisa de 20%) a maior, nunca o triplo...

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado

@Guilherme Soares P Super dimensionar a fonte não faz sentido por três motivos:

1) Fontes de potência superior em mesma categoria são mais caras;

2) A carga total em uso típico distancia de 50% da capacidade da fonte, desperdiçando energia, já que a eficiência cai;

3) Com a evolução da arquitetura dos componentes, o consumo dos computadores é cada vez menor. O argumento de "upgrades futuros" dificilmente se sustenta.

Se você tem capital para pegar uma fonte de potência exagerada, procure então uma de potência correta e melhor qualidade. Qual placa de vídeo pretende pegar?

9 horas atrás, Inst_Daniel disse:

Corsair CX 500.

Apenas reforçando que essa fonte já saiu de linha e que os modelos novos (CX 450 e CX 550) têm projeto bem superior ao dela. 

8 horas atrás, Jasiel disse:

CX500 já está descontinuada... Eu recomendaria uma CX450 ou CX550.

8 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Melhor pegar uma CX450 ou CX550 e não vai precisar trocar mesmo.

Apenas lembrando que a CX 450 é uma fonte de quase 500W e, a CX 550, de quase 600W.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!