Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos circuitos integrados 74hc595, é possível ligar em cascata com o Arduino?


Posts recomendados

@Renato.88 Sbias palavras, obrigado. Também estava suspeitandop ser isto, mas sempre é bom consultar a opinião de outros profissionais.

adicionado 3 minutos depois

@aphawk Isto depende do led, de sua composição, tem us que são possuem arsenato de gálio em sua composição, citei os famosos 0,7V, por sei mais comuns para junções PN  de silício.

  • Obrigado 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
38 minutos atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

led, de sua composição, tem us que são possuem arsenato de gálio em sua composição, citei os famosos 0,7V

Amigo não conheço este led. Os que já vi são mais que 1.2V. Se achar que deve, publique o link do datasheet dele... Será que estarias a confundir com diodo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

@aphawk Isto depende do led, de sua composição, tem us que são possuem arsenato de gálio em sua composição, citei os famosos 0,7V, por sei mais comuns para junções PN  de silício.

 

Claro que depende da composição, a qual define também a cor da luz emitida do Led. Mas nunca existiu nenhum tipo de Led com tensão de 0,7 Volts.

E na cor vermelha, não tem nada abaixo de 1,2 Volts.

Existem alguns Leds infravermelho que possuem tensão na ordem de 0,9 a 1 Volt, mas com baixa eficiência, tanto que hoje em dia não se acham mais disponíveis.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2019 às 00:46, Renato.88 disse:

Se funciona nos Leds vermelhos, e não funciona com leds de outra cor. Obviamente que o problema está relacionado com a tensão/corrente que os leds consomem.

 

Muitas vezes os Leds azul/verde trabalham com quase o dobro de potência dos vermelhos.

Para economizar em transistores, fica mais fácil usar o driver ULN2003A. Ele tem 7 saídas em cada CI e é de coletor aberto, assim pode alimentar os Leds com fonte separada.

 

Claro que está relacionado aos Leds usados.

 

Quanto a usar um driver de corrente, a @Isadora Ferraz já tinha dado essa sugestao ao indicar um transistor de reforço. Se for um reforço de source , o ULN2003 não serve para nada. Já

com transistor pode-se fazer tanto source como drain.

 

Quanto ao dobro de potência dos leds de outras cores, é que eles trabalham com tensão maior do que o vermelho. Esse é o fator importante para vencer a barreira da junção. 

 

Quanto ao mimimi citado pelo autor do tópico, pelo que vejo significou que uma grande experiência que foi passada adiante não adiantou nada .... mais uma vez se preferiu receber o peixe do que aprender a pescá-lo. 

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk @aphawk Caro amigo, vejo que você só começou a falar da "corrente dos LEDs", depois que uma terceira pessoa entrou na conversa, e falou sobre o assunto, e comentou sobre algo que eu tinha colocado la no começo do tópico, pois eu também tinha esta suspeita, e gostaria de torcar uma ideia com alguém que conhecesse do assunto. Você e Isadora, infelizmente, sairam um pouco fora do tema, entra numa discussão sobre linguagem de alto  nível, como "delays", "frequência de interrupções", sendo que eu havia dito já no inicio do tópico, que o problema não era este, sendo que havia testado o programa numa placa semelhante, e o código funcionou muito bem. Sem querer ofender ninguém, mas nesta história, o Renato.88, foi mais acertivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

Sem querer ofender ninguém

Infelizmente "ofendeu".

De forma algum desviamos do título do tópico. O que postamos poderia ser visto não como um mimi mas sim como uma tentativa de te ajudar com alternativas adicionais e não só isso, aquilo foi uma compilação de anos, décadas de experiência que se somados certamente tem "idade" maior que a sua. Te oferecemos com carinho, tomou nosso tempo, neurônios, bola de cristal e etc. O mínimo que poderia fazer era respeitar e agradecer. Ignorar de uma certa forma é ofensivo também. Mas percebo a tal ausência da sinergia - que deveria ser comum em foruns - a qual havia previsto no início. E uma outra postura que devias tomar era que o que leu pode não ser totalmente útil pra você mas pode não ser totalmente inútil pra algum navegante errante cujo problema se assemelha ao seu... eis uma outra faceta de foruns de discussão que talvez você não sabia.

 

Não foi bem isso que escrevi no post que editei mas dessa vez me deu vontade complementar e desabafar. Nosso amigo Brunão @BCP se achar que deve deve remover este lixinho e depois sugiro até mesmo fechar o tópico visto que nada mais pode ser acrescentado e aparentemente já foi resolvido.

 

Depois deste - desta vez real - mimimi, só me resta te desejar boa sorte e se achar que deve, troque de nick pois por precaução o seu está na minha lista negra...

Agora sério... sabe o que a zebra falou pro carrapato? "você está na minha listra negra" kk... fala sério

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

"Te oferecemos com carinho, tomou nosso tempo, neurônios, bola de cristal e etc..." Vejo que foi desnecessário tanto esforço, pois desde o início fui claro qual era o problema, é algo como ir ao médico por uma torção no pé, e o mesmo querer tratar o ouvido do paciente. Sei que vocês tentaram me ajudar, mas de alguma forma, vocês se perderam no meio da conversa, entre uma discução de entre vocês dois. "...aquilo foi uma compilação de anos, décadas de experiência que se somados certamente tem "idade" maior que a sua." Com relação a este seu código, você mesmo disse que não iria postá-lo, pois não condizia com o problema, mas depois ficou discutindo sobre ele com teu amigo, o que é bem contraditório. Creio que isto não ajudou nem a mim, nem qualquer outro usuário do fórum que possa ler este tópico um dia, (desculpe a sinceridade) pois vocês ficaram discutindo elementos do seu código, sendo que você sequer postou algum trecho dele, ai fica difícil entender algo, as coisas ficam meio no ar.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

Caro amigo, vejo que você só começou a falar da "corrente dos LEDs", depois que uma terceira pessoa entrou na conversa, e falou sobre o assunto, e comentou sobre algo que eu tinha colocado la no começo do tópico, pois eu também tinha esta suspeita, e gostaria de torcar uma ideia com alguém que conhecesse do assunto.

 

Bom, infelizmente não sou conhecedor do assunto, eu gosto muito de fuçar e de vez em quando engano aqui parecendo que conheço alguma coisa kkkkkkk mas talvez isto possa te ajudar, é um pouco antigo, mas talvez tenha algo que lhe sirva ...

 

 

 

5 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

sendo que eu havia dito já no inicio do tópico, que o problema não era este, sendo que havia testado o programa numa placa semelhante, e o código funcionou muito bem.

 

O problema é que Leds de cores diferentes não são iguais, meu amigo... e para piorar mais o tal de efeito de persistência retiniana fica diferente para cada côr diferente utilizada !

 

A diferença de tensão implica em uma luminosidade bem menor, que pode ser compensada parcialmente aumentando o tempo em que o Led recebe a corrente. 

 

Por outro lado, isso implica em ter de usar um certo tempo "de guarda" para garantir que o Led pareça mesmo desligado quando for desligado.

 

Isso tudo implica em software, meu amigo, e posso te afirmar que mais de 99% de todos os programas que tratam displays como esses usam rotinas de interrupção. 

 

Mas eu não sabia que você não usa isso, pois você nunca postou o seu programa, sei lá o porquê....

 

Enfim, boa sorte com seu projeto.

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Agora sim,  funcionando! Estava quase que certo que era uma sobrecarga nos chips de circuito integrado 74HC595, devido ao acréssimo no número dos mesmos,  ou no uso de displays com de outras cores,  que não o vermelho,  pensando que o verde consumia mais corrente que este último,  ou ainda que o arduino nao dava conta de suprir energia para todos esses caras. Que nada,  estava redondamente enganado. Pensando nestas hipóteses,  pensei comigo: "-Vou dessoldar os displays da placa,  e solda-las em outra,  e vou adicionando os ci's progressivamente, até ver em qual ponto limiar,  o circuito ultrapassa a impedancia maxima,  começando a ficar instável pelo alto consumo de corrente do mesmo". Pensei desta forma,  pois ao montar apenas um display verde na protoboard,  com apenas dois ci's,  sendo um para as linhas e outro para as colunas,  e emulá-lo com o arduino,  o circuito funcionou como esperado. Então dessoldei os componentes da placa e os ressoldei em outra placa. Enquanto fazia isto,  descobri que o defeito não tinha nada a ver com o que eu estava pensando,  e vcs nem vão acreditar no que é!

20190502_193756.jpg

adicionado 14 minutos depois

Ao contrario do que pensava,  o Arduino alimenta muito bem os 10 ci's utilizados,  não sendo este o defeito,  pelo menos com os displays verdes. Desenhei o diagrama deste circuito no Proteus,  ao terminar veriquei cuidadosamente todas as ligações do circuito,  para me certificar de que estavam corretas. Depois deste processo,  mandei rotear a placa. você confia cegamente no Proteus,  diz:  "-Não,  ele  não vai errar!". Ai que mora o perigo,  na hora de rotear as trilhas condutivas da placa,  ele "esqueceu" de fazer as da alimentação positiva de 5 volts,  no pino 16 dos 74HC595,  este era o problema! Ao soldar um jumper do pino 16,  com o 10  que estava recevendo alimentação positiva,  o circuito funcionou parcialmente bem,  como vocês podem ver na foto.Digo "parcialmente bem" por que ao dessoldar e ressoldar os displays em outra placa,  alguns deles não suportaram a alta temperatura,  e acabaram por queimar alguns pontos dos mesmos,  o que fez com que eu tivesse que deixar os cinco ultimos displays da placa desligados. Senão,  todos eles iriam estar acesos agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e o consumo diferente dos leds conforme a cor?

e a marca dos CIs? são todos realmente iguais? marca... versão...

e todos eles juntos deve consumir mais... (fonte como citado)

 

se funciona com uma cor de led e não com as outras... pode ser alimentação mesmo...

adicionado 3 minutos depois
Em 02/05/2019 às 19:55, Tarcisio Zewe Duarte disse:

diz:  "-Não,  ele  não vai errar!". Ai que mora o perigo,  na hora de rotear as trilhas condutivas da placa,  ele "esqueceu" de fazer as da alimentação positiva de 5 volts,

Usei outro soft de roteamento (normalmente faço manual) mas cliquei na opção para ver qual era a solução do programa... nos casos que o programa não encontrou uma rota possível, ele deixou sem nada.... não fez a ligação... e em outros casos acabou trançando algumas trilhas... colocando-as em curto...

 

enfim como meus projetos são pequenos continuo roteando manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@BloodCeltics Lopes Cara montei outro circuito numa placa que eu tinha,  com  displays e ci's novos,  e  funcionou perfeitamente conforme a foto em anexo. Provando que neste caso o problema era a falta de uma trilha mesmo. Somente com displays azuis,  foi que o circuito permaneceu não funcionando. Neste caso, em relação aos displays verdes e vermelhos, deve ser a baixa resistência dos dos displays azuis mesmo,  a causa do problema.

Screenshot_2019-06-01-10-32-59.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Zewe Duarte ,

 

Não é a resistência que é baixa, é a tensão de acendimento que é bem mais alta.

 

Afinal, de qual datasheet que saiu essa ideia de "baixa resistência do display azul"  ??????

 

A ÚNICA DIFERENÇA elétrica que ocorre quanto à cor dos displays é a sua tensão de condução !

 

Lembro que você fez uma crítica justamente quando eu citei esse fato e a maneira de corrigir, e você simplesmente menosprezou achando que a correção era por hardware..... vou publicar aqui o link para a minha dica :

 

 

A solução continua sendo a mesma citada nesse post.... aumentar o tempo médio de cada segmento aceso conforme o já escrito naquele mesmo post. O que implica em mudanças no programa.

 

A experiência dos outros não deve ser menosprezada, meu amigo. Eu já passei por esse problema fazem uns 10 anos, e a   @Isadora Ferraz passou também com certeza, ela é do tempo da invenção dos Leds ...

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk De fato, de uma ou duas, ou a resistência dos LEDs azuis é mais baixa, neste caso passará muita corrente , ou no caso ela é mais alta. Eu não tenho tenho esta informação, é somente uma suposição, pois não encontrei o datasheet dos displays azuis que utilizei aqui. Mas uma coisa é certa, uma destas hipoteses é verdadeira.

No caso que você falou que pode ser que a "tensão dos leds" for maior, significa que a segunda hipótese é verdadeira, ou seja, a resistência dos leds é mais alta, visto que estou alimentando os mesmos com 5V, igual aos verdes e os vermelhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Zewe Duarte ,

 

Das duas afirmações suas, as duas estão erradas !

 

Pior que mais uma vez você insiste no erro... Afirmar algo sem consultar o Datasheet sempre dá nisso.

 

A resistência dinâmica do Led é semelhante entre todas as cores, desde que a corrente máxima seja a mesma para todos..

 

O que  muda é a tensão para iniciar a condução. Uma vez estando conduzido, a resistência dinâmica é muito parecida para todas as cores de Led.

 

Paulo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Zewe Duarte led, é um diodo, um semicondutor. 

Esse tipo de componente não trabalha com a grandeza de resistência diretamente. 

O que vale é isso que o @aphawk disse, depende do valor de tensão que quebra a barreira formada pelo material inserido em cada componente. 

 

Uma experiência que se pode fazer, é tentar medir a "resistência" de um led ou diodo qualquer num multímetro analógico. 

Verá que em qualquer escala que colocar, o ponteiro fica sempre no mesmo lugar, marcando valores de resistência diferentes para um mesmo componente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Renato.88  Acho vocês quem estão confundindo as coisas.. De fato todos os componentes possuem resistência, com os semicondutores, não ocorre de forma diferente o que determina a resistência, e a transcondutância, é o grau de dopagem dos semicondutores, sejam eles do tipo P ou do tipo N. Um semicondutor virgem possui uma alta resistência, de acordo com o nível de impureza que é adicionado no mesmo, sua resistência vai diminuindo. A resistência provoca queda de tensão, de modo que se resistência aumentar, aumenta a queda de tensão, e queda de tensão diminuindo, a corrente também diminui, pois é a queda de tensão que provoca redução na corrente, e ambas são provocadas pelo aumento da resistência, e são inversamente proporcionais lei de ohm básica). Eu não sei se vocês sabem, mas resistores de carbono utilizados em eletrônica, também podem ser considerados como semicondutores, pois se tem o carbono ou grafita, que é um material que apresenta uma resistência alta, e de acordo com a quantidade de deposição de impurezas no mesmo, diminui-se a resistência no material, e tem-se uma ampla gama de valores de resistores no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

De fato todos os componentes possuem resistência

Eu não disse que não tem resistência, eu disse que o funcionamento é diferente. 

 

Num resistor precisamos limitar a tensão pra ele não queimar. A corrente fica livre, irá consumir o que precisa. 

 

Num semicondutor precisamos limitar a corrente, porém a tensão será aquela que o componente precisa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

Um semicondutor virgem possui uma alta resistência, de acordo com o nível de impureza que é adicionado no mesmo, sua resistência vai diminuindo. A resistência provoca queda de tensão, de modo que se resistência aumentar, aumenta a queda de tensão, e queda de tensão diminuindo, a corrente também diminui, pois é a queda de tensão que provoca redução na corrente, e ambas são provocadas pelo aumento da resistência, e são inversamente proporcionais lei de ohm básica).

 

Causa e efeito errada novamente.

 

Quem continua confundindo as coisas é você !

 

Quanto mais você tenta enfiar o conceito de resistência no contexto, mais absurda fica a explicação.

 

Nenhuma resistência provoca queda de tensão !

 

O efeito da barreira de potencial não é definido como uma resistência. Enquanto não atingir essa tensão, nenhuma corrente circula. Uma vez atingida essa tensão, a corrente começa a circular, e se a tensão aplicada sobre o Led subir apenas um pouquinho, a corrente pode aumentar exponencialmente, e para evitar a destruição da junção é que se utiliza um resistor limitador de corrente.

 

Nunca ví em nenhum datasheet de LED ser mencionado algo sobre a resistência elétrica do mesmo, e nem poderia pois não há nenhuma linearidade entre tensão aplicada versus corrente circulante. 

 

Veja a resposta do @Renato.88 . É perfeita e ilustra a diferença contextual do que ocorre fisicamente no semicondutor e a sua explicação sem base nenhuma do viés da resistência.

 

Se você colocar essa sua explicação em uma pergunta de um curso de Engenharia, ganharia um belo e redondo ZERO.

 

Reveja os seus conceitos, não tem nada a ver o funcionamento de um semicondutor / condutor / isolante com o fato de seu display não ter acendido.

 

21 horas atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

o que determina a resistência, e a transcondutância, é o grau de dopagem dos semicondutores, sejam eles do tipo P ou do tipo N.

 

Não está totalmente certo.

 

Na verdade a temperatura é o fator mais importante, até mais importante do que a dopagem.

 

Dependendo do material, a temperatura pode definir se ele é semicondutor ou condutor ou supercondutor. Em algumas regiões pode se comportar como um semicondutor, e abaixo de uma certa temperatura pode se tornar condutor ou até mesmo supercondutor.

 

Ou seja, não é necessário dopagem nenhuma para apresentar esse comportamento.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

Reveja os seus conceitos, não tem nada a ver o funcionamento de um semicondutor / condutor / isolante com o fato de seu display não ter acendido.

Até porque os condutores, semicondutores e isolantes estão separados na tabela periódica. 

Se fossem coisas semelhantes estariam todos numa mesma classificação. 

O cobre dos fios está em uma parte, o carbono da capa dos fios e parte dos resistores estão em outro local e por fim o silício aparece junto com germânio e selenio. 

Então não dá pra misturar as coisas e dizer que um resistor é semicondutor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Zewe Duarte ,

 

Desisto.

 

”O pior cego é aquele que não quer ver.”

 

Oras, quem sou eu para discutir Física ou Eletrônica com você ?

 

Afinal, um cara que cita pares elétron-lacuna e fala sobre erros da Física Clássica deve saber muito mais do que eu sobre o porquê de um display azul não funcionar onde um verde funciona !

 

Eu sou apenas um cara que “viaja na maionese” neste e em outros tópicos, na sua visão de mundo, certo ?

 

E provávelmente todos os fabricantes de Leds e outros semicondutores estão errados nos seus datasheets, deveriam incluir a “resistência” intrínsica neles e explicarem como se usa esse novíssimo parâmetro ...  que piada !

 

 

Meu amigo, ouça o conselho de um simples viajante de maionese que tem escorregado por 36 anos, os últimos 10 anos tentado ajudar a todos aqui no CDH:

 

Quando você não tem o conheçimento teórico ( e nem o prático ... ) sobre um assunto, fique quieto.

 

Quando perceber que errou, assuma o erro !

 

Não fique tentando justificar seu entendimento misturando pedaços de leis e de conceitos que não se aplicam no caso.

 

Todos erramos. E todos aprendemos algo novo a cada dia.

 

Nem fique escrevendo um monte de coisas à toa porque outros podem acabar lendo o seu tópico e acharem que sua resposta está certa e assim errarem também.

 

Pesquise o assunto. Leia os datasheets. E  entenda os princípios físicos básicos envolvidos neles. 

 

Assim, um dia você poderá ajudar a outros com segurança no que fala, e principalmente, no conhecimento e experiência que você tenta passar adiante.

 

Por ultimo, sobre a sua tão citada Lei de Ohm : ela é válida apenas para os resistores, onde a razão de variação entre a corrente e a tensão aplicada é fixa.

 

Nenhum resistor tem barreira de potencial, e nenhum deles apresenta razão de variação corrente/tensão exponencial.

 

Deixando de forma mais clara :

 

Lei de ohm não se aplica a um semicondutor.

 

Esta é a minha ultima escrita neste tópico. 

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tarcisio Zewe Duarte disse:

pois o que estava na verdade fazendo com que os LEDs não acendesse, era uma trilha faltante na placa, que ligasse os CI's ao Vcc, mas não significa o absurdo que você disse "que a resistência não está presente nos semicondutores, nem as leis de OHM se aplicam aos semicondutores", então  saia mundo afora queimando todos os livros de eletrônica e artigos sobre o assunto, que se utilizam das leis de OHM para calcular corrente, tensão e potência nos semicondutores, bem como os materiais que dizem que o ganho dos transistores esta relacionado a transcondutância, que apesar de ser o inverso da resistência, está relacionada a mesma. Só não sei como você vai fazer para destruir o conteúdo que está na internet. E saia por aí pregando a sua nova teoria de "que resitência se aplica apenas apenas a resistores". Isto eu descobri posteriormente, inclusive demonstrando que o circuito funcionou perfeitamente com fotos e vídeos, expondo a real causa do problema. Mas você continuou saindo fora do assunto, e contra-atacando com argumentos falhos, e continuou levantando hipóteses errôneas mesmo depois do problema ter sido solucionado.

 

Não ia responder mais nada... mas como você mesmo distorce as minhas e as suas afirmações , vamos lá :

 

1 - pois o que estava na verdade fazendo com que os LEDs não acendesse, era uma trilha faltante na placa, que ligasse os CI's ao Vcc,

 

Oras, olhe o que você mesmo postou :

Em 16/06/2019 às 17:39, Tarcisio Zewe Duarte disse:

Cara montei outro circuito numa placa que eu tinha,  com  displays e ci's novos,  e  funcionou perfeitamente conforme a foto em anexo. Provando que neste caso o problema era a falta de uma trilha mesmo. Somente com displays azuis,  foi que o circuito permaneceu não funcionando. Neste caso, em relação aos displays verdes e vermelhos, deve ser a baixa resistência dos dos displays azuis mesmo,  a causa do problema.

 

Ou seja, aqui voce confirma que o display azul NÃO ACENDEU mesmo com a sua correção do circuito !

 

2 - mas não significa o absurdo que você disse "que a resistência não está presente nos semicondutores, nem as leis de OHM se aplicam aos semicondutores",

 

Não distorça minhas palavras, meu amigo. A resistência existe como oposição à passagem de corrente, mas para se aplicar a lei de ohm, essa variação deve manter a linearidade de maneira que sempre que se divida a tensão pela corrente obtenha o mesmo valor de resistência. Portanto, não se aplica a um semicondutor, embora todos apresentem resistência intrínseca.

 

3 - que se utilizam das leis de OHM para calcular corrente, tensão e potência nos semicondutores

 

Quantas leis de ohm existem ???? que eu saiba só existe uma : R=E/I.

E no cálculo de potência envolvida em um semicondutor, não se usa a resistência, o que se usa é a pura fórmula que determina a potência em watts :  P = E x I .  onde entrou a lei de ohm nisto ??????

 

4 - bem como os materiais que dizem que o ganho dos transistores esta relacionado a transcondutância,

 

Uau, esta é nova !!!! Transistores bipolares não tem nada a ver com isso, apenas Fets possuem algo envolvido com isso. Não generalize .

 

5 - Só não sei como você vai fazer para destruir o conteúdo que está na internet.

 

Que tal citar alguns sites desse, mas que sejam sérios, de faculdades ou universidades ou algo de Engenharia ?

 

6 - inclusive demonstrando que o circuito funcionou perfeitamente com fotos e vídeos, expondo a real causa do problema.

 

Continua insistindo nessa mentira ?????????

Olhe seu post novamene que eu citei logo no começo, você mesmo afirma que NÃO FUNCIONOU NO DISPLAY AZUL !

 

Vá estudar, meu amigo , que você vai ganhar muito mais ...

 

Paulo

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tarcisio Zewe Duarte ,

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Incrível como você acertou !!! Eu nunca estudei nada de Eletrônica, sou quase formado em Psicologia e sei reconhecer quando uma pessoa se sente acuada e fica sem argumentos KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Porquê ficou tão agressivo quando mostrei ponto a ponto os seus erros ? Eu poderia mostrar muitos mais, mas achei que alguns já seriam suficientes. E mesmo assim você não reconheceu NENHUM de seus erros, e partiu para pura agressão e menosprezo !

 

Talvez voce até tenha um diploma de uma faculdade da área de exatas, embora não demonstre nenhum conhecimento para isso....  mas você deve ter se formado em algum curso de ofender os outros ! Insinuar que eu tenha falsificado um diploma então é de uma maldade sem precedentes, em mais de 10 anos não ví ninguém chegar a este ponto que você chegou !

 

Por acaso eu precisaria ter algum diploma de curso superior para ser levado a sério por você ?

Será possível que você se ache tão superior aos outros que você nada conhece sobre eles ?

Pior ainda, será que você não sabe reconhecer quando erra ?

 

Sabe o pior ?  A Fórmula de cálculo da potência não veio mesmo da Lei de Ohm !!!

 

P=VxI vale apenas para tensões DC . E não veio da Lei de Ohm . O conceito de Potência é muito mais amplo do que você imagina.

 

Olhe na sua casa, na entrada de energia tem um instrumento chamado de Medidor de Consumo, vulgo Wattimetro !

 

Se algum dia você quiser mesmo aprender Física de verdade, olhe o funcionamento dele, e vai aprender que ele funciona através de um campo eletromagnético. NÃO HÁ NADA DE RESISTÊNCIA ELÉTRICA ENVOLVIDA , e sim pura força eletromecânica !

 

Um dia você ainda vai aprender sobre cálculo integral, e talvez compreenda os conceitos :

 

https://www.ni.com/pt-br/innovations/white-papers/08/how-to-measure-voltage--current--and-power.html#section--1965973761

 

A potência é calculada a partir dos valores instantâneos de corrente e de tensão , e usando uma integral conseguimos calcular a potência .

 

Repare que se você ficar escolhendo uma coordenada X a esmo e calculando o valor da tensão pela corrente, vai obter vários valores de Resistência momentânea diferentes.

 

Quero ver você calcular a potência a partir da tensão e corrente desse gráfico, usando apenas a lei de ohm kkkkkkkkkkkkk

 

 

 

Meu amigo, até o momento eu estou tentando te mostrar a maneira correta de entender os princípios físicos envolvidos, e apenas lhe mostrar os seus erros. Não parta para agressão gratuita , isso não é permitido aqui no CDH.

 

Em nenhum momento eu lhe ofendi, ou te menosprezei.

 

E muito menos fui agressivo com você, ou insinuei que você tenha comprado um diploma ou afirmado que eu sei mais que você ..... embora eu possa facilmente comprovar que sei sim kkkkk

 

Minha ÚNICA preocupação é com os leitores que um dia no futuro irão ver o que você postou, e podem ser enganados com suas conclusões.

 

Aliás, cadê os links dos artigos que você cansou de citar dizendo que você está certo e eu errado ?

 

Mas aposto que o meu quase-diploma de Psicologia de minha "Uniesquina" vale mais que o seu diploma de "Esquinanenhuma" !

 

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!