Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de conectores da fonte Seasonic 520W para RX 580


Posts recomendados

Boa tarde, recentemente postei uma dúvida sobre usa um adaptador de 6X8 pinos no terminal da fonte para usar em uma VGA de 8 pinos, mas olhando melhor hoje meu fonte Seasonic 520 80plus Bronze(é do antigo, deve ter uns 8 anos) ví esses dois terminais anexos em fotos.Pergunto: podem ser usados como 8 pinos?(tem um rabicho que parece ser de aterramento).

Aproveito para perguntar: esses adaptadores de 6X8 que tem duas entradas de 6 pinos é para serem ligadas juntas(em dois cabos de 6 pinos) para da um terminal de 8 pinos para VGA?

IMG_20190411_113824[1].jpg

IMG_20190411_113843[1].jpg

IMG_20190411_113905[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Estou pensando em adquirir uma RX580 que puxa 185W e precisa de um conector de 8 pinos.

Queria saber se esse terminal de minha Seasonic 520W dá conta dessa potencia nesse cabo 6+2 da imagem.

IMG_20190411_113824[1].jpg

Essa seasonic tem 2x esse cabo PCI-E, você pode colocar uma RTX 2080TI se quiser que ela toca tranquilamente. Fonte de excelentissima qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, PedraX disse:

Bom dia, obrigado pela resposta, mas esse de 6 pinos+2(marcado com PCI-E) pode ser usado como VGA 8 pinos?

O objetivo é esse. Esses conectores são sempre divididos em 6+2, para permitir a utilização tanto em conexões de 6 pinos quanto de 8 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, braconius disse:

2x esse cabo PCI-E

Esse Seasonic é o S12II-520, ele tem só um desses 6+2, o outro é 6 pinos. Fiquei meio na dúvida porque lí que esses cabos de 6 pinos tem um limite de potencia(uns 70, 80W?) e que apenas os de 8 pinos "inteiriços" aguentariam mais de 200W.

Os dois pinos adicionais são aterramentos(pretos).

Na verdade os fabricantes de fontes deveriam ter um tipo de manual para esclarecer mais os usuários, não?.

Para 200W daria 200/12=16,7A, é corrente muito alta !.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, PedraX disse:

abos de 6 pinos tem um limite de potencia(uns 70, 80W?) e que apenas os de 8 pinos "inteiriços" aguentariam mais de 200W.

Na verdade a especificação ATX diz 75W e 150W, 6 e 8 respectivamente.

 

3 minutos atrás, PedraX disse:

Na verdade os fabricantes de fontes deveriam ter um tipo de manual para esclarecer mais os usuários, não?.

 

Esclarecer usuários sobre conceitos de eletroeletrônica é meio complicado rsrs. 

 

É mais fácil o manual dizer: "Use um cabo de 6 e outro de 8".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, lnpott disse:

Na verdade a especificação ATX diz 75W e 150W, 6 e 8 respectivamente.

Então os 8 pinos para a RX 580 8GB não dariam? A 580 especifica 185W.

Sei lá, andei lendo alguns sites gringos e falam em mais que 200W(não lembro bem quanto).

Acho que vou desistir da 580 então . Se bem que alguns modelos da 1060 6GB estão também com 8 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Só dando retorno sobre a questão do adaptador, chegou minha XFX RX580 GTS e aí quando fui instalar o cabo de força 6+2 não deu certo. Olhei na pinagem e ví que o cabo de 6 pinos não encaixa(local errado do pino "quadrado") . Então usei o adaptador que vem incluso, é um cabo em "Y" com duas conexões de 6 pinos que terminam na saída de 8 pinos.

Faz sentido devido á corrente que o cabo pode fornecer. Funcionou perfeitamente:IMG_20190503_134449.thumb.jpg.c6de8a5bfebcdd5b58449d03305be5bf.jpgIMG_20190503_134435.thumb.jpg.f9aa00d4d2d33ceec8f5c502ce8ffcb5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 minutos atrás, PedraX disse:

Só dando retorno sobre a questão do adaptador, chegou minha XFX RX580 GTS e aí quando fui instalar o cabo de força 6+2 não deu certo. Olhei na pinagem e ví que o cabo de 6 pinos não encaixa(local errado do pino "quadrado") . 

Não tem como não encaixar, isso é padronizado. 

 

Poderia enviar fotos mais claras do ocorrido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, KairanD disse:

Não tem como não encaixar, isso é padronizado. 

Boa tarde,  não vou desmontar só para mostrar. Se olhar para uma RX580 na região dos conectores vai ver que quase todos os pinos são meio trapezoidais(para evitar erro) e só tem um pino quadrado perfeitona última fileira(são 8 pinos em duas fileiras de 4). Acontece que o cabo 6+2pinos tem esse mesmo tipo, mas o "quadrado perfeito" (cabo 6 pinos)não encaixa no "trapézio" porque justamente fica na última fileira.

Teria que ser um cabo com 6 pinos "trapézio" para servir.

adicionado 30 minutos depois

Para não ficar dúvida tirei essas fotos porque por incrivel que pareça não tem esses detalhes da conexão de força da RX580.

Na verdade cada extremidade tem dois quadrados.

E estou usando o "Y" original que veio com a RX580.

IMG_20190503_165327[1].jpg

IMG_20190503_165308[1].jpg

IMG_20190503_165213[1].jpg

IMG_20190503_165035[1].jpg

IMG_20190503_164900[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@PedraX Você provavelmente tentou colocar os 2 pinos adicionais do conector 6+2 pinos do lado errado e por isso fez confusão. O conector 6+2 pinos da sua fonte encaixa perfeitamente nessa placa de vídeo, assim como qualquer outro - isso é padronizado - conectaria. 

adicionado 1 minuto depois

Melhor tirar esse adaptador e ligar direto. Pelas fotos dá para ver que encaixa normalmente, você arrumou alguma confusão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PedraX Segue o conselho do amigo @KairanD , é melhor conectar direto da fonte, esses adaptadores por mais que quebrem um galho, pode acarretar em problemas. 

 

Certamente encaixa sim, nunca vi nenhuma conexão PCIE diferente, só a EPS que é diferente, mas vem 4+4 e não 6+2.

 

Jmm0CQQ.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, PedraX disse:

esquerda para a direita(6+2)?é que não encaixou mesmo, mas ficou bom e tira minha dúvida da corrente porque essa VGA consome 185W

Na 4ª foto que você enviou, os 2 pinos adicionais são encaixados do lado direito do conector. E aí encaixa perfeitamente na placa de vídeo. 

 

Usar dois conectores de 6 pinos ou um de 8 pinos dá na mesma, já que o limite de um conector de 6 pinos é 75W e o limite de um conector de 8 pinos é 150W. Contudo, ao usar adaptador, você está adicionando um ponto de fraqueza e mal contato desnecessário ao sistema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...