Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ilkyest

Amplificador de fone usando o TA8227P

Posts recomendados

Meninos... após duas tentativas ruins, uma tentando tirar um smd de uma placa-mãe, e agora com um circuito de caixa de som de pc (que não funcionou) to pensando em montar um amplificador de fones com o TA8227P. Porque ele? porque ele eu tenho, dentre Tip122 e afins...

Eu troquei dois deles em uma caixinha de som boston...

Tem algo crítico? a alimentação será +12V por 2A. A impedância dos fones é de 32ohms. 

Já vi o datasheet dele, e usa trilha grossa.... mas eu farei "a facão" mesmo... soldando fios nele... O sinal de entrada (e talvez seja algo crítico) será a saída de uma placa de som.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na entrada de som, talvez seja necessário colocar um potenciômetro para volume (potenciômetro duplo), de preferência, monte o circuito que esta na página 5 do datasheet dele.

Datasheet: http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheets2/44/447981_1.pdf

Compartilhar este post

Link para o post

@BCP  a entrada de sinal, entendo eu, dispensaria o POT. A saida da placa de som sofrerá conforme o volume escolhido... ela não é sinal permanente, ela varia....

hoje só está no máximo porque o fone fica baixo em caixinhas de som comuns (em fone de ouvido) devido À impedância dos fones.

Minha dúvida são os parâmetros Rg 600ohms ... que não sei o que é, DC supply, que fala poder ser até 20V, mas... a aplicação "sugere" 9V

Compartilhar este post

Link para o post

O potenciômetro de volume é bom pra regular a impedância da entrada, assim evita distorções no sinal. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Renato.88  Valeu... 

Eu não tinha entendido porque... Não achei qual o R do POT... será que de 1k daria?

Compartilhar este post

Link para o post

1k pra volume é muito pouco. 

Se usa um mínimo de 10k. 

vi o datasheet dele, e usa trilha grossa.... mas eu farei "a facão" mesmo... soldando fios nele... O sinal de entrada (e talvez seja algo crítico) será a saída de uma placa de som.

Atenção a trilha grossa no negativo, elas vão servir de dissipador para o integrado. Quanto maior melhor. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, apenas para ratificar meu entendimento, ok?

image.png.ad1e8cb77a66e8251e8467dee047b73e.png

O TA vai nessa parte destacada, certo? e o datasheet não tem outros componentes, então, entendo que seja um "ready for"... Eu estou com certa dificuldade de entender esse pci ali, versus o diagrama dele... Acho que teria de ter mais peças no datasheet, e eu não estou enxergando...

Quero montar no FDS.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo de onde veio isso? Parece que tem curtinho hein...

1 hora atrás, ilkyest disse:

nessa parte destacada, certo?

certo...

ci-ta8227p-ta-8227p-ta-8227p-D_NQ_NP_856

E sim, tem que ter "atores coadjuvantes" sim...

00013_1.jpg

Agora sério... sonhei um objeto com este formato hoje!

image.png

Karai! tnc! Sério!!! afff...

Compartilhar este post

Link para o post

Joga o 8227 no bicho então 🤣

Tá. Eu tenho um projeto que era para usar o TDA2030, e ontem eu liguei o 2003. Na hora de tirar, quebrei as pernas do 2003 então vou comprar dois 2030, que o PCB tá pronto, e vou testar. Se não der, eu deixo esse e faço no domingo, ou segunda...

@Isadora Ferraz vou olhar a noite, esse site não abre no trabalho. Essas notações de capacitor, H, M....

Em tempo: o único link que não abri foi esse RusTaste... até japonês eu abri, e era copia/cola do alldatasheets

Compartilhar este post

Link para o post
18 minutos atrás, ilkyest disse:

Essas notações de capacitor, H, M....

Pior. Mals. Este tá menos pior

TA8227.jpg

mesmo assim .. "tá russo"... Mas é tudo em uF /16...25V

Detalhe curioso do dissipadorzinho surrado: corte/dobra central pra soldar junto no rasgo.

TA8227-4-.jpg

http://amplif.ru/publ/usiliteli_na_mikroskhemakh/malomoshhnyj_usilitel_dlja_portativnoj_apparatury/3-1-0-118

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, ilkyest disse:

Essas notações de capacitor, H, M....

H é nano e M é micro. 

adicionado 4 minutos depois

Esquema original do datasheet:

Screenshot_2019-06-14-14-27-58.png.343c41bf7013efcc4121d1dc4c4d99e5.png

Compartilhar este post

Link para o post

Ok... tentei um circuitinho com dois TDA2030. O circuito é tão bagaceira (no sentido do RS, vale nada, não no sentido do NE que é quem cuida da cana/bagaço) que na hora de soltar, ele perdeu os contatos nos buracos das trilhas... 

Estou em busca de outro... 

Ainda, pensei em pegar minha impressora a toner, no FDS.;.. só pensei, também não ficou pronta. Fiquei solteiro de circuito então... aaaah que droga. 

@Isadora Ferraz vi isso numa caixinha de som da clone, do subwoofer... vi essa "dobra" maravilhosa. 

Aguardando a impressora voltar, e daí bora pro fenolite... for a while, desenhando no Eagle

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!