Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador de fone usando o TA8227P


ilkyest
Ir à solução Resolvido por ilkyest,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Meninos... após duas tentativas ruins, uma tentando tirar um smd de uma placa-mãe, e agora com um circuito de caixa de som de pc (que não funcionou) to pensando em montar um amplificador de fones com o TA8227P. Porque ele? porque ele eu tenho, dentre Tip122 e afins...

 

Eu troquei dois deles em uma caixinha de som boston...

 

Tem algo crítico? a alimentação será +12V por 2A. A impedância dos fones é de 32ohms. 

 

Já vi o datasheet dele, e usa trilha grossa.... mas eu farei "a facão" mesmo... soldando fios nele... O sinal de entrada (e talvez seja algo crítico) será a saída de uma placa de som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@BCP  a entrada de sinal, entendo eu, dispensaria o POT. A saida da placa de som sofrerá conforme o volume escolhido... ela não é sinal permanente, ela varia....

 

hoje só está no máximo porque o fone fica baixo em caixinhas de som comuns (em fone de ouvido) devido À impedância dos fones.

 

Minha dúvida são os parâmetros Rg 600ohms ... que não sei o que é, DC supply, que fala poder ser até 20V, mas... a aplicação "sugere" 9V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1k pra volume é muito pouco. 

Se usa um mínimo de 10k. 

 

 vi o datasheet dele, e usa trilha grossa.... mas eu farei "a facão" mesmo... soldando fios nele... O sinal de entrada (e talvez seja algo crítico) será a saída de uma placa de som.

Atenção a trilha grossa no negativo, elas vão servir de dissipador para o integrado. Quanto maior melhor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, apenas para ratificar meu entendimento, ok?

 

image.png.ad1e8cb77a66e8251e8467dee047b73e.png

 

O TA vai nessa parte destacada, certo? e o datasheet não tem outros componentes, então, entendo que seja um "ready for"... Eu estou com certa dificuldade de entender esse pci ali, versus o diagrama dele... Acho que teria de ter mais peças no datasheet, e eu não estou enxergando...

 

Quero montar no FDS.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo de onde veio isso? Parece que tem curtinho hein...

 

1 hora atrás, ilkyest disse:

nessa parte destacada, certo?

certo...

ci-ta8227p-ta-8227p-ta-8227p-D_NQ_NP_856

E sim, tem que ter "atores coadjuvantes" sim...

00013_1.jpg

 

Agora sério... sonhei um objeto com este formato hoje!

image.png

Karai! tnc! Sério!!! afff...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Joga o 8227 no bicho então 🤣

 

Tá. Eu tenho um projeto que era para usar o TDA2030, e ontem eu liguei o 2003. Na hora de tirar, quebrei as pernas do 2003 então vou comprar dois 2030, que o PCB tá pronto, e vou testar. Se não der, eu deixo esse e faço no domingo, ou segunda...

 

@Isadora Ferraz vou olhar a noite, esse site não abre no trabalho. Essas notações de capacitor, H, M....

 

 

 

Em tempo: o único link que não abri foi esse RusTaste... até japonês eu abri, e era copia/cola do alldatasheets

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, ilkyest disse:

Essas notações de capacitor, H, M....

Pior. Mals. Este tá menos pior

TA8227.jpg

mesmo assim .. "tá russo"... Mas é tudo em uF /16...25V

Detalhe curioso do dissipadorzinho surrado: corte/dobra central pra soldar junto no rasgo.

TA8227-4-.jpg

http://amplif.ru/publ/usiliteli_na_mikroskhemakh/malomoshhnyj_usilitel_dlja_portativnoj_apparatury/3-1-0-118

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok... tentei um circuitinho com dois TDA2030. O circuito é tão bagaceira (no sentido do RS, vale nada, não no sentido do NE que é quem cuida da cana/bagaço) que na hora de soltar, ele perdeu os contatos nos buracos das trilhas... 

 

Estou em busca de outro... 

 

Ainda, pensei em pegar minha impressora a toner, no FDS.;.. só pensei, também não ficou pronta. Fiquei solteiro de circuito então... aaaah que droga. 

 

@Isadora Ferraz vi isso numa caixinha de som da clone, do subwoofer... vi essa "dobra" maravilhosa. 

 

Aguardando a impressora voltar, e daí bora pro fenolite... for a while, desenhando no Eagle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@Renato.88  e @Isadora Ferraz  só para dar-lhes retorno.

 

Usei o circuito de uma caixinha de som de PC, que usava o 2822, se não me falha a memória. A saída de AF eu usei pro fone de ouvido.

 

O amplificador em questão, eu troquei. Infelizmente estou com minha impressora, ainda, no conserto. E não tenho como fazer o circuito. Fui ao ML a procura de um ampli com o TDA2030, 20, 30 pratas, mais frete. 

 

Na cidade onde morei tinha um, por 14 reais... e como temos uma filial lá, digamos que pedi um favor a um colega.

 

Agora, duas dúvidas a que lhes recorro é:

 

1) 

Pelo que vi no datasheet a máxima tensão do TDA2030 é de +/-18V... mas "absolute max ratings".

https://html.alldatasheet.com/html-pdf/25043/STMICROELECTRONICS/TDA2030/1621/1/TDA2030.html

 

O circuito em questão, comprado, é esse

image.png.ec3af0a99425055914bbc907708d9193.png

 

Comprei 2, por causa da impedância dos AF em questão. Repare que ele usa +/0 e não alimentação simétrica. 

 

Eu tenho um Trafo de 12/3A, mas se eu retificar/regular usando um 7812, pelo que vi o datasheet, o limite é 1A no 7812. E se eu ligar sem regulagem, extrapola os 18V quando retificado. Ainda, o cap que está na entrada é de 16V, então eu tenho de manter abaixo disso compulsoriamente.

 

Alguns dissipadores eu tenho, mas temo que teria de ter um baita dissipador para chavear mais de 1A, e não tenho caixa patola grande

 

Pensei no LM338, e no LM324 (ambos eu tenho), mas eu não sei como eu calculo qual o resistor/zener a colocar para ter 12 ~14V para ter mais de 1A.

 

Serão os 2, e eu vou trabalhar com dois AF de 10W RMS... 0,83A vezes 2... 1,7A aproximadamente.

 

2) Tem eficácia, contra ruídos, fazer uma gaiola com alumínio de parabólica em volta do circuito? eu iria aterrar no GND. Sem encostar, por óbvio, e protegendo com silicone. Quero gastar um pedaço que me sobrou, mas... não vou fazer pra bonito se não tiver serventia....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
31 minutos atrás, ilkyest disse:

um Trafo de 12/3A, mas se eu retificar/regular usando um 7812, pelo que vi o datasheet, o limite é 1A no 7812. E se eu ligar sem regulagem, extrapola os 18V quando retificado. Ainda, o cap que está na entrada é de 16V,

1) Uma sugestão pra isso é simplesmente trocar os capacitores pra 25V e alimentar com um pouco a+ que 18V. Afinal este ci suporta ...

33 minutos atrás, ilkyest disse:

+/-18V...

ou seja, 36V. (de novo em menos de 1 semana +1 questão prática do -V... aff). Isso aumenta a eficiência do sistema, o qual com regulador iria denegri-la.

 

2)

36 minutos atrás, ilkyest disse:

Tem eficácia, contra ruídos, fazer uma gaiola com alumínio de parabólica em volta do circuito? eu iria aterrar no GND.

K entre nós ... acho que nem precisa. Sugiro fazer apenas "sob demanda"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom meninos @Isadora Ferraz e @Renato.88

Prestação de contas.

 

Eu já perdi 2 placas tentando dessoldar componente, e não quis arriscar nessa. Uma das placas era bem parecida com essa, então, não quis correr o risco de tirar o cap. Eu poderia arrancar ele com um alicate, mas.. cachorro mordido por cobra... sabem como é.

 

Ocorre também que a placa do 2822 é mal feita, e dá ronco. Pra terem uma ideia, coloquei 22k microfarad de capacitor,e  ainda assim, ouve-se um ruído de 60hz de fundo. A solução foi por uma ponte de diodo, e caps, e melhorou.... Só que no outro trafo, eu teria cerca de 11,5V após a ponte...e então.. repensar....

 

Assim pesquisando nas quinquilharias achei em meus guardados um belo espécime... em princípio, 12/3A... caiu a etiqueta. Mas tenho um 12/2A que é ligeiramente menor... então.. cálculos estequiométricos baseados em POG (programação orientada à gambiarra)...me fazem deduzir isso, 12/3A

IMG_20190702_013017-2.jpg.fe062dbb7735b4101a66dc1dd5e1e90a.jpg

 

Testado do jeito mais espartano possível (óculos de impacto, meu QGD, e chave liga/desliga ao mínimo ruído...... sim, minha mãe jogou fora minha tomada série... "aquele trambolho", segundo ela, e não fiz outra) e ligação em 220V com sucesso....

 

 ao som de um bom vinho.... bora lá..

 

Pra garantir o feito... duas pontes de diodo. Baixar tensão.. primeira ponte, capacitor (4700/25)..

IMG_20190702_235621-2.jpg.c68b691fd98b94e52a8f83989f2623da.jpg

 

15,54V (a 213V de tensão)...  bora pro segundo... outra ponte, alguns caps (12k para ser exato)... e enfim...

IMG_20190702_235615.jpg.30223696560ab59ec84a0bdbb91e7e25.jpg

 

 

 

Resultado final

IMG_20190702_235915.jpg.aa59c75c6269022d545c8a24455f5750.jpg sem carga, por óbvio.

 

Então... espaçadores para algo tipo ventilação... invejosos dirão que são arruelas coladas por cola Super Ciano...

 

IMG_20190703_001817.jpg.9041e44f5c32cf61d9ea96511d6d3481.jpg

 

E voilá

IMG_20190703_002307.jpg.1027946ac5042c63b920c8648b0fd23b.jpg

 

Agora é uma hora da manhã, então furadeira/parafusadeira nem pensar... amanhã termino as caixas de grave, após 45 minutos nos testes de thielle small.... (que após um tropeço, quebrei o circuito... affffff)... e posto os resultados....

 

IMG_20190702_013017.jpg

IMG_20190702_013029.jpg

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu voto vai pra este...

6 horas atrás, ilkyest disse:

15,54V (a 213V de tensão).

 

pois...

IMG_20190702_235915.jpg

6 horas atrás, ilkyest disse:

sem carga

... deve cair pra 10 (ou -) quando com. Mas se prometer não aumentar muito o volume, eu deixo você usar este mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Bom meninos... ou menino e menina... @aphawk  @Isadora Ferraz

 

tensão segue entre 12,97 e 11,97V. Bem aceitável. O trafo ronca um pouco. Como não mantém a energia, mesmo sem carga, por um tempo (a exemplo do que ocorre com outro trafo que tenho em uma fonte) entendo que o ronco se justifique por algum cap com fuga...sei lá.

 

Não tenho ronco de 60hz, um bom sinal....

 

Preciso de 3 dias para poder pintar a veda calha... e irei cortar/ajustar as caixas... mas... segue o resultado com o circuito do TDA2030. Renomear extensão para mp4

 

 

Ainda tenho de cortar as patinhas de dois capacitores, do tweeter improvisado. Eu mantive em 6micro...mas ele fica estridente em agudos fortes... então vou manter o padrão, aproximado, de 4,7micro em tweeter de bobina.... mas isso amanhã. Hoje quero jogar um pouco

 

Legal é que devo estar com um ganho de 30% no amplificador, o resto é da placa de som..... para equilibrar com as caixinhas boston que usam o TA8227

D_NP_717857-MLB28743844514_112018-Q.jpg

 

 

WhatsApp_Video_2019-07-07_at_22_26.14.7z

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!