Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso de sugestões: 
Circuito tem como objetivo : Ajustar via potenciômetro a carga em uma resistência elétrica para aquecimento (500w, 1000W, 2000W... ) essa resistência está no contato do relé

Terei um PT100 ou termopar J, K  monitorando essa temperatura ambiente, quando essa temperatura ultrapassar do valor selecionado no potenciômetro irá atuar no relé desligando a resistência, também quando a temperatura ambiente cair do valor selecionado irá ligar o relé novamente e resistência para aquecimento. (Não precisa atuar com precisão)

As temperatura irão de temperatura ambiente até 100°C

Queria fazer isso através da eletrônica analógica, sem microprocessador. Visando baixo custo

• Membro VIP
Postado

... tipo este...

Term_NB.JPG

Via google imagens circuito termostato

Se bem que pode lhe ser menos estressante e barato comprar um controlador de temperatura  e fazer mínimas adaptações talvez no tocante à potência...

Mas se for trabalho escolar ... .

• Curtir 2
Postado

@Isadora Ferraz Será para um produto, e teremos volume.

@ederlap Ainda não tenho definido o sensor, acredito que ficará entre PT100 ou Termopar.
A temperatura será ajustada pelo potenciômetro, senso o limite máximo de 100°C

Tenho duvida de como o sensor de temperatura irá atuar no relé. 

Preciso fazer com que o potenciômetro no minimo seja uma chave on/off e a partir de 10% de volta aqueça proporcional ao seu giro.

@Eder Neumann Um amplificador operacional comparador acredito que seja a melhor forma de aferir a temp_amb e temp_setpoint.

• Membro VIP
Postado

Antes de ler isso...

agora, Uriel Boscolo disse:

um produto, e teremos volume.

ia te mostrar este minimalismo quasi-extremo...

temp-ind.jpg

mas esquece...

agora, Uriel Boscolo disse:

Ainda não tenho definido o sensor, acredito que ficará entre PT100 ou Termopar.

Você precisa definir isso primeiro antes de qualquer coisa. PT100 é substancialmente diferente de termopar. Este tem o lance da compensação da junta fria que p.q.p. é um p.n.s.  E ambos são pra alta temperatura. Sua faixa aparentemente é relativamente baixa. Há alternativas pra isso e com boa precisão como p.ex. lm35. Existe solução digital com mc com alta precisão mas não atende o quesito baixo custo por isso me abstenho de te sugerir ok?

Mas antes de iniciar qualquer projeto, o pulo do gato é avaliar os custos, quanto pode investir, sua margem, análise do mercado, perspectivas de venda e etc.

• Curtir 3
Postado

Não se de algo vale o que vou dizer mas... dependendo do que vocês vão fazer, será que não pode ser microcontrolado?

Pra aplicações que ficam submersas eu comprei um ds18b20.

image.thumb.png.3be8bdbf1c33540f593ce387cd93a321.png

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Uriel Boscolo disse:

utilizar um PT100

Apesar de ter alguns de amostra cá comigo, nunca os usei. O conceito dele é simples: um resistor que varia linearmente de acordo com a temperatura. Assim sendo, teorizo um ampop como comparador com histerese, uma Vref variável e estável com potenciômetro  como setpoint, um transistor, um relé... pronto.. taí teu projeto. Boas vendas! Não te esqueças da minha comissão hein!...😁

Mas meu voto continua indo pra ...

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

solução digital com mc

57 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

pode ser microcontrolado

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
Em 29/08/2019 às 16:05, Isadora Ferraz disse:

pesar de ter alguns de amostra cá comigo, nunca os usei. O conceito dele é simples: um resistor que varia linearmente de acordo com a temperatura.

Pra complementar o post aqui uma tabela com os valores da resistencia em função da temperaturatabela_pt100.pdf.

o pt100 vejo até q tranquilo para usar sem um mc, pois realmente eu testo controladores com um trimpot e bate certinho os valores. Só não sei como vai fazer para corrigir o erro do comprimento do cabo (já que 2 fios do pt100 sao jumpeados só para o controlador fazer isso). Acho q se n for muito comprido é só jumpear mesmo kkkk (ou cortar fora um fio).

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...