Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Alguém sabe indicar algum componente (MOSFET ou algo que cumpra a mesma função) capaz de aguentar tensão na casa dos 311 V? 

Eu já fiz alguns projetos onde usava PWM com MOSFETS, entendo bem o princípio, mas sempre em baixa tensão, 12, 5V... 

Agora eu preciso fazer um PWM com alta tensão, com tensão de pico de 220V AC. Trata-se de um freio para motor de indução, onde irei injetar corrente contínua para o motor freiar. Eu preciso controlar a intensidade desse freio, o que pensei em fazer com um PWM. Mas não conheço nem consegui achar nenhuma informação sobre PWM com alta tensão, sobre que com componente aguentaria alta tensão.

Obrigado.

Postado

bt136-600

Segura até os 600v, mas fique atento ao datasheet dele e use um bom dissipador.

O Circuito é algo como:

image.png.f79e7eefa6949c79e651685dd27acc9e.png

A Rede usa 60hz de frequência... se você ativar o triac da forma 1 ciclo sim, 1 ciclo não, já ficou em 30hz... sacou? :v 1 sim, 2 não = 20hz, ai vai da criatividade :v

Recomendo ativar sempre no começo do ciclo, não na metade, tinha um tópico do @faller sobre isso...

Postado

Agradeço a disposição, mas eu preciso de um MOSFET ou algo do gênero mesmo.

Para freiar o  motor preciso injetar corrente contínua nele, depois de retificar a corrente alternada. O TRIAC iria injetar corrente alternada, o que faria o motor continuar funcionando.

Para freiar, logo após o motor ser desligado, vou injetar CC por um certo intervalo de tempo, também regulável. Mas preciso também regular a força do freio, não pode ser muita ou causaria problema estrutural, por isso o PWM.

• Triste 1
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

E porque não usar um SCR? 

Pois só passa metade da onda por ele. 

Óbvio que com dois SCRs e dois diodos se faz a onda completa. 

Pois ele quer frear o motor injetando corrente continua e ao mesmo tempo controlar o nível da corrente. 

Postado
1 hora atrás, albert_emule disse:

Pois ele quer frear o motor injetando corrente continua e ao mesmo tempo controlar o nível da corrente. 

Isso aí. 

Ao mesmo tempo que os SCRs transformam a CA em CC 

Também é possível controlar a corrente deixando passar somente um pedaço da senoide formando um Pwm. 

Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

Isso aí. 

Ao mesmo tempo que os SCRs transformam a CA em CC 

Também é possível controlar a corrente deixando passar somente um pedaço da senoide formando um Pwm. 

Então, a serra circular da escola onde dou aula tem um freio de fábrica com SCRs, inclusive foi trocado há poucos dias pois deu problema. Mas quero fazer um para a minha, que tenho em casa.

Pensei em MOSFET pois ando meio "preguiçoso" para eletrônica, iria botar uma arduíno para controlar tempo e o duty cycle da frenagem. 

Não tenho ideia de como usar dois SCRs, de controlar o disparo deles. Seria algo parecido com o controle de disparo dos TRIACs? Se sim, seria até fácil, diodos, capacitor, trimpot para controlar o disparo... Daria para fazer todo analógico, com um 555 para controlar o tempo. 

adicionado 1 minuto depois
5 horas atrás, MOR disse:

Poxa, muchas gracias! 

No meu caso não dá para usar freio motor, não caberia, nem contra-corrente, pois o motor é mono e não permite reversão instantânea, mas a parte do freio por CC vai me ajudar bastante a dimensionar as coisas que eu teria de fazer só testando. 

• Membro VIP
Postado

Já pensou em simplesmente aplicar cc nela sem controle preciso de corrente? Algo como só retificar e pimba. Afinal você quer que era pare o + rápido possível. Aplique por 1 ou 2 segundos uns 20...70% da vac em dc: tempo e tensão insuficientes pra dano definitivo às bobinas.

25 minutos atrás, Tomazelli disse:

teria de fazer só testando.

Uma aplicação curiosa pra serra circular tipo makita.  Sua inércia ao desligar é de fato perigosa e irritante.

• Curtir 1
Postado
agora, Isadora Ferraz disse:

Já pensou em simplesmente aplicar cc nela sem controle preciso de corrente? Algo como só retificar e pimba. Afinal você quer que era pare o + rápido possível. Aplique por 1 ou 2 segundos uns 20...70% da vac em dc: tempo e tensão insuficientes pra dano definitivo às bobinas.

Uma aplicação curiosa pra serra circular tipo makita.  Sua inércia ao desligar é de fato perigosa e irritante.

O problema maior em parar muito rápido é afrouxar a porca que prende o disco no eixo da máquina. Quando a serra gira no sentido correto a porca é apertada (rosca esquerda nesse eixo), mas, ao parar muito rápido, a inércia poderia fazer a porca soltar.

Não é bem uma "makita", é uma serra estacionária grande, motor de 3 cv. Dá para conviver tranquilamente sem freio, mas o freio facilita muito, agiliza.

adicionado 18 minutos depois
agora, Isadora Ferraz disse:

uns 20...70% da vac em dc

Como aplicar 20-70% da tensão em CC? Na minha cabeça a primeira solução que veio foi PWM, depois de retificar em CC.

Postado

@Tomazelli

Na minha primeira referência, tem um parágrafo sobre o assunto.

"Frenagem Dinâmica/Eletromagnética"

Lá menciona que o valor da tensão cc de frenagem vai produzir uma corrente nas bobinas, que não deve ultrapassar o valor nominal da corrente do motor.

Então o valor da tensão cc deve ser bem menor que o valor da tensão ca.

Leia esse parágrafo.

MOR_AL

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Tomazelli disse:

Como aplicar 20-70% da tensão em CC?

Pode usar um auto transformador. 

Se o motor é 220V pode aplicar 110V nele. 

Ou então se tiver disponível pode puxar o 127V de uma outra instalação. 

Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Pode usar um auto transformador. 

Se o motor é 220V pode aplicar 110V nele. 

Ou então se tiver disponível pode puxar o 127V de uma outra instalação. 

Simples e, por isso, genial. 

Basta puxar o neutro e terei 127V na máquina. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...