Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Show de drones sincronizados no céu da China, como isso é possível?


misterjohn

Posts recomendados

Arduino, ué. Um bem potente, rs... Com certeza esses drones estão sendo controlados por um computador.

 

Não tô achando agora mas vi um vídeo em que milhares de mini barquinhos robôs da China fazem uma dança na superfície do mar como se fosse um cardume em nado sincronizado. Depois do nado sincronizado, cada um ia para um lugar para, no fim, formarem uma fila (retíssima, apesar das ondas) e voltarem para a base.

 

Acho que diverte mas é também uma demonstração de poder. Os grandes encouraçados que eventualmente podem atacar a China estão preparados para suportarem impactos de grandes torpedos mas não para milhares de mini torpedos cada um levando uma mini-micro bomba atômica, atacando um após o outro e todos no mesmo ponto. Uma revoada coordenada de milhares de drones pode ser bem perigoso... para os inimigos.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

drones estão sendo controlados por um computador

Além claro de conversarem entre si. Sabe aquele lance de equilibrar uma vassoura na ponta do dedo? Vi um drone fazendo isso num documentário há alguns anos. E o pior.. um drone joga pro outro e este equilibra. Pirei...

 

20 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

. Uma revoada coordenada de milhares de drones pode ser bem perigoso.

Um disparo de p.e.m. resolve a parada

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando citei sobre a possibilidade, ela existe é óbvio porque tá ai no vídeo, quis me referir a magnitude do evento, uma coisa é pegar um drone e através do contrôle remoto realizar manobras, outra coisa é fazer isso com 2.000 deles, simultâneamente, realizando manobras idênticas, calculadas, com precisão cirúrgica, porque se um falhar dá o efeito domino, além disso tem o tempo de resposta de um comando para outro, isso só se obtem com um computador, para aumentar em muito o grau de dificuldade, todos eles tem que estarem conectados digamos em um único controle ou em seus individuais desde que recebam o mesmo comando ao mesmo tempo, o que fisicamente isso é impossível...ao mesmo tempo, eles tem comando iguais, para obter o sincronismo e diferentes ao mesmo tempo, para se deslocarem em trajetórias diferentes ou seja realizar o mesmo movimento sem perder o sincronismo, em direções diferentes, no caso  andar....por fim acredito eu que além do equipamento embarcado de cada um, deve ter sido acrescentado algo para haver o contrôle em massa.

Resumindo, é algo bem complexo e de extremo grau de dificuldade, criar um programa e executar...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, vtrx disse:

Se voce reparar,os Drones sobem em carreiras,que formam as 'linhas ' de varredura como se fosse uma tela de leds.

Eles ficam parados em linha e fazem a varredura das imagens,igual a uma matriz de leds.

Isso mesmo... Como se fosse um daqueles cubos de leds...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, vtrx disse:

Se voce reparar,os Drones sobem em carreiras,que formam as 'linhas ' de varredura como se fosse uma tela de leds.

Eles ficam parados em linha e fazem a varredura das imagens,igual a uma matriz de leds.Neste momento fica tudo muito simples.

Eu não considero tão simples assim....do meu ponto de vista, para quem pilota um avião, daqueles que tem instrumento na frente, dos lados, em cima, tudo aquilo está sob seu controle, agora para quem está de fora é algo muito complexo.

adicionado 3 minutos depois
5 horas atrás, Airtonarl disse:

Isso mesmo... Como se fosse um daqueles cubos de leds...

Desculpe amigo, com todo respeito, não conheço cubos de led, mas creio que estão todos ligados fisicamente e não por controle remoto, se não for isso peço que me perdoe por falar algo indevido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, misterjohn disse:

Desculpe amigo, com todo respeito, não conheço cubos de led, mas creio que estão todos ligados fisicamente e não por controle remoto, se não for isso peço que me perdoe por falar algo indevido

Me referi a construção das imagens, pelo que dá pra perceber no vídeo, os drones ficam parados e o que forma as imagens são o apagar e ascender das luzes instaladas nele...

 

Quanto a esse comando (apagar/ascender) em cada drone, com certeza é feito remotamente e programado em uma espécie de 

6 horas atrás, vtrx disse:

uma matriz de leds.

Ou seja, cada drone tem sua posição na matriz...

Depois usam um programa avançado para controlar essa matriz apagando e acendendo a luz de cada drone...

 

Não tenho certeza, mais é o mais provável...

 

adicionado 0 minutos depois
45 minutos atrás, misterjohn disse:

 

 

6 horas atrás, vtrx disse:

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um software desse provavelmente não foi desenvolvido só por uma pessoa.

 

Eles também não devem utilizar arduino, podem muito bem desenvolver suas próprias placas.

 

Um bom final de radiofrequência, provavelmente oculto para nenhum engraçadinho tentar derrubar, interceptar ou outros.

 

Comunicação entre os drones para saber a posição exata, como eles são programados, testados e etc, a chance disso dar errado é pequena.

 

Se por acaso algum drone cair, eles devem ser programados para se reorganizar, inclusive deve ter drones apagados reservas se por acaso algo acontecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim é o mesmo princípio de um microcontrolador enviando sinais para as portas de saída. A diferença é que o sinal de saída é bem mais complexo. Creio que seja um computador ligado a vários radiocontroladores, cada um com seu respectivo drone, que envia coordenadas X, Y, Z. Em teoria basta criar as formas e os trajetos para os drones, transformar tudo em coordenadas cartesianas, simular via software e botar pra rodar. O conceito em si me parece bem simples, complexo mesmo eu vejo a execução.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo, é algo complexo de ser concebido, é a minha opinião, claro que para quem domina o assunto a fundo pode não ser.

Estou falando isso baseado no pouco que conheço de drones mas sei como se opera e funciona, e cá entre nós, sincronizar 2.000 equipamentos desses não é algo tão simples assim, talvez só ouvindo quem idealizou isso.

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Erso disse:

Pra mim é o mesmo princípio de um microcontrolador enviando sinais para as portas de saída. A diferença é que o sinal de saída é bem mais complexo. Creio que seja um computador ligado a vários radiocontroladores, cada um com seu respectivo drone, que envia coordenadas X, Y, Z. Em teoria basta criar as formas e os trajetos para os drones, transformar tudo em coordenadas cartesianas, simular via software e botar pra rodar. O conceito em si me parece bem simples, complexo mesmo eu vejo a execução.

É onde estou querendo chegar, mesmo porque não conheço a parte teórica, me fixei na prática da coisa, além de que creio que existe a possiblidade de interferência no sinal de um em outro drone e desandar todo o trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erso

 

Mas se você parar pra analisar, os drones hoje em dia estão bem avançados, eu pensei por exemplo na questão do ar e outros, mas lembrei que os próprios drones já vem configurado pra essas coisas.

 

@misterjohn

Citação

além de que creio que existe a possiblidade de interferência no sinal de um em outro drone e desandar todo o trabalho.

 

Se os drones estão na mesma rede, rodando no mesmo sistema, como o sinal de um interferir no outro, sendo que é até mesmo a mesma frequência? Se o sistema aguenta 5000 drones, por que apenas 1 vai interferir no outro, que vai interferir no outro, e assim por diante.

 

Um exemplo é: quando você esta mexendo no wi-fi da sua casa ao lado de outra pessoa que esta na mesma rede, interfere o sinal? Não né? Então? Na sua lógica, se tivesse um aglomerado de pessoas utilizando Wi-Fi ninguem iria conseguir usar, pois uma pessoa estaria interferindo na outra. Não faz sentido né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, misterjohn disse:

É onde estou querendo chegar, mesmo porque não conheço a parte teórica, me fixei na prática da coisa, além de que creio que existe a possiblidade de interferência no sinal de um em outro drone e desandar todo o trabalho.

Neste caso eu nem cogito a mínima possibilidade de interferência de sinal, mesmo porque viraria uma briga de foice no escuro! 

4 minutos atrás, Forense disse:

Mas se você parar pra analisar, os drones hoje em dia estão bem avançados, eu pensei por exemplo na questão do ar e outros, mas lembrei que os próprios drones já vem configurado pra essas coisas.

Sim, drones atuais tem ótimos sistemas para total independência. Mas acredito concentrando o controle em um único ponto (o computador) tornaria tudo muito mais simples para determinar e monitorar posicionamento do que cada drone se referenciando pelo posicionamento do outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Forense disse:

@Erso

 

Mas se você parar pra analisar, os drones hoje em dia estão bem avançados, eu pensei por exemplo na questão do ar e outros, mas lembrei que os próprios drones já vem configurado pra essas coisas.

 

@misterjohn

 

Se os drones estão na mesma rede, rodando no mesmo sistema, como o sinal de um interferir no outro, sendo que é até mesmo a mesma frequência? Se o sistema aguenta 5000 drones, por que apenas 1 vai interferir no outro, que vai interferir no outro, e assim por diante.

 

Um exemplo é: quando você esta mexendo no wi-fi da sua casa ao lado de outra pessoa que esta na mesma rede, interfere o sinal? Não né? Então? Na sua lógica, se tivesse um aglomerado de pessoas utilizando Wi-Fi ninguem iria conseguir usar, pois uma pessoa estaria interferindo na outra. Não faz sentido né?

Não tenho conhecimento nenhum do assunto, apenas estou emitindo opinião, não pensei em todos receber o mesmo comando, porque na minha visão, não que seja a correta, se todos recebem o mesmo sinal, iriam andar todos juntos para a mesma direção e não é o que acontece, uma parte realiza um movimento, outra parte um outro, então, como dizia aquela personagem da escolinha: "de acordo com meus conhecimentos" que é nenhum, pensei nesses termos...é como o voo de sincronismo da esquadrilha da fumaça (guradando as devidas proporções), eles voam juntinhos ate quem mudam de direção e cada um assume um rumo, se entrelação e depois voltam a se nivelar.

Então repito o que disse, estou apenas opinando sem o menor embasamento técnico ou teórico, apenas para continuar no campo da analogia, outro dia vi um "globo da morte" com muitas motos, mas muitas mesmo, cada uma tem um comando humano e por incrível que pareça, em um espaço tão pequeno não houve choque físico, agora digamos que fossem controladas por computador, elas tem que seguir rotas diferentes, portando comandos diferentes...para encerrar vou citar os antigos telefones sem fio Cobra, vindo do Paraguai no incio dos anos 80, cansei de ouvir conversas de outros aparelhos.

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Erso disse:

Neste caso eu nem cogito a mínima possibilidade de interferência de sinal, mesmo porque viraria uma briga de foice no escuro! 

Sim, drones atuais tem ótimos sistemas para total independência. Mas acredito concentrando o controle em um único ponto (o computador) tornaria tudo muito mais simples para determinar e monitorar posicionamento do que cada drone se referenciando pelo posicionamento do outro.

Mas mesmo controlado por computador, algo tem que estar próximo para enviar esses sinais de comando, imagine espalhar 2.000 drones no solo, até que o comando chegue para alçar voo, é  complicado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Lógico que da para os motoqueiros seguirem o líder, num "efeito formiga", ele faz uma curva e de repente os que estão atrás também fazem e consequentemente todos percebem que estão variando, entende?

 

Outro exemplo é o próprio maestro, ele comanda a orquestra e tudo acaba bem.

 

E não se esqueça que o computador e diferente do ser humano, ele trabalha com algoritmo, lógica e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, misterjohn disse:

Mas mesmo controlado por computador, algo tem que estar próximo para enviar esses sinais de comando, imagine espalhar 2.000 drones no solo, até que o comando chegue para alçar voo, é  complicado....

Creio que antenas espalhadas pelo local da apresentação ajudariam na propagação dos sinais de comando. Não sei se drones teriam capacidade de processamento para executarem as trajetórias com os comandos embarcados, fora o trabalho de programar um a um, sincronizar, verificar colisão...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Mas mesmo controlado por computador, algo tem que estar próximo para enviar esses sinais de comando, imagine espalhar 2.000 drones no solo, até que o comando chegue para alçar voo, é  complicado....

 

Haha, esse argumento na era contemporânea é estranho, poxa, já temos até satélites no espaço, sondas transmitindo informações, você acha mesmo que um drone não vá receber um comando de radiofrequência? Nem esta tão alto assim.

 

@Erso Do jeito que você fala parece que os drones estão em outra galáxia sendo controlados aqui na Via Láctea.

 

@misterjohn Não faz sentido o que você disse, a TV a cabo da sua casa recebe sinais de satélites em orbita, entende? Em um Wi-Fi a informação é transmitida pra você normalmente, inclusive muitos gostam de jogador pelo Wi-Fi e não reclamam de lag. Quantos anos você tem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Forense disse:

 

@Erso Do jeito que você fala parece que os drones estão em outra galáxia sendo controlados aqui na Via Láctea.

?!

Se não for para transmitir com antenas, como seria? Por cabos?

2000 drones, frequências independentes, 2000 controladores, 2000 antenas... Ou dá para fazer com uma antena só variando a frequência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Erso disse:

Creio que antenas espalhadas pelo local da apresentação ajudariam na propagação dos sinais de comando. Não sei se drones teriam capacidade de processamento para executarem as trajetórias com os comandos embarcados, fora o trabalho de programar um a um, sincronizar, verificar colisão...

Você captou exatamente o qeu eu penso

adicionado 7 minutos depois
13 minutos atrás, Forense disse:

 

Haha, esse argumento na era contemporânea é estranho, poxa, já temos até satélites no espaço, sondas transmitindo informações, você acha mesmo que um drone não vá receber um comando de radiofrequência? Nem esta tão alto assim.

 

@Erso Do jeito que você fala parece que os drones estão em outra galáxia sendo controlados aqui na Via Láctea.

 

@misterjohn Não faz sentido o que você disse, a TV a cabo da sua casa recebe sinais de satélites em orbita, entende? Em um Wi-Fi a informação é transmitida pra você normalmente, inclusive muitos gostam de jogador pelo Wi-Fi e não reclamam de lag. Quantos anos você tem?

Com todo respeito a sua pessoa, mas acho que você não quer entender o que eu penso, satélites no espaço também é algo do ponto de vista tecnológico muito complexo, enviar e receber comandos a longas distâncias, dai comparar a 2.000 drones é algo muito diferente...citar a tv a cabo não vejo paralelo, isso porque existe milhares ondas de sinais trafegando pelo ar, mas elas não se chocam, obedecem frequências diferentes, comparar isso com 2.000 equipamentos em movimento perto um do outro não me parece muito lógico...quanto a idade, consta no meu perfil....mas estou apenas expondo minha opinião, não impondo....😋

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erso

 

1º Você pensa pequeno, acha mesmo que programaram 1 por 1? Me responda você? Ou fizeram pequenos testes e foi desenvolvido em massa e feita algumas alterações?

 

2º Antes espalhadas não ajudariam em muita coisa, o que ajudaria são REPETIDORES de sinais, entendeu? Se eu estou a uma altura de 10 KM, você pode espalhar sinais a vontade na terra, todos vão chega na mesma altura, entendeu agora? Concorda com repetidores de sinal?

 

3º Você que drones não teriam a capacidade de executar comandos embarcados e eu te respondo, se a informação e transmitida através de radiofrequência e chega no drone, você ta imaginando que chega o que? Um sistema operacional? Meu jovem, o que chega vai ser o numero 1 para acender 1 Led, depois outro comando para andar na coordenada X, Y, Z, você percebe que são pequenos comandos que o sistema vai dar, por exemplo, ande para tal coordenada e faça sleep de 100 milissegundos, acenda o LED, entende? São coisas simples. Você fala como se O DRONE NÃO VAI AGUENTAR GALERA, ta chegando o numero 1 pra acender o led, realmente ele não vai aguentar. Jovem, o drone já esta programado para fazer INPUT, os comandos via sinais só são injetados.

 

O melhor de todos foi programar um a um. Pra que tecnologia né? Devemos programar 1 a 1. Todos os drones são iguais, os valores que o computador central esta mandando são diferentes para cada um.

 

 

 

adicionado 4 minutos depois

@misterjohn

 

Eu acabei de dar o exemplo e você ainda não engoliu, você falou de 2000 sinais dos drones e eu falei de 2000 sinais de smartphones conectados a um Wi-Fi, é a mesma coisa cara. Sim, tem coisas que interferem no sinal, porém, não os próprios drones.

 

Seu conhecimento é empírico, algo que vem antes da razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Forense especulação, sabe o que significa?

Estou tentando como leigo entender como tudo funciona. Se já sabia como tudo funcionava bastava responder e acabar com as especulações e não ficar fazendo rodeios e ao final mandar uma explicação cheia de soberba... Começou no fórum hoje, mas pelo visto já começou errado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que os drones estejam todos sincronizados entre eles, com o mesmo transmissor de controle, de vários canais, e um computador controla todo o movimento referenciado por GPS, e as luzes devem ter um controlador separado via rádio, wifi, 5G.. ou algo parecido..

Bom essa é a maneira que eu imaginei... se é assim não sei...

 

4 horas atrás, Forense disse:

 

4 horas atrás, Forense disse:

1º Você pensa pequeno,

 

4 horas atrás, Forense disse:

Meu jovem,

 

4 horas atrás, Forense disse:

Jovem,

 

@Forense com todo esse disfemismo na intenção de diminuir os participantes do tópico, você só conseguiu perder a razão. Em um debate, se o argumento é bom, não é necessário atacar ninguém.

 

Não sei em quais fóruns você costuma participar, mas sugiro a você não floodar nos Tópicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vtrx disse:

O que importa é que os Drones não se movimento junto com a imagem,fazem varredura da imagem e que o Brasil tem 230 milhões de smart fones que se comunicam,logo 2000 Drones é brincadeira...

Seria sensata essa comparação entre smart fones e drones? Os smarts estão nas mão das pessoas, apenas as ondas que eles emitem que circulam pelo ar, essas são invisíveis e não são físicas; já o drone é um dispositivo físico, em movimento, e que podem se chocar uns com os outros, para isso acontecer, no meu modesto ponto de vista ou até opinião porque não tenho o menor conhecimento do assunto para impor ou me achar o dono da verdade, falo por experiencias em coisas semelhantes.

Você já viu aquele vídeo de soldados chineses ou soviéticos ou qualquer nacionalidade, são muitos, realizam marchas, se cruzam com uma perfeição matemática mas aquilo é coisa de treino, capacidade, etc, agora controlar 2.000 máquinas por controle remoto para interagir e formar figuras no ceu, movimentar, etc, é outra história.

Pode até fazer um ensaio com um valor menor, que seja 5 apenas, cada um não terá que receber um comando para cumprir um trajeto junto com os outros só que irão formar figuras, tem que ser comandos individualizados iguais, mas em tempos diferentes para não se chocarem....

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, vtrx disse:

O que importa é que os Drones não se movimento junto com a imagem,fazem varredura da imagem e que o Brasil tem 230 milhões de smart fones que se comunicam,logo 2000 Drones é brincadeira...

Os smarts fone não voam, por enquanto...kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Forense disse:

 

O Wireless emite radiação, só que não é suficiente para prejudicar o ser humano(lógico). E você acha mesmo que nunca pensaram em um aglomerado de conexões Wireless? Na chão ou no ar, qual a diferença? Pelo o que você disse, os drones voando e transmitindo informações seria algo muito complexo, você jogando no smartphone, por exemplo, esta conectado a um Wi-Fi e jogando, tudo acontecendo simultaneamente, não observei você falando que é impossível.

 

A Hélice do Drone é movida a energia, você acha mesmo que é tão complexo alimentar uma hélice e acender um LED ao mesmo tempo em 2020?

 

Você acha mesmo que eu quero te humilhar? Desculpe, mas para mim você é um cara totalmente aleatório na internet, se eu ser humilhado ou te humilhar, não vou ganhar nada com isso.

 

@misterjohn

Primeiro não disse que não dá para controlar um drone ou que seja complexo, eu disse que é complexo controlar 2.000 ao mesmo tempo em manobras, que é bem diferente de operar apenas um.

Você parece que quer mesmo denegrir as pessoas, já fez isso com o erso, comigo...deixa eu te dizer uma coisa, isso aqui é um fórum de informática onde pessoas trocam ideias, aqui pode até ter, mas não é requisito essencial ser doutor na materia, fóruns pessoas trocam experiências, dão sugestões, compete ao interessado seguir ou não, isso não é um lugar de confronto, conflito, medir forças, apostar quem sabe mais, diminuir quem sabe menos, eu quando vejo algo que não concordo ou do minha opinião ou ignoro, não vou ficar dizendo coisas tipo que besteira, tá falando bobagens, agora se você é catedrático no assunto, crie um help desk e cobre por assessoria, suporte, o que não pode é ficar querendo debochar dos demais, aqui é um espaço voluntário, onde as pessoas apresentam seus problemas, quem souber e quiser ajudar, ótimo, se sabe porque estudou ou porque tem experiência por fazer, também tá bom, agora ficar nesse disk disk não leva a nada e logo um moderador irá trancar esse tópico aqui, se é isso que queres, continua com a galhofa, você pode até discordar, emitir sua opinião, mas de maneira respeitosa, não terá problema nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!