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Lote defeituoso? Tópico investigativo: fontes Corsair CX e TX estourando


Ir à solução Resolvido por KairanD,

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  • Moderador
10 minutos atrás, alexandrelk disse:

mas depois do 1939 vem 71, não é isso? parece que o problema está quando esse número é 48 (na maioria das vezes)

Isso mesmo

adicionado 0 minutos depois
6 minutos atrás, StrongLion disse:

@Mr. Caio Augusto A minha nova substituta tbem é 193971xxxx como a do Josué 

 entao você esta tranquilo

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@Caio Ferreira

17 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

tópico muito importante. seria excelente se essas informações chegassem até algum youtuber relevante do cenário para que ele provoque a fabricante para explicações.

Verdade. Eles fizeram a substituição de muitas fontes ou devolveram o dinheiro, mas até hoje esperando a explicação do real defeito que gerou isso tudo. 

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     fc05a8a6-5c15-45be-ad93-203e587ecec6.thumb.jpg.a841bd6edf4ec4c31d71df42b2de7e3a.jpg

       Estou tendo o mesmo problema com uma fonte Corsair CX650, até o momento ela faz um barulho como se estivesse vazando energia, como se fosse um Coil Whine, só que bem mais forte, chega a fazer a luz do quarto ficar mais fraca, e acontece sem estar com luz ligada, e nunca acontece o problema sem o pc estar ligado, mesmo colocando na mesma corrente outros aparelhos com consumo similar, não acontece nada, apenas quando o PC ta ligado, saindo esse barulho da fonte.

      Acredito que seja o começo do problema, e que eventualmente vai evoluir para as "explosões" que estão sendo relatadas aqui, minha compra foi feita na Pichau em dezembro, o lote está na imagem, pelo que li, está entre os defeituosos, venho relatar para expor mais uma com problema, e também para perguntar, no caso de vocês, antes das explosões, já estava existindo algum problema aparente como o meu ?

      Pelo que estou vendo no site da pichau, eles não tem mais o produto, e as fontes que me interessam, graças ao querido dollar, estão absurdamente caras, vou esperar passar esse ano de garantia com a Pichau e vou entrar com pedido diretamente com a Corsair, espero que venha um lote novo, sem o problema, como estou vendo nas últimas postagens aqui.

     Além disso tenho outra dúvida, o meu problema não é tão rápido de acontecer, acho que seria difícil eles reproduzirem esse defeito, se não colocarem por um período de tempo interessante para teste, mas ao mesmo tempo tenho medo de esperar o quadro evoluir para explosões para ai sim acionar a garantia, vocês acreditam que se eu mandar da forma que está hoje, teria chance deles mandarem de volta e alegarem que não está com problema? Ou levariam em consideração as reclamações do mesmo lote?

 

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Entrei aqui agora (sou novo aqui), queria saber se a fonte que comprei na Kabum também corre esse risco de esplodir como dizem, ou se é só a série CX 550 e cx650? Minha fonte: Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450 - CP-9020120-BR

 

Não chegou ainda, más tenho medo, desculpe pela ignorância, sou leigo em fontes com esse tipo de problema atualmente!

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  • Coordenador
27 minutos atrás, dante doug22 disse:

Entrei aqui agora (sou novo aqui), queria saber se a fonte que comprei na Kabum também corre esse risco de esplodir como dizem, ou se é só a série CX 550 e cx650? Minha fonte: Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450 - CP-9020120-BR

Não há reclamações sobre a CX 450 ainda. Ou seja, acreditamos que não foi atingida. O problema envolve apenas os modelos de potência superior (e talvez a série TX). Se houvesse problemas relacionados à CX 450, já teríamos muitos relatos (ela vende bastante). Portanto, apesar de não poder garantir, acredito que não tenha problemas.

 

Em 07/08/2020 às 16:41, Anders.Freitas disse:

Só inclua os modelos com numeração de lote xxx9711xxxx... da CX650
Essas podem não estar "explodindo" mas já é o segundo RMA que estou fazendo. A fonte ficou sem força e o PC sequer liga. Não quis insistir para ver se explodia porque nem sequer ligava o PC.
Começou funcionando normalmente, mas depois de uma semana apagou de vez e não ligava mais. Só acendia o LED do fan e desligava após 1 segundo.

A primeira fonte que eles me enviaram (do lote XXXX48XXXX) nem sequer explodiu porque já apresentou esse mesmo problema logo depois que montei ela no gabinete e liguei. Enviei pro 1° RMA e me enviaram essa do lote xxx9711xxx... que também apresentou o mesmo defeito uma semana depois conforme falei.

Não acompanhei todo o tópico... Há relatos de explosão associados ao lote mencionado? Pois você pode ter simplesmente tido azar nesse caso mesmo... Sabemos que o lote XXXX48XXXX é problemático porque há muitos relatos apontando para a mesma coisa. Não posso adicionar outros lotes sem ter a mesma convicção, pois isso poderia gerar um pânico talvez desnecessário nos compradores. 

 

Em 08/08/2020 às 13:45, micilo disse:

Há, aparentemente aqui, número igual de.relatos de problemas pela Terabyte e pela Pichau (2).

Adicionei.

 

5 horas atrás, Caio Ferreira disse:

tópico muito importante. seria excelente se essas informações chegassem até algum youtuber relevante do cenário para que ele provoque a fabricante para explicações.

O Teclab testou uma CX 650 e trouxe o tópico a público. Contudo, o modelo testado foi de outro lote, e não o problemático (XXXX48XXXX). Deixo abaixo o vídeo e meu comentário (presente na seção de respostas):

 

 

Citação

Olá, Ronaldo e Equipe do Teclab. Primeiramente, gostaria de agradecer pelo teste, pela participação e pelo destaque dado ao tópico. É bacana ver que vocês estão realizando testes de fontes. Sempre considerei seu trabalho como referência (algo que pode ser visto no tópico em questão) e acredito ser muito importante para a melhoria do nosso mercado como um todo, além de contribuir com a popularização do conhecimento em uma área muitas vezes considerada complexa e distante pela maioria das pessoas.

 

Apenas para complementar e esclarecer o título do tópico, atuo como moderador voluntário no Clube do Hardware desde o começo de 2016. Sou responsável, principalmente, pelos setores de fontes de alimentação e recomendação de computadores. Acompanho, diariamente, os tópicos postados, vez que isso faz parte das minhas tarefas.

 

Encontrar tópicos tratando de fontes com defeito é algo absolutamente normal, como você mencionou. Ao longo dos anos, sempre encontrei um ou outro tratando, por exemplo, de uma fonte CX que não ligou, ou de uma EVGA que não girou o fan... Casos desse tipo. Normal. Acontece que, em determinado momento, cheguei a ver, simultaneamente, 4 tópicos sobre fontes CX com defeito na primeira página do setor de fontes, e todas tratavam do mesmo problema: estouro.

 

Nesse momento, comecei a acompanhar a questão, pois percebi que havia algo estranho. Sempre indiquei essas fontes CX e nunca duvidei da qualidade delas (eu mesmo as posiciono acima da média do segmento), apesar de às vezes deixar de indicá-las quando o preço está alto. Exatamente por conhecer as fontes suspeitei que havia problema na fabricação, pois não é usual ver uma fonte de qualidade estourando, ainda mais com maior número de relatos.

 

Ao investigar o caso, os próprios usuários detectaram que todos os produtos problemáticos parecem envolver o código "XXXX48XX". Além disso, quase todas foram compradas na KaBuM!, em intervalo de tempo muito próximo, e alguns usuários relataram que enviaram a fonte para o RMA e receberam outra com numeração semelhante e exatamente o mesmo defeito (algo estatisticamente improvável de ocorrer).

 

Hoje, ao checar o site da KaBuM!, as CX 550 e CX 650 deixaram de constar no catálogo de produtos (os registros foram removidos, ou seja, não seria o caso de falta de estoque). Não sei se teria relação com o caso ou se estão abrindo espaço para alguma nova linha de produtos. Além disso, a CX 450, que não parece ter sido afetada, ainda está disponível (não houve reclamações sobre ela naquele tópico, o que reforça que o problema parece ser de lote e envolver apenas as CX 550 e CX 650).

 

Por esses motivos adotei o título em questão: há fortes indícios que apontam para algum lote específico causando problemas. É claro que isso não deve ser utilizado como argumento para desmerecer o produto ou considerá-lo ruim, pois a qualidade e o desempenho dessas fontes são comprovados por vocês e diversas outras referências de confiança. A série CX sempre foi e continuará sendo exemplo de qualidade no setor em que está posicionada e a garantia fornecida pela Corsair reforça isso (afinal, marca nenhuma iria fornecer tanto tempo de garantia se o produto não fosse capaz de cumprir seu papel).

 

Dito isso, torço para que o problema seja logo corrigido. Considerando a mudança na KaBuM! e a participação de um representante da Corsair no tópico, creio que isso já tenha sido detectado e esteja sendo solucionado. Tanto a Corsair quanto a KaBuM! estão sujeitas a esse tipo de problema, que pode ocorrer com qualquer empresa, e estão trocando os produtos defeituosos. Tão logo o problema esteja resolvido, voltarei a indicar esses produtos, algo que sempre fiz justamente por ter confiança.

 

Abraços e sucesso para vocês, para o canal e para a Corsair! Esse trabalho precisa continuar. Acompanho desde o começo e já aprendi muita coisa aqui.

 

Seria necessário que alguém com a fonte defeituosa estivesse disposto a enviá-la para análise. Eles poderiam testar sem violar a garantia. Contudo, não daria para desmontar sem romper os lacres.

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36 minutos atrás, dante doug22 disse:

Entrei aqui agora (sou novo aqui), queria saber se a fonte que comprei na Kabum também corre esse risco de esplodir como dizem, ou se é só a série CX 550 e cx650? Minha fonte: Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450 - CP-9020120-BR

 

Não chegou ainda, más tenho medo, desculpe pela ignorância, sou leigo em fontes com esse tipo de problema atualmente!

@dante doug22 Primeiramente bem-vindo ao fórum!

 

Sobre a fonte, ta meio complicadinha essa linha CX porém a de 450W eu não vi casos, somente nas 550, 650 e a linha TX....

Aí vai de você, se prefere 'arriscar' testar e ver se está tudo em ordem ou recusar o recebimento e trocar por outra...

Eu fui uma das 'vítimas' com a CX 550... Como eu tinha pressa pra colocar o PC em funcionamento, no dia seguinte comprei a CX 650 e estou com ela funcionando aqui perfeitamente, 1 mês e meio de uso.

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@hjunior17 @Frib 2K4 pior que já comprei, já está à caminho pela kabum 😕

Pois é.. até então dando uma pesquisada no Google, não achei nada a respeito de problema em estourar/pipocar nessa CX 450, porém como não entendo muito do assunto eu resolvi mandar sobre o assunto aqui.. vou arriscar mesmo, já que ninguém disse nada à respeito dela NEGATIVAMENTE!

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  • Coordenador

@dante doug22 Como mencionei anteriormente, se houvesse problema atual com essa fonte, teríamos dezenas de relatos aqui. Esse é o modelo que mais vende. Quando esses relatos começaram a surgir, optei por deixar de indicar todas as fontes da linha, vez que não havia confiança. Contudo, passado tanto tempo sem problemas, eu diria que você pode receber a CX 450 e usá-la com tranquilidade...

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@KairanD Sim, o ÚNICO relato que vi agora aqui foi no RECLAME AQUI, más foi de UM só usuário à respeito dessa CX 450 que funcionou normalmente DIAS  e depois de algum tempo ela SIMPLESMENTE não ligou mais - más nada além disso. Não vi nada como explodir/estourar.. Obrigado pela informação. Vou arriscar nela mesmo, apesar de que eu ia pegar uma EVGA, más por recomendação de amigo fiquei com a Corsair.

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26 minutos atrás, dante doug22 disse:

@KairanD Sim, o ÚNICO relato que vi agora aqui foi no RECLAME AQUI, más foi de UM só usuário à respeito dessa CX 450 que funcionou normalmente DIAS  e depois de algum tempo ela SIMPLESMENTE não ligou mais - más nada além disso. Não vi nada como explodir/estourar.. Obrigado pela informação. Vou arriscar nela mesmo, apesar de que eu ia pegar uma EVGA, más por recomendação de amigo fiquei com a Corsair.


Esse é o caso que está acontecendo com o lote xxx9711xxxx... funciona normalmente por alguns dias e depois não liga mais.
No meu caso foi uma CX650 tanto desse lote mencionado quando a anterior (do lote XXXX48XXXX) que somente não explodiu por já não ligar logo na primeira tentativa.
Já estou no segundo RMA e não quero nem sequer pensar em ir pro terceiro.
Estou reclamando com a Kabum para estornar minha compra mesmo passado do prazo de arrependimento, pois a fonte sempre dá esse problema depois dos sete dias.
Caracteriza vício oculto do equipamento. Enviei e-mail relatando esse fato e estou aguardando eles responderem. 

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  • Moderador
16 horas atrás, EvandroHSL disse:

     fc05a8a6-5c15-45be-ad93-203e587ecec6.thumb.jpg.a841bd6edf4ec4c31d71df42b2de7e3a.jpg

       Estou tendo o mesmo problema com uma fonte Corsair CX650, até o momento ela faz um barulho como se estivesse vazando energia, como se fosse um Coil Whine, só que bem mais forte, chega a fazer a luz do quarto ficar mais fraca, e acontece sem estar com luz ligada, e nunca acontece o problema sem o pc estar ligado, mesmo colocando na mesma corrente outros aparelhos com consumo similar, não acontece nada, apenas quando o PC ta ligado, saindo esse barulho da fonte.

      Acredito que seja o começo do problema, e que eventualmente vai evoluir para as "explosões" que estão sendo relatadas aqui, minha compra foi feita na Pichau em dezembro, o lote está na imagem, pelo que li, está entre os defeituosos, venho relatar para expor mais uma com problema, e também para perguntar, no caso de vocês, antes das explosões, já estava existindo algum problema aparente como o meu ?

      Pelo que estou vendo no site da pichau, eles não tem mais o produto, e as fontes que me interessam, graças ao querido dollar, estão absurdamente caras, vou esperar passar esse ano de garantia com a Pichau e vou entrar com pedido diretamente com a Corsair, espero que venha um lote novo, sem o problema, como estou vendo nas últimas postagens aqui.

     Além disso tenho outra dúvida, o meu problema não é tão rápido de acontecer, acho que seria difícil eles reproduzirem esse defeito, se não colocarem por um período de tempo interessante para teste, mas ao mesmo tempo tenho medo de esperar o quadro evoluir para explosões para ai sim acionar a garantia, vocês acreditam que se eu mandar da forma que está hoje, teria chance deles mandarem de volta e alegarem que não está com problema? Ou levariam em consideração as reclamações do mesmo lote?

 

 

@Frib 2K4 @KairanD

O que acham deste caso? precisamos entender do que se trata os 4 primeiros digitos do S/N e depois os dois últimos. O dele é 48 conforme relatado. mas o 1937 não é comum.

 

@high_tension O inicial dele é igual ao nosso. somente o 48 que muda.

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@Anders.Freitas

23 horas atrás, Anders.Freitas disse:


Esse é o caso que está acontecendo com o lote xxx9711xxxx... funciona normalmente por alguns dias e depois não liga mais.
No meu caso foi uma CX650 tanto desse lote mencionado quando a anterior (do lote XXXX48XXXX) que somente não explodiu por já não ligar logo na primeira tentativa.
Já estou no segundo RMA e não quero nem sequer pensar em ir pro terceiro.
Estou reclamando com a Kabum para estornar minha compra mesmo passado do prazo de arrependimento, pois a fonte sempre dá esse problema depois dos sete dias.
Caracteriza vício oculto do equipamento. Enviei e-mail relatando esse fato e estou aguardando eles responderem. 

Como a Kabum ta lidando com o seu problema?

No meu caso, como já passou os 7 dias de arrependimento, a Kabum ta dizendo que só aceitam trocar por uma nova, mas eu queria o dinheiro de volta pra comprar uma de outra marca. Eles tão enrolando muito, pedindo 1000 fotos do produto, cada atendente diz uma coisa, isso desde terça passada já. Nunca mais compro na Kabum!

Se você já ta na segunda fonte e os 30 dias pra conserto/resolução do problema já foram consumidos no defeito da primeira fonte, você tem todo o direito de pedir a restituição do dinheiro pelo CDC e eles não podem fazer nada.

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Em 10/08/2020 às 17:23, GabrielaBit disse:

@Anders.Freitas

Como a Kabum ta lidando com o seu problema?

No meu caso, como já passou os 7 dias de arrependimento, a Kabum ta dizendo que só aceitam trocar por uma nova, mas eu queria o dinheiro de volta pra comprar uma de outra marca. Eles tão enrolando muito, pedindo 1000 fotos do produto, cada atendente diz uma coisa, isso desde terça passada já. Nunca mais compro na Kabum!

Se você já ta na segunda fonte e os 30 dias pra conserto/resolução do problema já foram consumidos no defeito da primeira fonte, você tem todo o direito de pedir a restituição do dinheiro pelo CDC e eles não podem fazer nada.


Eu tive que enviar para eles (por e-mail) alguns artigos do CDC e um artigo do site do IDEC sobre vício oculto e direito de troca, além dos tópicos apresentados aqui.
Eles disseram que assim que o produto chegar e for constatado o "defeito" (segundo eles) irão fazer o estorno da minha compra.
Somente quando você expõe seus reais direitos previstos em lei, eles agem como deveriam agir.

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