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Lote defeituoso? Tópico investigativo: fontes Corsair CX e TX estourando


Ir à solução Resolvido por KairanD,

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## detalhe meu PC tá voltando do 2° RMA e só vi o tópico agora####

 

**RELATO DO OCORRIDO - POSIÇÃO DA LOJA - SOLUÇÃO ADOTADA**

**TX650M = problemas 2x seguidas - Pichau trocou tudo de imediato - Solução nobreak online dupla conversão**

 

Olá boa noite, 

Comprei um baita PC em junho 2019, as vezes ele não ligava, e antes de completar 1 ano ele parou de ligar. A Pichau foi exemplar, recebeu o PC trocou fonte, placa-mãe e gabinete.

Ok

 

Recebi o PC remontado tudo certo, trabalhei nele 1 semana. Deixei parado uma semana,quando liguei ele explodiu, tirei do filtro de linha e pus na tomada, explodiu novamente. Enviei pra pichau, problema na fonte, trocou e estão me reenviando.

 

Agora eu não tenho mais coragem de ligar na tomada. Será o nobreak a solução? Que defeito é esse que passaria num controle de qualidade do tipo dessa fonte? Será que o problema não seria da energia? Da rede? Coisas minúsculas que fazem diodos especialistas explodirem ? Acredito que eles explodem de propósito. E agora?

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9 horas atrás, Kauê Meira Eng. Civil disse:

Agora eu não tenho mais coragem de ligar na tomada. Será o nobreak a solução?

Simplesmente não tem nada a ver. A fonte é projetada pra ser ligada direto na tomada. No break, só se tiver disposto a investir uns 2 mil, como você bem notou num online senoidal de dupla conversão. Mas se a fonte tiver o mesmo defeito, vai explodir de novo.

 

9 horas atrás, Kauê Meira Eng. Civil disse:

Que defeito é esse que passaria num controle de qualidade do tipo dessa fonte?

Ainda não se sabe. O TecLab andou testando uma, mas infelizmente não foi das que estão nos lotes ruins e não deu defeito. A suspeita é algum tipo de curto causado por falha no isolamento, mas isso é só uma suspeita baseada no sintoma.
 

9 horas atrás, Kauê Meira Eng. Civil disse:

Será que o problema não seria da energia? Da rede?

De dezenas de pessoas simultaneamente, provocando uma explosão na fonte? Duvido muito.

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@Shaman93 amigo obrigado pela resposta.

 

Desta forma eu questionaria três coisas.

 

1- pelo que eu vi essa fonte possui 7 anos de garantia pela fábrica, é isso mesmo? No caso se daqui uns 2 anos ela estourar vou ganhar a garantia?

 

https://help.corsair.com/hc/en-us/articles/360033067832

 

2- caso estoure novamente pode vir a danificar outros componentes do PC?

 

3 - eu moro a dois lotes de uma subestação da cidade que distribui energia inclusive pra mim, deve ter só 1 transformador na rua antes da minha entrada. Já houve diversos incidentes ali, subestação córrego grande Florianópolis.

 

Aí eu me pergunto será mesmo que não vale investir em um nobreak?

 

Porque penso que se o diodo era Schottky, e a suposição é de isolamento, então faria sentido a causa ser as oscilações minúsculas da rede?

 

* Detalhe Eu estou Perguntando, supondo pela intuição, não tenho conhecimento técnico  suficiente nesta área pra afirmar nada.

 

Abraços

 

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Em 21/08/2020 às 23:57, Frokjor disse:

@DrRatel, ainda não houve relatos a respeito da CX450 no tópico. Qual o problema da sua fonte? Também explodiu?

Comigo aconteceu o seguinte com a CX450. Comprei pra colocar num PC bem básico/antigo com socket 775. O PC funcionou muito pouco com essa fonte e apresentou comportamento irregular, Travava... reiniciava e logo em seguida não ligou mais. Levei numa assistência técnica e diagnosticaram placa-mãe queimada. Embora seja uma placa já antiga estava no meu uso em outro gabinete e funcionava 100%. Mas de boa, isso acontece. Comprei outra placa usada, já que nova nesse socket não se encontra. Aí que essa "nova" placa nem deu sinal, sendo que o vendedor me garantiu que estava funcional. Retornei na assistência técnica e pedi para testarem a fonte (as voltagens entregues etc...) Sem liga-la em placa, já que desconfiava da mesma. E foi verificado que a mesma apresenta funcionamento irregular. 😳

Não usei a fonte um dia sequer, certo que o RMA vai me mandar uma nova. Mas e o prejuízo??? Pois queimou 2 placas mãe e o SSD que também foi alimentado diretamente por essa placa das trevas! 

 

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Alguém que teve algum defeito nos componentes do pc devido a esse problema poderiam me relatar aqui por favor? E como faço para testar todos os componentes e saber se algo foi atingido? Estou para receber a nova fonte essa semana. Estão me mandando uma CX 550 nova. Kabum foi super ágil mas ainda estou angustiado em relação ao resto porque não consegui testar ainda sem fonte. Alguma dica? 

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Em 06/08/2020 às 13:56, Victor Chacon disse:

Venho adicionar às estatísticas meu relato de problemas.

 

Fonte Corsair CX550 80 Plus Bronze

Lote: 200248XX
Modelo: CP-9020121

 

Usei por dois dias normalmente. No terceiro, um grande estouro e reinicialização imediata do computador. Desliguei e inspecionei, nada parecia errado. No outro dia, mesmo receoso, tive de usar o computador porque trabalho com ele. Aconteceu novamente duas vezes no mesmo dia, em uma delas o computador continuou funcionando mesmo após o estalo. Está fora de uso desde então.

 

Já pedi garantia na loja que comprei (Terabyteshop), mencionando este tópico. Estou no aguardo do processo de envio para teste e troca.

Update.

 

Após a greve dos correios ter feito demorar mais do que deveria para chegar à loja TeraByteShop, eles testaram e me deram uma resposta em menos de 4 dias, oferecendo uma fonte para troca. Agora é fazer a pesquisa dessa fonte e confirmar.

Obrigado!

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Pessoal, acabou de chegar a minha fonte. Aparentemente ela não se encontra dentro do lote bomba xxxx48, o que me leva a crer que o revendedor (Ibyte) fez a importação do modelo global. Portanto, aparentemente, para quem quiser uma fonte cx550 fora do lote bomba, possivelmente na ibyte é possível encontrar. Farei a instalação ainda hoje, e dentro de um mês volto a postar os resultados aqui. Observando a topologia da fonte, constatei que se trata de uma unidade feita pela CWT, enquanto o modelo que vem apresentando problemas é o feito pela Great Wall. Qualquer novidade, posto para vocês.

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Em 27/08/2020 às 10:07, Lucas A RJ disse:

@Vinicius Quartero Quanto tempo da abertura do RMA até o recebimento da sua fonte?

A minha é  desse mesmo lote 195048XXX.

Foram cerca de 40 dias no total.

 

Em 26/08/2020 às 19:39, Dreicoln Calil disse:

@Vinicius Quartero vai nos posicionando por favor.


Por enquanto por aqui continuo sem problemas com a fonte do novo lote 193971, quase 1 mês de uso.

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9 horas atrás, Carlos Eduardo Poetzscher disse:

Pessoal, acabou de chegar a minha fonte. Aparentemente ela não se encontra dentro do lote bomba xxxx48, o que me leva a crer que o revendedor (Ibyte) fez a importação do modelo global. Portanto, aparentemente, para quem quiser uma fonte cx550 fora do lote bomba, possivelmente na ibyte é possível encontrar. Farei a instalação ainda hoje, e dentro de um mês volto a postar os resultados aqui. Observando a topologia da fonte, constatei que se trata de uma unidade feita pela CWT, enquanto o modelo que vem apresentando problemas é o feito pela Great Wall. Qualquer novidade, posto para vocês.

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Opa, @Carlos Eduardo Poetzschercomo saber se a produção é CWT ou Great Wall?

Postado

@alexandrelk , elas são fisicamente diferentes em suas respectivas construções. A fonte da CWT tem mais dissipadores, e os dissipadores dos transistores de entrada são maiores (na minha opinião, com uma melhor solução térmica também para a ponte retificadora). A placa do circuito DC DC também é bem diferente, tendo mais mosfets e componentes SMD. Mas a principal diferença, para quem olha com a fonte montada, são os dissipadores dos transistores do secundário. Na Great Wall é um dissipador preto para ambos os transistores, enquanto na CWT são dois dissipadores de anodização transparente em formato "garfo". O transformador principal também é maior na CWT. Segue foto para a comparação. A CWT é a da esquerda.

 

PS: ambas as fontes da imagem são CX450, mas a construção é extremamente semelhante às CX550.

 

Fonte: 

 

 

Sem título.jpg

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4 horas atrás, Frokjor disse:

CX550: RPS0064=GreatWall, RPS0054=CWT

CX650: RPS0065=GreatWall, RPS0055=CWT

 

Fonte

 

Esse código RPS fica no rótulo na lateral da fonte.

 

 

Então essa observação faz mesmo sentido. Minha fonte que estourava era GreatWall, agora recebi uma CWT, que está funcionando bem.

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Bom dia, atualizando aqui minha fonte trocada pelo RMA ds Corsair veio novamente e provavelmente lote bomba, como devo agir testo ela ou já aciono o RMA de novo ? foram dois meses de espera ate que ela podesse chegar. Por favor se alguém poder me da um norte fico agradecido. 

 

Edit: observei em um comentarios os lotes com estouro de 195048 a 200248 , tipo 1950 a 2002 então a minha por ser 201748 poderia estar sem o problema, alguém mais com esse lote?

 

Logo abaixo a foto do lote qual recebi hoje.

20200909_112500.jpg

Postado

@Rdo Wagner aparentemente esses dois números iniciais são referentes ao ano e à semana de fabricação, então 1950 seria referente ao ano de 2019 e à semana 50, o que realmente importa é são o quinto e o sexto dígitos que representam o lote. Tendo dito isso, não são todas as fontes do lote 48 que apresentam problema, talvez a sua seja uma das que funcionem perfeitamente. 

 

No meu caso, enviei a minha para o RMA da pichau, o processo todo de acionamento da garantia, envio e retorno da fonte demorou exatamente 14 dias, porém eu fui insistente e só autorizei o envio da nova fonte mediante foto do número de série da fonte que seria enviada, que é do lote xxxx71xx... Estou usando ela há 5 dias e por enquanto está funcionando perfeitamente

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@Cristian Zielke muito obrigado pela dica resolvi abrir ela e irei instala e testar normalmente, uma coisa estranha quando abri ela e que essa não acompanhou cabo de força e mandei o antigo junto com a caixa do RMA pois veio junto (rs). mas pagarei um emprestado.

Postado

Boa noite galera,

 

Foi um achado esse tópico, porque já estava ficando sem saber o que fazer. Em maio montei um computador na Pichau e escolhi como fonte a bendita da TX650M. Após um mês de uso, ocorreu pela primeira vez o fatídico evento. PC recém ligado (10 ou 15 minutos no máximo) quando a fonte estourou, derrubando disjuntor, cheirando a queimado elétrico e nada do pc ligar. Enviei a fonte para o RMA, eles testaram, confirmaram o defeito e me enviaram uma fonte nova (mas ainda assim uma TX650M).

Nesse meio tempo eu decidi trocar meu filtro de linha, que era um genérico por um da clamper multiproteção. Também solicitei a um conhecido que entende de elétrica residencial para verificar se podia ter algum problema na rede elétrica do apartamento (embora eu nunca tivesse tido problemas com outros eletrodomésticos e eletrônicos queimando aqui em casa).

 

Após 2 semanas de uso, a nova fonte que eu recebi do RMA estourou, mas dessa vez ao ligar o PC. Repito o procedimento de envio para o RMA e pedi para que me enviassem um lote diferente dessa fonte. Além da fonte nova (que na minha ignorância eu acreditava ser de um lote diferente, mas pelo visto estava errado) eles realizaram a troca de quase todos os componentes do pc para ver se o problema seria resolvido.

 

Fonte nova, essa sendo a terceira TX650M. Animadaço liguei o pczão feliz da vida e no primeiro dia foi tudo mil maravilhas. No segundo dia vou ligar e... estourou.

 

Enfim, essa é a minha trajetória com as TX650M e o lote explosivo. A terceira fonte estourou ontem e hoje já encaminhei o computador para o RMA da Pichau. Dessa vez a troca será por uma fonte de outra marca e eu torço muito para nunca mais ver uma fonte explodir. Não bastasse a decepção de ficar sem poder usar o PC, tu ainda leva um cag*ço.

 

Resumindo: 3 fontes TX650M, sendo elas com SN:

  • 20024858000040823055 - Durou 4 Semanas, estourou depois de 10 ou 15 minutos do PC ser ligado. RMA realiza a troca da fonte por outra igual;
  • 20024858000040823060 - Durou 2 Semanas, estourou ao tentar ligar o pc, realiz. RMA realiza a troca da fonte por outra igual e substitui todos os componentes do pc por novos (GPU, CPU, placa-mãe, memórias RAM e SSD);
  • 20024857000040800762 - Durou 2 Dias, estourou ao tentar ligar o PC. Foi entrado em contato com o RMA, ficando pendente agora a troca da fonte por uma fonte de outra marca.

Se eu tivesse encontrado esse tópico antes, certamente teria me poupado muita dor de cabeça, mas antes tarde do que nunca. Agora é esperar e torcer para não passar por isso de novo.

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A minha CX 550 apresentou essa falha recorrente aqui no tópico, deu um estalo e desligou o PC. Depois de alguns minutos tentei religá-lo e sem sinal. Como tinha outro PC aqui, testei uma outra fonte (VS 450) e tudo tá funcionando normalmente, até agora. No entanto, duas coisas não batem com a maioria aqui do tópico: o problema demorou a aparecer, cerca de 06 meses de uso e o lote é o 193871. Coincidência ou não, muito estranho isso tudo.

Postado

Vou deixar aqui meu relato.

 

Como a maioria deve saber, no forum global da Corsair tem um topico oficial sobre “recall” nas fontes série FS (link abaixo), com lote 194448xx á 201148xx. Sendo os 2 primeiros digitos refentes ao ano e os 2 seguintes a semana. Sendo assim temos fabricação de 27 Outubro 2019 á 14 Março 2020.

 

Na mensagem oficial deixaram um terceiro número após ano e semana, 48, mas a mensagem não relata o que seria este numero, e tambem parece não ter muita relevância vide resposta do ultimo amigo aqui, lote 193871 que deu defeito. Mas nota-se tambem que o lote 1938 está proximo de 1944, 1 mes e meio antes do que a Corsair relatou.

 

Com isso me leva a crer que a Corsair não sabe ao certo quando começou o problema, e estimaram uma data, mas que de certo foi corrigido após os lotes 2011XXXX vide mensagem do jonnyguru respondendo em outro forum (link abaixo).

 

Mas o que a série CX e TX tem haver com a série FS? Ai que está, são todos fabricados pela OEM Great Wall (fotos e links abaixo), e como explicito na mensagem do jonnyguru (que estava respondendo um topico referente série TX e nao FS por sinal) diz: "-uma serie de lotes da Great Wall fabricados do fim do ano passado ao começo deste ano apresentam defeito." 

 

Seguindo com meu caso:

Comprei a CX650 em Abril de 2020 na Kabum, lote 194548, não explodiu mas apresentou barulho tec-tec (relatado aqui no forum) após 3 meses de uso. Não era a fan e sim algum componente interno. Enviei para o RMA da Corsair em Julho e a fonte foi substituida por uma TX650M (modelo muito superior).

 

A TX650M foi recebida em 22/07/2020, lote 201348, e está aqui perfeita até hoje, se explodir vou relatar mas realmente acredito estar resolvido agora.

 

Pra resumir com todas estas informações, se o lote da sua fonte for 2012XX ou superior (2013XX-2014XX...), não é pra dar defeito. Corsair tem as melhores fontes do mercado mas complicado não se posicionar e omitir a extensão do defeito da série FS nos outros modelos.

 

Links:

Mensagem oficial: https://forum.corsair.com/v3/showthread.php?t=197081

Database fontes corsair: http://www.realhardtechx.com/index_archivos/Page447.htm

Mensagem jonnyguru: https://forums.tomshardware.com/threads/my-corsair-tx650m-is-not-working-after-loud-sound.3616017/

 

PS: no caso da CX450 ela é fabricada pela Great Wall (RPS0063) e tambem pela CWT (RPS0053).

resp2.png

corsairfontes.png

oficial.png

corsair2.png

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Postado

Bom galera, mandei a minha CX650 xxxxxx48xxxxx pro SAC Pichau e eles me deram as seguintes opções: 

 

''Devolução | Erik

20:53 (há 34 minutos)

Olá Vitor Hugo,

Gostaria que façamos o reenvio de seu produto, liberação de créditos em site ou o reembolso do valor de sua fonte?''

 

Atualmente estou com uma Kcas e preciso trocar essa fonte urgentemente. Acham que devo arriscar e pedir pra eles me mandarem uma outra CX650 de um lote diferente? ou devo pegar o reembolso e comprar outra fonte de outra marca? 

e qual lote que está defeituoso da CX650 e qual não aparentou ter problemas? abraços.

Postado

@Opunktnoll Cara, eu estava na mesma situação com uma 550, também da pichau. Me ofereceram as mesmas opções, eu insisti até me mandarem foto do lote da fonte que iriam me enviar, e após ver que não era do lote xxxx48xxxx autorizei o envio, estou usando ela há 2 semanas e está funcionando bem por enquanto. Mas só fiz isso porque não tive a opção de pedir reembolso do valor. Eu trocaria pra outra marca ou outra fonte de mesma marca que não possui esse vício oculto

Postado

Pessoal pelo que li esse problema é só as CX e TX da Corsair que estão explodindo?

 

Eu tenho uma HX750 adesivo cinza, com chave 12V single/multi, 80 plus Platinum e 100% modular, comprada na Kabum em 18.12.2018, uso 12h/dia na máquina da assinatura tudo tranquilo. Devo me preocupar? Eu procurei exaustivamente no tópico algo sobre as HX com adesivo cinza (sem ser as HXi mais antigas) e não achei nada, por isso estou levantando essa questão, pois não posso arriscar minha máquina.  A Corsair deu 10 anos de garantia nessa HX750, a garantia da kabum de 1 ano já acabou, logo se a fonte der ruim provavelmente terei que mandar para fora do país.

  • Coordenador
Postado

@Simforoso A série HX não está envolvida no problema. E, mesmo que fosse o caso, você não precisaria mandar para outro país por duas razões: primeiramente, porque a Corsair tem (um bom) suporte nacional. E, em segundo lugar, porque o lojista responde solidariamente pelo produto vendido, o que o torna obrigado, pelo CDC, a atender pedidos de RMA caso o cliente exija. ;)

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