Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos,.... Bom dia.... Antes de mais nada agradeço ao cientista por auxiliar e acabei finalizando os problemas com controladora de 5 eixos  (não precisei comprar latas de lixo).

Esse é demais... Pior que já fiz isso outras vezes e nunca deu pau. (mas nunca usei com reles)

Tenho uma fonte de 24V 20A que alimenta toda a eletronica, drivers, controladora, etc.

Aquele relay que tem na controladora, aguenta até 10A no maximo... e eu não acho legal fazer passar tensão de 100V por ali (desses spindles chineses)

difícil encontrar relay de 24 volts  que suporte boa corrente de contato.

Ai peguei um relay automotivo de 12V com contatos que suportam até 40A.... Jóia.

Então, o primeiro relay da controladora acionaria o segundo...

Mas a bobina dos egundo é para 12V e não 24V.

Muito bem...  Usei um 7812 com capoacitores entre as pontas e o meio (GND)

Na entrada, liguei os 24V e esperava pegar na saida 12V para alimentar esse relay automotivo.

A resitencia ohmica do relay automotivo é de 82R, que em 12V daria uma corrente de 0,146A de consumo.

Mas... o 7812 aguenta at´-e 27VCC na entrada por 1 amperes.

Por que  está queimando???

7812.jpg

• Membro VIP
Postado

Tem que colocar dissipador. Mesmo se for falsificado, há chance de suportar. A alternativa a ele é colocar um resistor de potência chute 5...10W em série de mesmo valor da bobina do de 12

Postado
19 horas atrás, Renato.88 disse:

@malepobox No seu esquema o 7812 está ligado invertido, se estiver assim na vida real vai queimar mesmo.

A entrada vai no pino 1 e o relé no pino 3.

D_NQ_NP_925720-MLB31860180616_082019-O.j

Opa Renato... Desculpe... os pinos 1 e 3 ai estão invertidos no esquema do 7812.   Mas a entrada de  24VCC está liga no pino 1 mesmo, na pratica.   O 2 vai para GND e o 3 é Saída.

Pelo datasheet esse componente suporta até 27V. . Mas vou proceder como informaram os amigos....  Agradeço as dicas.. Tenham ótimo dia...

Postado

Olá pessoal. Obrigado pelas dicas.... Airtonari, Tito, Renato.  Ficou bom.

Eu não estava encontrando relay de 24V.   Depois que vcs me deram as dicas, montei e ficou joia.

Ai o rapaz que vendeu no M.L os reles para mim, disse que já estava trabalhando com relays de 24V x 40 A, mas era automotivo.

Comprei um para testar. Medi a bobina e dá 332R, o que em 24VCC consumiria  0,07A

Minha fonte é de 24VCC x20A e liguei toda a parafernalha de placa chinesa e os drivers, motores de passo nela.  Mas a corrente consumida está em no maximo 5A.   Regulei os drivers para 1,5A cada e na pior das hipótesses a fonte aguenta bem.   Até daria para usa uma de 15A.  

Na verdade fiz uma ligação direta da bobina do relay para na fonte e parece que um dos pinos de GND foi pro vinagre.

Ai pergunto,para vcs...  Há necessidade de colocar algum resistor entre os pinos da bobina?

Segue foto do relay

Relay.jpeg

Postado

@malepobox

Pelo diagrama que você postou, recomendo a proteção completa do regulador através de: um diodo entre os terminais de entrada e saída do CI para desvio de correntes reversas; um diodo entre os terminais de saída e referência de terra para bloqueio de tensões reversas, além da criação de um caminho de perdas Joule para qualquer descarga indutiva da bobina.

spacer.png

A proteção que sugiro é como a desse circuito eletrônico do site ElectronicsNotes. Obviamente que no caso em questão metade do esquema é suficiente spacer.png.

Espero ter ajudado spacer.png.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, malepobox disse:

Ai pergunto,para vcs...  Há necessidade de colocar algum resistor entre os pinos da bobina? 

Fonte e relé de 24V, logo não precisa de resistor. 

Mas siga o conselho dos amigos sobre o diodo. 

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, malepobox disse:

Na verdade fiz uma ligação direta da bobina do relay para na fonte e parece que um dos pinos de GND foi pro vinagre.

Este relé (não conheço) pode possuir tal diodo interno. Se ligar invertido, sua descrição pode ser uma reação.

• Curtir 2
Postado

Olá pessoal.. Bom dia... agradeço as respostas.

Fiz esse procedimento e ficou ok, com diodo para eliminar a corrente reversa,como vcs disseram. Ficou bom, como vcs disseram, sem problema algum.  Otimo.. Resolvido e agradeço e muito as dicas.

Muito bom.  O pessoal disse que tinham conseguido rele de 24V.

Comprei 1 para testar direto, sem usar o regulador 7812.

Não reparem...estou aprendendo, pois minha área é mecanica.

Vejam.  medi a resistencia do rele e marca 332R no multimetro.

em 24V, daria uma corrente de 24/332 = 0,07A........U=R.I e I = U/R

Então o consumo de corrente ai seria 0,07A... Me corrijam se está errado.

Coloquei o diodo 1N4007 em paralelo com a bobina, onde o catodo vai pro +24VCC e o anodo para GND.   Antes de ligar tudo, conforme orientou nosso amigio .IF, eu tirei a tampa plastica do rele e não há nada nele, diodo ou resistor em paralelo com a bobina)

O rele liga e não queima nada.... Otimo.

Só que uma fonte de 24VCC x 20A  arreia.    Ao ligar o rele, coloco o multimetro em VCC e GND da fonte e marca quase ZERO a tensão.

Se está correto que o rele consome 0,07A, e a fonte pode fornecer 20A, porque arreia???

Eu só estou tentando entender a logica disso.

• Membro VIP
Postado
52 minutos atrás, malepobox disse:

O rele liga e não queima nada.... Otimo.

Só que uma fonte de 24VCC x 20A  arreia.    Ao ligar o rele, coloco o multimetro em VCC e GND da fonte e marca quase ZERO a tensão.

não entendi. Se liga como arreia? Faça um desenho ou fotos com conexões identificáveis....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!