Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Da para Identificar Neutro de Terra ?


leaokrollew

Posts recomendados

Bom dia mais uma vez. 

Aqui na minha casa chega 3 fios: Fase 220  , Neutro e Terra . Não estão identificados por cor , ou seja tudo ta no fio preto. Com o multímetro facilmente detectei qual o fio da fase. Gostaria de saber se existe alguma forma de eu identificar quem é o terra e quem é o neutro ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se os dois chegam juntos do ramal de entrada, em teoria são a mesma coisa até que você defina a função dentro da instalação.

a maioria das concessionárias exige o aterramento TN-S no ramal de entrada, onde o neutro e o terra são conectados (isso ajuda a distribuir o aterramento do neutro dos transformadores e a manter o nível de tensão do neutro da rede o mais próximo possível do 0V facultando a necessidade de um aterramento parrudo em cada poste.

desta forma quem definirá o que é neutro e o que é terra (se a secção de cabo for a mesma) será a instalação no interior da residência.

image.png.4a47f0e41a25790b2cacd60df707fac7.png

 

 

sugiro a indentificação imediata ou substituição pelo menos do que será usado como terra.

e por questões de segurança a substituição imediata do eletricista que fez a obra também.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No condutor neutro passa corrente na presença de uma carga desequilibrada, o que é frequente em instalações reais. No condutor terra passa corrente somente em caso de faltas, ou seja, eletrizações fora do comum. Um pára-raios de um prédio, por exemplo, pode ser feito com uma malha de condutores ligados ao solo.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na minha loja, que é trifásico, o terra é feito através de ligação no neutro na rede. Verifique se no seu caso não tem 2 fios pretos ligados no neutro. Caso sim, a diferença entre terra e neutro será na instalação interna, como o colega acima já falou.

Caso haja aterramento na casa e a saída é somente da fase e do neutro, você pode fazer o seguinte. Desfaça a instalação até o contador e deixe a fase e o neutro ligados. Após isso, no local onde há 3 fios, verifique qual deles possui está conectado com o multimetro.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A casa aqui é alugada . Toda a fiação não tem nenhuma identificação nem bitola nem cor diferente. Não consigo informar se o aterramento é separado do neutro ou se estão interligados. Única coisa que consegui identificar com o multímetro foi a fase. ( entrada mono 220) . Sei que os outros 2 fios um deve ser terra e o outro neutro . Acho que da pra testar pelo multímetro se eles estão interligados juntos em um teste de continuidade . O que vocês acham ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, leaokrollew disse:

Não consigo informar se o aterramento é separado do neutro ou se estão interligados. Única coisa que consegui identificar com o multímetro foi a fase. ( entrada mono 220) . Sei que os outros 2 fios um deve ser terra e o outro neutro . Acho que da pra testar pelo multímetro se eles estão interligados juntos em um teste de continuidade . O que vocês acham ? 

Neutro e terra só fazem diferença se existir um dispositivo DR ou algo semelhante. 

Se vem os dois do padrão devem ser a mesma coisa. 

E sim, desligando a rede e fazendo o teste de continuidade da pra saber se estão interligados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 03/12/2020 às 13:34, rjjj disse:

No condutor neutro passa corrente na presença de uma carga desequilibrada, o que é frequente em instalações reais.

 

O sistema dele é monofásico.

 

Em 03/12/2020 às 09:29, leaokrollew disse:

Aqui na minha casa chega

 

Em 03/12/2020 às 17:03, Renato.88 disse:

Se vem os dois do padrão devem ser a mesma coisa. 

 

A dúvida é sobre o que está chegando no Padrão.

 

Em 03/12/2020 às 10:26, Eder Neumann disse:

substituição imediata do eletricista que fez a obra também

 

Eletricista da concessionária?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

A dúvida é sobre o que está chegando no Padrão.

Se usaram o padrão TN-S que é o mais comum e não tem DR, significa que os dois fios são a mesma coisa.

Se tiver um DR, ele deve desarmar ao conectar uma carga entre a fase e o terra.

 

Ja se for o padrão TT, aí a coisa muda, teremos tensão nos dois fios, mas apenas na indicação do multímetro, ao colocar uma carga no fio que é o terra a carga deve funcionar mais fraca ou nem funcionar.

Se tiver um DR ele deve desarmar ao colocar carga entre fase e terra.

 

A sugestão é usar uma carga (uma lâmpada incandescente é o ideal) pra fazer os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em princípio, condutores neutro e condutores terra são distintos dentro do quadro de circuitos de uma instalação interna. Isso é o que mais importa para o usuário. Um fio N serve, junto de um fio F, para fechar circuitos de fase única como os de iluminação e tomadas. Os terminais de terra das tomadas, que são alimentados pelo quadro interno da instalação, servem para remover cargas elétricas que se acumulam nas carcaças dos equipamentos.

 

 

 

O aterramento do medidor da concessionária serve para a rede de distribuição externa. Ele não é obrigatoriamente o mesmo das tomadas da instalação interna. Nada impede que um consumidor construa um aterramento melhor com múltiplas hastes, por exemplo, para seus equipamentos usarem através do quadro de circuitos F5Rua4D.gif.

 

 

 

Já o condutor neutro que deriva do transformador trifásico, este que alimenta múltiplas unidades de consumo, é praticamente o mesmo do medidor, do quadro e das tomadas. Fora variações de seção e comprimento, além de chaveadores intermediários, todos são equivalentes.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bagulho aqui onde eu moro ( Piripiri-Pi) é muito bagunçado . Pra vcs ter uma ideia da rede do poste sai pra um disjuntor que tá no poste ......  Foi a  concessionária quem colocou . E desse disjuntor sai pra um eletroduto via subterrâneo. Infelizmente não consigo ver no emaranhado de gambiarras do poste quantos fios entra nesse eletroduto.

Na do relógio medidor n da pra ver a fiação e tem um lacre ( n pode abrir ).  Tirei umas fotos pra vcs verem  

Captura de Tela 2020-12-05 às 09.01.10.png

310543228_CapturadeTela2020-12-05as09_21_34.png

Captura de Tela 2020-12-05 às 09.21.43.png

Nao tem DR  só esse disjuntor de entrada . Padrão Brasileiro de serviços ***** 

Captura de Tela 2020-12-05 às 09.21.52.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O disjuntor é de um pólo, então o sistema é monofásico F-N. O neutro deve ser aterrado na caixa do medidor e dele deve derivar o terra, sistema TN-S como os colegas citaram. Para identificar quem é quem tem que abrir a caixa e ver ou em outro ponto onde os fios estejam acessíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, rjjj disse:

Nada impede que um consumidor construa um aterramento melhor com múltiplas hastes, por exemplo, para seus equipamentos usarem através do quadro de circuitos F5Rua4D.gif.

 

Já li aqui no Fórum que será muito difícil obter resultados melhores do que com o aterramento "socializado" pela concessionária.

 

@Ricardov , este foi o poste mais amedrontador que já vi!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se tiver um que acenda fraco esse é o terra. 

 

Seria um aterramento TT "não-socializado" através do Neutro entrante pelo Padrão (da concessionária). Com facilidade, esse aterramento tem impedância muito mais alta (menos baixa).

 

O aterramento do Neutro é "socializado" e recebe as atenções da concessionária. Por isso a impedância do Neutro é sempre a menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

este foi o poste mais amedrontador que já vi!

Sim. Parece até que as instalações feitas nele são gatos, dos que a própria população faz, nem parece que foi feito por alguém da cia elétrica. 

 

Em algumas cidades do interior já vi algo feito pior ainda no tal "padrão" de energia. 

Usam o poste de metal como barra de terra, cavam 1,5m no chão e prendem o neutro/terra no poste com parafuso e terminais. 

 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

O aterramento do Neutro é "socializado" e recebe as atenções da concessionária. Por isso a impedância do Neutro é sempre a menor

Se neutro e terra compartilham a mesma barra, aí a lâmpada acende igual. 

Um tipo de instalação inútil quando não se tem DR. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no meu caso pelo que to notando ( ainda n pude fazer muitos testes) Neutro e Terra estão interligados . Fiz um teste rapidinho desliguei a energia do geral e me di continuidade no multímetro . Bicho ``bipou`` aqui entao parece q estão interligados .  Mao das gambiarra chega até a tremer . Sdd das minha instalação lá de SP tudo padrão 5410

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, para trabalhar com 127 V, 220 V e 380 V, bom mesmo é seguir as normas de segurança para instalações de baixa tensão, que no pior caso viram leis. Eu usaria no mínimo luvas e botas de borracha para classe 00 de 500 V, pois não gosto de tomar choques F5Rua4D.gif.

 

 

 

Sugiro ao @leaokrollew delegar isso a um técnico profissional, conforme indicado pelo @Eder Neumann. Apesar disso, o teste com lâmpada incandescente do @Renato.88 provavelmente funcionaria para diferenciar neutro e terra. Sobre aterramentos e a observação do @alexandre.mbm a respeito, recomendo verificar como um projeto elétrico deve ser pensado:

 

 

 

https://www.santaernestina.sp.gov.br/download_editais_arquivos.php?cod=174&cod_arq=24

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...