Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sensor de nível de água com bc547 ou 546 ou 549


Sandro3636

Posts recomendados

Porém vale lembrar que os transistores tem diferenças quando usamos em outras aplicações. 

Pois os transistores tem tensão de trabalho diferentes:

BC546 = 80V

BC547 = 50V

BC548 = 30V

BC549 = 30V só que este tem outras características diferentes no ganho e na corrente, sendo destinado a aplicação em sistemas de áudio. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sandro3636

24 minutos atrás, Sandro3636 disse:

e como explicar o funcionamento desse esquema?

É só ver a foto:

image.png.c01b63ade1596ad198eff0d11e7e0d40.png

Há passagem de corrente entre F e qualquer outra letra conforme o tanque vai enchendo. Os transistores atuam como chaves.

Tem outra forma de fazer isso aí, acho que com um medidor VU que usa o LM3914, um CI com uma porção de comparadores, e consegue controlar até 10 LEDs. A diferença é que não vai precisar de tantos fios assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Complementando...

57 minutos atrás, Sandro3636 disse:

o funcionamento desse esquema

41 minutos atrás, Lucca Rodrigues disse:

passagem de corrente entre F e qualquer outra letra conforme o tanque vai enchendo. Os transistores atuam como chaves

... mas esta corrente é relativamente pequena devido à resistência alta da água(*) por isso a necessidade de ser aplicada na base do transistor pra ampliá-la ao led. 😁

Nivel+de+%25C3%25A1gua+eletronico.jpg

 

(*) meça pra ver. Deve ter de 100k a 1M por cm.

Aliás, é melhor colocar o led no coletor pois pode acender melhor. Do jeito que está ele não está atuando como chave. Teste e nos conte...

57 minutos atrás, Sandro3636 disse:

Ps2, o teste deu certo

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucca Rodrigues mas a corrente passa pela água...?

Eu tenho essa Ci mas o esquema que vi era pra usar com um potenciômetro e alavancas e boias... achei muito trabalho... tem algum esquema simples pro lm3914?

Obrigado 

@.if valeu!!! Vou testar e te falar! E obrigado pela explicação!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque o emissor do transistor direto no gnd.

Coloque o led entre o coletor e a alimentação. com um resistor série para limitar a corrente. Como vai usar baixa tensão qualquer transistor com ganho/hfe > 100 serve. É aplicação simples, não esquente a xota com equivalências. Use o que tiver na sucata com ganho > 100.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz esse daqui e está funcionando já há alguns anos, mas eu só ligo para observar o nível d'água e desligo.

Quando estava com problemas com a água eu deixava ligado durante o dia.

Para encontrar os valores dos resistores R3, R4, R5 e R6.

1 - Ajuste de R3. Submergir a chave CH1 e ajustar o potenciômetro até que o led Vm acenda. Medir o valor (R1). Depois continuar a reduzir o valor do potenciômetro até acender o led Am. Medir o valor (R2).

O valor de R3 = (R1 + R2) / 2.

2 - Seguir a mesma lógica para os outros três níveis.

 

Tem a chave que liga o alarme Al1 e tem a micro switch que seta com qual nível o alarme toca.

A grande vantagem deste esquema é que só precisa de dois fios entre a caixa (no telhado) e o circuito (na cozinha).

Fiz também com LM3914, mas fica muito crítico devido a variação da resistividade da água depender dos elementos dissolvidos. Leituras erradas!!!

MOR_AL

 

Nível de água com LM339_Painel_Frontal 002_crop.jpg

Nível_de_água_LM339_Diagrama.jpg

Nível_de_água_LM339_Montagem.JPG

Nível_de_água_LM339_PCB.JPG

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Coloque o emissor do transistor direto no gnd.

Coloque o led entre o coletor e a alimentação. com um resistor série para limitar a corrente. Como vai usar baixa tensão qualquer transistor com ganho/hfe > 100 serve. É aplicação simples, não esquente a xota com equivalências. Use o que tiver na sucata com ganho > 100.

Vou testar amanhã e te digo. Grato 

@MOR cara, obrigado pela resposta e atenção, eu pego a água diretamente num rio ... então os sais e demais componentes podem alterar muito a resistividade também né?!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Sandro3636 disse:

@MOR cara, obrigado pela resposta e atenção, eu pego a água diretamente num rio ... então os sais e demais componentes podem alterar muito a resistividade também né?!

Eu pego de uma fonte em uma montanha. A resistividade também varia, mas sempre funcionou. Inclusive eu cloro a água, o que altera ainda mais a resistividade.

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, MOR disse:

Eu pego de uma fonte em uma montanha. A resistividade também varia, mas sempre funcionou. Inclusive eu cloro a água, o que altera ainda mais a resistividade.

MOR_AL

Não precisa clorar a água não,  a não ser que você saiba que há contaminação humana no caminho....

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, MOR disse:

há alguns anos, mas eu só ligo para observar o nível d'água e desligo.

... o que me remete à seguinte observação... as varetas na água sentem muita vontade sofrer o efeito da calcificação - basicamente criam uma camada em torno de si o que a torna isolante. Isso pode levar anos ou menos que isso. Além da alternativa de se ligar apenas no momento leitura, há outras como p.ex. ao invés de dc, aplicar ou manipular correntes ac o que deve evitar a calcificação por mini eletrólise. Mas sim, concordemos que este não é seu momento... mas senti vontade registrar, ok?

 

Sobre melhorar a qualidade da água, como também consumo água mineral (de mina) penso em adaptar uma lâmpada ultravioleta ou um filtro uv de aquário na entrada de minha caixa dágua. O que me remete ao off topic...

 

Vi agora há pouco e senti muita pena do povo de determinada cidade do RJ cuja água que sai da torneira está da cor de café com leite, uma tal de geosmina com cheiro e gosto ruim (2º o entrevistado) e a operadora CEDAE (acho) alega que é potável. Gostaria de ter a prova vendo um técnico deste ou alguém da alta adm tomando uma bela golada de um copão cheio desta água. Mas tem que ser colhido direto da torneira de um pobre infeliz que paga uma minifortuna pela tal água.

agua-da-cedae.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, .if disse:

Isso pode levar anos ou menos que isso. Além da alternativa de se ligar apenas no momento leitura, há outras como p.ex. ao invés de dc, aplicar ou manipular correntes ac o que deve evitar a calcificação por mini eletrólise. Mas sim, concordemos que este não é seu momento... mas senti vontade registrar, ok

Sim. Isso eu li na net...e decidi deixar desligado e ligar apenas no uso. Mas se quiser fazer um com alarme... aí não serve...rs ou faz como o vovô dizia coloca uma boia e prende num peso fora. Se subir e descer você terá a medida. Rs.

1 hora atrás, .if disse:

pouco e senti muita pena do povo de determinada cidade do RJ cuja água que sai da torneira está da cor de café com leite, uma tal de geosmina com cheiro e gosto ruim (2º o entrevistado) e a operadora CEDAE (acho) alega que é potável.

a geosmina está presente em todos os solos. Quando chove na minha região a água fica mais escura que na foto que postou aí... e sabe o que é? É barro... terra... captação de montanha aqui... 

 

Quer "ver" a geosmina? Levanta qualquer naco de terra e sentirá o cheiro da terra. Aquele cheiro universal de solo... não há risco. Mas mesmo assim pra beber uso filtro. Mas para os outros usos  é a mesma água.  Eu já bebi essa água sem filtro por uns 10 anos...

 

Claro que no rio Guandu está uma mega metrópole e no meu caso só floresta... mas por lei a cedae, sabesp, sanasa e etc analisam a água diariamente... 

 

Temos que ter medo da água limpinha da sabesp paulistana ou sanasa campinas está abarrotada de cloro. E esse sim faz mal à saúde. É usado até nas guerras...

 

 

A água tratada de sampa e campinas tem tudo quanto é tipo de contaminantes, microplastico, cafeína, hormônios, e até cocaína... pense nisso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

o que me remete à seguinte observação... as varetas na água sentem muita vontade sofrer o efeito da calcificação - basicamente criam uma camada em torno de si o que a torna isolante. Isso pode levar anos ou menos que isso.

Comigo isso levou poucos meses, tinha adaptado isso numa bomba d'água e em pouco tempo começou a transbordar a caixa. 

De improviso na época adaptei uma daquelas chaves de microondas numa boia comum, funcionou por anos até os contatos do botão enferrujarem apenas pela umidade da água.

Atualmente desisti dessas parafernalhas eletrônicas e coloquei uma boia elétrica comum. 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Sandro3636 disse:

Sim. Isso eu li na net

Sério? Meda... esta net tá cada vez mais sinistra.. tá lendo até meu pensamento pow.

3 horas atrás, Sandro3636 disse:

uma boia e prende num peso fora. Se subir e descer você terá a medida

E não só ela. Seu avô também é telepata. Foi exatamente isso que fiz kk... sério.

 

3 horas atrás, Sandro3636 disse:

a geosmina? Levanta qualquer naco de terra e sentirá o cheiro da terra

Pior que vi isso numa reportagem do natgeo/discover/h2 tanto faz há pouco tempo. O mundo invisível ou algo assim. Acho que o cara fala geosmina mesmo...

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Comigo isso levou poucos meses

Devia ter me lido antes. Desculpinha boba de que me leu só depois que comprou a bóia não vale.

 

Uma opção que não testei (ainda) é medir a pressão da caixa. Teorizo que a variação da pressão entre cheia e vazia é bem pequena o que torna mais desafiador. Mas se conseguem até detetar a variação de luz quando um planeta passa por uma estrela, acho que consigo detetar esta variação de pressão😁

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, .if disse:

Além da alternativa de se ligar apenas no momento leitura, há outras como p.ex. ao invés de dc, aplicar ou manipular correntes ac o que deve evitar a calcificação por mini eletrólise

Mas calcule a corrente nos contatos ... R3 = 820k, R4 = R5 = R6 = 1M5. Vresistores = ~ 3,8Vcc

Agora tire a média: (7 dias) T = 7 * 24 * 60 * 60 = 604800s; Ton = 2 vezes por semana * 20s por vez. Ton = 40s.

Delta = 40 / 604800 = 1 / 15120

Paralelo de R3, R4, R5 e R6 (caixa sempre cheia, que é o pior caso)= 310k

IResistores = 3,8V / 310000 = 12,3uA

A corrente média valerá IResistores * Delta = 12,3uA * 1/15120 = 0,8nA.

Você acha que vou (cogitar em) pensar em colocar ac lá?😎

MOR_AL

 

5 horas atrás, Sandro3636 disse:

Não precisa clorar a água não,  a não ser que você saiba que há contaminação humana no caminho....

Humana, não!

Mas tem pitú, aranhas, sirí, até pequenos peixes (1cm).

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, .if disse:

Devia ter me lido antes. Desculpinha boba de que me leu só depois que comprou a bóia não vale.

Os fios na água eu coloquei há mais de 10 anos. 

A boia com o interruptor adaptado durou bastante, já a bóia elétrica comprada (que na verdade ganhei) está lá há uns 3 anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, .if disse:

Uma opção que não testei (ainda) é medir a pressão da caixa. Teorizo que a variação da pressão entre cheia e vazia é bem pequena o que torna mais desafiador. Mas se conseguem até detetar a variação de luz quando um planeta passa por uma estrela, acho que consigo detetar esta variação de pressão😁

Use um sensor de máquina de lavar roupas.

MOR_Al

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agradeço por mais uma aula teórica (desta vez pública kk) e me agradeça por ajudar a não te deixar enferrujar😁

 

Desnecessário dizer mas penso que percebeste que corroborei teoricamente tua prática de se aplicar dc por pouco tempo, portanto com 'galvanosplastia calcificativa' próxima de zero o que de fato pode ter levado seu sistema a durar anos. Mas nem todos tem o privilégio de poder ligar e desligar o sistema como nosso amigo @Renato.88 sentiu na pele quando seu sistema durou...

2 horas atrás, Renato.88 disse:

poucos meses

 

9 minutos atrás, MOR disse:

acha que vou (cogitar em) pensar em colocar ac lá?

Portanto, + não direcionei a ideia pro seu probleminha local mas sim tentei expandir as opções a um nível ligeiramente maior. 😝...(mas no fundo quis fingir que entendo dos paranauê da química kk .. mas no entanto como sempre foi sim baseado em fatos reais, ok gente? 😉)

😁    😝 kk

 

Pra tirar proveito da situação, não ficar 100% offtopic,  sua matemática me arremeteu a ...

 

Aquela fiozeira é coisa do passado...um sistema por r.f., paineizinho solar, bateria 3v6 e etc que dá uma transmitidazinha da pressão da caixa a cada 30 minutos pra minha central IOT que ainda nem bolei. Como (análogo ao) no seu caso, uma trasmitidinha de média potência por um ou 2 segundos a cada meia hora nem faz fazer cosquinha na bateria. Altos projetos anti ferrugem kk

Obrigado pela ideia 😁

abç

20 minutos atrás, MOR disse:

Use um sensor de máquina de lavar roupas.

No meu projeto mesmo aquele que tem 4 níveis ainda é pouco. Quero (porquê quero) granulação maior. Tenho alguns muitos (devia ter te dado.. sorry) sensores de pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

No meu projeto mesmo aquele que tem 4 níveis ainda é pouco. Quero (porquê quero) granulação maior. Tenho alguns muitos (devia ter te dado.. sorry) sensores de pressão

No meu projeto do nível d'água na caixa, Cheguei a fazer (ou cogitar a fazer) 6 deles. Vide figura.

Clipboard.jpg.1437f4429c2b07658101a86bc4bc2167.jpg

O com PIC tinha um Tx e Rx UHF, mas também tinha duas lajes e algumas paredes. Além de precisar de energia elétrica no telhado, o local é muito úmido e muito quente, nada que os circuitos gostem. Meus óculos (novos) embaçam logo que entro lá.

Com o projeto mostrado precisa apenas de 2 fios entre o telhado e a cozinha, onde se encontra o aparelho.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, MOR disse:

Use um sensor de máquina de lavar roupas.

Não conheço esses sensores, fiquei pensando se eles apontam gradações ou se apenas apontam, por exemplo, 8kg ou nada, 20kg ou nada...

 

E mesmo correndo risco de falar "groselha", e se esse sensor ficasse de cabeça prá baixo, fixado na tampa e com uma bóia a empurrar seu sensor de peso prá cima? Bom... aí era só por uma bóia e uma chavinha, dessas com mola, né? rs...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

esses sensores, fiquei pensando se eles apontam gradações ou se apenas apontam

Na verdade o nome é pressostato de nível de água.

180_pressostato_nivel_de_agua_original_l

 

46 minutos atrás, MOR disse:

Com o projeto mostrado precisa apenas de 2 fios entre o telhado e a cozinha, onde se encontra o aparelho

Não vi o par de fios em destaque. Mas suponho que seja o do buzzer ou led ou contato seco do relé ou o fio da tomada (? 🤔😬😁)

O que (pra variar) me fez lembrar..

Certa feita participei de um projeto em que o desafio (vencido) era usar só um par de fios que além de alimentar, conversava com vários sensores. O sinal era algo como somado ao vcc e separado na central.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!