Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
3 horas atrás, MOR disse:

Tenho um estabilizador há mais de 10 anos, funcionando 24h por dia. Tem a minha TV (de 48 polegadas?) com tela a led e um receptor de TV por assinatura pendurados nele. 

Aqui em casa vive faltando energia elétrica. No verão então, basta chover ou ventar um pouco mais forte, que a energia vai embora. Pior é quando a energia tenta religar por duas ou três vezes.

Não posso condenar todos os estabilizadores. Muitos possuem um bom projeto e parece que eu dei sorte com o meu.

MOR_AL

Verdade. Eu mesmo conheço uns estabilizadores muito bons.

Existem uns a Triac, com transferência em zero. 

Saída com variação de 3%. 

Entrada aceita 15% para cima e para baixo. 

São muito usados pelas indústrias.

Um de 15Kw custa 7 mil reais 

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Não mesmo, existem raras exceções. 

Sobre usar ou não existem casos e casos...

Onde tem muita oscilação de energia e quedas o uso de um estabilizador acaba sendo menos prejudicial do que deixar sem dependendo do tipo de aparelho. 

Estou presenciando uns casos de lugares que a rede 220V fica abaixo de 200V e acima de 260V dependendo do horário do dia 

1 hora atrás, Sandro3636 disse:

@MOR poxa logo você dizendo isso! Aí você me deixa com mais dúvidas hahH digo isso pois acho que moramos no mato ou seja rede parecida kkk e outra igual ai, se piscar três vezes a luz acaba de vez hahahah só pra saber, qual a marca do seu?

Uma curiosidade:

Até a rede elétrica tem estabilizador.

Nas subestações existem uns estabilizadores com potência de vários mega watts.

O mais curioso é que eles funcionam igual aos estabilizadores domésticos.

Mas usa um truque com reator para não interromper a saída quando faz a troca dos taps do transformador.

Usam até um truque que os melhores estabilizadores domésticos usam. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Sandro3636 disse:

Mas morar no meio do mato.... eu nunca testei a oscilação aqui... mas o cara insiste que é falta de estabilizador...

Ah, meu pai mora no meio do mato também. A energia lá é um pouco precária também, oscila bastante. 

Já medi na rede de 220V valores que variam entre 180 e 240V.

Inclusive já perdemos alguns aparelhos eletrônicos por lá, porém foram apenas rádios e TVs de tubo bem velhas. Mas nesse caso percebi que o problema são os raios na hora que chove e aquele pisca pisca que fica quando venta muito. 

O problema do pisca pisca eu resolvi com um temporizador eletrônico e um relé contator ligado nos aparelhos mais críticos. 

É um relógio de luz só pra casa ou são várias casas no mesmo relógio e sua tensão cai?

Pra tensão cair nem precisa estar no mesmo relógio, precisa estar no mesmo transformador de rua. 

Se ultrapassa a corrente que ele pode fornecer a tensão cai. 

Também acontece quando o local é longe e os fios são muito compridos, a energia acaba se perdendo na distância. 

Renato, o aparelho tem uma fonte de saida de 12 v... e acho que isso já controla a oscilação... ah o mais importante a teve nova minha de led... tem fonte interna né? Ela é super moderna, ele o técnico garantiu que no manual tem lá dizendo pra usar estabilizador mas ainda não procurei rs e o medo de perder a teve?!

Sim, como a tensão de entrada é maior a fonte é feita para manter a tensão menor estável. 

A TV também, embora a fonte forneça diferentes tensões internamente o circuito é feito para trabalhar com valores diferentes na entrada. 

Se olhar nas etiquetas ou manuais, vai perceber que o valor aceito é numa faixa de aproximadamente 90 e 250V.

Como eu disse acima, esse tipo de aparelho já tem um tipo de estabilizador, moderno, eletrônico. 

Se colocar outro por fora vai ficar os dois "brigando" tentando escolher o melhor valor de tensão. 

Imagina só:

O que tem dentro da TV é eletrônico, logo é mais rápido que o mecânico com relés. 

Se a tensão cai, a TV ajusta seu circuito rapidamente mantendo seus valores internos corretos. 

Em seguida o estabilizador de fora troca o tap do trafo pelo relé subindo a tensão de entrada na TV, assim o circuito da TV faz outra correção. 

Pior ainda quando a oscilação é rápida e o relé só faz aquele "tec-tec" indo e voltando pra onde estava. 

Nessa brincadeira a TV faz 3 ajustes e ainda tem os picos de alta tensão do auto trafo que atrapalha mais ainda. 

Por esse motivo não se recomenda usar em aparelhos que já tem esse tipo de fonte chaveada automática. 

• Curtir 2
Postado

Essa informação que você mora no meio do mato, meio que aumenta o embasamento do que o técnico lhe falou. Claro que ele podia ter demonstrado pra você, mostrando multímetro com medida inferior. ( Eu quando instalei um para um cliente, numa máquina de bebidas quentes que perde toda regulagem quando a tensão baixa de 205 e cheguei no cliente estava 199, demonstrei a medição na tomada e expliquei que tinha que usar para o bom funcionamento)

Além disso, quem devia resolver o problema é a empresa de energia elétrica. Mas como acho que vão demorar para resolver, eu lhe aconselho:

Pelo que entendi, sua rede é 110v.

Quanto a tv e o aparelho de tv a cabo. Eles possuem fonte chaveada que regulam a entrada. É um "estabilizador embutido neles". você só precisaria usar se a sua tensão baixar de 90.

Pra geladeira e a máquina de lavar possuem motores 110, que podem não funcionar devido a baixa tensão. Esse é um caso, que um bom estabilizador, na potência correta, gera mais benefícios que problemas. Eu recomendaria usar nesses aparelhos.

Por fim,.recomendo que compre um multimetro para verificar quando a tensão baixa. Pode ser de camelô de 20 pila mesmo.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Por esse motivo não se recomenda usar em aparelhos que já tem esse tipo de fonte chaveada automática.

👍

Não sei se é regra mas a maquina de lavar aqui em casa tava na mesma fase do estabilizador que tinha no PC. E quando entrava naquelas modos que move o tambor prá lá e prá cá (bater a roupa), o clique-clique do estabilizador acompanhava direitinho o vai-e-vem do tambor...

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Sandro3636 disse:

@MOR poxa logo você dizendo isso! Aí você me deixa com mais dúvidas hahH digo isso pois acho que moramos no mato ou seja rede parecida kkk e outra igual ai, se piscar três vezes a luz acaba de vez hahahah só pra saber, qual a marca do seu?

Foto do conjunto TV, Receptor de TV por assinatura e estabilizador (fora de foco)

DSCF5590_crop.thumb.JPG.1dba56a6ea4e772f94252920f734c9b7.JPG

Foto do estabilizador

DSCF5591_crop.thumb.JPG.c5875ff49af4d466d74c43ff0570bed9.JPG

Foto do "Desliga se faltar Luz e liga quando voltar ... depois de 8 minutos com luz". (Para a geladeira) "DIM". (Done It Myself)

DSCF5593.thumb.JPG.59c47ec4895bf51e7ac60382c42df93d.JPG

MOR_AL

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Passado presente... Tive um ou dois deste...

LG3WKtA.jpg

O destaque era o curioso sistema eletromagnético de regulação automática. Procuro no google imagens mas não acho pra vos mostrar. Use a imaginação lendo: era algo como uma engenhosa engrenagem elétrica côncava encaixando na convexa fazendo contatos. Uma mola mantinha na posição intermediária. Tensão caía, magnetismo diminuía movendo os contatos pra onde tem que ser.

Em tempo... destaque elétrico de meu passado, já comentei sobre ele aqui ou em outro forum 😁

12 horas atrás, albert_emule disse:

Mas usa um truque com reator para não interromper a saída quando faz a troca dos taps do transformador.

Estava a procurar imagens regulador de tensão por degraus e vi algo como isso...

500px-RT-taps2.JPG

https://pt.wikipedia.org/wiki/Regulador_de_tensão_de_média_tensão

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

👍

Não sei se é regra mas a maquina de lavar aqui em casa tava na mesma fase do estabilizador que tinha no PC. E quando entrava naquelas modos que move o tambor prá lá e prá cá (bater a roupa), o clique-clique do estabilizador acompanhava direitinho o vai-e-vem do tambor...

Sim, para ir e voltar o motor desliga e religa. Fazendo a luz cair um pouco e depois retornar devido a carga puxada.

• Obrigado 1
Postado
9 horas atrás, MOR disse:

Desliga se faltar Luz e liga quando voltar ... depois de 8 minutos com luz

Cara eu preciso disso! Um amigo que mora na prai usa!

9 horas atrás, MOR disse:

Para a geladeira) "DIM". (Done It Myself)

cadê o projeto? Rs

21 horas atrás, albert_emule disse:

220V fica abaixo de 200V e acima de 260V dependendo do horário

medi ontem a variação da rede e a de 110 variava entre 107 e 120... acho sossegado... é isso?

Postado

medi ontem a variação da rede e a de 110 variava entre 107 e 120... acho sossegado... é isso?

Nesse caso está dentro do permitido.

12 horas atrás, MOR disse:

Conforme eu disse antes, tenho um desse para quase que a casa toda. Somente os chuveiros ficaram de fora.

No meu caso tinha feito pra 6 minutos, mas demorava demais. Aí mudei recentemente pra apenas 2 minutos.

Eu fiz o temporizador, mas existem temporizadores geralmente usados em comandos elétricos que podem ser utilizados para este fim, para a casa toda só ligar em um contator de 20 ou 30A na entrada de energia. Como eles têm 3 contatos, é possível dividir as cargas entre eles caso a casa tenha vários circuitos.

Vou deixar o esquema do circuito mesmo sendo algo simples e manjado pra quem conhece eletrônica, pois vai que alguém se interessa em montar:

imagem181.GIF

Já está lá faz uns 10 anos, depois disso não queimou mais nada.

Postado
Em 19/02/2021 às 10:23, MOR disse:

Foto do conjunto TV, Receptor de TV por assinatura e estabilizador (fora de foco)

DSCF5590_crop.thumb.JPG.1dba56a6ea4e772f94252920f734c9b7.JPG

Foto do estabilizador

DSCF5591_crop.thumb.JPG.c5875ff49af4d466d74c43ff0570bed9.JPG

Foto do "Desliga se faltar Luz e liga quando voltar ... depois de 8 minutos com luz". (Para a geladeira) "DIM". (Done It Myself)

DSCF5593.thumb.JPG.59c47ec4895bf51e7ac60382c42df93d.JPG

MOR_AL

O projeto de seu estabilizador é um destes dois abaixo: 

153360337_507431773573667_41663579854236

Já este é com TRIAC:

152695097_495479471857656_64420594287778

• Membro VIP
Postado

7t2cBTf.png

PxWQwXS.png

tava me dando torcicolo.

Há vantagem no triac pois não fica dando os tec tec com máquina de lavar ligada.

Off-on... caso você ,caro leitor, fizer parte do time da SMS ... que tal se colocasse um mc no lugar dos comparadores e lógica? p.ex. um baratíssimo pic10f322 dá conta do com relé e pro outro com triac ... mp-me 🤑

😁

• Curtir 1
Postado
46 minutos atrás, .if disse:

7t2cBTf.png

PxWQwXS.png

Off-on... caso você ,caro leitor, fizer parte do time da SMS ... que tal se colocasse um mc no lugar dos comparadores e lógica? p.ex. um baratíssimo pic10f322 dá conta do com relé e pro outro com triac ... mp-me 🤑

😁

Esse é projeto antigo. 

Os atuais já usam micro 

Postado
21 horas atrás, Sandro3636 disse:
Em 19/02/2021 às 10:23, MOR disse:

Coloca um resistor de 1M em paralelo com C1.

1068687363_Geladeira_Proteo.jpg.e2931ffad3bec304889dbc59589a3300.jpg

3 horas atrás, albert_emule disse:

... O projeto de seu estabilizador é um destes dois abaixo:  ...

É com relé! De vez em quando faz tic-tic.

MOR_AL

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...