Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

olá pessoal, bom dia 

Estou fazendo um projeto, que preciso que abra a válvula quando eu pressione o botão, e feche ela quando eu pressione novamente 

O botão é um tic tac, acho que esse é seu modelo, que possui uma trava

Ví vários videos mas não faço ideia de como se realiza isso 

Originalmente, esse motor funciona com aqueles botões de vidro de carro, para subir e descer, mas queria ver se isso seria viável no meu projeto, puramente por estética

1.png

2.png

Postado
2 minutos atrás, BCP disse:

Você quer um circuito que faça isso através de um botão, ou uma simples chave tipo HH?

O ideal para mim seria montar um circuito. Mas se não for possível, também serviria a chave HH

Postado
7 minutos atrás, lucas35 disse:

images (10).jpeg

Talvez esse circuito sirva pra você, o relé irá ligar e desligar seu motor 

Hm, interessante
Apesar de eu não ter entendido muito, até porque não entendo nada rs, consigo entender a lógica. Obrigado amigo

Postado

É um circuito flip flop com um botão, só com um toque você liga e desliga o relé. Fiz um desse para ligar um aparelho de som que estava montando. 

Postado

se o botão é um tic-tac (com retenção) você pode usar um par de relés para fazer a lógica de inversão, deixe os dois com o normal (desligado) alimentando o motor com negativo, ai usa os contato reversiveis do botão (C/NA/NO) para alimentar os relés ficando um rele numa posição (desligado) e o outro na outra (ligado), assim quando o botão estiver "desligado" o motor girará para um lado, se ficar no ligado ele girará para o outro lado.

atente-se em como fazer o motor parar de girar quanto atingir o limite do curso da valvula.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, thi__munizz disse:

Estou fazendo um projeto, que preciso que abra a válvula quando eu pressione o botão, e feche ela quando eu pressione novamente 

Não seria uma opção usar um botão simples e uma válvula solenoide (abre c/ corrente, fecha s/ corrente)?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Péraí... é válvula ou motor? Ou os 2?

1 hora atrás, thi__munizz disse:

funciona com aqueles botões de vidro de carro, para subir e descer

Baseando nisso, seu projeto consiste em 5 etapas/cliques:

1º clique sobe, 2º para, 3º desce, 4º para, 5º volta ao 1º. Para isso um contador tipo cd4017 lhe é uma alternativa minimamente curiosa como cérebro do sistema de um botão push button só.

D_NQ_NP_812695-MLB31133250611_062019-O.jdesenho ndv só ref visual

Postado

Com uma simples chave HH você resolve a parada (de girar o motor para os dois lados)

o problema acontece em: você precisa de uma cave fim de curso (para saber quando ele deve parar de girar, para não queimar o motor quando a válvula terminar seu curso)

2 horas atrás, lucas35 disse:

images (10).jpeg

Talvez esse circuito sirva pra você, o relé irá ligar e desligar seu motor 

Este circuito proposto, pode ser modificado adicionando um relê com 6 polos de saída (fqazendo a mesma função da chave HH)... mas o problema do fim de curso ainda persiste...

uma pequena chave de "fim de curso" com contatos NA e NF deve resolver o fim da questão.

aqui um exemplo de ligação simples com a chave HH:

y-zNTWjC03CSdVciCOsp-lQX4Cb_65_1IVYTplcW

Lembrando que ligando assim, sem a chave de fim de curso, o motor ficará eternamente girando em um dos sentidos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!