Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Algum com uma ideia ou circuito de mute 'automático'?

O ideal seria que utilizar um transistor.

Preciso de um circuito simples onde recebe um sinal de áudio,sadia de áudio do PC por exemplo,e quando estivesse num nível mínimo ,pré determinado,ele 'cortasse' a entrada ou 'aterrasse' o sinal,tipo simulando um mute automático.

O nível do sinal seria baixo pois vai ser ligado a entrada de um amplificador.

O circuito que estou usando,gera um ruído de fundo(chiado) quando sem sinal de entrada se eu usar o volume no máximo(sem sinal),então este esquema cortaria a entrada mas aterrando o sinal,deste modo o ruído seria zero.

• Membro VIP
Postado

Retifique e filtre o sinal e aplique num comparador p.ex. lm393. Quando a entrada + cair abaixo da -, sua saída que é open colector é 'aterrada' portanto esta deve ficar em paralelo com a entrada do seu som. Isto age como um relé fechando pro terra que também lhe é uma opção.

Postado
2 horas atrás, .if disse:

Retifique

Pra um sinal de áudio não vai dar muito certo, afinal eles não chegam a 0,5V. 

Da pra fazer sem retificar mesmo, o LM não liga muito pra tensão negativa. 

• Curtir 1
Postado

Teriamum esquema mínimo visual para eu entender as ligações?

Não entendi como uma entrada (+) pode cair abaixo da (-).

• Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pra um sinal de áudio não vai dar muito certo, afinal eles não chegam a 0,5V. 

De fato... pensei mas não falei que era pra fazer algo como um diodo ideal. Pra mim (mim) era óbvio d+. Mas 'retifiquemos'...

seguidor-tensao-8.png

Neste caso pode usar uma seção de um LM358 e a outra o tal comparador. Nota: ele não é open colector portanto há necessidade de um transistor pra atender vosso requisito

... no entanto...

31 minutos atrás, Renato.88 disse:

Da pra fazer sem retificar mesmo, o LM não liga muito pra tensão negativa. :tw_thumbsup:

Postado
2 horas atrás, vtrx disse:

Teriamum esquema mínimo visual para eu entender as ligações?

Não entendi como uma entrada (+) pode cair abaixo da (-).

Principios básicos de um comparador de tensão:

images?q=tbn:ANd9GcTwz3reHxSjKR8x83OIjFW

Ou

images?q=tbn:ANd9GcTHMQmb93gBrbs8dlpH7mN

Para o caso de usar o LM393 se usa a segunda opção. 

Se for usar o LM358, melhor a primeira, mas aí vai precisar do transistor npn. 

• Curtir 1
Postado

Eu estava querendo evitar usar um noise gate pois geralmente ele é utilizado na saída e eu pretendia cortar a entrada para evitar a amplificação do ruído.

Achei interessante este circuito que postou,parece com poucos componentes,mas a resolução da imagem está péssima.

Onde pegou?

• Membro VIP
Postado

É melhor cortar a saída do pré do que sua entrada. Isso evita ruídos eventuais do pré. Num caso extremo penso que um relé com n.f. a gnd e n.a. na saída do pré é uma opção minimamente curiosa. O acionamento deste seria feito com uma propostas acima.

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, vtrx disse:

Onde pegou?

peguei no google imagens pesquisando por "noise gate" hehehe

não entendi sua colocação a respeito do uso dele na saida... o pedal vai antes do amplificador...

Postado

Se eu utilizar na entrada,o som teria,teoricamente,uma relação sinal/ruído mais baixa que na saída.

A entrada do circuito utiliza um MIC.

Em relação ao esquema,alguém pode confirmar para mim que se eu usar uma alimentação de 3.3v preciso apenas dividir os valores dos resistores por 3 e no caso de 5v por 2?

c2ed007a83e48bd10fd709bc373add61.png

• Membro VIP
Postado

Circuito bacaninha. Envolve o conceito da retificação e comparação que falei lá atrás.  Talvez nem precise alterar valores. Testa e conta pra nós ok?

Dica: dê um curto na entrada que desejas e gnd e avalie se o ruído sumiu mesmo. Se não de nada vai somar seu circuito.

• Curtir 1
Postado

Quem sabe ajuda?

Uma vez, querendo saber qual a saída de um dispositivo de bluetooth (tava vendo se precisaria de em pré antes do amp ou não) criei um arquivo wav com o Audacity com puros 1000Hz mono. Conectei um dos canais desse bt numa ponte retificadora, na entrada de ca, botei pareei o bt com o celular tocando aquele wav e obtive 293mV na saída em cc num multímetro desses comuns. Oras, 293mV multiplicados por 10 por um dos lados de um LM358 já dão 2,93v, fáceis de comparar com algo pelo outro lado do mesmo chip.

Quantos mV o chiado gera? E gera o mesmo chiado tanto no esquerda quanto no direita?

Postado
58 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Quem sabe ajuda?

Uma vez, querendo saber qual a saída de um dispositivo de bluetooth (tava vendo se precisaria de em pré antes do amp ou não) criei um arquivo wav com o Audacity com puros 1000Hz mono. Conectei um dos canais desse bt numa ponte retificadora, na entrada de ca, botei pareei o bt com o celular tocando aquele wav e obtive 293mV na saída em cc num multímetro desses comuns. Oras, 293mV multiplicados por 10 por um dos lados de um LM358 já dão 2,93v, fáceis de comparar com algo pelo outro lado do mesmo chip.

Quantos mV o chiado gera? E gera o mesmo chiado tanto no esquerda quanto no direita?

Eu não medi.

O chiado é resultado da conversão ADC do micro,que é normal,ma só é perceptível no volume máximo sem sinal na entrada.

voce deve imaginar quem vai usar o volume no máximo sem sinal?

O problema é que esta saída pode ser ligado em outro amplificador ou outro aparelho,a gosto do usuário,aí imagino que o ruído vai se multiplicar,coisa que um PC não faz.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@vtrx, parece até que você está querendo coisa de call center...

Olha... vou te dizer: ô experiência de usuário chata, é aquela do mute na atendente que nos deixa a esperar — em total silêncio — enquanto consulta o sistema! É pior do que ficar na companhia da musiquinha.

Pra que raios você quer isso, homi?!

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...