Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para ligar 3 placas de vídeo


GLPZ

Posts recomendados

Olá.

 

Comecei as escolher os componentes para montar uma rig de mineração de criptomoedas, e queria saber como faço para calcular a potência da fonte que necessito para poder ligar 3 placas de video RX 580 GB.

 

Num determinado site de venda, diz que o "Requisito Mínimo de Alimentação de Energia" é 500W.

No site que utilizo para simular as minerações de diversas moedas, o consumo de cada uma dessas 3 placas é de 130W (Total 390W).

 

placa-mãe, processador, memória RAM e pen-drive, deduzo que utilizem em torno de 150W. O total do sistema seria 540W.

 

Pensei em pegar uma fonte de 650 PLUS GOLD, ao que li, teria 90% de eficiência. Seria 585W para distribuição e 65W se perde?

 

 

Alguém poderia me ajudar como verificar a fonte ideal (sem excesso de potência)? Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, Gupelaez disse:

 

 

Pensei em pegar uma fonte de 650 PLUS GOLD, ao que li, teria 90% de eficiência. Seria 585W para distribuição e 65W se perde?

 

 

 Seriam 650W pra distribuição e +700W puxados da tomada.

 

Boa noite. Sugiro você ver uma fonte +750W, principalmente por causa da curva de eficiência que é pior se você utilizá-la perto do limite. 1000W seria o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Gupelaez disse:

Num determinado site de venda, diz que o "Requisito Mínimo de Alimentação de Energia" é 500W.

No site que utilizo para simular as minerações de diversas moedas, o consumo de cada uma dessas 3 placas é de 130W (Total 390W).

130 Watts acho meio difícil.. Em situação normal, ela puxa entre 170 e 200 Watts, dependendo do modelo, como mostram os testes abaixo.. Tabela "Average (Gaming)", como referência

 

https://www.techpowerup.com/review/msi-rx-580-mech-2/29.html

 

https://www.techpowerup.com/review/asrock-rx-580-phantom-gaming-x/29.html

 

https://www.techpowerup.com/review/gigabyte-aorus-rx-580-xtr/27.html

 

Com undervolt, terá uma redução nesse consumo.. Talvez 10 ou 15%..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gupelaez para calcular a demanda você pode utilizar um "PSU Calculator", ferramenta online facilmente encontrada no Google. Ela é simples e fácil de usar.

 

Não é apenas uma questão de potência. Existem outros fatores que podem influenciar, assim como bem lembrado pelo colega a cima, como a questão da curva de eficiência que pode ser afetada até mesmo pela temperatura ambiente.

 

Outro detalhe importante é quanto a quantidade de cabos disponíveis. A maioria das RX580 utilizam um conector 8 pinos, enquanto outras precisam de 8+6 pinos, como é o caso da Sapphire Nitro+. Recomendo você ver direitinho quais os modelos de GPU você usará para o trabalho.

 

Outra questão importante é a estabilidade. Uma fonte com capacidade dimensionada de forma espremida em seu limite, certamente vai sentir os impactos de oscilação da rede elétrica. Dependendo de como é a energia na sua residência, isso é um fator a ser considerado.

 

Minha sugestão: Diga o seu limite de orçamento, e o pessoal irá tentar encontrar a fonte mais adequada no limite disponível.

 

Sobre a eficiência, é como o colega ali falou. As fontes de qualidade costumam entregar o que prometem. O grau de eficiência significa quanta energia elas vão precisar extrair da tomada. Sendo assim, uma Platinum e uma bronze entregam o mesmo 650w, porém a menor eficiência da bronze fará ela exigir mais da sua fatura da companhia elétrica.

 

Enfim, existem uma série de pequenos detalhes que vale a pena você estudar de forma técnica. Por hora, nos confirme qual o modelo exato das placas de vídeo, e quanta grana tem disponível pra comprar a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(edited: corrigi os valores)

 

Agradeço pelas respostas.

 

Cada placa dessas RX 580 custa em torno de R$ 4000. Acho que investir na fonte fundamental, pois se uma placa dessas queima,  já é prejuízo grande. Para ter segurança garantida com as 3 GPU ligadas, acredito que com um orçamento de R$ 1100 para a fonte seja suficiente para atender a demanda de forma segura, com qualidade e pouco desperdício.

 

Há problemas em ligar essa rig numa tomada 110V normal de casa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gupelaez nos informe qual modelo específico de RX580 que pretendes usar? Como eu comentei, cada fabricante pode incluir características distintas entre os modelos.

 

Sobre a tomada, creio que vai depender da bitola de fio utilizado na sua instalação, mas quanto a tensão não vejo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, Pepse disse:

@Gupelaez o recomendado seria pegar uma fonte de 750W Gold/Platinum ou uma de 800W Gold 

1000W é um exagero já que 1000W creio que nem 3 3090 no talo consome tanto

 

Você não leu a parte que comento sobre a eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Gupelaez disse:

@Faust0

 

PowerColor Radeon RX 580 Red Dragon 8GB GDDR5 256-bit PCI Express 3.0

Pelo que vi, essa placa consome em torno de 185w e necessita de apenas um conector 8 pinos. Logo, precisaremos de uma fonte com no mínimo 3 cabos PCIe 8 pinos, e de forma arredondada, uns 600w para as fontes, e alguma potencia a mais pensando em CPU, HD e etc.

 

Em situações como a sua, sou adepto do dimencionamento com o dobro da demanda, vide os ensinamento do mestre Gabriel Torres. Porém, os preços não estão nada convidativos. As opções mais interessante que encontrei nem chegam na casa dos 1000w, infelizmente.

 

https://m.kabum.com.br/produto/125323/fonte-seasonic-850w-80-plus-gold-semi-modular-focus-gm-850

 

 

https://m.kabum.com.br/produto/103282/fonte-xpg-core-reactor-850w-80-plus-gold-modular?gclid=Cj0KCQjwse-DBhC7ARIsAI8YcWJO99llNf7ANlMZ3fGH02G5pG3OvbsnjNjXf_6quyJ_FbGMZoPSWkwaAgUyEALw_wcB

 

(Desculpe os links gigantes, estou acessando pelo smartphone e o navegador do meu dispositivo tem dificuldade pra usar os recursos avançados de formatação do fórum)

 

Outras duas opções que vejo:

1 - Usar uma fonte de 750w. O que ficaria no limite do equipamento. E eu não recomendaria no valor do seu investimento.

2 - Usar duas fontes menores em "Jumper". Porém, não tenho conhecimento técnico para dizer que riscos estão implícitos nesse tipo de procedimento.

 

Lamento não poder ter ajudado de forma mais efetiva. Tenho fé que a galera do fórum fará o possível pra te auxiliar.

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!