Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu hd tem 1 badblock ou setor defeituoso na superfície do disco, mas está funcionando perfeitamente e ainda não vi nenhum defeito nele.

Só quero saber se vale a pena continuar usando um hd com setores ruins na superfície, tenho vídeos, e quero saber se esse hd corrompe os vídeos se botar nele e não conseguir abrir mas esses vídeos, e esses vídeos ficarem corrompidos por causa do hd ruim.

Tenho hds com vários setores ruins em vários hds? Se tiver muito setores ruins é ariscado usar para armazenas fotos, vídeos, documentos, etc?

Obs:

Não é possível pedir a troca do disco pelo fabricante, só por que deu um pequeno defeito segundo o hard disk sentinel

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, kifirefox disse:

Meu hd tem 1 badblock ou setor defeituoso na superfície do disco, mas está funcionando perfeitamente e ainda não vi nenhum defeito nele.

Só quero saber se vale a pena continuar usando um hd com setores ruins na superfície, tenho vídeos, e quero saber se esse hd corrompe os vídeos se botar nele e não conseguir abrir mas esses vídeos, e esses vídeos ficarem corrompidos por causa do hd ruim.

Tenho hds com vários setores ruins em vários hds? Se tiver muito setores ruins é ariscado usar para armazenas fotos, vídeos, documentos, etc?

Obs:

Não é possível pedir a troca do disco pelo fabricante, só por que deu um pequeno defeito segundo o hard disk sentinel

Bom dia

Se for para guardar arquivos não muito importante pode usar de boa.

Mas use apenas se tiver assim:

Use apenas para guarda arquivos que não seja do sistema operacional.

uu.PNG

Agora se estiver assim, "não use" além do fato de ficar muito lento quando chega nesse ponto:

BRnKVPg.jpgcrystaldiskinfo-software-to-check-inform

• Curtir 2
Postado

@kifirefox se for pra salvar só filme e musica ok.

Qualquer outro dado sensivel não é recomendado, qualquer dispositivo de armazenamento não é de confiança, ainda mais se estiver com defeito.

Se o seu hd estiver amarelo no crystal disk info você pode procurar o procon e reclamar.

Postado
1 hora atrás, kifirefox disse:

Obs:

O maior problema neste caso seria se gravar alguma informação nos setores defeituosos, isso vai corromper o que foi gravado te impossibilitando de ler o arquivo.
O ideal seria usar algum software para remoção desses setores da lista de indexação, assim o HD não mais tentaria gravar nada neles.

BAD block não invalida o disco nem impede que ela seja utilizado, porém ele passa a não ser mais confiável, o ideal seria usa-lo para gravar apenas informações não essenciais.

Eu também tenho um HD com setores defeituosos, um Samsung do meu primeiro computador la de 2005, ainda funciona perfeitamente.

• Curtir 1
Postado

Grato, eu uso mais o hard disk sentinel, mas o cristaldiskinfo pare ser menos complexo, mas também dá um alerta legal.

Meu hd parece que está ruim, deu  13% de saúde no harddisk sentinel.

E no crystaldiskinofo deu alerta e alguns itens em amarelo.

Prefiro o harddisksentinel, ele é mais dratico e fala que seu hd está quase morrendo, mostrando a saúde do hd.

Mostra baixa saúde, e no crystaldiskinfo mostra só um alerta e não bad.

No crystaldiskinfo dá pra confiar nele, alerta dá para continuar usando para vídeos e documentos?

(o hd que deu 0% de saude é um ssd novo, e no crystaldiskinfo mostrou está saudavel, é erro no harddisksentinel mesmo).

sentinel.jpg

crystaldiskinfo.jpg

• Membro VIP
Postado

Eu tenho HD em amarelo uns 3 anos e não mudou muito desde então... mas é meio HD de download, música, etc. Se perder algumas coisas, grande maioria se consegue pela internet.

Quanto o SSD, baixe o programa da kingston. Porque com essa saúde, o HD pode ser novo, mas já ter sido usado ou "recondicionado" (os kingston de entrada tem uns problemas de firmware e baixa performance, pelo que oferece os SSDs chineses valem mais a pena) - Porque se tiver novo, com nota pode pedir para trocar com o revendedor ou então enviar para troca na kingston (mas demora mais que na loja, geralmente)

Postado
2 horas atrás, dwatashi disse:

Eu tenho HD em amarelo uns 3 anos e não mudou muito desde então... mas é meio HD de download, música, etc. Se perder algumas coisas, grande maioria se consegue pela internet.

Quanto o SSD, baixe o programa da kingston. Porque com essa saúde, o HD pode ser novo, mas já ter sido usado ou "recondicionado" (os kingston de entrada tem uns problemas de firmware e baixa performance, pelo que oferece os SSDs chineses valem mais a pena) - Porque se tiver novo, com nota pode pedir para trocar com o revendedor ou então enviar para troca na kingston (mas demora mais que na loja, geralmente)

eu costumo usar mais o hard disk sentinel, esse alerta do crystal disk info, parece ser mais simples, mostrando só bom, medio e ruim, o hard disk sentinel mostra a porcentagem.

mas não quer dizer nada, pois tenho um hd de 2tb com 9% de saude e ainda está funcionando a muitos anos com esse aviso de saude baixa, esse programa não dá um alerta quando o hd vai morrer. é um perigo ter a saude baixa pois indica que o hd vai morrer.

mas pode durar muitos anos ainda, pois abaixa a saude e não a velocidade, mas quando abaixa a velocidade é um problema fisico do hd, e se a saude chegar a 0%, já tive um hd assim que morreu.

Postado

Alguém sabe sobre os atributos do Crystal disk info, o que quer dizer cada aviso em amarelo e vermelho? Em amarelo ainda dá para usar  e em vermelho tem que trocar urgente? Pois já perdi hds quando mostrou vermelho depois de alguns meses de uso.

Vi o vídeo no youtube e uma pessoa usa o HD tune, 

eu usei ele e mostrou bad blocks e no  HDD regenerator mostrou delay 331 ou mais, badblock 71 ou mais,  no crystaldiskinfo mostrou erro critico, no hard disk sentinela mostrou 0% de saúde e falha prevista.

Esse hd que eu testei já era e morreu. Só postei pra atualizar  esse assunto.

O melhor programa é o hd tune para detectar badblocks pelo visto, se mostrar um bloco vermelho é porque seu hd está com badblock e vai morrer.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

• Moderador
Postado
Em 28/06/2021 às 11:33, kifirefox disse:

Sua frase foi um pouco contraditória agora. Se você sabe que ele tem badblocks, então você viu sim algum defeito nele.

Pode usar desde que você já tenha feito uma varredura no seu HD a procura de badblocks (ler no comentário abaixo). Mas de qualquer forma eu não arriscaria armazenar informações importantes nele. Portanto, SEMPRE tenha um backup dos seus arquivos.

Sim.

Em 28/06/2021 às 12:05, wagner2029 disse:

Se o seu hd estiver amarelo no crystal disk info você pode procurar o procon e reclamar.

Isso não faz sentido nenhum. Alguns atributos do crystaldiskinfo (e outros programas de análises de HDs) não indicam problemas no disco rígido/ssd, como por exemplo o atributo Interface CRC Error, que geralmente indica defeitos no cabo SATA. Fora que erros como badblocks (current pending sector count, uncorrectable sectors count e reallocated sectors count) podem ter sido induzidos por variações na rede elétrica (causados por uso de estabilizador, fonte bomba ou eventos da natureza, como raios) ou causados pelo próprio usuário (por ter dado alguma pancada no gabinete).

Em 28/06/2021 às 12:59, NIGHT FALL disse:

O ideal seria usar algum software para remoção desses setores da lista de indexação, assim o HD não mais tentaria gravar nada neles.

Ou utilizar o mais prático: o comando chkdsk /r no prompt de comando.

Em 28/06/2021 às 19:31, kifirefox disse:

eu costumo usar mais o hard disk sentinel, esse alerta do crystal disk info, parece ser mais simples, mostrando só bom, medio e ruim, o hard disk sentinel mostra a porcentagem.

mas não quer dizer nada, pois tenho um hd de 2tb com 9% de saude e ainda está funcionando a muitos anos com esse aviso de saude baixa, esse programa não dá um alerta quando o hd vai morrer. é um perigo ter a saude baixa pois indica que o hd vai morrer.

mas pode durar muitos anos ainda, pois abaixa a saude e não a velocidade, mas quando abaixa a velocidade é um problema fisico do hd, e se a saude chegar a 0%, já tive um hd assim que morreu.

Esses avisos dos programas de análise de HDs/SSDs não indicam que o HD irá pifar da noite pro dia, e sim que eles não passaram em algum teste, provavelmente por terem encontrado alguma falha iminente, ou seja, que pode acontecer (e se o estado do HD estiver em vermelho/crítico, então a falha vai acontecer, só não da pra saber quando).

Em 29/06/2021 às 14:51, kifirefox disse:

Alguém sabe sobre os atributos do Crystal disk info, o que quer dizer cada aviso em amarelo e vermelho? Em amarelo ainda dá para usar  e em vermelho tem que trocar urgente? Pois já perdi hds quando mostrou vermelho depois de alguns meses de uso.

Então você já sabe a resposta. Se os seus HDs pifaram em poucos meses quando indicavam algum alerta vermelho, então quando isso acontecer novamente, substitua o HD.

O melhor programa é o hd tune para detectar badblocks pelo visto, se mostrar um bloco vermelho é porque seu hd está com badblock e vai morrer

NÃO EXISTE "o melhor programa" quando se trata de análise de HDs/SSDs. Esses programas utilizam a tecnologia S.M.A.R.T., que assim como tudo em informática, não é 100% confiável.

Este artigo (em inglês) lista 7 motivos do porquê o S.M.A.R.T. não é confiável: https://www.hdsentinel.com/smart/index.php

Entenda que TODOS os programas que realizam testes em HDs/SSDs testam badblocks. O diferencial do HD Tune é ter um teste exclusivo para isso (a maioria dos programas realizam todos os testes de uma vez) e exibir em uma janela dedicada (a janela dos quadrados verdes/vermelhos).

e mostrar um bloco vermelho é porque seu hd está com badblock e vai morrer.

Não necessariamente. Um badblock não é um sinal alarmante de defeitos iminentes. O problema seria se existisse uma quantidade muito grande de badblocks.

Para entender um pouco mais sobre os programas que testam HDs, leia esse post que escrevi há alguns meses para outro usuário:

Por fim, entenda o seguinte: Badblocks são defeitos físicos no prato do disco rígido, ou seja, não há como repara-los. O máximo que você pode fazer é executar um procedimento (seja dentro do próprio Windows ou através de um software que também faz essa tarefa) para identificar esses setores defeituosos e anula-los (isso é, fazer com que eles não sejam mais utilizados).

Causas do badblock:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

Apesar da existência de badblocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK /R, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).

PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

• Curtir 1
Postado

o comando CHKDSK /R  , esse comando só le a unidade c, estou querendo ler as outras unidade de hds secundarios e não o hd principal do sistema.

usar programas é melhor do que o proprio windows, que não tem programa especial para isso. esse comando é bom só para testar a unidade C, mas o hd secundario que eu testei está com badblock segundo o hddscan, hdtune, hard disk sentinel, etc. são programas que dá aviso de erros, badblock e falhas de s.m.a.r.t

• Moderador
Postado
5 horas atrás, kifirefox disse:

o comando CHKDSK /R  , esse comando só le a unidade c, estou querendo ler as outras unidade de hds secundarios e não o hd principal do sistema.

Chkdsk X: /r, substituindo X pela letra da unidade.

usar programas é melhor do que o proprio windows

Isso irá depender exclusivamente da necessidade. Sempre utilizo e recomendo o chkdsk /r para usuários que ainda conseguem acessar o Windows pois essa ferramenta (que vem sim integrada ao Windows) dispensa a necessidade de programas de terceiros para executar a mesma função.

o hddscan, hdtune, hard disk sentinel, etc. são programas que dá aviso de erros, badblock e falhas de s.m.a.r.t

Sim, eu conheço as funcionalidades deles.

• Membro VIP
Postado

Se o firmware não consegue mais ocultar setores ruins, quer dizer que já esgotou a área reserva que poderia ser usada para tal fim. Um "zero fill" qualquer (dd if=/dev/zero of=/dev/sdx bs=1M status=progress) é o melhor a fazer para forçar o firmware a trabalhar[1]. Caso ainda tenha setores ruins depois disso, não confie. A menos, claro, que os dados que for colocar dentro não sejam importantes. Daí até um Quantum Bigfoot serve. 🤯

[1] Acho que chkdsk /r faz um teste não destrutivo (de leitura ou escrita?) aos moldes do comando badblocks do Linux (escrevi a respeito faz tempo aqui).

Spoiler

quantum_bigfoot.jpg.b607d4d7a28cc4b6a182aa875d82fb8d.jpg

O Pé Grande!!!!!!!!!!!!!! Baia de 5,25 polegadas. 😲 O motor demora quase 10 segundos para atingir Velocidade de Cruzeiro. ✈️ Acho que colocaram um motor de Rural Willys.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!