Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Desarmando (Volante PC)


Posts recomendados

Olá galera, sou novo por aqui e ainda não encontrei uma solução para meu problema. 
Tenho um projeto de Simulador de Corrida, onde eu estou alimentando um Motor (775dc 12v 19500 Rpm 230w) com uma Fonte Colmeia (12v 10a 120w S120-12).

   

O projeto esta quase finalizado, porém, eu estou tendo um problema onde a fonte desarma toda vez que o motor gira. Então ele fica "soluçando". Desarma e volta na sequência.  
Quando utilizo a mesma fonte para rodar um Cooler, ela funciona normalmente. Já mudei tanto o trimpot que existia nela, que ele quebrou, mas substitui por um potenciômetro deslizante. Medindo, parece que ela está mandando mesmo 12v. 
Sei que é um assunto bem vago, mas minha maior duvida surgiu depois que o vendedor do motor disse que esse motor só funcionaria em Baterias (esse motor foi comprado em um anuncio para projeto de patinete elétrico). Gostaria de saber, isso é real, é possível que um motor funcione apenas em uma bateria estilo de carro ?

Meu maior medo seria comprar uma outra fonte e o problema continuar no motor, ou comprar outro motor e o problema ainda estiver na fonte. 
Caso tenham alguma sugestão eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que testar. A alta corrente de partida provavelmente vai acionar a proteção dessa fonte, vai depender da sensibilidade do circuito de proteção. Esse motor tem corrente nominal de 20A (com carga) e na partida pode passar de 60A por alguns milisegundos. Você pode medir essa corrente, é um experimento interessante.

Outra possibilidade a analisar é usar um motor menos potente.

 

Tem esta dica do @albert_emule:

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, testei mas n rolou mesmo. Fiquei tão na curiosidade que nem aguentei tua resposta. Vou dar uma lida nisso q você me passou e vejo se consigo resolver esse problema. Obrigado cara.

42 minutos atrás, Ricardov disse:

Tem que testar. A alta corrente de partida provavelmente vai acionar a proteção dessa fonte, vai depender da sensibilidade do circuito de proteção. Esse motor tem corrente nominal de 20A (com carga) e na partida pode passar de 60A por alguns milisegundos. Você pode medir essa corrente, é um experimento interessante.

Outra possibilidade a analisar é usar um motor menos potente.

 

Tem esta dica do @albert_emule:

 

 

11 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Motorzinho forte.... O simulador chacoalha banco e coisas do tipo?

Eu iria de transformador mesmo. Claro, que aí você precisa de uma ponte retificadora.
 

Cara, pior q n kkkk. É apenas pro volante. Achei esse vendedor no ml vendendo para um projeto de patinete elétrico. Achei q seria o bastante pra voltar meu volante, a ideia do Force Feedback. Se tiver algum motor que funcionaria nessa minha fonte colmeia, pode indicar ai, que eu to sem ideia do q fazer. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Donato tem que usar uma fonte mais fajuta que não tenha uma proteção tão sensível. Procure alguma fonte de PC barata que ainda tenha chave seletora de tensão 110/220. Motores tem muitos tipos, não sei qual serve para seu projeto, no tópico que indiquei no post#2 tem informações.

Acho que uma fonte de 25A ou 30 A suporta, teria que medir a corrente que o motor consome na partida.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Eu iria de transformador mesmo. Claro, que aí você precisa de uma ponte retificadora.

[2] 

A ponte retificadora é o de menos, o transformador embora um novo seja uma fortuna, se encontra algum que sirva facilmente em sucatas de no break. 

1 hora atrás, Ricardov disse:

tem que usar uma fonte mais fajuta que não tenha uma proteção tão sensível. Procure alguma fonte de PC barata que ainda tenha chave seletora de tensão 110/220.

O "pulo do gato" nessas fontes é encontrar alguma que pega referência para proteção e estabilidade somente no 5V.

Assim o 12V fica livre pra fazer o que quiser com ele. 

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ricardov , para aferir (e registrar) a corrente de pico, só consigo "imaginar" projeto complicado. Você conhece algum simples?

 

Estou ciente de que o julgamento da "complicação" é subjetivo.

 

@Lucas Donato , põe feedback nisso!

 

Eu estava pensando que seriam apenas tremores. Então eu ia dizer que um motorzinho DC qualquer, com o eixo "devidamente" desbalanceado, iria dar conta do recado.

 

Mesmo que seja fraco demais:

 

3v70mA.jpg.3719fc19a4ed5f820da5c8724d185e52.jpg

3V 70 mA

 

É só a ideia...

 

Mostra pra nós a engenhoca dentro do seu volante!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Donato A alguns anos eu cheguei a tentar converter uma parafusadeira pra usar na rede, e ela tinha um motor que é bem próximo do 775, ligada em uma fonte velha da seventeam com 30A na linha de 12V ela funcionou de boa, nos testes que eu cheguei a fazer o motor da parafusadeira puxava cerca de 16A quando colocando um parafuso de telha em um caibro, ja com a rotação da maquina caindo um pouco, e e uns 4A rodando vazio, talvez usar um motor de parafusadeira seja mais negocio, ele já tem a caixa de redução e certamente é forte o bastante pra que você não consiga segurar o volante...

 

Mas a fonte de 2V 120W é sem chance, hoje essas fontes colmeias vem falsificadas, eu mesmo peguei uma fonte de 24V "10A" que só tinha um transistor chaveador e ainda com encapsulamento de plástico e montado sem pasta térmica, montado pra queimar.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Ricardov , para aferir (e registrar) a corrente de pico, só consigo "imaginar" projeto complicado. Você conhece algum simples?

 

Estou ciente de que o julgamento da "complicação" é subjetivo.

 

@Lucas Donato , põe feedback nisso!

 

Eu estava pensando que seriam apenas tremores. Então eu ia dizer que um motorzinho DC qualquer, com o eixo "devidamente" desbalanceado, iria dar conta do recado.

 

Mesmo que seja fraco demais:

 

3v70mA.jpg.3719fc19a4ed5f820da5c8724d185e52.jpg

3V 70 mA

 

É só a ideia...

 

Mostra pra nós a engenhoca dentro do seu volante!

Muito obrigado pelo comentario.

Meu receio referente ao projeto era realmente a força do motor, entao eu realmente comprei o que eu achava mais proximo disso, mas n contei com a fonte kkk. É ansiedade kkk acontece.

Esse é o esquema q eu fiz. Deixei ele ligado direto na fonte, mas só pra vcs verem ele de forma simples. Por traz disso tem um arduino e um driver q meio q posiciona o motor pra achar o centro do meu volante, que é ligado por um encoder. Só o que falta é ter a 'energia' necessária pra esse motor. Mas caso tenha algum motor que você indicaria, eu agradeço, como eu disse eu queria aproveitar um dos dois, ou a fonte ou o motor, mas n sei qual é o mais fácil de ficar. 

11 horas atrás, F4b10 disse:

@Lucas Donato A alguns anos eu cheguei a tentar converter uma parafusadeira pra usar na rede, e ela tinha um motor que é bem próximo do 775, ligada em uma fonte velha da seventeam com 30A na linha de 12V ela funcionou de boa, nos testes que eu cheguei a fazer o motor da parafusadeira puxava cerca de 16A quando colocando um parafuso de telha em um caibro, ja com a rotação da maquina caindo um pouco, e e uns 4A rodando vazio, talvez usar um motor de parafusadeira seja mais negocio, ele já tem a caixa de redução e certamente é forte o bastante pra que você não consiga segurar o volante...

 

Mas a fonte de 2V 120W é sem chance, hoje essas fontes colmeias vem falsificadas, eu mesmo peguei uma fonte de 24V "10A" que só tinha um transistor chaveador e ainda com encapsulamento de plástico e montado sem pasta térmica, montado pra queimar.

Po, também agradeço pelo comentario. É a primeira vez que posto e estou surpreso de como vcs foram camaradas. 

 

Bem, essa ideia da parafuzadeira, n seria uma má ideia n. Ja vi uns motores ate q baratos.

Mas entao você acha q a ideia seria trocar o motor pra um desse tipo e pegar uma fonte mais garantida? porque sinceramente, pensei ate em pegar uma parafusadeira e tentar converter tudo para o q eu preciso, ja que estou atras de um motor e uma forma de liga-lo em uma tomada. Se for pra acertar, acho q até toparia tentar pegar uma meia boca e fazer esse projetinho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Ricardov disse:

Que legal esse projeto. Já está pronto, deixe assim e consiga uma fonte mais potente.

Po, obrigado, eu estou pensando em pegar uma fonte "Automotiva Chaveada 13,8 V 90 Amperes + Extensao Cabo"

 

não sei se é exagero de mais, ou se eu devo arriscar uma de 60 amperes. Mas eu achei meio salgado o preço(R$183,00 no ML), mas pra n perder a paciencia com o projeto q ja me consumiu a alma kkk, eu to pensando em algo assim.  Pode falar sua opiniao q estou aceitando também. Acho q ate o fim da semana ja acabo com isso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Donato Nenhuma dessas fontes CFTV vendidas no ML entrega mais do que 30 ou 50A, eu tenho uma de 12V 30A que usei pra montar uma torre de som residencial, é aquela coisa a fonte veio amassada e sem pasta térmica, e os indutores dela usam fio de "alucobre" se tentar puxar 30A dela direto ela não deve durar muito, mas se usar um motor um pouco mais fraco ela deve dar conta, cheguei a ligar um compressor de ar de carro nela, e ela aguentou de boa.

 

Mas qual vai ser o esquema de controle desse motor? pois não creio que ele va trabalhar com potencia maxima direto, do contrario ele queimaria.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 entao cara. Pelo q eu percebi, essa caida é apenas quando ele precisa girar com muita força. Exemplo, se eu estiver no centro do volante, o motor ficará desligado, conforme viro ele ira força pro lado contrario. Até ai o motor funciona, ou seja, quando o tranco n é forte, a fonte segura, porém quando ele precisa voltar o encoder pro centro, em uma porrada só, ele n aguenta. Tudo isso é realizado por uma placa daquelas ponte H, e por sua vez quem controla essa placa é um arduino. Baseado no q vcs disseram sobre "confiar" em fontes dessa cftv vinda do ml, eu pensei até em pagar mais caro por um fonte automotiva, existe uma chamada Usina, parece ser parruda e ja vi em outros projetos. Me desculpem, eu sou relutante em relação a troca do motor, porque eu consegui algo pra encaixar nele com a polia q comprei. Entao se eu conseguisse um motor mais fraco com o eixo de 8mm pode ser q pra trocar n seja problema. Mas me desculpe pela teimosia, apesar de pagar um pouco mais caro, parece q comprar a fonte vai me custar menos trabalho braçal, porque se o motor for diferente em tamanho, ja poderia me quebrar um pouco no projeto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa eu ver se entendi, o desarme hj ocorre quando há alguma força contra? A ponte H deve ter diodo de proteção, mas talvez precise de algo mais parrudo, já que nesse caso, há uma corrente bem mais forte gerada em alguns casos. Será que não é esse o motivo do desarme também?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Deixa eu ver se entendi, o desarme hj ocorre quando há alguma força contra? A ponte H deve ter diodo de proteção, mas talvez precise de algo mais parrudo, já que nesse caso, há uma corrente bem mais forte gerada em alguns casos. Será que não é esse o motivo do desarme também?

Vichi, agora você me pegou. Thiago, hoje pretendo fazer um teste(se tudo der certo) com uma outra fonte melhor. Mas o que você falou parece fazer sentido, mas infelizmente eu ainda estou as cegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Lucas Donato disse:

Vichi, agora você me pegou. Thiago, hoje pretendo fazer um teste(se tudo der certo) com uma outra fonte melhor. Mas o que você falou parece fazer sentido, mas infelizmente eu ainda estou as cegas.

E se você considerar usar um motor AC mesmo, como de maquina de lavar, e fazer o ajuste com algum modulo Triac no seu Arduino? Outra opção é se o seu motor roda em apenas um sentido, ao invés de usar uma ponte H, usar um modulo Mosfet para mesa aquecida de impressora 3D. Que com um pouco de programação, consegue definir que o arduino, de alguns pulsos para tirar o motor da inércia, e não precisar dar uma pancada na fonte. A fonte de computador pode dar certo, mas precisa mexer no circuito de controle, fontes ATX monitoram a linha de 3.3V e não a de 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2021 às 20:34, Venancio Miranda disse:

E se você considerar usar um motor AC mesmo, como de maquina de lavar, e fazer o ajuste com algum modulo Triac no seu Arduino? Outra opção é se o seu motor roda em apenas um sentido, ao invés de usar uma ponte H, usar um modulo Mosfet para mesa aquecida de impressora 3D. Que com um pouco de programação, consegue definir que o arduino, de alguns pulsos para tirar o motor da inércia, e não precisar dar uma pancada na fonte. A fonte de computador pode dar certo, mas precisa mexer no circuito de controle, fontes ATX monitoram a linha de 3.3V e não a de 12V.

Muito obrigado pela resposta. Eu acabei comprando uma fonte diferente, e deu certo. Sei q posso mais pro futuro, estourar esse motor, kkkk percebi q ele esquenta de mais, e terei q deixar um cooler se n vai pegar fogo em tudo aqui kkkk Estou pensando em futuramente comprar aquele motor Nema de impressora 3d, mas preciso estudar melhor isso. Irei postar um video para vcs verem como ficou. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lucas Donato disse:

Muito obrigado pela resposta. Eu acabei comprando uma fonte diferente, e deu certo. Sei q posso mais pro futuro, estourar esse motor, kkkk percebi q ele esquenta de mais, e terei q deixar um cooler se n vai pegar fogo em tudo aqui kkkk Estou pensando em futuramente comprar aquele motor Nema de impressora 3d, mas preciso estudar melhor isso. Irei postar um video para vcs verem como ficou. 

Pelo vídeo, seu projeto ficou bem interessante, quando finalizar, manda outro vídeo com o projeto na reta final

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!