Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de bateria e carregamento por energia solar


Mr.N

Posts recomendados

Boa tarde estou fazendo um projeto para acampamento, e meu projeto irá consumir em média 90Ah, que tipo de bateria eu poderia usar? Pensei nas baterias 18650, mas não sei quantas horas duraria, e será que consigo fazer uma forma de carregar essas baterias por energia solar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mr.N depende de qual bateria você usar, mas tem que usar baterias de boas marcas, para não ter problemas com as células. Senão uma célula fica ruim, o pack idem.

 

Para aplicações assim, talvez usar LifePo4 seja mais interessante, elas possuem maior capacidade, é possível fazer pack usando apenas 4 baterias.

 

Agora o custo varia de acordo com as baterias, a vantagem das de lítio é que podem sofrer mais ciclos de carga e descarga e carregam mais rapidamente.

 

Se o uso for esporádico, não vale muito a pena melhor reduzir o consumo para usar um pack menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mr.N pode fazer uma associação mista de pack, mas no mesmo não é recomendado já que as baterias possuem comportamento diferentes.

 

Exemplo, ter um pack de baterias LifePo4 e outro LiMn/LiCo para chegar na corrente desejada. 

Procure pelos diferentes tipos de baterias de litio, vai encontrar que algumas tem uma tensão menor, menor capacidade, mas maior corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

90Ah não é bem um dado pra se compor este projeto. No caso sua resposta ao título já seria uma bateria de 12V 90Ah. O sistema pra carregá-la vai ser relativamente complexo e ainda mais os eventuais inversores

Melhor você dizer o que vai ligar, por quanto tempo e etc

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
25 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

O máximo que já vi real dessas baterias 18650 é 3Ah, 3,3Ah...

 

Quase fake. Um valor mais realista seria 2,2 Ah.

 

2 horas atrás, .if disse:

uma bateria de 12V 90Ah

 

Existem baterias de lítio rotuladas 12V já com BMS. Uma das fabricantes é a Unipower.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm irei da uma procurada

22 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

90Ah é bastantão, hein? O máximo que já vi real dessas baterias 18650 é 3Ah, 3,3Ah...

 

Sim, é pra não faltar energia kkkkk

1 minuto atrás, Mr.N disse:

@alexandre.mbm irei da uma procurada

Sim, é pra não faltar energia kkkkk

Por isso quero por placa solar aliviar um pouco o peso

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, Mr.N disse:

irei dar uma procurada [nas baterias prontas]

 

A maneira correta de lidar com células de bateria é usando solda-ponto. Também tem um tipo de contato laminado que eu não sei nem como demandar, a quem comprar e com que nome. Um pack para 12V requererá BMS. As células precisarão de um suporte físico. Essas coisas todas os marketplaces internacionais vendem. Mas esse tipo de serviço não deve ser encaminhado sem estudo, pois pode se tornar perigoso. Se você não quer uma bancada de manutenção como resultado do investimento, será melhor procurar coisa pronta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

A maneira correta de lidar com células de bateria é usando solda-ponto. Também tem um tipo de contato laminado que eu não sei nem como demandar, a quem comprar e com que nome. Um pack para 12V requererá BMS. As células precisarão de um suporte físico. Essas coisas todas os marketplaces internacionais vendem. Mas esse tipo de serviço não deve ser encaminhado sem estudo, pois pode se tornar perigoso. Se você não quer uma bancada de manutenção como resultado do investimento, será melhor procurar coisa pronta.

Eu estava olhando está aqui https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2061799664-bateria-lifepo4-prismatica-100-ah-32-volts-_JM já é pronta só não é 12V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando eu falei da importância de estudar, referi-me principalmente à corretude do projeto e dos processos da montagem eletrônica. Não adianta querer economizar em DIY se for para ter célula estragando, coisa incendiando ou estourando.

 

Na montagem de baterias não existe espaço para erros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, alexandre.mbm disse:

Quando eu falei da importância de estudar, referi-me principalmente à corretude do projeto e dos processos da montagem eletrônica. Não adianta querer economizar em DIY se for para ter célula estragando, coisa incendiando ou estourando.

Sim economia não é uma opção pra essas coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque  não pegar baterias de chumbo? 

Mas simples e  mais seguras  para montagens caseiras.

Acho que até  mais baratas.

 

Pega 12 de 7AH da CSB.

Compre de fábrica de no-breaks 

Do mercado livre são usadas, por isso são baratas. 

Um controlador de carga MMPPT de 50AH

 

 

Painel solar com potência suficiente 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
54 minutos atrás, albert_emule disse:

Por que  não pegar baterias de chumbo?

 

São mais simples, e mais seguras para montagens caseiras.

 

Só tem de atentar para não estar a fazer as tais "descargas profundas", ou elas sulfatarão e perderão a capacidade. Foi o que entendi.

 

Outro "detalhe" delas é que as mais normais tem apenas uns 300 ciclos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...