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Pessoal, alguém poderia me ajudar com alguma ideia ou projeto para um circuito que não deixe voltar a passar energia depois que tenha uma queda de luz?

 

Tenho um filtro no aquario que não pode voltar a funcionar logo que retorne a energia em caso de alguma queda, entao gostaria de fazer algum sistema para que quando ocorrer uma queda de energia ele não volte a funcionar logo que retornar a energia.

 

alguém tem alguma ideia?

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Ola.

 

rascunhei um circuitinho simples , dá uma olhada :

 

No desenho voce pode substituir essa bateria por um carregador de celular que tiver sobrando por aí.

O push é um botão tipo campainha, apertar para acionar e ele volta sozinho.

Então no relê vai passar a energia que alimenta o seu motor, voce não disse se é AC ou DC  então precisa escolher um que seja compatível com a tensão e corrente do seu motor , porém alimentado com  os 5 VDC.

 

Deve ter trocentas opções para o sua necessidade, essa seria uma delas.

 

 

stopped.jpg

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Pela ideia de apertar um botão pra acionar o circuito, basta um relé com contato de selo (sem nada eletrônico). 

Se quiser algo automático, pode comprar um temporizador, tem de vários tipos. 

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Pensei num relé comum, acionado com 5v, um carregador de celular, desse tipo aqui (clique).

Precisaria de uma extensão que tivesse 2 tomadas, de um botão de pulso (sem trava), um relé, um diodo e um carregador de celular, assim:

 

TEmalul.jpg

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11 horas atrás, Renato.88 disse:

um relé com contato de selo

... pode ser 'fabricado' com um relé de 2 polos: 1 pro seu sistema e o outro pra realimentar a bobina do próprio relé.

src_05vdc_sh_41640_m.jpg 👉 src_05vdc_sh_41641_m.jpg😁

 

@rmlazzari58 postou quase em sincronia cronológica 🤪

 

E se você usar relé 48v (ok ... até 24v) eu autorizo você usar uma fonte sem trafo (google-a) ao invés do carregador😉

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Pois é, @rmlazzari58 desenhou a primeira ideia que eu dei. 

Um relé de 5, 12V que seja com uma fonte sai mais barato que comprar um relé com a tensão da rede. 

34 minutos atrás, .if disse:

pode ser 'fabricado' com um relé de 2 polos: 1 pro seu sistema e o outro pra realimentar a bobina do próprio relé.

Com um contato já dá. 

 

35 minutos atrás, .if disse:

E se você usar relé 48v (ok ... até 24v) eu autorizo você usar uma fonte sem trafo (google-a) ao invés do carregador

Eu faço isso com os relés de 12V mesmo, tenho muitos deles e vez ou outra precisa de ligar na rede. 

 

Porém pra um Aquário, acho que a ideia do temporizador é melhor. Se acabar com a energia e não tiver ninguém pra rearmar o botão a bombinha vai ficar desligada por um bom tempo. 

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37 minutos atrás, .if disse:

eu autorizo você

rs... fosse eu (eu) não usaria nem a extensão. Desmontaria o carregador, faria uma caixinha de MDF com o botão em cima e bem pequenininha, apenas para caber o relé e a plaquinha do carregador, e faria um tipo de perinha no meio do fio do filtro, mesmo. Dava uma demão de seladora, prá ficar perto do aquário sem respingo, e pronto. Ou punha na menor caixinha de plástico patola que pudesse. Vai que caia um pingo d'água ali, né? 😉

 

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3 horas atrás, Renato.88 disse:

Com um contato já dá. 

Dá sim. Nem sei porque falei 2 .. acho que com 2 dá mais segurança pois fica isolado o controle da potência. Muito + agora com a ideia de jiríco de fonte sem trafo...

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Mais uma ideia: um resistor de 10k, um led vermelho auto-piscante e...

quando a luz voltar, até que o botão seja premido para re-acionar a bomba, a perinha de MDF lá fica picando, lembrando que está desligada.

 

wxqtHib.jpg

1 hora atrás, .if disse:

ideia de jiríco

Nada, a ideia é boa, principalmente se a pessoa não tem um carregador de celular encostado. Para meia onda basta um diodo, um zener e um resistor, é isso? Com relé para 24v ou até melhor, 48v o resistor pode até ser menor, menos parrudo, confere?

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1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Para meia onda basta um diodo, um zener e um resistor, é isso? Com relé para 24v ou até melhor, 48v o resistor pode até ser menor, menos parrudo, confere?

Prefiro capacitor, resistor esquenta. 

Com relé de 12V podemos colocar capacitor de 1uF/250V para rede 110V e 680nF/400V para rede de 220V. 

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Fiz um dispositivo para a minha geladeira.

Ele trabalha da seguinte maneira:

1 - Faltou a energia 110V. O dispositivo fica inativo (claro).

2 - A energia voltou,  intermitente ou não (piscando ou não). O dispositivo reinicia, porém não energiza a carga de 110V (geladeira, aquário, etc).

3 - Enquanto a energia ficar intermitente e durar menos de 8 minutos, ele não liga a carga. Quando os 110V parar de piscar, ele inicia um ciclo de uns 8 minutos, sem energizar a carga de 110V.

4 - Após este período, ele energiza a carga normalmente.

Se quiser, posso postar o circuito. Já funciona aqui em casa há mais de 5 anos, sem dar problema.

MOR_AL

 

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3 horas atrás, MOR disse:

Se quiser, posso postar o circuito. Já funciona aqui em casa há mais de 5 anos, sem dar problema.

Se não for incômodo, eu gostaria, sim.

E fiquei curioso, @MOR: porque 8 minutos?

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Da mesma forma que o @MOR fez, eu também fiz um temporizador que funciona com a mesma finalidade, a diferença é que o meu desliga uma casa inteira com exceção do chuveiro, um forno elétrico e a bomba d'água do poço. Usei um contator de 32A pra isso. 

No tópico abaixo dei mais detalhes do meu circuito:

 

E ainda, uns posts abaixo o @MOR também postou o dele:

 

@rmlazzari58 @alexandre.mbm matei a curiosidade de vocês em ver como é o tal temporizador, mas não sobre os 8 minutos! :lol:

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11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

porque 8 minutos?

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

sobre os 8 minutos!

... algo como é um tempo mais que suficiente pro compressor da geladeira sofrer alguma descompressão. Sobre pressão há uma sobrecarga adicional à da inércia. Sem este tempo e a luz cair e voltar dá uma sobrecorrente o que acionaria o relé térmico de proteção. Pra compressores usamos um temporizador de atraso principalmente quando estão em paralelo na mesma rede de ar

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@.if  Matou a charada. 

Oito minutos é tempo suficiente para a pressão contida no compressor baixar. Com o retorno da energia, o motor iniciará a partida sem ter que vencer a força de compressão inicial.  Em outras palavras, força menos o motor na partida. 

Segue o circuito.

393554352_Geladeira_Proteo.jpg.0e9803bc731bff12ea212c0258ba9ba9.jpg

 

@Renato.88 👍

Procurei tanto por ele, que decidi pegar o circuito de minha biblioteca. 

MOR_AL

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valeu galera!!!  Vou juntar a ideia de vocês aqui, provavelmente vou fazer a ideia do  @rmlazzari58 gostei do led piscando pra me lembrar de ativar de volta!!

 

Sábado vou atrás dos componentes, assim que eu fizer posto aqui o resultado.

 

valeu as ideais pessoal!!!!! Vai me ajudar muito mesmo

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Em 23/03/2022 às 08:33, MOR disse:

Segue o circuito.

Caro @MOR, pedindo desculpas pela ignorância e se não te der muito trabalho, será que você postaria explicação do funcionamento desse circuito? Algo como "quando aparece corrente na entrada não-inversora de U1:B, R5 faz demorar a carga de C3 de ficar completa em n segundos"... etc.? (Acho que falei um monte de bobagens mas é só como modelo).

19 horas atrás, felipeososki disse:

Sábado vou atrás dos componentes

Se a tensão for 110v, o resistor do led vermelho autopiscante fica bom com 10kohm, mas se for 220v, talvez fosse melhor dar uma margem de segurança maior, digamos uns 12kohm, 13kohm... ainda mais porque se for uns 13kohm, o led pisca normal mesmo em 110v... um tiquinho menos brilhante mas ainda assim pisca. E para segurança, como entendo pouco de eletrônica, eu poria esse resistor com capacidade para 1/2 ampére, 1/4 no mínimo.

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6 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Caro @MOR,..., será que você postaria explicação do funcionamento desse circuito? 

Sem problema.

1 - Os quatro comparadores estão em paralelo, para poder dividir a corrente quando acionada a bobina do relé.

2 - A fonte é sem isolamento galvânico, já que todo o circuito fica dentro de uma caixinha. O diodo zener (acho) que é para 12v. A capacidade de corrente neste zener não é alta. Ele chupa o excesso de corrente para manter os 12V constantes. Para poupar (reduzir) a corrente neste zener, eu distribuo (faço a multiplexação no tempo) as cargas. Ora para a bobina do relé, ora para o circuito de Q1, que aciona o led e acrescenta um consumo de 12mA no resistor de coletor de Q1 (R7).

3 - Ao conectar o circuito, o led Vermelho (D6) acende, informando que o circuito está energizado. C3 está descarregado. As entradas positivas do comparador estão com zero volt. As entradas negativas possuem tensão proveniente do diodo Verde (D9) e dos resistores R5 e R4. Mas devido aos altos valores de R5 e de R4, o led verde nem acende. Como as entradas negativas possuem uma tensão fixa, (Vcc - VD9) * R4/(R4 + R5) e maior que as entradas positivas, a saída dos comparadores permanecem em zero volt. A bobina do rele comuta. Como antes os contatos estavam fechados, alimentando a carga, Ao se ligar os contatos da carga abrem. Há um pequeno instante em que a carga permanece ligada (alguns milissegundos), que para o motor da geladeira não é nada. 

4 - C3 vai carregando por meio de R3 e sua tensão vai subindo, assim como a tensão na entrada positiva do comparador. Como a constante de tempo T = R3 * C3 é alta, a tensão na entrada positiva do comparador alcança a tensão negativa em cerca de 8 minutos. Ao final deste tempo, a saída dos comparadores vai para '1' lógico, desenergizando a bobina do relé. Com isso a carga fica energizada. 

5 - A saída dos comparadores também fazem ligar Q1, que liga o led D9 e chupa 12mA via R7. A variação da corrente do zener é muito pouca, mantendo ele "frio", evitando aquecer muito e queimar. O led D9éverde e informa que a carga está energizada.

6 - Incluí uma realimentação positiva nos comparadores, via D9, R5 e R4. Quando o led D9 acende, a tensão sobre ele aumenta e seu catodo reduz a tensão. As entradas negativas do comparador cai ainda mais. Com isso na primeira transição negativa na saída dos comparadores, a diferença de tensão entre as entradas aumenta e a saída dos comparadores não apresenta ruído devido a pouca diferença de tensão entre as entradas.

7 - Finalmente. Com o piscar da fonte de energia, o diodo D7 descarrega o capacitor C3, impedindo ele de manter a tensão e poder permitir, que a tensão sobre ele acionasse a carga com o ruído (a energia elétrica vai e volta rapidamente) na fonte de energia.

MOR_AL

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Engenhoso e original o esquema de ligar a carga quando o relé está desativado!

E também o delay e a descarga com o circuito de D7, R3 e C3, além da ideia de botar os 4 comparadores em paralelo, garantindo corrente para a bobina do relé. E como eu vi no tópico original, ficou tudo numa caixinha bem bacana. Parabéns, @MOR! E grato por compartilhar!

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Em 25/03/2022 às 11:40, rmlazzari58 disse:

Se a tensão for 110v, o resistor do led vermelho autopiscante fica bom com 10kohm, mas se for 220v, talvez fosse melhor dar uma margem de segurança maior, digamos uns 12kohm, 13kohm... ainda mais porque se for uns 13kohm, o led pisca normal mesmo em 110v... um tiquinho menos brilhante mas ainda assim pisca. E para segurança, como entendo pouco de eletrônica, eu poria esse resistor com capacidade para 1/2 ampére, 1/4 no mínimo.

Pra acender led em tensão de rede, da mesma forma que o relé, prefiro capacitor. 

Resistor, mesmo que de valor alto esquenta muito. Ligar um resistor de 1k em 12V não é o mesmo que ligar um de 10k em 127V, pois a potência irá se multiplicar mais de 10x.

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Em 26/03/2022 às 17:08, Renato.88 disse:

Pra acender led em tensão de rede, da mesma forma que o relé, prefiro capacitor.

E como seria esse circuito, Xará? O mesmo capacitor serviria para 110v e 220v?

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35 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

E como seria esse circuito, Xará? O mesmo capacitor serviria para 110v e 220v?

images?q=tbn:ANd9GcSDsafmip1fbMgjmU-0R_D

R1 pode ser dispensado. 

C1 pode ser de 100nF/250V para rede 110 e 47nF/400V pra rede 220V. 

R2 ali está como 120R, mas caso o led seja alto brilho ele pode ter um valor maior, acima de 2k.

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@felipeososki, o circuito do @Renato.88 é para ser conectado da mesma forma do que aquele lá de cima.

 

Mas apesar do circuito com capacitor ser muito mais elaborado e seguro, fiz um teste aqui:

 

coloquei, além daquele resistor, um diodo 1N4007 em série com o LED autopiscante. O resistor foi de 100k (copiei do que tem em um filtro de linha 6 tomadas que tenho aqui).

 

Tanto o LED piscou bem quanto o resistor não esquentou nem um pouco. O resistor do filtro de linha deve ser de 1/8, 1/4 no máximo... é pequeno.

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