Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a real necessidade do fluxo na Malha Dessoldadora ?


Ir à solução Resolvido por rmlazzari58,

Posts recomendados

Olá. A um tempo atrás, tive uma experiência desastrosa com a Malha dessoldadora: ao tentar limpar uma ilha, passei fluxo na placa, mas saiu tudo, levando ilha e tudo.danificando totalmente a placa.

 O que eu queria saber, por quê o fluxo é tão necessário com a Malha?  Pois pode-se retirar somente com ela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@O Pequeno Príncipe Nunca usei fluxo e malha para dessolda, mas acredito que seja feito o uso em conjunto para auxiliar justamente na remoção do estanho.

 

Pense bem, se você tentar fazer a solda ou a dessolda de um componente com ferro de solda fraco, teria de ficar mais tempo com o ferro de solda ali em contato com a placa o que acabaria ocasionando alguns problemas para a PCB.

 

Já tive experiencia de ficar muito tempo com ferro de solda colado na placa, e no fim a PCB começou a mudar o tom da coloração, claro, era placa que não seria mais usada, porém imagine a perca de fazer isso em placa que vai usar.

 

Nesse caso, se você vai remover o restante do estanho que ficou nos pontos de solda, tem que usar algo para tirar, e é aqui que vem a malha de solda, mas a malha por si só não deve conseguir tirar bem, pois ela é apenas uma malha, então deve-se adicionar um pouco de fluxo, para auxiliar na remoção do estanho, fazendo com que grude na malha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não sei a teoria mas na prática fluxo é uma graxa que vira óleo quando aquecida, e que quando corre, leva junto o estanho. "onde a graxa vai, o estanho vai atrás", rs...

 

Será que você não puxou a malha quando ainda estava soldada na trilha, com o estanho já um pouco esfriado? Acho que não pode puxar a malha para fora da placa sem que esteja tudo - placa, malha e estanho - na mesma temperatura, e com o estanho bem líquido.

 

Em tempo: dá para comprar essa malha pronta. Mas também dá para reaproveitar da blindagem, por exemplo, de cabo manga "desmontado". Ou de cabo de áudio...

 

2m de manga 8x22 dá um monte de cabinho, além de bastante malha... 😉

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu imagino uma combinação de diversos fatores e técnicas diferentes conforme a prática do usuário.

Tem gente que se dá bem bem apenas com a malha, sem a necessidade de acrescentar fluxo, chumbo ou outro material de ponto de fusão mais baixa como índio.

Tem que levar em conta muitas variantes como qualidade tanto da placa como dos materiais a serem usados (malha, fluxo etc.), tipo de solda a ser retrabalhada, temperatura de fusão, tipo de ponta, tempo de exposição etc.

Sem contar o tipo de malha e ainda se a malha vai estar condensada ou meio que aberta.

Não tem como afirmar que é realmente necessário usar ou não o fluxo de solda na malha, por este ou por aquele motivo. Cada usuário desenvolve a sua técnica própria.

Eu tenho uma coleção de desastres usando a malha com ou sem fluxo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

ficar mais tempo com o ferro de solda ali em contato com a placa, o que acabaria ocasionando alguns problemas para a PCB

 

Mais calor transferido, mais temperatura por mais tempo, mais chance de ilha soltar. Principalmente de placa fenolite, pois placa de fibra de vidro é mais resistente também nesse aspecto.

 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Será que você não puxou a malha quando ainda estava soldada na trilha, com o estanho já um pouco esfriado?

 

Exato. "Impaciência" piora as coisas, aumenta as probabilidades do indesejado.

 

A maior dica é nunca deixar de planejar o "procedimento de toques" (transferência de calor) com a ponteira. Por isso os mais experientes sem estação gostam de ferros mais pontentes. Eles calculam na cuca o tempo "suficiente" e fazem um procedimento ligeiro mas com paciência.

 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Em tempo: dá para comprar essa malha pronta. Mas também dá para reaproveitar da blindagem, por exemplo, de cabo manga "desmontado". Ou de cabo de áudio...

 

Já tinha imaginado essa saída. Mas será a mesma coisa?!

 

Por que, então, um pedacinho de malha dessoldadora pode ser tão caro? Só marketing?!

 

2 horas atrás, Pincipi disse:

Tem que levar em conta muitas variantes como qualidade tanto da placa como dos materiais a serem usados (malha, fluxo etc.), tipo de solda a ser retrabalhada, temperatura de fusão, tipo de ponta, tempo de exposição etc.

 

Placa ilhada padrão, marrom, de fenolite, é praticamente descartável. Ou a pessoa tem de dar um bom tempo de descanso entre cada ponto de solda vizinho. Fazer dessolda é quase uma loteria. Fuja de uma com trilhas finas.

 

2 horas atrás, Pincipi disse:

Sem contar o tipo de malha e ainda se a malha vai estar condensada ou meio que aberta.

 

Pois é, quais são esses tipos?

 

2 horas atrás, Pincipi disse:

tenho uma coleção de desastres usando a malha com ou sem fluxo

 

Por exemplo?

 

1 hora atrás, .if disse:

se algum dia precisasse, usaria malha de fio coaxial embebida com álcool no breu

 

Álcool isopropílico, presumo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Mas será a mesma coisa?!

Não. Por isso minha ideia do breu 

breu-beneficios-600x450.jpg

ou melhor .. breu para solda (clique)

8 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Álcool isopropílico, presumo.

Álcool comum mesmo. Mas pode testar com o seu. Ele evapora e deixa o breu no meio da malha. Se algum dia alguém testar.. me conta...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

ser de cobre

...pode ser um dos motivos do preço sim. Há também a química do fluxo que está na malha. Mas o principal, claro, é a ambição humana... que não contava com minha astúcia... teste com a malha de fio blindado e nos conte. Obviamente o de alumínio não dá certo...Existe (tia) de cobre mesmo mesmo de outra cor. Vamos quebrar os fabricantes 😁.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Marketing para o nicho "maker".

Até as pessoas do nível pro usam essa malha. Tem vídeos no Youtube mas também já vi, pessoalmente, naquela turma que dá nó em pingo d'água, na região da Sta. Efigênia.

 

De fato, a malha de cabo desmontado - pelo menos as vi - são de cobre. E são bem abertas. Mas dá para dar uma compactada boa fazendo, ao longo dela, um movimento como se você fosse desencapá-la. Ela fica fininha mas bem compacta. Nunca usei breu, como indica a @.if, mas com fluxo do tipo graxa... é só pô-la em cima da solda, esquentar bem e pronto: a solda parece que gosta mas da malha do que da pcb...

 

Mas que não precisava custar tanto, isso não precisava mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
46 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

fluxo do tipo graxa

Esse daí é a pasta de solda? Ela é fedorenta, ácida, ataca a ponta do ferro, o sensível cobre da pci, meia condutiva, se não limpar dereito causa fuga, com o tempo migração iônica... não recomendada para uso em pci

3b5e2f0f32de226458d3dab5dfe3878e.jpg

que parece latinha de graxa mesmo.

 

Já o (meu) breu é fofinho, cheroso, não corrói, facilita a dessoldagem,  protege depois que seca, coisa linda 😝

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Mas qual é o correto: passar fluxo na ilha da placa ou na Malha ?

10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

 

 

 Acho que não pode puxar a malha para fora da placa sem que esteja tudo - placa, malha e estanho - na mesma temperatura, e com o estanho bem líquido. 

🎯🏆Bingo ! Exatamente. Meu erro foi ter feito com a placa na temperatura ambiente. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!