Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal alguém poderia me ajudar com isso, pesquisei na net mas não encontrei muita coisa não.

Só preciso de um pré amp com uma entrada e que posso colocar várias saídas, quantas eu quiser.

alguém tem um projetinho?

Obs: Eu não posso né pegar uma saída pré e multiplica-la sem ter um circuito fazendo isso certo?

Muito obrigado.

• Coordenador
Postado

Existe um circuito pronto com ajuste de nível separado para cada saída.

Distribuidor de áudio

Caso não queira plugs P2/P10 você pode aproveitar só o circuito interno e colocar o tipo de plug que quiser...

image.png

• Curtir 1
Postado
Em 06/07/2022 às 11:25, davistome disse:

Obs: Eu não posso né pegar uma saída pré e multiplica-la sem ter um circuito fazendo isso certo?

Se você tem um pré amplificador você pode sim espalhar o sinal em vários amplificadores. 

Fica ruim quando o sinal não vem de um pré amplificador, tal como um instrumento musical, um gravador (seja de qualquer tipo ou espécie), um PC, rádio, TV e por aí vai. 

• Curtir 2
Postado

Tudo depende do nível de sinal que você está trabalhando e da impedância de saída do dispositivo do qual você quer distribuir o sinal. Em princípio usar um CI 5532 que é um operacional duplo de ruído muito baixo e impedância de saída baixíssima deve resolver o seu problema. Precisamos saber mais detalhes, especificamente qual é a fonte do sinal e quais dispositivos vão receber o sinal. Também se você quer controlar o volume pra cada saída como o dispositivo que o@BCP propôs. E também se você vai trabalhar em mono (1 canal) ou estéreo (2 canais).

• Curtir 2
Postado

Obrigado amigos pela atenção, vou trabalhar com a saida de uma mesa de som, quero pegar da mesa de som (sinal pré amplificado ainda) distribuir em 8 saídas (pode ser mono) e depois sim entrar nos amplificadores, eu vi este projeto na internet, poderiam avaliar se vale a pena montar por favor?

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/projetos/17089-multi-acoplador-de-audio-art1928.html

• Curtir 1
Postado

Olha, é até legal mas parece que li há algum tempo que Jfets, o tipo de transistor usado nesse projeto distorce um pouco. Provavelmente nada audível, eu montei um direct box ativo usando apenas 1 Jfet e o som ficou ótimo.  O que não gostei muito nesse projeto é que a impedância de entrada é alta demais e o sinal na entrada é jogado num potenciômetro de valor altíssimo, 4,7 megaohms. Tem uma tendência forte de captar ruído. Claro que você pode colocar um potenciômetro de valor mais baixo, 20 ou 50 KA (A quer dizer logarítmico, é um potenciômetro adequado para controles de volume). Nesse caso pra não filtrar os graves vai ter que aumentar bem o valor do capacitor da entrada pra um eletrolítico de uns 10 uF, talvez até menos, mas não estou com paciência agora pra calcular frequência de capacitor. Agora transistores Jfets são meio caros, antes da pandemia paguei uns 5 reais cada um enquanto um CI 5532 custou uns 2 ou 3 reais. Claro que usar amplificadores operacionais requer de preferência uma fonte simétrica mas dá pra projetar circuitos com eles pra fonte simples usando um esquema chamado “terra virtual”. Amplificadores operacionais internamente são circuitos sofisticados, com partes projetadas para minimizar ao máximo distorções e tendem a funcionar melhor que circuitos com transistores individuais. E a gente não precisa esquentar a cabeça pra calcular os resistores de polarização pra um transistor funcionar numa faixa próxima a metade da tensão da fonte de alimentação. Usando um 5532 já é quase garantia que ele vai aguentar “empurrar” os oito amplificadores embora se a sua mesa de som for boa e/ou tiver uma impedância de saída bem baixa deve aguentar também, é questão de experimentar o que acontece, se nenhum dos amplificadores tiver algum problema de “vazar” tensão pela entrada a saída da mesa costuma ser projetada para aguentar um cabo em curto na saída. O Ideal é montar um circuito com 4 operacionais duplos que vão fornecer 8 saídas e eventualmente mais um pra servir de “buffer” na entrada, dá pra colocar potenciômetros pra regular o volume/ganho de cada saída e um amplificador não vai interferir no outro. É projeto bem simples, principalmente se você estiver disposto a usar uma fonte simétrica. Portanto diga se você quer um circuito pra fonte simples ou simétrica, se quer regulagem de volume pra cada saída ou não e dou um jeito de desenhar o esquema pra você.

Postado

Parece bom o projeto do mestre Newton, @davistome. Talvez os mestres daqui possam ajudar com uma coisa estranha: um único potenciômetro para atenuar o sinal para os 3 amplificadores (o que não chega a ser problema se esses amplificadores forem iguais e/ou se cada um deles tiver seu próprio controle de volume).

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Talvez os mestres daqui possam ajudar com uma coisa estranha: um único potenciômetro para atenuar o sinal para os 3 amplificadores

Aquele potenciômetro ali serve pra regular a intensidade da fonte de sinal pra não distorcer o som. 

Convém mais regular o volume pelos amplificadores ou pela mesa de som. 

Postado

Bom, eu tenho enorme respeito e gratidão pelo mestre Newton Braga que em sua longa carreira além de dar muitos peixes ensinou milhares e talvez milhões a pescar. E este humilde pescador aqui que, pra mestre ainda falta muito, resolveu “pescar” (rs) algumas modificações no circuito proposto e tentar colocar um potenciômetro de controle individual como sugeriu o@rmlazzari58

Baixei o valor do potenciômetro pra 100K log pra reduzir a impedância de entrada. Não sei calcular o ganho do estágio de entrada, mexi muito pouco com Jfets na minha jornada mas lembro que eles são mais conhecidos pela sua alta impedância e alta frequência de trabalho do que pelo ganho, tanto que nas descrições de funções geralmente constam como “amplificador de VHF”. Então provavelmente o pot de entrada pode ser trocado por um resistor de 100 k, ou eventualmente um trimpot. Tive que aumentar o valor de C1 pra não cortar frequências na faixa dos 20 Hz. 1 uF é um valor mais pra um eletrolítico, um poliéster de 1 uF é grande e meio caro mas fiquei em dúvida de que lado ficaria o positivo. O potencial da entrada é o mesmo do terra então qual seria a polaridade de um eventual componente DC na entrada?

Mantive o circuito original da saída S1 e modifiquei o da saída S3, assim fica fácil comparar. O eletrolítico de 1 uF tem a função de evitar DC no potenciômetro de volume/ganho. O potenciômetro poderia ficar na saída mas é meio anti profissional, sei lá. Aumentei o capacitor da saída pra também evitar corte nos graves. O sinal para os outros estágios de saída pode ser retirado do dreno do jfet de entrada ou eventualmente depois do eletrolítico, o que economizaria os eletrolíticos dos outros estágios, não sei se daria algum problema, deixo pra vocês analisarem.758863469_foto2.thumb.jpg.53e93bf31cab5b5f33874221fc5cdefc.jpg

Postado

Bom, a ideia de quem esta aqui é ajudar, ensinar, enfim, passar pra frente um pouco do conhecimento que adquirimos durante nossa "jornada" sem cobrar, obviamente dentro de um certo limite. Algumas perguntas: 

1)Você consegue  projetar e fazer uma placa de circuito impresso? Sem frescura, face simples, nada de componentes SMD, usando algum programa ou mesmo do jeito antigo, com papel, lápis e borracha e depois de pronto passar o desenho para a placa cobreada nem que seja colando o desenho a lápis em cima pra fazer primeiro os furos ou pelo menos marcar as ilhas de solda e depois desenhar as trilhas com uma caneta pra circuito impresso ou pra retroprojetor. Tem tutoriais sobre isso de cacetada no Youtube, eu gosto muito do jeito de ensinar do Iberê do canal do Manual do Mundo.

2)  Cis de amplificadores operacionais foram desenvolvidos em princípio pra funcionar com fonte simétrica, que usa um transformador pequeno (de uns 300 mA) de 3 fios geralmente de 18+18 volts (pode ser de 15+15 se usar reguladores de 12 volts), 4 diodos comuns, dois eletrolíticos de 1000 uF x 35 volts, um regulador positivo 7815 e um negativo 7915 (ou 7812 e 7912 para 12 V). Pode ser até só 2 pilhas de 9 volts que obvio, um dia vão ter que ser trocadas. 

3) Dá pra fazer os operacionais trabalharem com fonte simples, mas complica um pouco o circuito, vão mais resistores e capacitores eletrolíticos. Se você não quiser controle de volume pra cada saida ou colocar os potenciômetros de volume entre as 8 saídas e os amplificadores (o que não é tão "profissional" mas deve funcionar) não muda tanto. Portanto defina a fonte que você vai usar.

image.png.70c9b85b15fa08536525ac5b5e976896.png

Este circuito aparece em vários sites e usa um CI operacional quadruplo, TL084 e utiliza fonte simples. O problema é que um dos quatro operacionais é usado no estágio de entrada então mesmo colocando mais um CI quadruplo com os quatro operacionais "pendurados" tambem no pino 1 ficam só sete saidas o que pode ser resolvido colocando 1 CI simples como o TL071 na entrada. O resistor de 5,1 K nas saídas pode ser substituido por um potenciometro de 10 K logarítmico (10kA)  e a saida passa a ser o "cursor" ou "o pino do meio" dos potenciômetros. O CI da entrada  solta junto com o sinal um tensão DC igual a metade da tensão da fonte que é necessária para os estágios de saída funcionarem com fonte simples. Portanto sem chance de colocar potenciômetros e/ou capacitores entre o pino 1 e a entrada dos outros operacionais. O resistor de 100K que vai pro +9 vai na realidade no +VCC junto com pino 4 do CI que seria 9 volts mas pode ser mais, teoricamente até 30 volts. O ganho do estágio de entrada é de 11 vezes que é dado pela fórmula 1 + (1 mega ohm / 100 quilo ohms), os dois resistores que vão na entrada negativa do operacional. Provavelmente vai ser muito, diminua o valor do resistor de 1 mega pra algo como 200 K ou coloque um trimpot.

• Amei 1
Postado

@Andreas Karl muito obrigado meu amigo pela atenção! Cara eu achei isso aqui na internet, isso que o cara fez aqui funciona? Daria certo refazer este circuito aqui com 8 canais? Sem querer tomar mais sua atenção, mas seria possível explicar o que foi feito aqui?
https://pt.aliexpress.com/item/1005003760443944.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.5be42e0ePf9Fqw&gatewayAdapt=glo2bra

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...