Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite montei um circuito que achei de Newton C Braga e o mesmo não alterou a saída como esperado, o sinal no osciloscopio se manteve o mesmo, meia onda mesmo quando ajustado o poenciometro, por necessidade foram feitas algumas mudanças... 

Gostaria que me ajudassem a entender o que deu errado.

Como não tinha um Potenciometro de 220K usei um de 100K e o resistor de 4,7K foi trocado por um de 10K, o diodo IN4002 foi substituido por um IN4007, demais foram mantidos... 

Ao ligar a Lampada acende com pouco brilho mas atuando o Pot não há mudança nem no brilho nem no sinal visto pelo osciloscopio. 

Obs, estou ligando este circuito num transformador isolador... ligando em 127V, Lampada de 40W incandescente.

Dimmer.jpg

Postado
9 horas atrás, Renato.88 disse:

Se diminuiu o potenciômetro, diminui o capacitor também, põe 47nF. 

Obrigado vou tentar isso hoje a noite... e posto resultado.

1 hora atrás, .if disse:

Pra operar a 100%, coloque uma ponte retificadora. algo como...

images?q=tbn:ANd9GcTXFOw2oG28H5ZlY_l831V

Sobre não funcionar, veja se ligou tudo corretamente pois os valores não são muito críticos. Confirme via Google imagens dimmer com scr

Bom dia, mais completo este aí, poderia fazer um teste aqui também, usando pot de 100R e 47nF como indicou @Renato.88. Não posso me dar ao luxo de muitos cálculos componentes limitados aqui... interior é osso.

• Membro VIP
Postado

Ok...

Não há necessidade de cálculo algum e 100R é [bem] diferente de 100K. Prestenção!

Um cálculo minimalista... digamos que T=RC ... tempo = resistor X capacitor. Sendo o tempo 'imexível' (e num é que o corretor não xiou nesta palavra?!)  , ao diminuir o R tem que aumentar o C pra manter o T, certo?

11 horas atrás, Renato.88 disse:

diminuiu o potenciômetro, diminui o capacitor também

Postado

Agora sim, deu certo @Renato.88 com capacitor de 47nF consegui uma variação legal, muito agradecido segue fotos da tela do Osciloscopio.

@.if infelizmente o circuito de retificação completa não deu, usando um gerador de pulso, funcionou, chaveou legal, então o problema esta exatamente no circuito de controle...

20220714_200508.jpg

20220714_200533.jpg

20220714_200544.jpg

20220714_200555.jpg

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

Quero ver achar um DIAC hoje ...

Paulo

Nas lâmpadas fluorescentes compactas sempre tem, todas que queimaram por aqui eu guardei o reator. 

Se procurar por novo, no mercado livre também tem aos montes. Dependendo da quantidade sai por centavos cada um. 

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

achar um DIAC hoje

Paulão deve estar fora da realidade .. no bom sentido, claro 😁 . De fato é um item bem comum. Clique aqui e verás 😉

22 minutos atrás, Renato.88 disse:

sai por centavos cada um. 

Compramos alguns milhares mensalmente por menos que valor acima 😜

Esta peça não caiu [ainda] nas garras da crise semicondutora atual...

Postado
Em 15/07/2022 às 12:53, aphawk disse:

Quero ver achar um DIAC hoje ...

Paulo

Eu também já comprei, há cerca de 2 anos, em sítio do exterior.

Mas a dica do @Renato.88 é uma forma imediata de se conseguir. Quem é que não guarda as lâmpadas queimadas? Lá tem muitos componentes aproveitáveis. 👍

MOR_AL

• Amei 1
Postado

@.if  e @MOR ,

Caramba vcs tem razão ! Eles voltaram a ser consumidos para essas lâmpadas e eu não tinha percebido !!

Fazem muitos anos eu procurei por um e não achei em nenhum lugar… achei que estavam extintos !

Paulo

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

Caramba vcs tem razão ! Eles voltaram a ser consumidos para essas lâmpadas e eu não tinha percebido !!

Sim, só que essas lâmpadas fluorescentes estão entrando em extinção também. 

A utilidade para o diac será somente os dimmers e a maioria deles será para os ventilador

• Curtir 1
Postado

Em dimmers na eventual falta o diac pode ser substituido diretamente pela lampadinha neon.image.png.f255640f770f7e3d33993d82e4e8f64c.png

@Sonemus, caso ainda não tenha começado sua "coleção" o melhor amigo do eletrônico de cidades pequenas e/ou distantes (meu caso) chama-se "sucata" e, para desespero de mães, esposas, namoradas, concubinas e outros tipos de companheiros(as),  em grande quantidade!  

• Curtir 1
  • Haha 2
  • Membro VIP
Postado

O neon fornece baixíssima corrente pro disparo. P.ex. enquanto um tic206 ativa com menos de 1mA no gate, o tic226 pode precisar de 50mA pra disparar. O primeiro deve operar com um neon mas o segundo nem tanto. Pra este um diac é mais bem vindo.

16 minutos atrás, aphawk disse:

montado assim, com uma neon, mas tinha pouca faixa de controle.

Depois montei um com um Diac, e funcionou bem melhor

😁

• Membro VIP
Postado

Neon é 50 (sem consulta na net 🥴 ), diac é 30

5 minutos atrás, aphawk disse:

tensão de disparo da Neon deixava menos graus de controle

😜

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Sonemus disse:

@Andreas Karl onde encontro estas lampadas? que tipo de sucata? 

Naqueles interruptores que acendem uma luz laranja quando estão ligados. 

Eles são comuns em extensões, filtros de linha e em vários eletrodomésticos como cafeteiras, ferro de passar, secador de cabelo e muitos outros. 

Sempre tem uma néon dessas pra indicar que o equipamento está em funcionamento. 

Postado
8 horas atrás, Andreas Karl disse:

Em dimmers na eventual falta o diac pode ser substituido diretamente pela lampadinha neon.

Há muitos anos, eu tive acesso a um circuito com neon, que a lâmpada ficava piscando, como um oscilador em baixa frequência variável.

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!