Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Relé Metaltex centelhando e travando colado


Treaquin

Posts recomendados

Estou com um problema onde meu relé Metaltex que está chaveando 15A no 220V está centelhando na hora de desativar a carga, na hora de ligar tudo certo, sem centelha, mas na hora de desligar os cabos de calefação o relé centelha e as vezes acontece do relé travar colado, ficando assim a calefação ligada sem controle. Já tentei colocar um varistor em paralelo com a saída para testar se ele segurava esse pico, mas sem sucesso. Alguém já lidou e resolveu esse problema de centelha em relés?

1332027725_Capturadetela2022-11-03154918.thumb.png.b8f0e4e2832b321d4615fbc6659c6ecd.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Meu relé é um AX1RC5, no datasheet para 120VCA está 15A e para 250VCA está 10A de capacidade do contato (Para cargas resistivas), mesmo colocando apenas 8A em 220V ele ainda centelha e as vezes acaba grudando. Uma opção que achei foi acionar um contator com o relé, só coloquei um filtro RC (capacitor + resistor) no contator e ambos funcionam sem travar, mas gostaria de saber se posso fazer algo para usar apenas o meu relé em situações que a carga fica próxima a 10A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR
O diodo está só no acionamento 5V do relé, o relé consome 80mA e é acionado em média 1 vez por hora, podendo ter uma discrepância ainda maior entre acionamentos dependendo do usuário, pois controla a calefação e só desliga quando o dispositivo atinge a temperatura estabelecida. Você acha que o problema do centelhamento está no diodo? Se sim poderia me sugerir um modelo para eu estar testando no lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um teste que fiz com 2 lâmpadas de 200W . Apesar da corrente de desligamento ser baixa, a de ligamento era alta, pois as lâmpadas incandescentes possuem resistência baixa, quando frias.

Foram mais de 7000 acionamentos, quando percebi que o relé aguentava. 

281316591_Rel_5Vcc_220Vca_Teste.thumb.jpg.e34548180950afc7686951b180e20093.jpg

Ton = Toff = 1s.

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, MOR disse:

Achei um teste que fiz com 2 lâmpadas de 200W . Apesar da corrente de desligamento ser baixa, a de ligamento era alta, pois as lâmpadas incandescentes possuem resistência baixa, quando frias.

Foram mais de 7000 acionamentos, quando percebi que o relé aguentava. 

281316591_Rel_5Vcc_220Vca_Teste.thumb.jpg.e34548180950afc7686951b180e20093.jpg

Ton = Toff = 1s.

MOR_AL

Muito interessante @MOR, circuito de acionamento um pouco mais complexo por estar utilizando um 555, eu utilizo um esp 32 que acaba simplificando um pouco a minha vida na hora do acionamento e um 555 como watchdog para o esp caso ele trave. Vou trocar o diodo para ver se da alguma diferença em termos de centelha, e acho valido colocar o C3 e o C4 para filtro e testar também. Assim que testar tudo retorno para dizer se deu boa ou não, e vou ver se trago uma foto da centelha. Obrigado 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Centelhamento em carga resistiva na hora da descarga? Estranho. A impressão que dá é que o elemento resistivo está enrolado em torno de algo que fará a transferência de calor, algo aletado. Isso nos dá uma bobina mesmo não sendo esta a intenção. Note que o RC minimizou o efeito e este é um recurso muito utilizado em quadros de comando de corrente contínua. Muitos multímetros modernos possuem um indutímetro entre as funções. Caso o seu tenha, meça a indutividade dessa resistência. Em resistores tubulares de potência já vi modelos onde o fabricante enrola metade da fita resistiva no sentido horário e a outra metade no sentido anti-horário para quebrar o efeito. Para manter o modelo dessa resistência talvez necessite de um relé/contator que te dê os 8A x 250V em AC3.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, Treaquin disse:

relé Metaltex que está chaveando 15A no 220V

 

17 horas atrás, Treaquin disse:

para 250VCA está 10A de capacidade

Eis 1 dos motivos acima

+

Relé de 5V usa ser pra pequenas cargas pois dá a impressão que 5V não atrai direito a chave magnética. .. só visão prática. Já o de 12 parece ter mais 'força'.

+

Já que seu relé colou 1 vez, ele deve ter perdido a camada de proteção e sente muita vontade colar de novo. Assim sendo, troque-o (5 ou 12) e recoloque o snubber rc e/ou o varistor. Metaltex tem relé de 20A do mesmíssimo tamanho mas é 12v

+

Já que mecionaste mc, uma ideota muito lôca é acompanhar a rede ac e acionar o relé um pouco antes de passar por zero... o tempo de chaveamento dele usa ser algum ms... algo como.. detecta a passagem por zero e aciona 16mS - tempo de resposta do relé depois (pode ser que minha matemática esteja certa? 😜)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo O RC funciona quando preciso acionar um contator com o relé, mas para a carga resistiva ele centelha inevitavelmente, vou ver se tenho disponibilidade de um multímetro com indutímetro e retorno com a indutividade da carga. Vou analisar sobre o relé 8A x 250V em AC3.

@.if Na placa tenho dois níveis de tensão 5V e 3V3, vou fazer uns jumpers e trocar esse relé por 1 relé de 12V e fazer o teste, só por ser 20A acredito que possa dar um resultado satisfatório. Obrigado 

Não consegui subir como vídeo então anexei em .rar, abri um pedaço do relé para vocês conseguirem ver a centelha quando o relé abre o contato desligando a carga.

1109424906_Testerel.rar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Boa tarde amigos, nesses últimos 3 dias fiz testes nesse relé, com circuito RC e as vezes com varistor, testei varias combinações e no final o relé ainda centelha consideravelmente, usei no circuito RC Capacitor 400V 100nF e o resistor de 100R e 5W, acredito que são valores genéricos que deveriam apresentar uma melhora considerável. 
  Agora vou buscar um relé de estado sólido, triac e afins para resolver o meu problema, vai precisar de um circuito a mais ou até uma dissipação maior mas acredito ser o mais tranquilo nesse caso. Obrigado a todos que ajudaram. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A interrupção de uma carga dessas nos contatos costuma dar problema no médio prazo.
Eu trocaria por um acionamento optoacoplador + triac

Módulo tiristor scr módulo de interruptor ca 16a triac bta16 com detecção de zero-cruz

 

As fotos estão tão boas que dá pra pegar o circuito delas se quiser fazer algo s/ esperar chegar da china este pronto (além da economia de $$).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato este

https://www.metaltex.com.br/produtos/componentes/reles-miniatura-de-potencia/axp-rele-1-reversivel-20a

menciona 10A mas tenho dificuldade em enxergar problema com 20A em 220. Dica: usando um snubber rc ou pelo menos um varistor nos contatos.

4 horas atrás, Treaquin disse:

não encontrei nessas configurações, 20A para 220V

 

O de estado sólido é bacana mas tem perdas por calor. Afinal ele é só um triac anabolizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, .if disse:

menciona 10A mas tenho dificuldade em enxergar problema com 20A em 220. Dica: usando um snubber rc ou pelo menos um varistor nos contatos.

Esses relés já são difíceis em aceitar os 10A mencionados. Com carga resistiva vai, mas com indutivas complica. 

Portanto em 220V com 20A, esquece. Melhor usar um contator mesmo. 

Indico o triac ou o tal relé estado sólido só em casos de precisar fazer um controle de sinal como em dimmers, soft starts e inversores de frequência. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Treaquin

Procure reduzir a componente indutiva de sua carga.

 

1 - Se der, desenrole os fios de sua carga.

2 - Dobre de modo a que as duas pontas fiquem próximas em um lado e a dobra no outro lado.

3 - Reenrole como se fossem dois fios ao mesmo tempo.

 

Assim, metade do percurso da carga terá o sentido do enrolamento contrário ao outro.

Isso reduzirá muito a componente indutiva de sua carga e o centelhamento ficará bem reduzido.

 

Faça isso e nos informe do resultado.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Renato.88 disse:

Portanto em 220V com 20A, esquece.

Tenho relatos sólidos e profissionais e com relatório documental comprobatório - portanto práticos - que atendeu à expectativa acionando um motor 2CV 220 pelo número de ciclos acima do esperado pelo cliente e continua operando.

Portanto, mais uma comprovação que aqui fora na prática há outra teoria .

Se me permite outro . de vista ligeiramente prático.. a indutância de um resistor de fio ou similar é baixa d+ pra provocar pânico. Ela não consegue acumular carga pra provocar aumento de V nos contatos. Já um motor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!