Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar filtro de linha para ligar geladeira e fogão?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Aqui em casa só tem uma tomada na cozinha e eu gostaria de ligar a geladeira e o fogão juntos, minha ideia era ligar em um adaptador (benjamin), mas dizem que isso pode causar curto e queimar os eletrodomésticos, mas e quanto ao filtro de linha, posso usar para ligar os dois ou também há chance de queimar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
47 minutos atrás, TheWeelman97 disse:

mas dizem que isso pode causar curto e queimar os eletrodomésticos,

Curto não, mas pode ocorrer sobrecarga e aquecimento. Visto que o benjamim é feito com um material bem sem vergonha. 

49 minutos atrás, TheWeelman97 disse:

mas e quanto ao filtro de linha, posso usar para ligar os dois ou também há chance de queimar?

Depende. Para geladeira e fogão a gás, onde a eletricidade é somente pra faiscar os queimadores e acender a lâmpada do forno, sem problemas. Embora o filtro de linha trará nenhum benefício aos aparelhos, a geladeira é um eletrodoméstico bruto e o fogão tem consumo/uso de energia apenas quando os botões são apertados. 

 

Se for um fogão elétrico (tanto faz se seja indução ou de resistência), de jeito nenhum. Este deve ter instalação exclusiva, visto que seu consumo de corrente é próximo de um chuveiro elétrico. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Renato.88 disse:

Curto não, mas pode ocorrer sobrecarga e aquecimento. Visto que o benjamim é feito com um material bem sem vergonha. 

Depende. Para geladeira e fogão a gás, onde a eletricidade é somente pra faiscar os queimadores e acender a lâmpada do forno, sem problemas. Embora o filtro de linha trará nenhum benefício aos aparelhos, a geladeira é um eletrodoméstico bruto e o fogão tem consumo/uso de energia apenas quando os botões são apertados. 

 

Se for um fogão elétrico (tanto faz se seja indução ou de resistência), de jeito nenhum. Este deve ter instalação exclusiva, visto que seu consumo de corrente é próximo de um chuveiro elétrico. 

 

44 minutos atrás, Mega Blaster disse:

O que vai gastar num filtro que será, como dito pelo colega @Renato.88 inútil, você compra uma tomada dupla que aguenta 10 A. Se for fogão elétrico ou de indução, terá que ser, como já dito, tomada exclusiva com DSJ só para ele.

No caso eu só preciso de uma extensão mesmo porque o cabo do fogão não chega até a tomada, e sim meu fogão é a gás.

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Curto não, mas pode ocorrer sobrecarga e aquecimento. Visto que o benjamim é feito com um material bem sem vergonha. 

Depende. Para geladeira e fogão a gás, onde a eletricidade é somente pra faiscar os queimadores e acender a lâmpada do forno, sem problemas. Embora o filtro de linha trará nenhum benefício aos aparelhos, a geladeira é um eletrodoméstico bruto e o fogão tem consumo/uso de energia apenas quando os botões são apertados. 

 

Se for um fogão elétrico (tanto faz se seja indução ou de resistência), de jeito nenhum. Este deve ter instalação exclusiva, visto que seu consumo de corrente é próximo de um chuveiro elétrico. 

Meu fogão é a gás, normal. Então entre um filtro de linha e uma extensão comum, acho que vou optar por uma filtro mesmo. A única coisa que eu posso estar ligando junto é uma sanduicheira, então acho que não tem problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheWeelman97, na verdade é um absurdo fazerem uma cozinha só com uma tomada. Na hora de ligar um outro equipamento de cozinha como um liquidificador ou até um aparelhinho de som, carregar o celular etc. fica aquela dificuldade. Se sua casa não for pra ficar por pouco tempo faça um favor a você mesmo, vá numa loja de material elétrico, compre a tomada dupla que o @Mega Blaster mencionou

image.png.befca0a8d625d12db29121571956741b.png

 

 

e já que vai trocar a tomada compre também material pra fazer uma instalação elétrica aparente com canaleta de PVC

image.png.f28071cb01d4bc3be5620ee7f909e4e3.png

 

e instale mais uma ou duas tomadas, não tem segredo,  a mocinha do vídeo fez direitinho:

https://www.youtube.com/watch?v=Zocc6xxf7BI

 

Essas tomadas vão ser  melhores do que uma extensão ou filtro de linha porque o fio vai delas vai ligado direto no fio da tomada principal e tem chance muito menor de dar mau contato que é o que acaba gerando calor e derretendo tomadas e plugs. Mas ainda vale o que o@Renato.88  mencionou, não use essas tomadas pra ligar nada muito forte.

 

2 horas atrás, TheWeelman97 disse:

A única coisa que eu posso estar ligando junto é uma sanduicheira

A maioria das tomadas é para até 10 amperes assim como a maioria dos filtros de linhas e extensões, a sanduicheira costuma ser de 1000 watts o que já dá uns 8 ou 9 amperes em 110/127 Volts. Uma extensão de qualidade deve aguentar por um curto período de tempo os 13 amperes da sanduicheira + o motor da geladeira, depende  do grau de xing ling dela kkk. Já muitos filtros de linha tem um fusível de 10 amperes, estando ligada a sanduicheira se o motor da geladeira resolver ligar a sobre corrente do arranque vai fazer o fusível queimar. Voltando à instalação pode ser que no futuro você pense em ligar um forno de micro-ondas que puxa uns 13 amperes se for 110/127 volts. Nesse caso já compre fio e tomadas compatíveis e verifique se o fio que vem da instalação da casa para a tomada principal aguenta os 13 amperes do micro-ondas + uns 4 amperes de uma geladeira comum.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha é para a proteção dos delicados aparelhos eletrônicos contra picos de tensão na rede. Motores elétricos e faiscadores de fogão não sofrem danos com os surtos. Será interessante para a geladeira somente se esta for uma dessas computadorizadas, com display na porta e outras frescuras. Para as normais é besteira.

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2023 às 18:53, Andreas Karl disse:

@TheWeelman97, na verdade é um absurdo fazerem uma cozinha só com uma tomada. Na hora de ligar um outro equipamento de cozinha como um liquidificador ou até um aparelhinho de som, carregar o celular etc. fica aquela dificuldade. Se sua casa não for pra ficar por pouco tempo faça um favor a você mesmo, vá numa loja de material elétrico, compre a tomada dupla que o @Mega Blaster mencionou

image.png.befca0a8d625d12db29121571956741b.png

 

 

e já que vai trocar a tomada compre também material pra fazer uma instalação elétrica aparente com canaleta de PVC

image.png.f28071cb01d4bc3be5620ee7f909e4e3.png

 

e instale mais uma ou duas tomadas, não tem segredo,  a mocinha do vídeo fez direitinho:

https://www.youtube.com/watch?v=Zocc6xxf7BI

 

Essas tomadas vão ser  melhores do que uma extensão ou filtro de linha porque o fio vai delas vai ligado direto no fio da tomada principal e tem chance muito menor de dar mau contato que é o que acaba gerando calor e derretendo tomadas e plugs. Mas ainda vale o que o@Renato.88  mencionou, não use essas tomadas pra ligar nada muito forte.

 

A maioria das tomadas é para até 10 amperes assim como a maioria dos filtros de linhas e extensões, a sanduicheira costuma ser de 1000 watts o que já dá uns 8 ou 9 amperes em 110/127 Volts. Uma extensão de qualidade deve aguentar por um curto período de tempo os 13 amperes da sanduicheira + o motor da geladeira, depende  do grau de xing ling dela kkk. Já muitos filtros de linha tem um fusível de 10 amperes, estando ligada a sanduicheira se o motor da geladeira resolver ligar a sobre corrente do arranque vai fazer o fusível queimar. Voltando à instalação pode ser que no futuro você pense em ligar um forno de micro-ondas que puxa uns 13 amperes se for 110/127 volts. Nesse caso já compre fio e tomadas compatíveis e verifique se o fio que vem da instalação da casa para a tomada principal aguenta os 13 amperes do micro-ondas + uns 4 amperes de uma geladeira comum.

 

 

O problema é que a tomada aqui de casa é muito antiga e tem dois cabos brancos, eu não sei identificar qual é o fase e o neutro, não tenho nenhum aparelho para medir e nem entendo nada do assunto.  Então acho que por enquanto eu vou só usar uma extensão mesmo, até eu chamar um eletricista pra resolver isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, TheWeelman97 disse:

O problema é que a tomada aqui de casa é muito antiga e tem dois cabos brancos, eu não sei identificar qual é o fase e o neutro, não tenho nenhum aparelho para medir e nem entendo nada do assunto.

Pra fazer esta instalação aparente não importa realmente qual é a fase e o neutro. Usando uma extensão também não tem como saber qual lado das tomadas dela é a fase e o neutro, virou o plug da tomada vai inverter não é mesmo?

Realmente existe uma norma para qual lado dessas tomadas de três pinos ser a fase e o neutro,  a norma também diz que o pino do meio tem que ser ligado no aterramento da casa que a maioria das casas principalmente antigas não tem. Portanto infelizmente muitas vezes temos que trocar o "certo" pelo "possível" e eu tenho certeza que a maior  parte das tomadas de 3 pinos instaladas por aí foram ligadas sem nenhum teste pra saber qual fio era a fase e também não tem nada ligado no pino do meio.

Continuando:

Simplesmente desligue a energia pra não levar um choque e siga exatamente o que a mocinha fez no vídeo. Ela ligou uma tomada só mas para ligar mais basta emendar mais dois fios para irem para a próxima. O que não pode acontecer é um fio dar contato com o outro que aí vai dar um curto na hora que você religar a energia. Encare a instalação como se fosse uma extensão. A diferença é que ao invés de ter um plug com dois pinos enfiado na tomada os dois fios da instalação vão ser ligados diretamente nos dois fios brancos da tomada. Você pode até não trocar a tomada pela tomada dupla pra ficar mais parecido com o vídeo. Mas ligar a tomada dupla também não tem segredo, corte dois pedaços de fio (ou cabo como disse a moça) de uns 8 cm e descasque as pontas. Usando uma alicate torça o descascado de um lado do 1o fio em um dos fios brancos e o descascado de um lado do 2o fio no outro fio branco. Cada "emenda torcida" vai ligada em um dos  dois parafusos de uma das tomadas. Na realidade como agora são todas de três furos vão ter três parafusos, o do meio como eu disse é para um fio terra que as instalações antigas não tem e infelizmente vai ficar sem ligação.

As duas pontas que sobraram vão na 2a tomada. E se for fazer a instalação torça os dois fios dela nessas duas pontas que sobraram antes de ligar na 2a tomada. Poderia torcer tambem na ligação da 1a tomada mas ai ficam três fios torcidos de cada lado, fica uma "maçaroca" meio chata de lidar e ligar. O mais chato de acertar quando não se tem prática é como descascar as pontas dos fios sem "morder" a parte interior de cobre.  Comprando o fio pra fazer a instalação treine descascando uma ponta dele e se não ficar bom corte e tente outra vez até pegar o jeito.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/01/2023 às 14:36, TheWeelman97 disse:

Aqui em casa só tem uma tomada na cozinha e eu gostaria de ligar a geladeira e o fogão juntos, minha ideia era ligar em um adaptador (benjamin), mas dizem que isso pode causar curto e queimar os eletrodomésticos, mas e quanto ao filtro de linha, posso usar para ligar os dois ou também há chance de queimar?

pode mas o ideal é usar um iClamper 3

|Não esqueça de chamar um eletricista para fazer um aterramento TN-S ou TN-C-S conforme as normas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl Vou assistir o vídeo e seguir suas dicas para ver se eu consigo. Se não tem problema alterar a ordem dos fios eu acho que é de boa. Muito obrigado pela ajuda.

Em 04/01/2023 às 00:26, Andreas Karl disse:

Pra fazer esta instalação aparente não importa realmente qual é a fase e o neutro. Usando uma extensão também não tem como saber qual lado das tomadas dela é a fase e o neutro, virou o plug da tomada vai inverter não é mesmo?

Realmente existe uma norma para qual lado dessas tomadas de três pinos ser a fase e o neutro,  a norma também diz que o pino do meio tem que ser ligado no aterramento da casa que a maioria das casas principalmente antigas não tem. Portanto infelizmente muitas vezes temos que trocar o "certo" pelo "possível" e eu tenho certeza que a maior  parte das tomadas de 3 pinos instaladas por aí foram ligadas sem nenhum teste pra saber qual fio era a fase e também não tem nada ligado no pino do meio.

Continuando:

Simplesmente desligue a energia pra não levar um choque e siga exatamente o que a mocinha fez no vídeo. Ela ligou uma tomada só mas para ligar mais basta emendar mais dois fios para irem para a próxima. O que não pode acontecer é um fio dar contato com o outro que aí vai dar um curto na hora que você religar a energia. Encare a instalação como se fosse uma extensão. A diferença é que ao invés de ter um plug com dois pinos enfiado na tomada os dois fios da instalação vão ser ligados diretamente nos dois fios brancos da tomada. Você pode até não trocar a tomada pela tomada dupla pra ficar mais parecido com o vídeo. Mas ligar a tomada dupla também não tem segredo, corte dois pedaços de fio (ou cabo como disse a moça) de uns 8 cm e descasque as pontas. Usando uma alicate torça o descascado de um lado do 1o fio em um dos fios brancos e o descascado de um lado do 2o fio no outro fio branco. Cada "emenda torcida" vai ligada em um dos  dois parafusos de uma das tomadas. Na realidade como agora são todas de três furos vão ter três parafusos, o do meio como eu disse é para um fio terra que as instalações antigas não tem e infelizmente vai ficar sem ligação.

As duas pontas que sobraram vão na 2a tomada. E se for fazer a instalação torça os dois fios dela nessas duas pontas que sobraram antes de ligar na 2a tomada. Poderia torcer tambem na ligação da 1a tomada mas ai ficam três fios torcidos de cada lado, fica uma "maçaroca" meio chata de lidar e ligar. O mais chato de acertar quando não se tem prática é como descascar as pontas dos fios sem "morder" a parte interior de cobre.  Comprando o fio pra fazer a instalação treine descascando uma ponta dele e se não ficar bom corte e tente outra vez até pegar o jeito.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@TheWeelman97 Boa tarde, bem-vindo ao Clube do Hardware!

Existem Ts (Benjamins) de qualidade aceitável, gosto dos da Daneva. Esses de qualidade podem ser usados. Agora aqueles vagabundos comprados em camelô ou mercadinho de bairro que não tem nem marca, (e que as vezes adaptam 20A pra 10A ou três pinos para dois), passe longe, podem superaquecer e derreter por serem de qualidade duvidosa.
Mas vale lembrar que um T de qualidade, e até mesmo o filtro de linha, suportam no máximo 10A no total. Se o fogão for à gás e a eletricidade só é usada para acender a chama e luz do forno (como nosso amigo @Renato.88 mencionou), pode ligar a geladeira e o fogão sim! Agora se for um fogão elétrico, já não é interessante fazer isso, e talvez nesse caso o fogão precise de uma instalação similar a de um chuveiro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Uso de benjamin, famosa "T" é para uso temporário. Ligar um modem e um notebook por exemplo em uma viagem ou em uma casa de um parente

não é recomendado. 

Pra isso existe o https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-3/p

E também as extensões sao para uso temporário (obras como furadeira, ventilador por pouco tempo, etc.)

Os filtros de linha e protetores como Margirius e Clamper tem 1, 1,5 e metros a 2 metros por uma razão simples: 3x0,75mmx1,5 metros bitola aguenta 10A. Mais que isso precisaria de uma bitola de 1,5m que no mercado é difícil encontrar


Apesar do pessoal não ler, o Filtro Margirius aguenta 6A em 220V

Citação

 

4.11 Tomadas de corrente e extensões 4.11.1 Todas as tomadas de corrente devem possuir terminal de aterramento. 4.11.2 As tomadas e plugues com corrente nominal superior a 16 A, utilizados para extensões, devem ser escolhidos e instalados de modo a prevenir danos ou a separação involuntária entre ambos, que possa presumivelmente derivar das condições de ambiente e de uso. 4.11.3 Somente é permitido o uso de extensões em instalações temporária

 

 

O que faz falta no iClamper 3 é um microdijuntor 10A OU fusível

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!