Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vida útil do SSD caindo muito rápido


lspsilva00

Posts recomendados

  • Membro VIP

O A400 tem esse "defeito", por isto muitos recomendam gastar um pouco mais e pegar um Micron, por exemplo.

 

Agora, é comum esse sintoma ocorrer logo no início, quando instala windows, aplicativos, atualizações, etc. Depois o nível geralmente se reduz para os usuários comuns. SSDs menores sentem esse efeito mais rapidamente também.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Catelan Essas limpezas que eu fiz constantemente foi essa aqui: 
Usei apenas 1 vez o CCleaner na limpeza normal incluindo a limpeza de espaço livre. Porém foi só uma vez e logo em seguida fui no site do programa constatar os danos que o mesmo causava a SSDs, no entanto também conferi o programa da Kingstom e o desgaste de saúde tinha sido pouco ou quase nulo. No caso não tem problema nenhum limpar o SSD constantemente com esses metodos que usei nesse arquivo de texto né? E essa limpeza de disco danifica mesmo ou tem programas que fazem isso sem danificar?

limpeza pc 1.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhuma limpeza danifica disco, afinal disco existe para escrever, ler e apagar dados constantemente. Mas se você tem espaço sobrando e deixou ativada a limpeza automática do Windows nem precisa ficar fazendo.

O que estraga (arquivos e não discos) eventualmente é esse maldito CCleaner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lspsilva00 disse:

@Catelan @Shaman93  Essas limpezas que eu fiz constantemente foi essa aqui: 
Usei apenas 1 vez o CCleaner na limpeza normal incluindo a limpeza de espaço livre. Porém foi só uma vez e logo em seguida fui no site do programa constatar os danos que o mesmo causava a SSDs, no entanto também conferi o programa da Kingstom e o desgaste de saúde tinha sido pouco ou quase nulo. No caso não tem problema nenhum limpar o SSD constantemente com esses metodos que usei nesse arquivo de texto né? E essa limpeza de disco danifica mesmo ou tem programas que fazem isso sem danificar?

limpeza pc 1.txt 369 B · 6 downloads

 

*** eu tenho que aprender a mexer melhor nesse forum kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edu011942

Em 10/01/2023 às 19:15, edu011942 disse:

@Hisoka_ Por mais que um SSD não tenha partes moveis, ele tem um limite de quantas vezes os dados podem ser escritos e apagados da memória enquanto o HD não tem isso. Vamos pegar um exemplo: você derruba 1 SSD e 1 HD de uma mesa ao mesmo tempo, qual você acha que vai dar defeito? O HD vai dar problema por conter partes moveis, mas ele não tem limite de quantos dados podem ser escritos na memória. O HD é sucestivel a problemas por dano fisico e o SSD não, mas por outro lado o SSD tem um limite de quantas vezes os dados podem ser gravados e apagados da memória, logo com o passar do tempo ele vai se desgastar mesmo se você não derrubar ele. Se você tiver cuidado você pode usar o HD por mais de 10 anos e olhe lá, já o SSD não. Resumindo: o SSD se desgasta a medida que você o usa e o HD se desgasta ao receber danos.

 

Isso tudo vale para os SSD do tipo NVMe M.2 PCIe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, edu011942 disse:

Não. No post acima eu não especifiquei, mas eu me referia a SSDs comum do tipo SATA 3. 

 

 

Quanto aos SSD do tipo NVMe M.2 PCIe está correto supor que eles sejam superiores, não apenas no quesito velocidade mas também no quesito de durabilidade/robutez?

Ou ainda não há dados/estudos sobre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, edu011942 disse:

Não. No post acima eu não especifiquei, mas eu me referia a SSDs comum do tipo SATA 3. 

 

Na verdade, o que se aplica a um (porta SATA) se aplica a outro (M.2), na questão durabilidade por gravações, pois ambos utilizam a mesma tecnologia flash NAND. E não vale a pena ficar se preocupando com o tempo e programas para medir o tempo. Meu primeiro SSD, um Kingston A400, que alguns dos presentes aqui odeiam, tem mais de 5 anos de uso diário sem qualquer problema.

 

O que eu faço e recomendo a todos que possam é ter um disco secundário para backup de tudo o que importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização sobre o caso: a queda na saúde do SSD continua assim. De um dia para o outro o lifetime whrites cresceu de 8 para 9 tb. isso é um absurdo. 

aaaaaaa.PNG

Eu comprei ele no mês passado, e ele está se desgastando 1% por dia. Não vai chegar nem no meio do ano esse *****

na verdade não é nem 1% ao dia, porque ele saltou de 100% pra 90% em uns 3,4 dias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, lspsilva00 disse:

Atualização sobre o caso: a queda na saúde do SSD continua assim. De um dia para o outro o lifetime whrites cresceu de 8 para 9 tb. isso é um absurdo. 

aaaaaaa.PNG

Eu comprei ele no mês passado, e ele está se desgastando 1% por dia. Não vai chegar nem no meio do ano esse *****

na verdade não é nem 1% ao dia, porque ele saltou de 100% pra 90% em uns 3,4 dias

Eu no seu caso faria duas coisas:

 

Se o pc estiver normal, velocidades ok, tudo normal eu ia usando pois a garantia da Kingston é longa, então se não me engano, seriam 3 anos dentro de uma garantia pra você usar e caso o SSD "morra" mesmo daqui uns meses você pede troca.

 

Ou, já iria pro lado mais radical, mas ai precisa mais tempo, que seria, formatar o pc, instalar os drivers certinho pegando no site dos fabricantes, trocar o cabo sata, trocar porta sata de onde está ligado, fazer um clear na BIOS ou atualizar BIOS da placa-mãe, atualizar firmware do SSD caso exista, etc... Mudar de windows, tipo se usa o 10 testar o 11. 

Outra coisa, depois de formatar não sairia instalando vários programas ou jogos, deixava o básico uns dias pra ver se ia aumentar tanto essas escritas e tudo mais e depois ia instalando aos poucos um programa ou outro.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
12 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@joe_federal

 

Quase 180 MB/s de escrita tá muito bom para um HD

Sim, esse HD do trabalho me surpreendeu.

 

 

Anos atrás tinha um Seagate e um Samsung em casa. Lembro que o Samsung deu problema e o Seagate aguentou firme durante muitos anos.

Quando o aposentei ele ainda funcionava. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2023 às 16:56, dwatashi disse:

O A400 tem esse "defeito", por isto muitos recomendam gastar um pouco mais e pegar um Micron, por exemplo.

 

Agora, é comum esse sintoma ocorrer logo no início, quando instala windows, aplicativos, atualizações, etc. Depois o nível geralmente se reduz para os usuários comuns. SSDs menores sentem esse efeito mais rapidamente também.

 

 

@dwatashi Olá! Bom dia! Tudo bem?
Comprei um SSD Kingston A400 de 480GB no começo de Janeiro mas ele veio com bad block. Pedi a troca junto à loja e eles o retiraram na 5a feira. Agora preciso aguardar o retorno deles pois vão testar o disco para ver se está com defeito mesmo. Após ler esse post fiquei com receio de usá-lo. Além disso, me interessei por esse SSD Micron porém as pesquisas nas lojas sempre retorna SSDs Crucial.

Você teria por acaso alguma indicação de onde posso comprá-lo aqui no Brasil? No site da Micron só tem Canadá, México e Estados Unidos na lista para busca de distribuidores autorizados.

Muito obrigada desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!